Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sábado, 3 de novembro de 2007

ENTREVISTA DA SEMANA - JOÃO CRUZUÉ

Posted by ALTAIR GERMANO on sábado, novembro 03, 2007 with 1 comment
João Cruzué

Entrevistado
Pelo Pastor Altair Germano

para a União dos Blogueiros Evangélicos.

UBE - União dos Blogueiros Evangélicos - Quem é o irmão João Cruzué ?

João Batista Cruzué, 51 anos, casado com a professora Cleo, têm duas filhas - Priscila e Aline, é mineiro de Ponte Nova, aceitou Jesus há 33 anos em São Paulo, foi batizado nas águas em 1975, na Represa do Guarapiranga, pela Igreja pentecostal Deus é Amor e com o Espírito Santo no mesmo ano, em vígilia no Tucuruvi. Graduou-se na carreira de Ciências Contábeis em 1985, pela Faculdade de Economia São Luís. Trabalhou por mais de 10 anos em contabilidade para empresas americanas e hoje é contador público de um hospital público do Município de São Paulo. É presbítero e já pastoreou uma Igreja durante seis anos; congrega desde 1977 na Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Durante dois anos e meio (2001 - 2003) trabalhou coletando literatura, principalmente Bíblias e Lições de EBD usadas, nas Igrejas da Zona Sul de São Paulo, tendo enviado mais de meia tonelada, pelo correio, para grupos informais (igrejas no cárcere) dentro de 31 penitenciárias do Estado de São Paulo. Criou-se na roça até os 18 anos de Idade, tempos que usou bastante (mas não gostava) da enxada, e à noite para pegar no sono, tinha o hábito da leitura, o que era feito à luz de lamparina de querosene.

Nasceu de uma família de agricultores extremamente católica e quando se converteu desgostou profundamente seus pais. Chegou a ser “convidado” por eles para sair de casa, o que precisou fazer. Serviu o Senhor como músico ( guitarrista) durante 14 anos, tocando e liderando bandas na Igreja; professor de EBD. Como jornalista evangélico, foi editor durante três anos do tablóide “Arauto Cristão” da Igreja Assembléia de Deus – Ministério de Santo Amaro-SP, ligado à JUADSA. O jornal era diagramado e impresso na Folha de São Paulo, na Alameda Barão de Limeira. Tem verdadeira paixão pelo uso da palavra de Deus na forma escrita, como meio de evangelização; teve o privilégio de ver seus pais, Sr. Melo e Dona Glória salvos e crentes na pessoa de Jesus, depois de 12 anos de orações, passou por 11 longos anos de desemprego, entre muitas outras coisas escritas em www.kruzue.blogspot.com .

UBE - Como foi seu primeiro contato com blogs?

João Cruzué - O Senhor encerrou meus 11 anos de desemprego abrindo-me uma porta de trabalho em um Hospital do Município de São Paulo, ao lado do mesmo Correio aonde eu postava as cartas de aconselhamento para presidiários. Neste Hospital, conheci muitos colegas entendidos em computadores e programas. Havia sempre algum computador dando “pau” e de problema em problema fomos adqüirindo esperiência tanto com as máquinas quanto com os programas. Os blogs foram um caminho natural, pois eu sempre gostei de computadores e da leitura de livros e jornais. Em 2003, quando comprei o primeiro computador, procurei dar os primeiros passos nos blogs disponíveis do provedor UOL sem muito sucesso.

Na verdade, vim compreender a importância de um blog, depois da atuação decisiva deles nas últimas três eleições americanas. Em 2004, logo após colocar a banda larga em casa, fui procurar alguma coisa gratuita e descobri o Blogger do Google. Todos nós tivemos alguma influência neste campo e o primeiro blog que examinei chamava-se “alegria de ler”, da professora Sônia da cidade de Santos. Considero como meu primeiro blog, um que procurei criar com o nome de “O Caminho”. Como seu domínio já estava registrado, então optei pelo mesmo nome em hebraico “bederek”. O segundo foi o atual "Olhar Cristão" dom endereço em www.cruzue.blogspot.com . Tempos depois, o destinei para coisas pessoais transferindo dezenas de postagems de lá para o domínio " Olhar Cristão" que estava disponível. Hoje tenho dezenas deles, alem de ter registrado oficialmente o site www.olharcristao.com.br. Resumindo, sou um autodidata que aprendeu escrafuxando. Um detalhe,tudo que aprendi sempre procurei compartilhar, prova disso é o antigo "Como Blogar" em http://comoblogar.blogspot.com .

UBE - Qual a importância dos blogs para o irmão?

João Cruzué - Depois que você se familiariza com a estrutura deles, seu manuseio torna-se fácil e rápido. Tratando-se dos blogs do Google (Blogger.com) além de serem gratuitos, não têm limite de quantidade por pessoa, o espaço dos posts é enorme e chego a dizer que você pode postar uma Bíblia inteira dentro deles.

Às vezes costumo brincar pedindo que me belisquem porque devo estar sonhando. Tenho blog com o Evangelho de João em vietnamês disponível para colegiais que usam computadores em cybercafés em Hanoi, dentro do Vietnã. Isto parece loucura mas é uma realidade. A maior importância de um blog para mim é que você consegue levar a palavra de Deus aonde ninguém pode ir. Por exemplo: você não consegue entrar em um prédio de apartamentos para distribuir folhetos e fazer evangelização pessoal; a violência em nosso país tornou as pessoas reclusas em suas próprias casas. Um blog com mensagens bíblicas é como um folheto digital. Se você ora antes de fazer suas coisas é muito provável que Deus as use no momento certo, para quem esteja precisando. A palavra de Deus no momento certo, diante dos olhos de quem precisa é meu objetivo principal. Além disso, sua velocidade é espantosa: em apenas dois segundos você pode deixar disponível a palavra de Deus para qualquer lugar do mundo, onde alguém pode acessar a WEB. Seus leitores são principalmente adolescentes e jovens.

UBE - Comente um pouco sobre o seu blog pessoal.

João Cruzué - passei por 11 anos de desemprego. Como um pai de família, foi extremamente doloroso passar por aquele vale sombrio. Eu aprendi naquele período a ser crente com os bolsos vazios, cheguei mesmo a agradecer a Deus quando comprava apenas meio quilo de café. Ser 100% dependente do Senhor é o que Ele quer – mas que nenhum de nós deseja, afinal oramos geralmente para ter conforto e sustento para evitar privações. Aquela temporada de lutas em lugar vergar minha cabeça para baixo teve um efeito contrário. Toda experiência de luta, todo testemunho que minha esposa e eu passamos juntos, eu os transformei em palavras, depois em em testemunhos os quais estão publicados em português para o Brasil e em inglês para que o mundo soubesse. O blog Olhar Cristão foi criado principalmente para compartilhar meu testemunho delutas e vitórias que o Senhor deu-me em meio às aflições da vida. Cada retorno que recebo ( e não foram poucos ) de alguém que escreve dizendo que leu uma mensagem no Blog Olhar Cristão e sentiu a presença de Deus, não tenho vergonha de dizer que me emociono e choro em saber que Jesus é bom apesar de ainda eu não estar escrevendo como gostaria.

UBE - Quais blogs acessa com maior frequência?

João Cruzué - Posso dizer que a “febre” dos blogs entre os evangélicos é recente. Agora eles estão em ascenção. Eu já estou na brecha há uns bons três anos e até recentemente não tinha mesmo o que acessar. Depois, conjecturei comigo mesmo que seria bom durante certo tempo não fazer mesmo tais acessos para não copiar estilos nem repercutir erros. Considero-me um blogueiro mediano, ciente de que ainda há muito que aprender, se é bom ou se o não é, um fato ninguém pode negar, meu estilo de blogar é próprio e original. A ilustração junto com a escrita vem dos tempos que editava jornal, li bastante coisa sobre "layouts" e segundo o Jornal Washington Post, uma foto ou ilustração em uma matéria por si só deveria transmitir a mensagem de todo um texto.

Como meu tempo junto a WEB restringe-se aos períodos noturnos e finais de semana não tenho o tempo necessário para fazer todas visitas que gostaria. Já visitei o blog "Como Viveremos" do irmão Valmir, o Belverede do Irmão Eliseu, o Blog do Irmão Altair Germano, o Pointrhema, gosto muito das poesias do “O Ágape” do Pastor Laerço de Maceió, vi por uma vez o Blog da Norma, o do Ciro Zibordi, o do Irmão Geremias do Couto – e para terminar, gostei muito das mensagens publicadas no Blog "Perfil Cristão" do Pr. Walter de Curitiba.

UBE - Quais as expectivas com o Blogueiros Evangélicos - UBE?

João Cruzué - É muito cedo para emitir uma opinião. Uma coisa porém é certa, o trabalho de garimpagem do irmão Eliseu tem produzido efeito. A WEB está para divulgar a palavra de Deus em escala mundial da mesma forma que a imprensa de Guttemberg esteve para massificar a produção de Bíblias na Alemanha e depois na Europa inteira. A igreja de satã usa a WEB, a prostituta também usa, a jogatina está lá, todas as grandes indústrias e os bancos estão lá, então todos os crentes que gostam de escrever estão convocados pelo Senhor Jesus para pregar o Evangelho da Salvação, independente das opinião de suas Igrejas, cujos pastores alegam que na WEB só existe pornografia. Devemos redobrar esforços para criar e incentivar a criação e o uso destes espaços GRATUITOS na mídia. A primeira etapa do caminho da UBE foi concluída com muito sucesso. Apesar de não estar ela sozinha nisto, creio que também há outro movimento tão atuante chamado Blogosfera Cristã ajudando a espalhar o mesmo fogo.

A segunda etapa já está começando. Tive a infelicidade de ler alguns comentários postados no blog da UBE trazendo roupa suja de uma Igreja para lavar ali, publicamente. Acho que devemos ter o devido cuidado e não deixar que o ambiente fique poluído por querelas de eleições passadas e rusgas de homens melindrados. Existe uma grande diferença entre o que se fala e o que fica escrito em um blog público. Todo comentário que não traz edificação para ninguém deveria ser excluído. Não se deve lavar a sujeira das roupas em blogs dito cristãos, porque as palavras podem ficar registradas ali por até 17 anos. Se a UBE agir com sabedoria diante destas querelas haverá um espaço enorme para avançar por causa da credibilidade. Eu afirmo que a credibilidade é como o CIMENTO das fundações e colunas de um edifício. Sem cimento não há firmeza e sem credibilidade não acontece a empatia para o crescimento.

UBE - Dê uma palavra para os blogueiros e para a blogosfera evangélica e faça suas considerações finais:

João Cruzué - Eu procuro blogar para a Glória de Deus. Como cada leitor gosta de uma coisa diferente também procuro variar. Desde os tempos do Jornal Arauto Cristão, aprendi um princípio desafiador que é o seguinte: “ A postagem de amanhã deve ser melhor que a de hoje”. Segundo, é muito importante estudar e aprender inglês porque mundo se comunica em inglês. Terceiro, não seja apenas um copiador de postagens dos outros, os leitores dos nossos blogs merecem boa leitura - de nossa autoria. Quarto, procure entender um pouco do Html da estrutura do seu blog, faça perguntas, desenvolva um "design" original, simples, porém de bom gosto. Recomendo dois pequenos programas para tratamento gráfico de fotos e criação de ilustrações - o próprio Paint do Windows, associado com um outro programa para trabalhar com molduras e sobrepor frases sobre fotos, o Paint Shop Pro. Irmãos, cuidado com a língua portuguesa, quanto a mim, estou sempre achando erros nas minhas coisas a cada nova leitura. Não me ofenderia de modo algum se alguém, mestre da língua, fizesse alguma crítica para que eu pudesse melhorar.

Por fim, quero agradecer a oportunidade que nos concederam, conscientes de que existem pessoas mais importantes para serem ouvidas. Também como sempre temos feito, queremos deixar o nosso endereço de e-mail à disposição de quem quiser comunicar-se conosco - cruzue@gmail.com

Um abraço sincero e a paz do Senhor!

Autor da Entrevista - Pastor Altair Germano
http://blogueirosevangelicos.blogspot.com

Reações:

Um comentário:

  1. Caro Pr. Altair Germano,
    A Paz do Senhor.
    Fiquei muito feliz ao encontrar quando percorria trechos dos blogueiros, com a entrevista da sua pessoa com o Pb.João Batista cruzué.
    Quero registrar aqui que o prezado irmão Cruzué,é realmente um crente esforçado na obra do Senhor ,e um verdadeiro praticante na atuação da
    escrita em prol do evangélho.
    Gostei muito da sua entrevista,e todo os pontos frizados por ele é uma realida; João B.Cruzué,eu o conheço de perto, pois é meu amigo,e pessoa muito simples,porem competente. Parabéns pela iniciativa .
    Com muito prazer,despeço-me desejando o melhor crescimento dos blogueiros possível,na divulgação do evangélho,e principalmente da poesia evangélica.

    Laerço dos Santos
    "www.http://oagape.blogspot.com Oágape.blogspote.com "

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net