Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sábado, 26 de abril de 2008

Blogosfera cristã: Pelo uso consciente dos blogs

Posted by Valmir Nascimento on sábado, abril 26, 2008 with 5 comments

profi.jpgPor Valmir Nascimento Milomem

Todos quantos utilizam a internet sabem perfeitamente como as horas e os minutos passam sem que percebamos. Duas ou três horas na frente de um computador, especialmente navegando na internet e editando blogs, voam rapidamente. Visitar blogs, fazer pesquisas e mudar o design dos “diários virtuais” levam-nos para dentro do computador, e a vida real parece ficar bem distante.

Quem possui um ou vários blogs sabe do trabalhão que dá para mantê-los. Gastamos tempo na personalização do lay-out, na incrementação de acessórios, e na inclusão de links. Ainda, investimos algumas horas em pesquisas, redação de posts e respostas a comentários.

Pode parecer estranho, mas já existe a Associação de Blogolatras Anônimos. Assim eles se definem:

“Somos uma irmandade de pessoas que perderam a capacidade para controlar nossa maneira de blogar. Por isso descobrimos que precisamos de ajuda e apoio de outros blogueiros em B.A. Blogueiro compulsivo, que coleciona incontáveis noites em claro e que já experimentou de tudo neste universo virtual, o B.A. - Blogólatras Anônimos - é a solução para o seu desespero. E quando bater uma crise de abstinência, escreva mais um post!”

Obviamente que o Blogólatras Anônimos é um ação cômica de internautas que riem de suas paixões pela blogosfera. Trata-se de uma associação de cunho virtual que tem como desiderato a exposição de “testemunhos” e a relatação de crises sobre suas vidas de blogueiros e blogueiras que foram contagiados pelo bloglismo, a doença dos blogs.

Por outra via, apesar do seu conteúdo sarcástico, o B.A espelha claramente o processo ao qual muitos estão submetidos, onde a blogagem tornou-se uma espécie de vício, com reiteradas ações compulsivas e de difícil controle. Nesse foco, atitudes como aquela em que o indivíduo não consegue passar um dia sequer sem acessar o seu blog; pensamento constantemente voltado para a sua página na internet; leitura dos acontecimentos com foco basicamente em produção de postagens e a impulsividade para verificar se o post foi comentado, são alguns sinais que demonstram que o blogueiro pode estar entrando em uma área complicada do mundo da internet, cujo final pode ser a blogolatria.

BLOGOLATRIA

No étimo, Ídolo - do Gr. eídolon, s. m., figura, estátua ou imagem que representa uma divindade e que é objeto de adoração; pessoa a quem se tributa muito respeito e veneração; aquilo que é objecto de adoração, de paixão cega.

Em teologia, idolatria é o culto de adoração que se presta a uma criatura ou objeto, tributando-lhe a honra que é devida só a Deus. No sentido estrito, a idolatria é caracterizada pela atribuição a pessoas ou imagens de benfeitorias que em verdade foram feitas por Deus. Já no sentido amplo, a idolatria pode ser caracterizada pela aposição de qualquer coisa na primazia de nossas vidas em detrimento de Deus.

Será que é possível alguém transformar seu blog numa espécie de ídolo? É comum que pessoas nutram pelos seus diários virtuais uma veneraçào excessiva?

Tenho certeza que sim!

Muitos blogueiros confundem seus blogs com suas próprias vidas. Há, inclusive, quem não consiga distingui-las. Obviamente que os blogs representam aquilo que somos e pensamos. Em última instância, um blog é um portfólio publico de pensamentos e pontos de vistas privados. Eles são a extensão do nosso ser no ambiente virtual. Neles, escrevemos aquilo que sentimos e queremos. Colocamos nossas divagações, propósitos e críticas. Como escreve Luiza Lobo, os blogs sãos órgãos sem corpos. “Por mais que se valorize o corpo na internet, o usuário é um não-corpo, um não-lugar, por isso, despido de sua materialidade incômoda.”

Porém, como cristãos e conhecedores da Palavra de Deus que somos, precisamos atentar para a forma como fazemos uso deles e o tempo que dispomos para fazer a sua manutenção. É preciso ter sabedoria para administrar as páginas da internet sob pena de transformá-los em verdadeiros ídolos em nossas vidas, ao ponto de relegarmos ao segundo plano o estudo das escrituras, a família, o lazer e outras atividades importantes.

CUIDADO COM O ISOLAMENTO

Um dos problemas no uso excessivo dos blogs é o separação do mundo real que isso proporciona. Conforme escreve Denise Schittine “o computador aparece então como o meio de comunicação que mais contribui para o isolamento: é feito para ser usado por uma pessoa de cada vez. O uso do computador em casa e no trabalho faz com que o indivíduo se feche para mundo que o cerca, em que as pessoas são conhecidas e as relações são reais, para se abrir num segundo plano, o virtual”.

O isolamento ocasionado pelo uso ilimitado do computador é mais comum entre os adolescentes, os quais passam horas e horas na frente do monitor, navegando em sites de relacionamentos, bate papos e trocas de e-mails; investindo todos os seus esforços e tempo nos relacionamentos virtuais em detrimentos dos diálogos familiares. Esse problema foi alertado pelo Pr. César Moisés no livro “O Mundo de Rebeca”, cuja leitura recomendo.

Apesar de ser mais comum entre os adolescentes, o isolamento e o uso excessivo da internet pode muito bem acontecer entre os adultos, e essa é a advertência que faço sobre o uso racional da blogosfera. Como escreveu Paulo “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém. Todas as coisas me são lícitas, mas nao me deixarei dominar por nenhuma delas.” I Cor. 6.12. Portanto, não podemos deixar que nossos blogs dominem nossas vidas, e ditem o nosso cotidiano.

O MEIO NÃO É A MENSAGEM

Outra anotação necessária que se faz acerca dos blog é que eles não são um fim em si mesmos. São, em verdade, instrumentos tecnológicos que facilitam a produção e a exposicão de idéias a um público abrangente, sem barreiras geográficas. De fato, um eficiente instrumento, cujas benesses já temos abordado e discutido; porém, uma espécie de mídia, nada mais que isso. E uma mídia é exatamente isso: um meio de trafegabilidade da mensagem. O meio não pode e não deve estár acima da mensagem. Assim como a televisão não está acima da imagem, e o rádio acima da música, assim também o blog não é superior ao texto nele publicado.

No âmbito da blogosfera cristã, a nossa mensagem é muito clara: Cristo Salva e transforma. Essa é a mensagem. E o blog é um meio de condução dessa mensagem. Com efeito, o motivo de nossa blogagem não é o blog em si mesmo, muito menos a propagação de nossos nomes; ao contrário, nosso foco principal deve ser o IDE do Senhor Jesus, com vistas a levar conteúdo bíblico à todos quantos acessam nossas páginas.

Assim, como um dos idealizadores da UBE - União de Blogueiros Evangélicos, o apelo e a recomendação que faço aos colegas é exatamente sobre a necessidade de utilizarmos com sabedoria e retidão nossas páginas na internet, tendo sempre em mente que são eles excelentes instrumentos de comunicação, mas cujo foco deve ser sempre a anunciação da Palavra de Deus e da obra de Cristo, buscando sempre fugir da blogolaria e do blogolismo que é o uso desenfreado e ilimitado dos blogs.

Graça e Paz!
Valmir Nascimento Milomem

www.comoviveremos.com

Reações:

5 comentários:

  1. Importante produção. Ela não poderia ter sido publicada em outro espaço senão aqui na UBE.

    Parabéns pela abrodagem de um tema bastante importante para todos os blogueiros.

    Anchieta Campos

    ResponderExcluir
  2. Coloquei o selo no nosso blog
    davidguiomarblogspot.com mas não encontrei nosso blog aqui. Gostaria de estar vinculada a vcs. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, conheço pessoas que entram em desespero se não acessarem seus blogs... algumas até inventam "eventos" pessoais só para ter assunto para postarem nos diários virtuais... Mas vejo também que tem crescido muito o número de blogs evangélicos, onde eu mesmo aprendo grandes lições.

    Éder - Líder dos Adolescentes das Assembléias de Deus em Vila Guarani

    http://www.aadevig.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Aplausos, parabéns , verdade pura, d que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder-se, temos que ter cuidado.Sugiro que haja tb um espaço reservado em letras garrafais nesse sentido na UBE,para resguardar os blogueiros do vício da BLOGOLATRIA em tds os sentidos .(etmologicamente ou não)paz...(www.fsemeada.blogspot.com)

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net