Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Produção acadêmica sobre blogs

Posted by Valmir Nascimento on quarta-feira, abril 30, 2008 with 3 comments
Acabo de ler no blog do Pavarini uma relação de trabalhos acadêmicos sobre blogs e internet. Isso demonstra mais uma vez que os blogs estão em franco crescimento, agora, partindo para uma fase mais adulta e intelectual. Convenhamos: A blogosfera saiu da sua fase de adolescência, em ambos os sentidos!

Vejamos:

DOSSIÊ ACADÊMICO: BLOGS

1) A produção escrita em língua inglesa nas interfaces papel e blog

Tese de Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, defendida por Elisabeth Pacheco Lomba Kozilkoski na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Este trabalho teve por objetivos (1) identificar as representações de alunos do ensino médio sobre o ato de escrever em papel e no blog, e (2) descrever e interpretar o fenômeno da produção escrita em língua inglesa nas interfaces papel e blog, tendo como foco aulas regulares de língua inglesa, ministradas no ensino médio.

Clique aqui para ir ao texto completo

2) A imprensa na era Weblog

Tese de Mestrado em Comunicação Social, defendida por Diana Maria de Moura Barbosa na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Os weblogs, páginas pessoais de acesso gratuito para postagem de texto na internet, surgiram em 1999 e chamaram a atenção do público a partir de 2000, ganhando força depois da divulgação, em alguns blogs, dos episódios do 11 de Setembro, nos Estados Unidos. Desde então, só tem crescido a adesão a esse tipo de ferramenta digital. Seu sucesso parece estar relacionado tanto a fatores tecnológicos quanto culturais ou, mais provavelmente, aos dois aspectos conjugados, acelerando o processo de abertura do pólo de emissão comunicacional, que deixou de ser ocupado exclusivamente por uns poucos detentores de canais midiáticos convencionais e passou para a mão de internautas comuns, cidadãos sem vínculos institucionais com os grandes meios de comunicação.

Clique aqui para ir ao texto completo

3) Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da internet

Tese de Doutorado em Linguística, defendida por Fabiana Cristina Komesu na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Encarando a relação entre o público e o privado como um jogo enunciativo que se evidencia nos blogs, comumente chamados de "diários íntimos da internet", este trabalho tem como objetivo investigar a dimensão lingüístico-discursiva constitutiva da atividade do escrevente nesse gênero do discurso. Para tanto, fundamenta-se na hipótese de que a escrita dos blogs emerge em meio a condições de produção do discurso que possibilitam práticas sociais de exposição pública da intimidade como narrativas sobre cotidiano e histórias pessoais no espaço de interação da internet.

Clique aqui para ir ao texto completo

4) Diário íntimo e/ou blog: o mesmo e o diferente na cultura do ciberespaço

Tese de Mestrado em Letras, defendida por Simone de Mello de Oliveira na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Este trabalho aborda as mudanças que as novas tecnologias estão proporcionando à sociedade; neste caso, especificamente, as tecnologias da linguagem em sua relação com a escrita. Nesse sentido, problematizou a relação discurso e sociedade sob o ponto de vista das práticas discursivas, sendo estas analisadas em um novo espaço social e urbano, o ciberespaço, no qual se alojam os blogs. O autor procurou compreender como tais blogs funcionam em sua discursividade e como produzem sentido lingüística, histórica e ideologicamente.

Clique aqui para ir ao texto completo 1
Clique aqui para ir ao texto completo 2
Clique aqui para ir ao texto completo 3

5) Outras práticas, outras narrativas: jornalismo em transformação nos blogs jornalísticos

Tese de Mestrado em Comunicação Social, defendida por Larissa de Morais Ribeiro Mendes na Pontíficia Univesidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Este trabalho procura refletir sobre a crise do jornalismo contemporâneo à luz de uma possível fonte de renovação da prática, os blogs jornalísticos. Tal crise é vista como desdobramento de uma problemática mais ampla, a crise da modernidade, que coloca em xeque valores fundantes do jornalismo como o próprio conceito deverdade. A popularização da Internet, já perto da virada do século XX para o XXI,intensifica a crise em curso, mas ao mesmo tempo cria, por meio da tecnologia, outras formas de interação com o leitor e dissemina possibilidades narrativas antes excluídasdo gênero jornalístico.

Clique aqui para ir ao texto completo

6) Internetês: abreviaturas e outras estratégias de escrita

Tese de Mestrado em Letras, defendida por Tiago da Silva Ribeiro na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Novos ambientes e novas ferramentas para a escrita, particularmente em sistemas computacionais de comunicação síncrona, como chats, fazem surgir novas formas de abreviação. Neste trabalho, procurou-se mostrar que, apesar de as abreviaturas sempre terem sido utilizadas em manuscritos, seja para poupar tempo ou esforços, novas mídias trazem novas questões para o fenômeno de abreviação de palavras.

Clique aqui para ir ao texto completo

7) A interpessoalidade em blogs sob a perspecita sistêmico-funcional

Tese de Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, defendida por Marly Caroline Moreira-Ferreira na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

O objetivo deste trabalho é analisar os elementos interpessoais presentes em blogs, bem como caracterizar a maneira como ocorre a interação entre blogueiros e usuários, uma vez que, com o advento da Internet, diversos gêneros passaram a circular no mundo virtual e torna-se necessário compreender como estes se caracterizam. O corpus de estudo compõe-se de sete blogs, todos escritos em língua portuguesa, nos quais foram analisados 251 relatos (posts) e 5.521 comentários (comments) veiculados nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2005, totalizando 215.926 palavras. Utilizou-se a Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1985, 1994) e demais seguidores (Eggins, 1994, Thompson, 1996, dentre outros) para a análise da metafunção interpessoal, de forma a caracterizar a interação entre blogueiro e os usuários que acessam seu blog, para uma maior compreensão de como ocorre essa troca comunicacional no universo virtual.

Clique aqui para ir ao texto completo

8) As redes sociais on-line nos Blogs e sua relação com a comunicação

Tese de Mestrado em Comunicação, defendida por Cleber Matos de Morais na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Este trabalho objetiva analisar como as redes sociais on-line presentes nos blogs podem estabelecer relações de mídia para a comunicação. Substitui-se o conceito de comunidades virtuais pelo de redes sociais on-line, pois estas podem representar melhor os agrupamentos sociais que acontecem na Internet. Foi escolhida a abordagem de mídia de McLuhan para entender o impacto da modificação no meio para a comunicação, pois esta visão se concentra no impacto que a modificação de um meio causa na cognição dos seres humanos. O objeto de estudo selecionado como mídia foi a ferramenta de blog. Como amostra da análise, foram escolhidos seis temas comuns na Internet e, a partir destes, foi definido um blog que o representasse.

Clique aqui para ir ao texto completo

9) Weblog e jornalismo: os casos de No Mínimo Weblog e Observatório da Imprensa

Tese de Mestrado em Jornalismo, defendida por Artur Vasconcellos Araújo na Universidade de São Paulo - USP

Este trabalho é uma pesquisa sobre o weblog e a forma com que empresas jornalísticas utilizam-no. O autor empreendeu um exame histórico e etimológico para conhecer esse conceito de página de hipertexto, assim como procuramos encontrar convergências entre as duas formas. Nesse sentido buscou-se, no teor polissêmico do blog, as acepções confluentes, constatando o uso mais freqüente como coluna, principalmente na forma de digesto.

Clique aqui para ir ao texto completo
Reações:

3 comentários:

  1. Excelente postagem. A blogosfera parece ser uma dimensão que veio para ficar.

    Excelente também o time de colaboradores da UBE. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber, como me associar a vocês...

    ResponderExcluir
  3. Recebo com alegria esta excelente notícia. Ressalvo, entretanto, que determinados blogs se excederam na medida em que postam contadores de visita com números exagerados e falsos.

    Sabemos de um blogueiro de renome que retirou tal contador de seu blog, pois segundo ele não interessava a quantidade de visitas (segundo seu post naquele momento), mas, logo depois, colocou um com dezenas de milhares de acessos adiante.

    Vamos honrar nossa conquista!

    Visitem http://daladier.blogspot.com - Reflexões Sobre Quase Tudo!

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net