Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quarta-feira, 2 de julho de 2008

PLÁGIO NA BLOGOSFERA

Posted by Valmir Nascimento on quarta-feira, julho 02, 2008 with 12 comments
Plágio, segundo a wikipédia, é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

É com muita tristeza e indignação que temos recebido denúncias de blogueiros ligado à UBE noticiando que outros blogueiros, cristãos inclusive, estão fazendo plágio de suas postagens.

É realmente lamentável tal acontecimento, afinal é inconcebível que alguém que se diz servo do Senhor Jesus use a produção intelectual de outra pessoa sem atribuir-lhe os devidos créditos.

O plágio na blogosfera é muito comum, pois realizar os comandos [ctrl - c ctrl - v] é infinitamente mais fácil e rápido do que fazer a pesquisa e a produção intelectual própria. Assim, alguns blogueiros, numa atitude de astúcia, utilizam a obra de outrem a fim de incrementar seus diários virtuais.

Basicamente, a idéia do blogueiro plagiador é pensar que ninguém saberá que aquele texto é plagiado, nem mesmo o produtor original da obra ficará sabendo, afinal a internet não possui uma quantidade imensa de informações? Ocorre que esse pensamento é enganoso, posto que o google e outros sites de busca na internet tem ajudado muitos blogueiros na sondagem de suas postagens, de forma que pouca coisa foge ao “seu conhecimento”. Por outro lado, do Deus onisciente, nada escapa aos seus olhos.

Plágio é atestado de burrice!

Por fim, o plágio é uma especie de pirataria. Historicamente, a palavra pirata ficou conhecida pela denominação dada ao marginais que cruzavam o alto mar com o objetivo de saquear navios e cidades em busca de tesouros e poder; motivo pelo qual o Dicionário Aurélio define a pirataria como a ação ou a vida de pirata; roubo; extorsão.

Atualmente, no plano jurídico, compreende-se a pirataria como a cópia, venda, distribuição ou o uso de qualquer produto sem o devido pagamento dos direitos do seu criador.

Pela Bíblia, é inconcebível que o cristão aja como pirata, trazendo malefícios ao próximo e à sociedade; afinal, além dos danos causados propriamente ao criador da obra, a pirataria apresenta outros resultados negativos, onde toda sociedade recebe direta e/ou indiretamente os reflexos dessa prática nociva; podendo-se mencionar a evasão de receitas; a diminuição dos investimentos em áreas sociais; o aumento do desemprego e o crescimento do tráfico.

Apesar da aparência de “pequena ilicitude” a pirataria é roubo! E tal atividade é própria do ladrão (Jo 10.10). Aquele que nasceu de novo não pode multiplicar o que não é seu (Hc 1:6) e edificar a sua casa com injustiça, servindo-se do seu próximo sem remunerá-lo (Jr. 22:13). Pelo contrário, somos chamados a zelar do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens (II Cor. 8:21); trabalhar com as nossas próprias mãos (II Tess. 4: 11-12), e dar a cada um aquilo que lhe pertence (Rm 13.7).

Portanto, prezado blogueiro cristão, não aja como plagiador ou pirata, se usar o post de outrem, dê os devidos créditos!

Valmir Nascimento

Reações:

12 comentários:

  1. importante artigo irmão valmir..
    veio em boa hora..
    eu estava justamente pensando em escrever um artigo deste tipo, uma vez que me deparei com um caso de violento plágio por parte de um blogueiro, que pegou certos trechos de textos postados por mim e modificou e adicionou outras coisas.

    Lamentável!!

    ResponderExcluir
  2. Entenda caro blogueiro, caso você dê um ctrl + C e ctrl + V em algum texto, por favor, não o modifique,acrescentado ou diminuindo algo, caso queira discursar sobre ele, faça um comentário adicional alguma linhas depois do ponto final do texto que você copiou.

    OUtra coisa importante, não deixe de citar a fonte(se possível, além do nome do autor, indique também o link). Isso trará muito mais respeitabilidade a você e seu diário virtual.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. Ótimo post.

    Uma dúvida: Citar a fonte resolve?

    Outra: E o youtube? Imagine que você coloque no seu blog um vídeo que alguém colocou ilegalmente no youtube?

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse problema em blogueiros famosos, alguns escritores de livros. Mas... deixa pra lá. O correto é citar a fonte, e, de preferência, o link.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo artigo irmão Valmir,

    Um dia descobrir um blog com boa parte de meus textos sem identificação de autor ou endereço do blog. Graças a Deus saiu do ar, mas é lamentável esse tipo de coisa.

    Gutierres Siqueira
    www.teologiapentecostal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O problema é recorrente, principalmente entre blogueiros iniciantes. Nesse caso, cabe relevarmos o 'deslize'. Já encontrei por aí uma seqüência de 15 posts do meu blog Poesia Evangélica republicados em outro blog, sem indicação de fonte ou link. E em seqüencias menores já percebi, buscando no Google, uns 5 casos semelhantes, um até da página de uma igreja. É chato, mas não vamos criar problemas por isso. A seara é grande, e temos mais o que fazer. A não ser em casos como o do Victor Leonardo, onde o texto foi alterado e publicado como se fosse do copista...

    Só não cito a fonte se não souber. Mas ainda neste caso é possível indicar: "Texto recebido por e-mail" ou algo assim. Pois do nada, nada sai.

    Sammis Reachers
    http://arsenaldocrente.blogspot.com
    http://veredasmissionarias.blogspot.com
    http://poesiaevanglica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Valmir e participantes desse debate

    Já houveram cópias de alguns artigos meus em outros blogs e no site Orkut. Com e sem indicação autoral. E nem me considero autor, apenas procuro pôr na forma escrita o que venho refletindo.

    É lógico que prefiro que haja o devido reconhecimento (e recomendo que sempre seja assim), mas me alegro com as duas situações porque em ambas sempre há uma identificação com o conteúdo da minha mensagem. Se for na íntegra é porque houve identificação total.

    Os dois extremos do mesmo caso, falemos agora dos que são pirateados:

    1) Certa vez eu li num livro algo impressionante. Estava proibido até memorizá-lo e recitá-lo em público!

    2) Noutro caso era proibido trocar a capa do livro, que era de péssima qualidade, por uma capa dura...

    3) E, não me lembro em qual blog, certa vez eu li uma crítica quanto ao abuso do "copyhight". O texto dizia que se houvesse os mesmos direitos autorais vigentes no dia de hoje, nos tempos relatados no livro Atos dos Apóstolos as Escrituras Sagradas não teriam chegado até nós. Marcos processaria Lucas e Mateus por plágios de várias passagens bíblicas e proibiria seus relatos! Os copistas não teriam liberdade para reproduzir as cartas de Paulo, Pedro... Os copistas para difundir o Novo Testamento, como difundiram, teriam que pagar aos apóstolos e suas respectivas famílias.

    A palavra-chave na questão dos plágios (de todos os lados: leitores, copiadores e copiados) é moderação de ambas as partes. Nem oito e nem oitenta!

    Em Cristo,

    Eliseu Antonio Gomes
    http://belverede.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Bom post!
    Ainda ontem me deparei com uma situação destas, copiaram 3 posts meus e nem citaram a fonte, já enviei mensagem a pessoa mas nem se deu ao trabalho de me responder.
    Eu sinceramente não vejo problema em a pessoa copiar o trabalho de outro blogueiro se ao menos citar a fonte e/ou o link.

    É lamentável este tipo de situação estar a acontecer também no meio Cristão...

    Irina

    ResponderExcluir
  9. Faculdade de Teologiaquinta-feira, julho 10, 2008

    Parabéns Valmir Nascimento pelo post esclarecedor às pessoas de má fé, que não são poucas.

    Fique na Paz de Deus!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu já passei por isso!
    É muito desagradável ver que isso acontece na UBE, mas não podemos desanimar!

    Tenho uma dica para os irmãos no end. abaixo vcs conseguem descobrir que está copiando oi seu blog:

    www.copyscape.com/

    Fiquem na Paz!

    ResponderExcluir
  11. O conhecimento habita cabeças cheias de conhecimentos de outras cabeças, de que nos gloriar?

    O "original" citou a fonte?

    ResponderExcluir
  12. É claro que qualquer um que publique uma postagem, o faz em primeiro lugar, ..., para glorificar o reino de Deus, ..., e não por promoção pessoal, muito menos, para tornar-se célebre na Internet.

    O grande e maior problema da cópia ocorre quando o copista publica o texto em seu próprio site subscrevendo-se como o autor do mesmo.
    Pressupoe-se que o autor de um texto polêmico, possa defender sua argumentação de forma clara e concisa, é claro que nem sempre conseguimos o fazer, mas espera-se isto do autor da postagem. Elucidar, tornar mais claro, defender o posicionamento publicado, argumentar e contra-argumentar.
    Se o texto publicado for de natureza polÊmica e, ainda, contrária a natureza daquele que irá comentar sobre o texto, o copista que auto intitulou-se autor, dificilmente, conseguirá defender um ponto de vista que não é seu, causando perdar ao verdadeiro evangelho sempre que o objetivo mor do texto tenha sido o reino de Deus.

    Citar a fonte original, livra o copista de ter que defender a argumentação que não partiu de seu próprio raciocínio. O exime de responsabilidades as quais não lhe são inerentes, pelo fato da defesa da mensagem pertencer àquele que postou e publicou, originalmente, o texto.

    Os blogs que citam os autores, tem os maiores créditos dentre todos os demais, pois são verdadeiros selecionadores do que é lido, publicando em seu blog somente aquilo que creditaram qualidade. O internauta que descobre estas jóias, dificilmente, se separam destes blogs e volta e meia visitam os autores para comentarem e intagarem sobre as postagens originais...

    Paz a todos...

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net