Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sábado, 18 de outubro de 2008

Estratégia de blogagem - dica de outubro.

Posted by Joao Cruzue on sábado, outubro 18, 2008 with 7 comments
Por João Cruzué

O Caso Eloá combinado com estratégia de blogagem

Gráfico: dia 23.10.2008 às 22:40h
jc26
Gráfico do widget SiteMeter - período 23/09 a 23/10/08

.Deus tem um bom propósito para nossa União. Até aqui todos nós temos nos portado com inteligência e consciência. Sabemos que a Internet é pública, o escrevemos e publicamos não fica exposto diante dos olhos do mundo. Ebenezer! O propósito deste texto é compartilhar conhecimento. Então hoje segue a dica de outubro para melhorar o potencial de leitura dos blogs desta comunidade. Vamos falar de estratégia especial de blogagem.
.
O assunto das próximas linhas não é argumentação teórica. É uma experiência real, que depois de repetida por algumas vezes, em todas elas o resultado foi promissor. Da mesma forma, sem egoísmos, gostaríamos que compartilhassem conosco coisas boas para que repartíssemos aos companheiros desta comunidade também possam conquistar o maior número de leitores possíveis para seus blogs.

Para competir com uma mídia maior precisamos de uma estratégia melhor. Refiro-me sem rodeios ao uso de um blog principal e no mínimo outros quatro ou cinco. No meu caso particular gosto de escrever mensagens bíblicas. Tenho meu foco nelas, mas para trazer leitores para lê-las, transformei o Blog Olhar Cristão em um blog-revista. Publico ali coisas variadas, e mantenho um blog-arquivo só para mensagens.

De uns tempos para cá, verifiquei que reportagens de assuntos de grande repercussão nacional ou mundial costuma trazer muitos leitores para o Blog Olhar Cristão. Grande parte não volta, mas a cada reportagem, acontece um shift, ou uma mudança de patamar na quantidade dos leitores. Pelo efeito de três reportagens: O caso do garoto desaparecido Lucas Pereira, as fotos do Manifesto Evangélico em Brasília liderado pelo Pr. Silas Malafaia e o recente caso da perseguição de cristãos na Índia, houve três mudanças significativas de patamares.

De uma freqüência média de 200 leitores por dia, subiu para 400 , depois para 500 e até ontem - sexta-feira 17/10/2008, uma média diária de 700 a 800 visitas. Não se trata de um estresse de busca por visitas. Todavia, se você usa de uma estratégia e ela lhe trás mais leitores, é claro que vou executá-la mais vezes. Eu penso que Deus merece o que há de melhor em nós, seja na pregação pessoal, evangelização de massas ou blogagem digital. Querer menos que isso poderia ser medo ou conformismo.

Um blog principal com três ou quatro satélites como batizei a coisa. Quando você posta uma reportagem DE GRANDE INTERESSE em um blog, a probabilidade de conquista de leitura é = 1. Quando você copia o mesmo texto - troca ou modifica o título, alterando alguma coisa no texto, em quatro blogs, sua performance é multiplicada. Minha intuição dizia que daria certo, testei por quatro vezes seguidas, e tem funcionado. A prova está na figura abaixo.

Agoroa muita atenção: o que aumenta a freqüência de meus leitores não são as mensagens que escrevo e depois as copio em outros quatro blogs. Na verdade, as oportunidades para incremento são os acontecimentos de grande repercussão. Quando o interesse público é muito grande por determinado assunto, a grande mídia procura fornecer informações. Não podemos ficar alheios a isso. No que diz respeito à comunidade evangélica podemos competir e oferecer as informações corretas e no timing certo.

Desde que feito com moderação, pois seria péssimo para um blog evangélico ficar repercutindo fofocas e publicando obras e maldades do diabo o tempo todo para a alegria deste. É preciso bom senso para não fazer companhia com uma parte da imprensa televisiva brasileira especializada em notícias ruins tal como urubus atrás de coisas podres do lixão.

E como prova de tudo que disse, utilizei dessa estratégia de sábado 17 até terça-feira 21.10.2008, ao trabalhar reportagens sobre o caso Eloá. Usei de quatro blogs, além do Olhar Cristão. Irmão Eliseu Antônio Gomes, ainda acordado, no sábado dia 17, ajudou-me com uma crítica oportuna e construtiva. O resultado foi muito além de minhas expectativas. Veja na figura abaixo as estatísticas do Sitemeter. Creio que vou conseguir leitores novos para visitas diárias.

Vou parar por aqui. Sem nenhuma presunção, com humildade, e também muito humor, quero dizer que para quem estava muito alegre com 700, 800 visitas por dia, eu me lambuzei tanto nestes últimos quatro (18 a 21/10) dias, que fiquei até com "dor de barriga de visitas"! he he he.

Relembrando: Ela funciona muito bem em assuntos de grande repercussão nacional:Manifesto Evangélico em Brasília, desaparecimento de Lucas Pereira, perseguição recente na Índia ,e por último o caso Elóa Pimentel.

Conclusão: não estou compartilhando esta dica de operar com quatro ou cinco blogs com o propósito de mudar nem o foco nem o formato dos blogs da UBE. Alguns vão gostar, outros vão criticar, mas isto é um fato que precisa ser compreendido e aperfeiçoado. E pensar faz bem aos nossos neurônios.

João Cruzué - cruzue@gmail.com

UBE - União de Blogueiros Evangélicos

.
Reações:

7 comentários:

  1. O grande problema dessa estratégia é que os robots do Google não gostam de conteúdo repetido. Quando percebem repetidas vezes que um blog possui conteúdo copiado de outro, os robots penalizam o blog, que eles passam a considerar como plagiador,prejudicando-o nos resultados das pesquisas.

    ResponderExcluir
  2. .

    Martins, boa observação.

    Creio que você é um dos melhores de nós para trazer conhecimento específico para esta comunidade de
    Blogueiros.

    Mas se você for observar bem, quando um assunto gera muito interesse na mídia, exemplos mais recentes: O manifesto evangélico do Pastor Silas, a perseguição da Índia em mídia evangélica, O caso do garoto sequestrado Lucas Pereira na grande mídia, todos os jornais e blogs das duas grandes mídias repeten o caso à exaustão.

    A mesma notícia corre o Brasil e mundo inteiro em vários jornais. Um parágrafo a mais ou um título diferente; na essência o fato é o mesmo. Houve, de um seis meses para cá uma mudança na forma de trabalho dos robôs, principalmente do Google. Tanto é verdade, que de um mês para outro, o Blog Olhar Cristão apareceu com várias páginas na biblioteca virtual no Google. Hoje esses robôs estão guardando e disponibilizando muito mais coisas. Eu constatei que num primeiro momento eles guardam tudo. Uma semana ou duas depois, vejo que enxugam. Mas pelo menos um POST fica lá e por meses você tem acesso àquele artigo.

    Se você usa apenas um blog, em lugar de quatro ou cinco a chance de ter êxito é quatro vezes menor.

    Partindo do princípio que você tenha um blog sem visitação nenhuma ou com muito pouca, DESDE QUE TENHA CONTEÚDO, é melhor você arriscar do que ficar no limbo. Mas tem que ser coisa boa. Não basta estar na primeira posição ou na primeira página da busca do Google. É preciso conteúdo, pois se o mesmo leitor descobre que você escreve abobrinhas, ele nunca mais volta. É preciso de cerne além da casca.

    Teoricamente você teria razão. Mas como explicar na prática um blog que possuia em média 200 visitas diárias, e depois foi subindo de patamar até uma média de 600 / 700 ao longo de cinco meses. Como você pode interpretar os dados da figura anexa do post à luz do que está dizendo?

    É claro que não sou um blogueiro do tipo copiador, que posto somente coisas dos outros. Meu forte é mesmo a criação.

    Bom: não sou um expert em mídia. Apenas pragmatico. Mas este assunto traz uma discussão e opções de blogar que eu sinto falta aqui no site da UBE.

    Acho que podemos todos ser beneficiados. As críticas e abordagems de ângulos diferentes são sempre muito produtivas e bem-vindas. As opções de fazer ou deixar de fazer fica por conta de cada blogueiro. O bom é que eles terão subsidios para aprender e escolher.

    Precisamos repartir o nosso pão e nosso peixe com a comunidade, para referência e orientação.

    Senti-me muito honrado com seus comentários.Obrigado.

    Volte mais vezes, pois todos nós precisamos aprender mais.

    Principalmente eu.


    Irmão João.

    .

    ResponderExcluir
  3. irmão João, como bem salientou o Martins, de fato os buscadores não gostam desta prática. O que acontece é o seguinte:

    Todos os textos são analisados e quando ele encontra conteúdo duplicado, ele tenta identificar qual deles é o conteúdo original e uma vez identificado ele dá mais crédito a este em detrimento dos demais.

    Durante muito tempo entre os profissionais de SEO (técnica de otimização de sites para buscadores) a idéia que se tinha é que um site seria severamente punido por esta prática, mas hoje o consenso é que um site será amortizado, ou seja, vai perder importancia apenas.

    Mas o que é conteúdo duplicado?

    Esta é uma questão importante. Pois alteração no título (elemento mais importante semanaticamente) e em algumas partes do texto podem desqualificar como conteúdo duplicado.
    PS: Alguns SEOs discordam desta idéia, enquanto outros consideram duplicidade se houver mais de 95% de incidência.

    A princípio eu não gostei da dica do irmão, pelos motivos acima, mas analisando com mais cuidado e se empregado com bom senso, creio que tenha sim o seu valor.

    Trabalho em uma agência produtora de web e já faz bastante tempo que um site de nosso cliente foi "penalizado" aparentemente por este tipo de prática, contudo o caso dele é que ele copiava artigos e notícias de outros sites como Terra, UOL, IG, etc e aí acabou sendo penalizado.
    Qual é a solução para este caso: Estou desindexando as páginas com conteúdo duplicado (mais de 3000 páginas) e os resultados estão voltando ao normal.

    Bom senso é a palavra-chave.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  4. .

    Réplica ao Luis

    Quero agradecer a sua participação, e também pela riqueza de seu comentário.

    Considerando inicialmente a opinião do Martins e a sua, o objetivo do post já foi alcançado.

    Bom senso é a palavra chave. Disse tudo, e é isso mesmo.

    Então vamos analisar o que é bom senso neste caso. De antemão gostaria muito de continuar recebendo o contraponto tando do Martins quanto o seu. A maioria dos blogueiros, como eu, é leiga no assunto. E aqueles que entenden muito, às vezes não têm tempo de abordá-lo.

    Situação: o blogueiro está começando ou já bloga há algum tempo, mas não vê seu trabalho deslanchar. Ele tem duas opções:

    1) ficar copiando coisas dos outros e postanto - o que considero uma visão míope ou um pensar pequeno

    2) Focar aquilo que mais gosta e começar a criar, ainda que escreva çapato com cedilha.

    No primeiro caso, já me trouxe um tremendo prejuízo. Acertei a mão em uma reportagem muito buscada. O copiador, a copiou integralmente, postou e desbancou meu trabalho da página de buscas. Literalmente ele não fez nada. O robô do Google foi lá pegou a matéria dele e desprezou a minha. O que ele fez de difente? Tirou apenas o nome do meu blog da primeira linha. Não trocou nem o título.

    Como me dedico mais à criação, segui em frente e tenho me dado bem.

    Concluindo este primeiro caso: Editando um pequeno blog, as chances de vê-lo desde o início na primeira página de busca do Google é mínima. Quando vem um assunto de imensa repercussão nacional ou mundial o bom senso me manda aproveitar a oportunidade, pois toda mídia busca eficiência.

    Se eu criar algo, colocar um título adequado e postar em apenas um blog - não terei muita chance de "bombar". Mas se eu tiver uma bateria de (cinco) blogs
    e USANDO DE BOM SENSO alterar o título e algumas coisas na postagem original para fazer as outras quatro postagens, não estou sendo nem desonesto nem ineficiente.

    Basta apenas que UM dos cinco blogs tenha o conteúdo arquivado pelo robô na biblioteca do Google e disponibilizá-lo. É o que basta para chamar a atenção de uma porcentagem dos leitores que tiveram acesso ao blog.

    O irmão há de concordar comigo que se não houver uma ação ou estratégia nenhuma da parte do blogueiro ele perderá motivação pois suas coisas não prosperarão.

    O que propus não é o ode à esperteza ( ser um grande copiador e plagiador, sanguessuga das coisas alheias.) mas criar coisas originais, próprias, e repercuti-las com mais eficiência.


    A segunda opção, é procurar captando conhecimento no dia a dia e, se ele gosta mesmo de blogar, investindo na lingua portuguesa e no conhecimento das coisas que gosta de escrever. Ele pode começar em desvantagem com o "plagiador" mas se trabalhar com disciplina e motivação, vai conquistando seus leitores. Este foi o meu caso.Comoçando em 2004, meu processo de aprendizagem foi longo, demorado, mas perene. Não existiam pessoas como Luis e Martins para explicar coisas sobre blogs.


    Termino, convidando mais blogueiros que conhecem de perto o mundo virtual para apresentar suas opiniões, críticas, estratégias, pois é uma oportunidade rara ter uma comunidade com tantos blogueiros como A UBE.

    Nossa influência não está restrita apenas a Brasil e Portugal. Temos contribuído para o desenvolvimento de Blogs evangélicos na Argentina e Índia. Há trabalhos em andamento em outros Países da Ásia. Temos interesse em difundir a blogagem evangélica em toda America Latina.

    Para isto, toda crítica e correção de visão é muito importante.

    Obrigado de novo.

    João.

    .

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu me cadastrei faz um bom tempo na UBE. É que não vi o link do meu blog lá. É o
    mh30.blogspot.com. O Título do blog é 30 de abril e o meu e-mail é parabrisa.mail@gmail.com.

    obg

    ResponderExcluir
  6. Aleluia meu amado esse blog e uma benção nas mãos do Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Paz do Senhor!
    Estive procurando o nome do meu blog na lista do roda pé do blog de vocês, foi removido. Tem blogs que não existe mais, continua na lista.


    Fraternalmente,
    Natalino

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net