Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Ética cristã na arte de blogar

Posted by Joao Cruzue on domingo, fevereiro 15, 2009 with 6 comments

Caixa preta
João Cruzué*

Texto revisado
Disse o Apóstolo Paulo "Todas as coisas me são lícitas, mas nen todas elas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". ICor. 6:12. Irmãos, achei oportuno deixar por escrito alguns princípios éticos que podem nortear nossa conduta e moldar nossa cultura no uso desses maravilhosos espaços digitais chamados BLOGS. Com humildade venho dizer que pelo fato de estar blogando há ao menos uns cinco anos, não me arvoro no direito de conduzir o arbítrio de quem quer que seja, mas diante de uma oportuinidade não quero ser omisso quanto a certas coisas.


Sobre tudo
o que devemos respeitar, penso que em Mateus capítulo cinco pode estar nosso código de ética. Três coisas ali chamam-me a atenção mais que as outras - Paz, sal e luz.

Se somos mesmo cristãos, por conseguinte, temos uma responsabilidade pessoal com o SENHOR. Blogamos para fazer a diferença, para somar, para não perder tempo com querelas miúdas. Bom seria se nossos visitantes sempre encontrassem assuntos construtivos, alegres, que surpreendessem e cativassem. Considerando isso, alguns tipos de postagens e comentários que agredindo igrejas ou líderes religiosos podem, em um primeiro momento, nos dar satisfação. Por outro lado aquilo que alimentou seu ego pode gerar repúdio aos leitores não cristãos. Blogs e sites estão sujeitos à Lei. Você pode não aceitar o credo de uma Igreja ou a forma como aquele outro pastor lida com dízimos e ofertas, mas tenha cuidado: o espaço digital não é regido pela sua consciência ou conveniência, ele deve obediência à Lei
. Então saiba como se portar e comportar dentro da Rede Mundial de Computadores.[1]

"Bem-aventurados os pacificadores, pois eles serão chamados de filhos de Deus. Não estamos aqui para derramar "gasolina e acender um fogo" sobre pessoas e instituições. Isso compete aos têm prazer em ver defeitos e enxergar heresia em tudo, se arvorando em críticos e fiscais a serviço de não sei quem. Estamos aqui para construir algo. Um blog pode evangelizar em qualquer lugar do mundo, por exemplo através da língua inglesa. Se perdermos o nosso tempo postando picuinhas ou pequenas diferenças de liturgia ou de credo, além de afastar as palavras de Deus, vamos nos transformar em homens e mulheres vazios, secos, causadores de asco e preconceito de visitantes.

Os olhos do mundo estão atentos ao que escrevemos. Uma leitura de nosso testemunho pode ser depreendia de nossos textos. Não é suficiente se autonomear cristão, é preciso agir como tal. Editar um blog não é o mesmo que brincar de escrever. Blogs são públicos e estão diante dos olhos não só de pessoas comuns, como de autoridades. Mesmo que você delete um blog, ou um post antigo, o cache dele ainda continua público por um bom tempo. Todo cuidado é necessário. Precisamos nos modar a uma cultura do respeito e ter uma consciência da realidade.

"Vós sois o sal da terra ... Vós sois a luz do mundo. O sal serve para conservar e dar um tempero, equilíbrio. A Luz é muito necessária hoje, quando bilhões ainda estão nas trevas. Então vamos ter o devido cuidado de, antes de escrever alguma coisa, fazer aquela pergunta à nossa consciiência: isto é edificante? Vai alegrar a alma de alguém? Não coloquei um peso excessivo nas palavras? por ventura não estou difamando pessoas? Em tempo de tantas notícias ruins, penso que já existem outros portavozes para transmiti-las.

A Bíblia é muito clara para certos assuntos. Existe a forma pessoal e a forma pública de discordar de alguma coisa. Posso trabalhar com este versículo: em Mt. 18:15. "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão", para empregar uma analogia. Sob a ética cristã baseada na Bíblia, nossa manual de fé e prática cristãs, se você não concordar com a opinião de um blogueiro irmão, o melhor foro para replicar sua discordância não é o comentário no rodapé de um blog, pois é um lugar público. É mais respeitoso e ético enviar-lhe um email pessoal, dizendo tudo o que acha, pois é uma comunicação privada. Se a blogosfera evangélica está apenas começando, que comece com fundamentos bíblicos. Naturalmente há críticas e críticas. Estou falando daquele tipo de crítica dura que você não gostaria de receber publicamente. Uma vez que não goste, também é melhor não fazer.Use o email.

O fato de ter um blog e meu pastor não, isso não me dá qualquer direito de pensar que sou o rei da cocada preta. É bom que fique bem claro: existe evangelização digital através de blogs, sites e emails - e funciona. Entretando a Igreja cresce e opera no mundo real. Um blog não substitue um pastor, nem uma postagem uma visita pessoal. Blogs e sites cristãos são ferramentas para se ganhar almas, mas não são eficientes para congregá-las, batizá-las, discipulá-las na vida real. Uma alma ganha e integrada na Igreja da vida real, vale mais que 1.000.000 de visitas provenientes de 200 países diferentes. de qualquer blog.

Não existe amor cristão digital. Evangelho é interação com pessoas. Você pode até começar na forma digital para semear, mas esta semente não vai brotar no mundo digital. Ela é uma pessoa de carne e osso que precisa de uma Igreja real, com irmãos e amigos, para ampará-la durante as fases de neoconversão, discipulado e na maturidade.

Um blogueiro evangélico, não pode usar um espaço abençoado e gratuíto desses, para difamar, blasfemar, caluniar, expor pessoas ou instituições por mesquinharias ou vingança. Se ele tiver o Espírito de Deus vai trabalhar com coragem, amor e equilíbrio. IITim 1:7


Por que a foto da caixa-preta? Os blogs são públicos; qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode lê-los. A primeira impressão é a que fica, esteja consciente disso. Os leitores de seu blog não vêm apenas de seu círculo de amigos ou da sua Igreja. Ele pode ser lido por um juiz, um advogado, um parlamentar, um pastor, um cantor, um esportista. Você pode não ver, mas esta é uma informação verdadeira. Estes leitores são reais. Eles não fazem comentários nem lhe enviam emails. Se você tem um compromisso com Deus, então não escreva qualquer coisa. Escreva com humildade, mas com graça, com unção, com oração, com inspiração, sabendo que o Espírito de Santo pode usar seus textos para levar alguém a se render a Cristo.

Não faça de seu blog uma arma para ferir as pessoas. Tenha em mente que pode ser uma fonte de água viva. É muito respeitoso e ético melhorar em todos os aspectos para agradar e cativar seus leitores. Melhorar no exercício da língua portuguesa, melhorar no layout e no "banner" da sua página. Melhorar no respeito com seus colegas de blogosfera, no acolhimento e incentivo dos blogueiros novos. Por onde passar deixe comentários animadores, sinceros, mas não destrutivos. Seja um bom dispenseiro do Reino.

Para concluir, quero deixar registrado que o maior inimigo do blogueiro cristão não é o diabo. Pode ser você mesmo, quando troca a humildade pela presunção. Quando você perceber que está "bombando" na WEB, faça como Jesus no dia da celebração da primeira Ceia: use a toalha de serviço em lugar do título de Rei. Eu não disse tudo o precisava, mas se nos entitulamos evangélicos, então nossa cultura deve ser moldada com o testemunho de cristãos.
Menos que isso, não vale a pena blogar.


João Cruzué edita há cinco anos o Blog Olhar Cristão. Em setembro de 2008 foi convidado para compor o Conselho de Administração e Moderação da União de Blogueiros Evangélicos.



.João
Reações:

6 comentários:

  1. Esse post foi direcionado pelo Espírito de Deus, o Senhor falou-me algo parecido hoje à terde estarei publicando em breve,mas desde já louvo a Deus pela sua ação onipresente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo post. Muito oportuno, esclarecedor e fundamentado na Palavra de Deus. Que o Senhor continue te abençoando em Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz irmão João Cruzue.Achei o tema Ética Cristã na arte de blogar muito oportuno e também um alerta para todos nós que somos blogueiros evangélicos .Publicar mensagens na Internet deve ser pautada de responsabilidade e acima de tudo levando em consideração a boa ética cristã.Antes de publicarmos qualquer mensagem na internet é importante refletirmos se aquela mensagem é boa para edificação dos leitores.Finalizo com o versiculo da Bíblia que diz: Portanto, quer comais,quer bebais ou façais outra qualquer coisa , fazei tudo para glória de Deus ICo 10.31.

    ResponderExcluir
  4. Olá João Cruzué.

    Não quero entrar em debates, nem tão pouco magoar alguém, podes até apagar este comentário para manter a "imagem". Mas, infelizmente, o teu texto está recheado de hipocrisia e incitando o evangélico a fazer o que sempre fazem, inclusive eu, a vestir uma máscara. Usando trechos bíblicos você tenta impor medo aos indoutos, criando uma justiça pseudo bíblica, a mesma que vem norteando uma massa cada vez maior de crentes sem discernimento cultural. Temos sim que abrir a boca para protestar contra qualquer comportamento que tente jogar para debaixo do tapete o lixo das nossos comportamentos "cristãos". Falo isso sem ter medo de ser rotulado, como você disse, "filhos do diabo, que têm prazer em ver defeitos e enxergar heresia em tudo, se arvorando em críticos e fiscais a serviço de não sei quem." (discurso católico romano da idade média). Faz isso não irmão. O mundo precisa saber que somos tão maus e pecadores quanto eles, porém, temos a alegria de ter o sacrificio de Jesus por nós. Saiba que você defende aquilo que você acha que é verdade e não aquilo que é a verdade, se for assim você teria que mandar para a fogueira todas as outros crentes que pensam diferentes. Sei que sua intensão é a melhor possível, mas seu texto se torna agressivo tanto quanto este que escrevo. Abraços a todos em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  5. .

    Réplica a Overdrive,

    Obrigado pelo comentário; não posso mudar o que você pensa, mas afirmo que para entender um texto, pode ser que a interpretação que fazemos dele pode ser diferente da consciência de quem o escreve.

    A única coisa que me preocupa é os blogueiros ditos evangélicos venham a contribuir com textos inspirados, construtivos e abençoadas para fazer contraponto as coisas ruins que tem por ali.

    É neste sonho que venho trabalhando há mais de quatro anos, e minha consciência está em paz.

    Se isso é hipocrisia, me perdoe.

    ResponderExcluir
  6. Irmãos Overdrive e João Cruzue, sei que estou super atrasado em comentar vendo que a data das publicações é de fevereiro de 2009, mas eu só me filiei em outubro de 2010. Então quero humildemente expor minha opinião e sugestão.

    Para que nós cumpramos o IDE de JESUS CRISTO, "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
    Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." Este espaço virtual pode e deve ser utilizado; O que não se deve fazer é publicar textos que irão afastar mais ainda as já cansadas ALMAS do Evangelho puro e muito simples do REINO DE DEUS. Mas devemos alertá-las que poderão estar caindo nas garras de Satanás, correndo atrás das bençãos do nosso SENHOR JESUS CRISTO que estão sendo vendidas por estelionatários (Falsos Profetas) treinados para usurpar o REINO de DEUS. Se nós com toda humildade exercer nosso chamado de DEUS, que é ser SERVO no REINO de DEUS, utilizar o único MANUAL DE CONDUTA dos SERVOS que é a PALAVRA DE DEUS (Bíblia Sagrada) clamando ao Espírito Santo do SENHOR para trazer discernimento e interpretação ao que estamos lendo, não temos que nos ofender, ficar magoados, procurar palavras ou atitudes que possam agradar... a verdade nua e crua é que estamos vivendo o princípio das dores, então eu digo:

    Ora vem SENHOR JESUS!!!

    “Que a PAZ do nosso SENHOR JESUS CRISTO, esteja no coração de todos”
    visite meu blog e seja um (a) seguidor (a):
    http://servonoreinodedeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net