Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sábado, 11 de julho de 2009

Atitudes para não perder o foco

Posted by Joao Cruzue on sábado, julho 11, 2009 with 9 comments
.

blogs-lavanderia?
João Cruzué

Na blogosfera evangélica há liberdade para postar a opinião que você quiser, desde que não se esconda atrás do anonimato. É garantia constitucional. O mesmo não posso dizer para um blogueiro que tenha caráter cristão.

Paulo resumiu este assunto em dois versículos com pequenas variações no final, mas ligadas pelo mesma essência. Desde o início, tenho por princípio não trazer mais coisas ruins para a Internet do que as que já estão ali. Construir, em lugar de desconstruir; edificar, em lugar de derrubar. Ser pacificador em lugar de agitar. Usar a água e azeite em vez de gasolina e esgoto.

Estou muito preocupado com o que venho lendo na blogosfera. Não me refiro aos blogueiros novos, mas à gente experiente, que acha que está mostrando a verdade ao mundo globalizado. Esse mundo não faz distinção entre crentes e Crentes; entre líderes e Líderes. Para o mundo, crentes sejam de que donominação forem, são farinha do mesmo saco. São? É necessário tomar cuidado para não dar um "tiro" no próprio pé.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." I Coríntios 6:12

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. I Coríntios 10:23

Alguns blogueiros já experientes estão trazendo para a WEB os barracos e partidarismos carnais que ocorrem em suas denominações. I Coríntios 3:4: "Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?

Ainda outro versículo. Não de Paulo, mas de Tiago: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."

Autodomínio, conveniência e orientação.

Autodomínio - para não se deixar levar por inimizades que em vez de ajuntar espalham.

Conveniência. Há sempre um tempo e lugar para discutir e lavar roupa suja. Em nenhum lugar da Bíblia Deus diz que se teu irmão pecar, leve o caso dele à praça pública para tratar do caso diante de todos os ímpíos. [Posteriormente addicionado]: A Bíblia não escondeu a verdade da conduta de alguns de seus personagens. No Velho Testamento. Com o advento do Novo Testamento existem normas explicitas de como tratar de assuntos internos da Igreja. Transparência, sim. Interna; não para o mundo.

Orientação. Não devemos tomar partidos de homens, pois isso mostra que a carne tem domínio sobre nós. Os escândalos quando vêm, são permissão de Deus para derubar torres fortes e homens caídos da graça.

Conclusão: antes de dizer o que pensa, veja se é o tempo e o lugar.
Reações:

9 comentários:

  1. Concordo plenamente. Eu tenho lido absurdos sobre a conduta de pastores e crentes. As pessoas contam da intimidade do quarto da igreja de Cristo, sem pensar que poderão destruir até mesmo ovelhas que ainda não estão firmes.

    ResponderExcluir
  2. Sem "rasgação de seda", o que tenho a dizer sobre este texto é: brilhante.
    Parabens pastor João.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. João, segue comentario que fiz no Blog Antena Cristã (antenacrista.blogspot.com) no post "Há abusos no nome de Deus", com entrevista da autora do livro.

    Lucas Santos disse...

    Só deixar claro que muitas vezes matérias como essa não 'junta' mas 'espalha'! Falar para incrédulos sobre nossa fé (a contra-gosto, vamos dizer religião) é muito perigoso, pois a mensagem da Cruz é loucura para quem não crê.

    Claro que ela está certa, há abusos, mas é bom deixar mais claro, o que aconteceu pouco, que não é a maioria. E falar em dinheiro em púlpito não é errado. Errado só falar disso, o que é a minoria, graças a Deus!

    Não é por que falamos que o mundo está perdido, que a maioria das pessoa são más ou depravadas. A questão é que sempre gostam de exaltar mais o errado do que o certo, mais o crime do que a justiça. É a natureza humana, que olha pro ponto sujo mais do que pro resto limpo!

    Continuo a dizer, ela está certa (pelo menos pelo que li), mas até que ponto podemos lavar a roupa suja na mídia nacional?

    Devemos também lembrar do que Paulo fala quando diz que não devemos levar a juízo causas internas (a não se que não sejam resolvidas ali).
    5 de Julho de 2009 12:25

    Resposta de Rodney Eloy disse...

    Prezado Lucas, obrigado pelo comentário. Concordo em parte com o que você disse, mas o problema é que os "sepulcros caiados" não são mais exceção! Há lobos em pele de cordeiro levando muito safrimento aos incaltos e cultos, tudo isso em nome de Deus.
    5 de Julho de 2009 21:36


    Lucas Santos disse...

    Rodney,

    discordo que já sejam uma regra. O problema que vejo e comentei, é que gostam mais de destacar os pontos negativos! Os 'incrédulos' fazem isso conosco, será que estamos caindo na mesma armadilha???

    Creio que Deus está no controle de tudo, o que me preocupa é esse ar de denuncia. Até porque essas 'denuncias' não são novidade, já estão na própria Bíblia: Falsos profetas, falsos irmãos, lobos, etc... O que talvez esteja faltando seja as 'luzes do mundo' acenderem de verdade!

    E o meu levantamento foi justamente esse: até que ponto essa exposição na mídia nacional com cara de "nova denunciadora" é boa para a Igreja de Cristo (Corpo)???

    Temos que ter cuidado com isso, pois o que muito quer ser justo acaba se autodestruindo! (Ec 7:16) E essas denuncias ao vento só afastam as pessoas da Palavra, pois pelo que li, ela ressaltou muito pouco que não é a maioria.

    E que Deus continue te abençoando neste blog!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o que está escrito. Também não tenho gostado muito do que tenho lido. Ataques a personalidades, denominações, etc. Certamente tem muito mais coisas boas, mensagens de edificação, milagres,etc, do que podres nos meio evangélico. Destruir é mais fácil que construir. Será que não percebem que um reino dividido não subsiste??? Parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Prezado João

    Respeitando você, quero deixar aqui o meu posicionamento sobre "lavanderia espiritual". É um assunto que eu penso bastante, e uso com critérios. Não exerço "lavagem" motivado por partidarismo e nem em causa própria. Quando ajo assim, é com tristeza, jamais por raiva e sentimento de vingança.

    Tenho temor de Deus, e orado a respeito desse assunto. Na minhas orações, tenho chegado nas conclusões que discorro abaixo.

    A Ciência já comprovou que quando uma criança cresce em um ambiente onde é super protegida, ele cresce frágil, incapaz de se defender por si mesma.

    Se a criança passar seus dias sem o contato com o pó, nunca colocar os pés descalços sobre a terra, nunca tiver contato com as intempéries, seu organismo deixará de criar o mecanismo natural de defesa conhecido como anticorpos.

    Quando os desbravadores portugueses aportaram no Brasil e tiveram contato com as tribos indígenas, trouxeram com eles o vírus da gripe. Como os índios não tinham desenvolvido em seus corpos os anticorpos contra viroses, houveram muitas mortes. Enquanto os portugueses apenas espirravam por sete dias e depois tinham a saúde restabelecida, os índios morriam.

    Na vida cristã o quadro também é assim. Há muita lama por aí... Há diversos vírus também.. Há muitos ventos bravios trazendo poeira aos nossos olhos. E existem muitos bebês na fé, diversos novos convertidos que estão engatinhando dentro deste cenário assustador.

    O papel do evangelista não é isolar os bebês espirituais e dessa forma, provocar neles um mecanismo de defesa imunológica fraco. Não é correto dizer-lhes que não existe nada de ruim, feio, vergonhoso no meio cristão. Super proteção não é a ação correta a se fazer. Não podemos esconder tudo que achamos vergonhoso, nojento e assustador.

    Nos originais do Novo Testamento encontramos a palavra verdade com o sentido mais amplo do que o que consideramos ser hoje em dia. No português, verdade é o antônimo de mentira, mas no grego, além de ser o contrário de mentira, também é não praticar omissão., é não esconder a realidade. Ou seja, pela perspectiva bíblica, omitir que existem motivos para chorar, motivos para ficar corado de vergonha, é faltar com a verdade também!

    A mãe sensata ensina a criança a não pôr a mão na sujeira, porém, não mente e nem omite que a sujeira existe. Se o bebê está sujo, leva-o ao banho e lhe passa o amor à limpeza.

    Estou muito triste e orando muito! A tempestade que atravessamos é grande. Acredito que Jesus está dentro do nosso barco, Ele trará bonança e nos fará andar sobre as águas.

    Jesus Cristo dá ordens para todos nós, crentes maduros, fazer discípulos de todas as nações. E entendo que ensinar o Evangelho não significa dar super proteção aos novos da fé, creio que é ajudá-los a crescer tendo condições de no futuro se defenderem por si mesmos contra as adversidades provocadas por gente apóstata, os falsos pastores e os falsos irmãos. Tal qual uma mãe, devemos banhar os novos convertidos e ensinar-lhes a ter prazer pelos ambiente limpos. Caso não façamos isso, as almas que evangelizamos morrerão no primeiro espirro.

    Eliseu Antonio Gomes
    http://belverede.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nobre Cruzué, há uma questão básica e reguladora:

    Escândalos que se tornam públicos precisam ser esclarecidos publicamente, para que os de fora possam discernir entre "pastores" e "pastores", "crentes" e "crentes".

    Vale lembrar, que parte da "roupa suja" de Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jacó, Davi, de Israel, e da igreja do NT, foi tratada abertamente na Bíblia.

    É preciso saber discernir entre "transparência" responsável da mera e banal publicação de "barracos armados"

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Também concordo devemos saber usar a internet ñ sai colocando coisas ilicitas principalmente quando isso venha colocar ao ridiculo o evangelho de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO...VIGIAI E ORAI...

    ResponderExcluir
  8. Muito bom este comentario, aprendemos sempre no senhor.Atraves de homens e mulheres de Deus. A palavra Deus que nos lava de todo o pecado e nos purifia. Glorias a Deus !

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net