Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sábado, 11 de julho de 2009

Como colocar qualidade em seu blog

Posted by Joao Cruzue on sábado, julho 11, 2009 with 12 comments
.

João Cruzué

A grande preocupação dos blogueiros mais antigos é: como podemos produzir muito conteúdo cristão se a blogosfera evangélica, apesar de ter crescido muito em quantidade, ainda tem pouca qualidade? Basicamente, estamos diante de um problema que no curto prazo não pode ser resolvido. A maturidade vem com dois três anos, todavia a UBE pode ajudar nesta questão abrindo a discussão, promovendo cursos de blogs e sugerindo princípios, protocolos, normas e mudança de visão.

A forma e o conteúdo. É natural que nos preocupemos com a forma, o layout de nossos blogs. Uma questão vem à mente: quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Como não há unanimidade neste assunto, da mesma maneira acontece com blogs. Posso dar minha sugestão: priorizar o conteúdo, pois a forma é mais fácil de trabalhar.

Não basta um blog bonitinho, cheio de ferramentas (widgets), mas pobre de idéias, de conteúdo. Se você quiser ser um blogueiro respeitado invista no planejamento, na pesquisa, publique com regularidade e paciência. Uma semente não se torna árvore em apenas uma semana nem vai produzir frutos antes da maturidade e da estação própria.

Se você tem mesmo um compromisso com Deus não vai se contentar com o bom nem com o agradável. Você vai buscar a perfeito - a qualidade no processo de blogar.

Para buscar essa perfeição, sua primeira preocupação deve ser com a língua portuguesa. Arranje uma gramática atualizada, use dicionário, e tudo sobre literatura que puder. Leia bastante bons escritores de nossa língua. Por exemplo: Machado de Assis. Observe concordância, regência verbal. Se a língua portuguesa é seu instrumento de trabalho e sua visão é ser um blogueiro perfeito, você precisa dominar a língua mãe. Geralmente as pessoas que gostam de ler, ao ver uma postagem de sua, podem até não gostar de religião, mas diante de um texto bem construído, podem gostar do seu trabalho. E se gostarem, em outra ocasião quando virem um link seu, com certeza vão querer clicar para ler.

Porém não basta ter o domínio da língua portuguesa, inglesa, espanhola, francesa, chinesa se como cristão não tiver inspiração nos textos que escreve. Eles podem ser bonitos, mas serão estéreis. Perfeitos tecnicamente, mas sem a presença do Espírito. O outro lado da moeda também é verdadeiro. Não adianta ser 100% inspirado se escrever Jezus com "z", fieu com "u" e deus com "d" minúsculo. "A lei e o testemunho". A graça com a erudição. O texto com o Espírito. Um blogueiro evangélico perfeito deve ter inspiração de Deus e o domínio da Língua mater. Ainda não alcancei isto, mas estou me esforçando. Enquanto não tenho este domínio, uso regularmente o programa Word para descobrir as indicações de erros. Se conclusivos, eu os corrijo. Este princípio de melhorar sempre é uma atitude de respeito para com os leitores.

Conteúdo variado. É um erro postar sempre o mesmo assunto. Os leitores têm necessidades e gostos de leitura diferentes. Coisas diferentes os atraem. É por isso que a leitura de uma Revista é mais agradável que a de um jornal. Por exemplo, em tempos de crise, a grande mídia impressa tem mais cuidado com a linha editorial. A mensagem de cada semana é mais trabalhada. A competição obriga a publicar algo melhor, sempre acima da concorrência. A mídia secular busca potencializar seus ganhos explorando e publicando assuntos de grande apelo popular. Da mesma forma, um blogueiro evangélico que busca o incremento tanto de performance quanto de leitores precisa servir um "prato" variado, colorido e substancioso.

Blogagem compartilhada. Respeitando as opiniões de cada um, creio que NÃO seria bom blogar sozinho para quem tenha a possiblidade de ter um amigo para postar conteúdo. Uma blogagem a dois, é potencialmente mais produtiva. Isso leva à discussões, interação, divergência e unanimidade. Blogar a dois pode levar a um desenvolvimento maior de formas de pensamento.

Criatividade X "copiagem". Há uma insatisfação muito grande de muitos blogueiros que reclamam ter seus textos surrupiados e publicados em blogs alheios. Tenho visto que blogueiros que criam os próprios textos estão mais presentes nos sites de buscas da Internet. Você pode publicar textos de colegas, conquanto que os avise antes e não se esqueça de colocar os créditos a que têm direito. Créditos quer dizer a autoria, o nome do blog do colega que criou a postagem e o link da postagem original. Isto é respeito pelo trabalho dos outros. Blogs apenas com textos alheios, e nenhum próprio, mostram falta de personalidade ou complexo de inferioridade. Quem sabe você se considera um patinho feio, não descobrindo o talento que tenha, porque nunca tentou?

Reação a elogios e críticas. Não despreze as críticas. Elas podem não agradar. Elas provocam reações iniciais negativas, mas depois podem melhorar nossa visão das coisas. Desconfie dos elogios. Eles podem lhe trazer a falsa sensação de perfeição. Há muitos prêmios sendo distribuídos na blogosfera. Não pense que essas premiações são sempre honestas. Na maioria das vezes, essas premiações são políticas de atração de leitores, não se preocupando muito com o blog premiado. Iscas.

Resumindo: trabalhe primeiro a qualidade do conteúdo de seu blog. Mostre respeito aos leitores investindo pesado no domínio da língua portuguesa. Por princípio, escreva focado e inspirado. Dê primazia ao Espírito Santo em seus textos. Seja diferente. Se estiver começando com um blog, respeitando caso a caso, é uma boa estratégia blogar a dois. Com respeito mútuo, um vai potencializar as habilidades do outro. Não poste sempre o mesmo assunto, meses a fio. Mensagem, mensagem, mensagem, mensagem e mensagem. Ninguém aguenta. Nem mesmo crentes. Procure variar com sabedoria, trabalhando seu blog como se fosse uma revista de conteúdo variado. Não seja um eterno copiador de textos alheiros. Arisque, crie, produza, não tenha medo de errar, aprenda com os erros. Valorize e agradeça as críticas, elas potencializam o crescimento.

Quanto à forma, o layout de seu blog, um bom começo é criar um blog-teste similar ao modelo do seu blog principal para pesquisar e conduzir experimentos nele. Enquanto eu não desmontei o código de html de um blog, não adquiri o conhecimento que precisava para trabalhar a forma de meus blogs.


João Cruzué/UBE


Curso de blogs para cristãos: Como fazer um link



Reações:

12 comentários:

  1. Caro João Cruzué,

    Muito bom o texto, tenho acompanhado até mesmo o curso sobre blogagem, embora não comete algumas vezes.

    Mas, isso é muito proveitoso para todos nós.

    Penso que assim como você mesmo expressou, a começar com um bom conteúdo, e uma boa aparência dos blogs a tendência é só crescer neste trabalho, e no final, Deus será glorificado!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de ter sua critica quanto ao meu blog. N sou boa em gramática, procuro me esforçar, mesmo assim sinto dificuldade.Obrigada por se interessar tanto em servir...

    ResponderExcluir
  3. Como o irmão, Matias Borba disse, muito proveitoso mesmo este texto, para muitos blogueiros, que estão mais preocupados com a quantidade de seguidores, do que a qualidade das postagens de seus blogs, confesso estou ainda no ventre da blogosfera, tenho tentado aprender o maximo possivel, mais creio que estar perto o final da minha gestação na blogosfera.
    perdoem a comparaçaõ que fiz com relação a o meu amadurecimento como blogueiro, com uma gestação.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse texto e sei que vai mudar a minha maneira de blogar....

    ResponderExcluir
  5. Excelentes dicas.
    Uma coisa que acho importante frisar é o "complexo de autor". Eu ri quando meu noivo falou sobre isso, mas gelei quando me identifiquei com o que ele falou, porque era pra mim. Começar um blog é 'fácil' pra quem gosta de escrever, de relatar coisa ou outra sobre o cotidiano e a jornada cristã; e como todo início, às vezes ficamos acanhados em espalhar por aí que escrevemos um blog. Mas quando engrena e começamos a receber comentários vez ou outra, o blogueiro pode ficar com esse "complexo de autor", alguém que saltou de um escritor mais simples para um 'esnobe', escreve preocupando-se com os leitores, com a crença deles, em vez de se preocupar com a própria vida, a mensagem da Cruz e a humildade que Jesus tanto pregou.
    Apenas compartilhando um pensamento e que Deus abençoe a todos nós, para que não venhamos a inflar o ego.

    "É necessário que Ele cresça e que eu diminua". - João 3:30

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Senhor, prezado irmão João.

    Tenho acompanhado de perto seus conselhos e orientações sobre como desenvolver um blog com qualidade, conteúdo, tanto visual quanto literário...

    Ainda tenho muito o que aprender, mas tenho me esforçado.

    Parabéns pelo excelente trabalho à frente da UBE.

    Abraços!

    Robson Silva
    Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

    ResponderExcluir
  7. Produizir conteudo próprio é chave.
    Podemos até copiar um texto ou outro de algum site(com os devidos créditos), mas na maioria das vezes é necessário produziir os propios textos.
    Outra coisa: o excessivo uso de widgets e imagens na sidebar dos blogs é prejudicial, pois torna a abertura da página muito lenta(principamente para o leitor de conexão discada).
    Enfim, é preciso melhorarmos a cada dia.

    Em Cristo,
    Agnaldo Gomes publicou um post sobre.. A Fifa e os Evangélicos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns e obrigado!

    Comecei "sem querer" a oxigenar meu blog. Ainda priorizo mensagens, mas, agora, você pode jogar video-game e acompanhar a tabela do campeonato brasileiro também.

    É um incremento legal e deixa o blog menos quadradão...

    Deus abençõe a todos!

    ResponderExcluir
  9. IRMAO AMADO.. GOSTEI MUITO, GOSTARIA DE OBTER MAIS AJUDA... OBRIGADA... PAZ

    ResponderExcluir
  10. EU GOSTE DESBLOG, APRENDI MUITAS COISA, HOJE DEIXO MEU BLOG, GOSTARIA QUE VOCÊ DEIXE SEU COMENTARIO NO MEU BLOG, VOCÊ È MUITO INTELIGENTE, miss. Francisca. http://franciscafesempre.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Amei suas críticas. Acredito que é de grande valia para os blogueiros em geral. Aprendi muito com o irmão, mesmo nos pouquíssimos momentos que estive apreciando as suas críticas e, tomando-as como regras para meu blog. Deus continue te ajudando amado! Paz do Senhor!

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net