Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Debates acalorados marcam tramitação de proposta contra homofobia

Posted by Eliseu Antonio Gomes on segunda-feira, julho 27, 2009 with 6 comments
Pastor Silas Malafaia entrega manifesto de cristãos contra o PL 122/2006 em Brasília

Na semana passada, o site oficial do Senado citou artigo deste blogueiro, escrito em 2007. Confira neste blog e na própria fonte (aqui).
__________

"Durante o período em que tramitou na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o PLC 122/06, que criminaliza a homofobia, foi debatido em uma acalorada audiência pública. Nem mesmo as rosas brancas distribuídas na ocasião por militantes da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) arrefeceram a polêmica.

Presente ao debate, Ivair Augusto dos Santos, representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, defendeu a aprovação da proposta argumentando que os homossexuais convivem rotineiramente com a discriminação e a violência. A cineasta Tizuka Yamasaki, que tem um filho gay, também argumentou que a proximidade afetiva tem o poder de cortar a barreira da discriminação.

Mesmo condenando atos discriminatórios contra homossexuais, representantes de grupos católicos e evangélicos defenderam a rejeição do projeto. Para o assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Paulo Leão, além de inconstitucional, o projeto atentaria contra a liberdade de opinião. Opinião semelhante foi manifestada pelo reverendo Guilhermino Cunha, para quem a livre manifestação de afeto por homossexuais em locais públicos, como garante o projeto, feriria a Constituição e o Código Penal.

Na ocasião, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) sustentou que as desigualdades não serão superadas se as diferenças não forem encaradas com fraternidade e respeito. Para a senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), quem discrimina homossexuais deve ser punido com rigor. Também se declararam a favor do projeto os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Serys Slhessarenko (PT-MT).

Contrário à aprovação do texto, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) defendeu a revisão de alguns pontos a partir de negociação entre as partes. O senador Magno Malta (PR-ES) avaliou a proposta como “draconiana”, afirmando que a mesma seria inconstitucional.

Enquanto o projeto tramita no Congresso, as manifestações favoráveis e contrárias à proposta ganharam a internet. Diversos espaços de discussão foram criados na rede mundial de computadores, entre os quais os sites do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (https://www.naohomofobia.com.br) e o da União de Blogueiros Evangélicos (http://www.ubeblog.com/2007/11/pl-1222006-votem-contra-todos-os.html)".

E.A.G.

Fonte: Silvia Gomide / Agência Senado
Reações:

6 comentários:

  1. Muito boa a matéria. Vamos orar para que Deus não permita que essa lei anátema seja aprovada.

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Ok William

    Não são crentes que estão matando gays. A Igreja Evangélica a cada dia melhora sua interação com a multiplicidade dos segmentos sociais.

    Entretanto, como pesquisador do assunto, tenho pontos de discordância.

    O principal deles é a pretensão de se mudar uma Constituição para tipificar como crime a crítica por "preferências sexuais" ; Isto está nos substitutivos em andamento no Senado. E "preferências sexuais" vão muito além de duas formas.

    Os evangélicos durante muito tempo foram minorias no Brasil. Foram discriminados principalmente na hora de conseguir empregos. Eu mesmo passei por discriminação e humilhação dentro de empresas por ser crente.

    Nem por isso os evangélicos ficaram pendurados nos cofres públicos, sob a desculpa de assassinatos - que não estão bem explicados.

    Quem está matando homosexuais? Se for fazer uma estatística vai aparecer esses resultados: os próprios parceiros em primeiro lugar. Depois neonazistas e psicóticos. A propósito, matam-se muito mais mulheres neste país que gays.

    Esta a lei não tem interpretação objetiva. Sua interpretação é muito subjetiva. Entre duas escolhas se eu fico com uma, exegeticamente, estou discriminando a outra.

    Do jeito que estão querendo não podemos nem criticar a opção homoafetiva. Isto é criar uma casta de cidadãos com mais direitos que outros.

    Todo instrumento legal que vier para restringir minha forma de expressão e pensamento, eu sou contra.

    Como também sou contra humilhar gays em qualquer lugar, inclusive em Igrejas, por suas preferências.
    Como também sou radicalmente contra quem assassina gays ou qualquer pessoa

    Se alguém precisa de toda ajuda neste momento do país não são Gays, mas as pessoas negras. Eles além de ter sido escravos, na alforria saíram sem nenhuma indenização, nem propriedade, nem emprego. A dívida social com eles nunca foi paga. E precisar ser.

    Finalizando, Perante à lei brasileira todos devemos ser iguais. Se o que está em jogo é apenas as relações civis, por que tanto interesse em mudar a constituição? Se for mudar para gays, tem que mudar para todas as minorias. Crentes, pessoas especiais, idosos, pobres, família de mortos pela polícia, vítimas de tratamento desumano em hospitais.Há uma extensa lista de discriminados.

    Para casamentos homoafetivos é preciso alterar uma Constituição? Para que motivo? No fundo nós cristãos achamos que este movimento visa ter garantias legas de amparo contra críticas e garantias constitucionais para distribuir manuais de homoafetividade dentro das escolas. Se nem a Bíblia se permite, por laicismo, porque outros segmentos sociais querem term direitos superiores? Isso é o que assusta.

    Então, Desde as mudanças pretendidas não venham a oprimir nem restringir a liberdade de expressão de minorias cristãs,nem o diretio de criticar, de discordar, de ensinar na minha casa e na Igreja a opção hetero para filhos e menbros de Igreja, nem desculpa para ficar pendurado em nos cofres públicos,como cidadão brasileiro, eu não tenho outras objeções.

    ResponderExcluir
  3. Essa gente tem que entender que os evangélicos não têm raiva , ódio, desprezo pelos os homossexual, o que nós condenamos é prática do homossexualismo.
    Deus odeia o pecado, mas ama o pecador.
    Eles estão falando que estão matando os gays, o que não é verdade, se eles quiserem saber quem está matando os gays, é só frequentar um trabalho de capelania hospitalar e fazer uma visita no setor dos aidéticos.

    ResponderExcluir
  4. não podemos permitir essa lei, a verdade é que o mundo esta indo mais ao encontro de sodoma.
    e agindo assim estara prstes a sua destruição.

    ResponderExcluir
  5. A Bíblia não condena a homossexualidade (é inadequado usar o termo homossexualismo, pois o sufixo “ismo” denota doença e homossexualidade não é doença). acesse o site : http://www.igrejacontemporanea.com.br/j15/index.php?option=com_content&view=article&id=40&Itemid=62

    ResponderExcluir
  6. CREIO SE FOSSEMOS FALAR DE GRUPOS QUE DISCRINADOS E ATÉ AGREDIDOS E MORTOS, SEM DÚVIDA OS PROTESTANTES, OU EVANGÉLICOS DURANTE SÉCULOS FORAM VITIMAS DE ÓDIO, PERSEGUIÇÃO TANTO PELO MEIO POLITICO, RELIGIOSO CONTRARIO AOS PRINCIPIOS DOUTRINARIOS, MAS NEM POR ISSO CRIARAM ASSOCIAÇÃO OU ALGO PARECIDO PARA QUE OS DEFENDESEM, E ATÉ HOJE SÃO VITIMAS PRINCIPALMENTE AGORA POR GRUPOS QUE SE JULGAM OFENDIDOS. NÓS EVANGÉLICOS QUANDO FALAMOS, PREGAMOS OU ENSINAMOS, SOMOS DIRIGIDOS PELA PALAVRA DE DEUS, A BÍBLIA SAGRADA QUE É A PALAVRA DE DEUS EM FORMA ESCRITA. E DESDE O PRINCIPO DEUS REJEITOU TAIS ATITUDES DE HOMENS E MULHERES QUE QUEREM VIVER UNIÕES CONTRARIAS A NATUREZA. VELA O QUE ESTAR ESCRITO EM ROMANOS cAPITULO 1 vERCICULO 26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
    EXISTEM VARIAS OUTRAS PASSAGENS SOBRE ISSO. É SÓ ESSAS PESSOAS PESQUISAREM E TEMEREM A DEUS. ULTIMA PALAVRA, MESMO SENDO CONTRARIO A ESSAS UNIÕES, NÓS TEMOS AMOR E COMPAIXÃO POR ELAS, SÓ NÃO ACEITAMOS EPELA PALAVRA DE DEUS UNIÕES NÃO ACEITAVEL POR DEUS.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net