Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Blogs Evangélicos - Perguntas e Respostas. Tira Dúvidas

Posted by Joao Cruzue on segunda-feira, agosto 03, 2009 with 8 comments


Blogs - Acenda uma Luz na Internet
para testemunhar do amor de Cristo.


1 - Para blogueiros iniciantes
Autor João Cruzué

Material didático disponibilizado para fomento de publicação de conteúdo cristão na Internet. A Missão da União de Blogueiros Evangélicos é compartilhar conhecimento e tecnologia virtual para que todas as facilidades e gratuidades oferecidas pelas grandes plataformas se tornem conhecidas de toda liderança cristã. Considerando que os recursos virtuais de nossa época ficam disponíveis 24 horas por dia, acessíveis a qualquer lugar do planeta onde haja computador e internet, deixar isto sem repercussão seria desperdício de tempo. E dinheiro.


1 - O que é um blog?

João Cruzué: Blog é um site online. Escreveu, publicou, seu texto fica disponível para qualquer lugar do mundo em poucos segundos. Não é preciso ter um técnico em programação. Você pode fazer tudo sozinho e rápido.


2 - É preciso saber linguagem de programação para editar um blog?

Não. Quando eu comecei a escrever em blogs, há uns cinco anos, não fazia a mínima ideia do que era linguagem HTML. Basta saber digitar. Tenho visto adolescentes de 13 anos publicando blogs.


3 - É difícil criar e escrever em um blog?

No começo, como qualquer outra coisa, você acha um pouco esquisito, pois ainda não está acostumado com a ferramenta. Mas é tudo muito simples. Todas as atividades que você realiza em um blog foram planejadas para o nível mais simples possível. Se você sabe digitar, você vai conseguir publicar textos em blogs.


4 - O que significa a palavra "blogueiro"?

Blogueiro ou blogueira é um neologismo; é a pessoa que publica um blog.


5 - Por que publicar um blog evangélico na Internet?

Há muitas razões. A primeira delas é que se trata de uma ferramenta com um poder de comunicação inigualável. Se você publicar um texto agora, um leitor pode lê-lo em qualquer lugar do mundo. Basta que tenha um computador plugado na rede. Em números atuais, 2,5 bilhões de pessoas já têm acesso à rede.


6 - Existe comparação entre a Imprensa e a Internet?

Assim como Martinho Lutero soube usar a máquina de imprensa no século XIV para imprimir a Bíblia, cujos benefícios tecnológicos vieram até nossos dias, a Internet ou tecnicamente a Rede Mundial de Computadores (interligados entre si) pode levar a Palavra escrita do Evangelho a todos os cantos do planeta.


7 - Quanto custa para se criar e publicar um blog?

Se você tem rede banda larga em casa, não vai custar nada. Se você não tem, conheço blogueiros que publicam suas coisas em lanhouses a R$2,00 a hora. Ou menos que isto. As maiores plataformas de criação de blogs oferecem o serviço sem cobrar nenhum centavo. São elas: www.blogger.com, www.wordpress.com, www.vox.com, além de outras menores.


8 - E quanto à língua portuguesa?

O medo de escrever errado não deve limitar o Blogueiro. O problema pior é ter medo de escrever. Se você tem um propósito com Deus, vai investir no conhecimento da língua. Vai se debruçar sobre uma gramática. Comprar um dicionário... Todavia, existe uma forma bem simples (PROVISÓRIA) de reduzir tais erros. Se você usa o Word como editor de textos, ele possui um corretor ortográfico que não só aponta possíveis erros de ortografia como também possíveis erros de concordância. Eu não publico textos, sem antes levá-los para teste no Word. Investir na língua portuguesa é uma atitude de respeito ao leitor. Deixar de publicar um blog por não saber escrever bem, não se justifica.


9 - Como foi que João Cruzué começou a publicar blogs?

Primeiro, sempre gostei de trabalhar com literatura para evangelização. Mas, não foi este o fator principal. Há cinco anos, quando eu fui digitar a palavra "church" na barra de endereços do navegador (Internet Explorer) esperava que se abrisse o site de uma Igreja evangélica. Não foi isso que aconteceu. Em seu lugar veio o site de uma igreja satanista, com a foto de um bode com chifres e barbicha. Eu me assustei. Não esperava a "surpresa". Depois pensando comigo mesmo cheguei a esta conclusão: como o povo do Senhor é devagar no uso das tecnologias criadas pela inteligência (que Deus deu) do homem. Depois, cheguei a outra conclusão: que a carapuça me servia, pois eu fazia parte deste povo "devagar."


10 - Por que se deve criar e publicar um blog evangélico?

Em princípio, todo crente que tenha erudição ou que goste de escrever deveria publicar um blog. Eu vou além. Todo crente que exerce algum tipo de liderança na Igreja, o faz por uma razão: deve ter uma vocação, uma chamada de Deus. Se ele faz uso da Bíblia para ensinar também deveria escrever. As palavras faladas são boas, mas se elas forem escritas vão ter uso contínuo. Imagine se Deus não tivesse ordenado aos santos que escrevem os livros que deram origem à Bíblia? Existe também outra razão. O mundo publica coisas na internet. Ali se encontra de tudo. Inclusive coisas más. Então, em minha opinião, se a função da Igreja é sal e luz, devemos publicar textos que levem a luz à escuridão dos cativos do diabo e sal para que a sociedade não apodreça e se destrua.


11 - É perda de tempo publicar textos cristãos em blogs na Internet?

Com certeza não! A resposta esta no Livro do Profeta Isaías. "Porque assim com desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55: 10 e 11.


12 - Sugestão de textos para publicação em blogs?

Eu creio que os leitores gostam principalmente de saber o que pensamos e o que estamos fazendo. Não é à toa que o Twitter começa com uma pergunta desse tipo. O povo de Deus é muito rico em inspiração. Também muitos de nós ouvem constantemente a voz de Deus. Isso é importante publicar. Uma das outras razões por que publico em blogs é para testemunhar. Contar as bênçãos que Deus tem me dado. Há uma coisa interessante sobre isso. Às vezes você não tem oportunidade para contar sua bênção na congregação. Pois, use um blog e publique sua bênção e compartilhe sua história em todo planeta. Literalmente.


13 - Que outros tipos de textos pode sugerir para publicar em um blog?

Vamos lá: Poesias, comentários sob a ótica cristã de coisas da atualidade. Refutações de heresias. Apologia da fé cristã. Folhetos evangélicos digitais. Reportagens sobre projetos, acontecimentos, missões, perseguições, eventos futuros e acontecidos, divulgação de notícias de utilidade pública, como da área de saúde por exemplo. Há um leque variado de opções para trabalhar. Sou um ferrenho partidário de que a Internet é um território a ser conquistado pelas lideranças cristãs. Se ela foi democratizada e popularizada para compartilhar conhecimento e distribuir oportunidades não vejo porque Cristo deva ficar ausente. O povo crente no Brasil tem um interesse muito grande em comunicações. Por exemplo, todo pastor seja erudito ou não gostaria ter ou continuar com um programa de rádio. Eu mesmo ja fiz programas de rádio. Então precisamos levar este interesse, esta forma de comunicação em massa também para os blogs na Internet.


14 - É verdade que Barack Obama ganhou a presidência dos Estados Unidos pela Internet?

Posso dizer que sim. Ele ganhou a guerra no terreno das comunicações pela internet. Seus eleitores e colaboradores de campanha vieram da população mais jovem. Da geração que se comunica pela rede. Conseguiu mais fundos, aplicou os recursos em todos Estados e se tornou o primeiro Presidente negro nos Estados Unidos da América. Não estou dizendo com isto que aprovo suas opiniões de campanha, mas afirmando que ele ganhou as eleições porque usou melhor a Internet.


15 - Como faço para aprender mais sobre blogs?

Até o fim do ano a União de Blogueiros Evangélicos vai tornar disponível um Curso completo sobre Blogs. Enquanto isto, há um serviço de suporte publicado por nós em Como Blogar que acessado de qualquer lugar do mundo. Também já existe alguma coisa no endereço onde vamos publicar o curso: Curso de Blogs. Nesses dois endereços, se você pesquisar com paciência vai tirar muito de suas dúvidas.


16 - O que faz a União de Blogueiros Evangélicos?

A UBE foi criada com uma visão: agregar blogs evangélicos e, depois, compartilhar conhecimento de como blogar e publicar conteúdo cristão na Internet. Hoje, ela possui uma comunidade com mais de 4.000 blogueiros evangélicos. Dentro desta comunidade, você pode trocar informações, fazer amizades, pesquisar estilos e formas de blogagem. Olhando e aprendendo. Além disso, dentro da comunidade da UBE você pode divulgar e aprender a divulgar seus textos através de um Mural que tem por lá. Para fazer parte dessa comunidade você pode se inscrever e aguardar a moderação neste endereço: www.ubeblog.ning.com


15 - O que mais a União de Blogueiros Evangélicos tem a oferecer?

Ela vem oferecendo suporte para que uma pessoa que não saiba como criar e publicar seu blog possa fazê-lo com facilidade. Assim que o blogueiro ou a blogueira é aceita pela moderação, a UBE deixa um texto de boas vindas na sua caixa de recados. Neste texto, entre outras coisas, tem um Manual de Orientações, para que o novo admitido veja com blogar com sabedoria e responsabilidade. Neste manual estão endereços, conselhos, avisos, regras, e a instrução de como colocar o Selo da UBE nas laterais dos Blogs.


16 - De onde são os Blogueiros afiliados na UBE?

A princípio eram somente do Brasil e Portugal. Blogueiros que publicam em língua portuguesa.A partir do início de 2009 isso mudou. Agora já estão conosco muitos irmãos dos países de língua espanhola da América Latina. Argentinos, uruguaios, chilenos, salvadorenhos, panamenhos, venezuelanos, colombianos, mexicanos, etc. Temos também blogueiros que publicam em língua portuguesa, de Angola e Moçambique na África.


17 - Conclusão.

Se a Internet nos traz uma oportunidade de publicar a palavra de Deus a custos baixíssimos, para não dizer de graça, precisamos entender que, hoje, é possível deixar a palavra de Deus disponível em todas as nações. Penso que esta tecnologia nos foi dada aos homens por Deus, para que o mundo inteiro seja evangelizado. Quem tiver sede vai achar Deus de alguma forma na Rede mundial de computadores. Blogs não substituem a função da Igreja. Blogs servem para ensinar, evangelizar, refutar, informar bem, etc. A Igreja opera no mundo real. O batismo deve ser real. A visita deve ser real. O pão e o vinho da ceia devem ser reais. O amor deve ser real. O discipulado deve ser real. Da mesma forma que uma bíblia não substitui as funções da Igreja.


Espero que tenha gostado.



Irmão João Cruzué 
SP - 03.08.2009

Atualizado em 22 de março de 2011.
.

Reações:

8 comentários:

  1. Paz irmão João,parabéns pelo conteúdo, me sinto feliz e bem-venturado por fazer parte da UBE,e te-lo como ensinador de blogagem,aproveitando gostaria também de saber como colocar ferramenta para mudança de linguagem em meu blog.
    Pr.Francisco Siqueira.

    ResponderExcluir
  2. Sim, gostei.
    Acho que esses materiais ajudam muito, principalmente, aqueles que estão iniciando o "blogar".
    Espero e indico que mais pessoas leiam esses "manuais"...
    abraço
    Mateus Santana

    ResponderExcluir
  3. OLÁ SOMOS DA IGREJA PRESBITERIANA DE LIMEIRA SP
    GOSTARÍAMOS QUE VC DIVULGASSE PARA NÓS, (UMA AJUDA) DO NOSSO BLOG.
    JUNTOS PODEMOS DUPLICAR, E SAQUEAR O INFERNO... PESSOAS NOVAS CONHECENDO O QUE DEUS TEM A OFERECER PARA NÓS!
    DESDE JÁ AGRADECIDO!
    UPA JD. AEROPORTO
    PS: DIVULGAREMOS O SEU TB...

    ResponderExcluir
  4. É muito bom enfatizar isso... visitei muitos blogs aqui pela UBE mesmo, de pessoas até desanimadas com os seus blogs. Eu proibi eles de abandona-los! Como se diz, os campos já estão brancos... Tenha uma feliz semana, abraço.

    ResponderExcluir
  5. Irmãos,

    Parabéns pelo blog http://www.ubeblog.com/ e pelo post
    Blogs - Acenda uma Luz na Internet.
    Suas dicas são muito interesantes e úteis.

    Comecei a postar em um blog sobre um passeio que fiz de moto até Tiradentes e vi que poderia testemunhar para motociclistas, inserindo no texto opiniões e pontos de vistas cristãos, de uma forma que eles nunca veriam.
    Se quiser, dê uma passada em:
    http://www.estradareal-bymoto.blogspot.com/ .

    Agradeceria muito seus comentários.

    Abraço,

    Jeferson Quimelli

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz,
    Sou da Igreja do Nazareno em Patos/Pb, estamos agora com um BLOG, como poderemos entrar na União de blogueiros evangélicos? Pra. Joana

    ResponderExcluir
  7. .

    Pastora Joana,

    Endereço para se afiliar na UBE

    www.ubeblog.ning.com


    Não esqueça de colar o Selo da UBE no seu Blog.

    Irmão João Cruzué/UBE

    .

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Eu aceitei à Jesus como único e suficiente em minha vida. Eu estava namorando uma pessoa à 3 meses. No início eu tinha outro pensamento , e então eu o traí. Estou arrependida , sei que isso doi para ele mas foi no início do relacionamento,e e então acabou acontecendo isso. Hoje em dia eu estou na casa de Deus pois quado cometi este erro , ainda não estava seguindo à Deus . Eu contei tudo à ele, e ele terminou comigo. Logo agora que parecia que eu estava ganhando ele para Deus. Eu agi certo contando a verdade sobre o meu passado ? Ou eu era pra deixar e esquecer?
    Por favor, me responda.

    Att Carla Alves.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net