Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Etapas de amadurecimento do blogueiro cristão

Posted by Joao Cruzue on quarta-feira, agosto 26, 2009 with 2 comments
João Cruzué

Nenhum projeto pessoal pode ser levado à perfeição sem dedicação, tempo e persistência. Isto também inclui os Blogs. Quero refletir com você o que penso depois destes cinco anos escrevendo e publicando conteúdo cristão. Não cheguei à perfeição. Pode ser que esteja bem longe disso, mas procuro renovar meu entendimento para aclarar a visão e continuar focando no alvo.

Creio que posso ser dedicado em algo porque me apaixone. Sempre amei o trabalho de evangelizar com a palavra escrita. Um blog para mim não é um artigo onde possa desfilar vaidade pessoal. Mas cedo ou mais tarde você se cansa, principalmente se for bem sucedido. Nisso, o sucesso pode produzir fastio.

Como cristãos, você e eu, detentores do conhecimento da mais alta tecnologia de publicação da palavra escrita, tanto em velocidade quanto abrangência geográfica, poderemos ir muito mais longe se deixarmos de ficar contemplando o próprio umbigo. Blogs são tecnologia pura, gratuitas, de alcance global. De 2009 em diante vão se tornar mídia obrigatória para líderes evangélicos. Entretanto, a internet é por demais pública para discussão de picuinhas e lavar "roupas" sujas. Quem fizer isto, em muito pouco tempo vai mostrar o tamanho do próprio caráter. Você pode não ter nenhuma expressão - como Davi de Jessé - todavia se levar a sério um projeto focado em Cristo, com dedicação você vai suplantar endereços de pastores, bispos, apóstolos e "papas".


Em minha opinião, todo lider evangélico - seja adolescente, adulto ou da terceira idade - desde que goste de ler tem potencial para ser bem sucedido em Blogs. Quem ama a leitura, para mim, tem qualificação e futuro para escrever bem. Em lugar de criticar os que estão começando, geralmente copiando textos de outras lavras, ou blogando sem conteúdo, tenho uma visão diferente. Bíblica. Sobre estes críticos, estão enganados. Se estivessem no tempo que Cristo escolheu seus 12 discípulos os rotulariam de ignorantes, sem cultura, pescadores incultos, zé povinho. É por isso que dei a este Blog o nome que ele têm. Olhar Cristão. Com um olhar, Cristo viu que Mateus era mais que um publicano, que Zaqueu precisava apenas uma palavra amiga para deixar de ser o fiscal mais corrupto de Jericó. Com um olhar, Cristo viu que a mulher adúltera precisava de uma palavra de perdão em lugar de pedras. Com um olhar cristão eu vejo que Deus pode abençoar o mais ignorante dos blogueiros e fazer dele o mesmo que fez com aquele sapateiro "passafome" da Inglaterra conhecido por William Carey. Deus tem um especial modo de agir: Ele eleva o simples para confundir o "sabido". Ainda que você seja um blogueiro iniciante, mas se através de um texto seu algum leitor ouvir a voz de Deus, seu blog já cumpriu o objetivo cristão. Não desanime!

O tempo de amadurecimento define o poder de fogo de um blogueiro. Se ele se mantiver focado e dedicado, em fogo brando, mas constante, cada ano que passa são mais experiências, conhecimento, melhoria de redação e mais: conquistará uma multidão de leitores que se identificam com sua forma de pensar.

No primeiro ano, o blogueiro fica ansioso para ver seu nome estampado nas páginas dos buscadores. Quando vi pela primeira vez o meu, depois de um bom tempo, fiquei fascinado. Depois de mais de um ano blogando descobri as famosas ferramentas de contagem de visitas. Eu achava que poucas pessoas se dariam tempo a perder com minhas coisas. Eu estava enganado. Por outro lado, quando comecei a ver o contador de visitas mudando a cada dia, também fiquei ansioso. E esta ansiedade somente passou, quando em abril do ano passado meu counter desapareceu da Internet com os registros de 98.000 visitas. Depois disso, a ansiedade foi diminuindo, diminuindo, até não mais causar febre.

Por outro lado a eficiência foi aumentando. Aprendi a colocar corretamente os títulos dos textos, a corrigir os textos dentro do Word através do corretor ortográfico... ainda que não esteja 100%, pelo menos, em respeito aos leitores, procure deixar a ortografia o mais correta possível. Descobri quais assuntos interessam mais os leitores evangélicos e não evangélicos; também que um blog não pode ter matérias repetitivas, mas que sejam no formato de uma revista, ou seja, com assuntos variados. Um assunto de interesse público, pode atrair leitores não cristãos. Se você martelar apenas coisas de crentes, vai desprezar a maior parte de leitores em potencial - não crentes. Seu blog precisa ter tempero que agrade a crentes e não crentes. Não pode ser aquele prato insonso e repetitivo ano após ano. Isto só é possível com o passar dos anos, desde que seu propósito seja algo acima do narcisismo.


Cada ano que você bloga, mais sábio você pode ficar, principalmente se ouvir as críticas. Os elogios são muito agradáveis, bem-vindos... mas não produzem crescimento, apenas a sensação de que você está no topo. Isso em 99% dos casos não espelha a verdade. A crítica nos irrita (quem é que gosta dela?) mas quando somos criticados acontece uma reação em nosso cérebro. Podemos discordar a princípio, mas se formos honestos podemos ver com os olhos dos leitores aquilo que não conseguimos enxergar.

Um dos grandes inimigos dos blogueiros é a suposta falta de tempo ou de propósito. Blogs são como namoro: ou você se apaixona por eles e vai adiante ou desanima à beira do caminho. A parábola do semeador é muito bem aplicado no meio dos blogueiros evangélicos. Por má informação uns detestam, por falta de visão outros morrem com a raiz na pedra, os que não têm tempo são sufocados pelos espinhos. Mas, os que se mantêm focados, principalmente em Cristo, podem produzir muito. Um blogueiro com unção de Deus para escrever vai conseguir pela Internet mais do que qualquer evangelista já fez por outros métodos. A mídia é global. O poder da unção Espírito Santo é o mesmo.

A seu tempo, o blogueiro cristão que investir na intimidade com Jesus e mantiver a produção de textos com inteligência, ao longo dos anos vai atingir uma quantidade de leitores inimaginável.


É por isso que estamos aqui para semear chamadas, mudar conceitos e produzir desafios. Quando o assunto são Blogs, vale a pena começar e continuar, aprender e ensinar, persistir e experimentar ao longo dos anos. Cada ano focado são dezenas de experiências acumuladas que ninguém pode tirar de você. Mas você pode com liberalidade compartilhar. Depois, à medida que você for conquistando maturidade neste processo de discipulado, chegará a um tempo que comprenderá o verdadeiro espírito de um blogueiro evangélico: ser uma testemunha autêntica de Cristo na Rede Mundial de Computadores. Blogar e fazer outros discípulos para a glória de Deus.

www.ubeblogs.net/
Reações:

2 comentários:

  1. Obrigado pelas palavras. Para nós que estamos no começo desta caminhada "virtual" "semeando a palavra" serve de instrução e motivação e, podemos até dizer, usá-las como um manual inicial de orientação de alguém com experiência no assunto.
    Que Deus continue abençoando e iluminando o seu ministério!

    ResponderExcluir
  2. "σ ѕєηнσя é α мιηнα ℓυz є α
    мιηнα ѕαℓναçãσ; α qυєм тємєяєι؟
    σ ѕєηнσя é α ƒσяçα ∂α мιηнα νι∂α;
    ∂є qυєм мє яє¢єαяєι؟ qυαη∂σ σѕ
    мαℓνα∂σѕ, мєυѕ α∂νєяѕáяισѕ є мєυѕ
    ιηιмιgσѕ, ιηνєѕтιяαм ¢σηтяα мιм,
    ραяα ¢σмєяєм αѕ мιηнαѕ ¢αяηєѕ,
    тяσρєçαяαм є ¢αíяαм.
       ѕαℓмσ 27:1 e 2

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net