Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

domingo, 27 de setembro de 2009

Apologia do uso de blogs por evangélicos

Posted by Joao Cruzue on domingo, setembro 27, 2009 with 11 comments


UMA VINHA GLOBAL


Jesus contando a parábola dos dois filhos
João Cruzué


A falta de conhecimento de como usar novas tecnologias, para divulgar a mensagem do Evangelho e outras informações de interesse da Igreja, pode levar a uma consciência distorcida da realidade. Paulo escreveu: E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, e a agradável, e a perfeita vontade de Deus.

Entendo que a vontade de Deus é global e pessoal ao mesmo tempo. Sua vontade global é que nenhum se perca, senão que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade e se salvem por meio de Cristo. Para isso ele conta comigo e com você. Precisamos chegar ao conhecimento de sua vontade, contextualizada para nossa época, a fim de produzir os frutos esperados. Falar do amor de Deus é a missão da Igreja; as demais atividades, apesar de importantes, estão em plano inferior. Sem consciência disso nosso ato de blogar é apenas uma vaidade que vai perder sua força com o tempo.

Blogs são como janelas abertas para o mundo. Púlpitos digitais. O mundo está mais perto do que o quintal de nossa casa. Em dois minutos você pode publicar um texto e disponibilizá-lo para qualquer canto da terra. Mais rápido do que chegar até o quintal da sua casa.

Há diversas formas de trabalhar com um blog. Todas elas são importantes, mas uma consciência cristã genuína é o combustível que vai levar você sempre mais longe. Ele é basicamente um meio de propagar a palavra escrita. Você pode escrever e divulgar nele o que quiser. No entanto, recomendo que, conscientemente, você também deixe ali uma despensa com algumas mensagens com palavras de vida eterna.

Alguns iniciantes não sabem o que fazer com o blog recém-construído. Sugestões? Eu começaria escrevendo o que Deus fez por mim. Deixaria claro o que Jesus é para mim. Depois, de semana em semana iria escrevendo meus sentimentos, minha forma de ver as coisas, naturalmente sem expor a vida íntima. Para quem não sabe, o diário de Anne Frank foi escrito assim.

Em um blog eu posso deixar uma reportagem de uma festa que aconteceu em minha Igreja. Colocar fotos. Divulgar trabalho de missões. Embora seja mais difícil no começo, a prioridade deve ser sempre investir no próprio talento, deixando de lado o caminho do pouco esforço - que é ficar copiando (todo dia toda hora) as coisas que os outros escreveram. Ninguem nasce escrevendo. Depois que eu li uma entrevista em que a diretora de redação da FUVEST precisava refazer um texto até 10 vezes para que ele ficasse bom.


Na era digital (como de costume) a Igreja segue no rastro dos meios utilizados nas atividades comerciais. O Google se tornou o maior vendedor mundial de espaço de publicidade. Ficou tão rico que passou a disponibilizar plataformas de blogs e serviço de busca gratuitos a nível global. Deus tem providenciado os meios e os recursos para que o evangelho pregado e compartilhado gratuitamente a todas as nações da terra. O mundo está bancando os custos para que a Igreja pregue o Evangelho. Por trás disso eu vejo a boa mão de Deus.

Em meio a tanta oportunidade, me causa estranheza a falta de visão de tantos crentes, que do conforto do sofá não estão tão preocupados quando o assunto é a salvação de almas. Na hierarquia de suas necessidades isso não aparece nos primeiros cinco itens da lista. Outros estão ocupados demais. Estressados, atarefados com problemas pequenos e do lado de fora acontece a maior seca espiritual de todos os tempos. Sete bilhões (7.000.000.000) de almas. Metade disso não faz nem ideia do que seja Cristo.

Eu possuia uma visão bem confortável do mundo. Mas isso mudou depois que passei 11 anos desempregado. Muito currículo e poucas portas. A depressão e a frustração me fustigaram fortemente. Onze anos não são 11 dias. Passei a enxergar as coisas de uma maneira diferente. Observei que precisava ser mais agradecido. Aprendi a enxergar e valorizar as pequenas coisas. Tão logo Deus me abençoou, eu decidi testemunhar de tudo.

Um blog pode ser uma casa de pão. Há uma grande fome lá fora. Fome por uma simples frase do amor de Deus. Você não precisa escrever um blog apenas para soterrá-lo de frases. Mas elas precisam estar lá. Você não pode desprezar esta oportunidade gratuita de publicar coisas cristãs.

Nenhum texto publicado, por mais simples que seja, ficará sem leitura. Por outro lado, um blog não deve ser encarado como uma coisa de outro mundo. É como escrever em um caderno. A caneta é seu teclado; o caderno é a tela do seu monitor. Do outro lado há sempre alguém precisando de uma palavra. Se você orar quando escrever suas coisas, as palavras irão e produzirão efeito. Elas têm a promessa de Deus registrada pelo Profeta Isaías: de que não voltarão vazias.

No começo é um pouco estranho, mas com o passar dos anos as coisas vão se tornando mais simples. Você vai lendo, aprendendo, corrigindo, ouvindo as críticas. A experiência de publicar um texto na internet deve ser valorizada e aprendida. Todo líder evangélico deveria aprender. Para usar ou para ensinar a outros.

Ter o domínio da melhor tecnologia disponível da época para pregar o Evangelhop a suprema missão da Igreja é formidável. Ter acesso gratuito a tudo isso e mesmo assim achar que não vale a pena é inacreditável.



Reações:

11 comentários:

  1. Oi pastpr, paz!

    Lendo esse artigo hoje, refleti sobre a importancia de sermos, cada vez mais, responsáveis por aquilo que PREGAMOS e por aquilo que VIVEMOS. Colocar num blog palavras é muito fácil...qualquer criança hoje em dia é capaz de fazer isso. Mas o cristão tem que orar SIM, antes de lançar palavras e imagens em seu blog. Gosto de visitar os blogs para aprender mais da Palavra de Deus, mas , infelizmente, vejo muita coisa que me envergonha tremendamente.
    Concordo literalmente com seu artigo.


    Tenha uma semana de vitórias.

    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente, tengo 2 años de tener un blog y muchos se han convertido y reconciliado con el Señor a travez de la red, estoy medios los blog sirven para predicar, aunque no parezca, ahora tengo 2 blogs al servicio de nuestro Señor, la UBE es un buen ejemplo de como todo medio es util para la expancion del reino de dios, nuestro Señor Bendiga a todos los miembros de la UBE, Bendiciones a Todos en el nombre de Cristo!!

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão João Cruzue,

    Parabéns!

    Seu texto é simplemente genial!
    Um grande incentivo.

    Deus continue abençoando a sua vida.

    Um grande abraço!

    Seu conservo,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  4. Vejo que a internet é um ótimo meio para apregoar Jesus. E já que nós, cristãos, temos liberdade de expressão na web, é nosso dever abençoar a vida de pessoas através desta ferramenta.
    Que Deus vos abençoem!!!

    ResponderExcluir
  5. Irmão a paz !!
    Sabias palavras.
    o blog me fez enxergar que sou um pouco ovelha e um pouco pastor.
    O que escrevemos tem que ser de Deus.Tem que orar,pedir direção.
    Deus abençoe.
    Alias,irmãos vamos parar de copiar textos.
    Deus nos chamou para ser voz e não para ser eco

    ResponderExcluir
  6. Muito correto o texto. Nós devemos utilizar todas as ferramentas que dispomos para comunicar a Verdade, a única Verdade.

    No meu blog, por exemplo, procuro colocar textos variados, sobre apologética, devocionais, notícias comentadas por um ponto de vista cristão, ferramentas úteis para aprendizagem e ensino cristão, entre outros. A maior parte dos textos é de minha autoria, mas utilizo bastante material que, por vezes, traduzo e disponibilizo no blog.

    Abraços, Deus vos abençõe nesta obra,

    Att,

    Leandro Teixeira
    http://liberdadeepensar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. .

    Volte para agradecer a leitura e dizer que fiquei muito honrado com os comentários de:

    Rosemary,
    Pastor Carlos Roberto,
    El Milênio
    Raiane
    Roberto Esperança
    E do Irmão Leandro Teixeira.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz!
    Amado irmão em Cristo. Este texto fala de um assunto muito importante:o uso da NET para divulgar o Evangelho e a Sã Doutrina. Pessoalmente, vim despertar para essa possibilidade recentemente. Mas o pouco tempo em que tenho me utilizado do meu blog para divulgar a Palavra, o fiz com muita seriedade.Acho que tem muita gente produzindo bons textos, e há também alguns exageros.

    Toda glória ao nosso Deus.

    ResponderExcluir
  9. Olá, estou começando com meu blog, ele tem alguns meses, esse post foi muito encorajador, como ainda estou começando, não recebo muitas visitas e comentário... procuro colocar pelo menos um versículo por post, fico contente com cada comentário que vejo e procuro responder todos! rsrs
    Aqueles que quiserem o endereço é:
    http://aoalvorecer.blogspot.com
    Aceito sugestões e críticas construtivas...
    XD
    Até!

    ResponderExcluir
  10. Pastor,

    Eu só posso falar do que está cheio meu manacial. E, bem verdade que precisamos nos alimentar bem para superabundar nosso manacial.Elementar que todo membro lesse este rico manacial.
    Tuas palavras acrescentam ao meu.
    Graças a Deus pela sua fonte.
    Orcilene

    ResponderExcluir
  11. Eu posso testemunhar que o blog mudou minha vida, no que se refere à visão de ministerio e testemunha de Jesus. Toda a experiência que eu adquiri na publicidade, propaganda, design gráfico, na música e tv, chegou um tempo em que não eram suficientes para que eu atingisse o que eu entendia ser o bastante para levar a Palavra ao mundo. Minha janela de aprendizado estava se fechando, e me senti incapaz de aprender a fazer sites. Mas aí me aparece o blog! Pesquisei em vários provedores até achar um que fosse suficientemente simples para que eu pudesse desenvolver, e ao mesmo tempo que me desse recursos bastantes para não ficar muito chinfrim. Achei então o Blogger, e o resto é história. Agradeço a Deus por ter colocado essa ferramenta em meu caminho na hora certa, pois Ele é o Senhor do Tempo, e à UBE pela visão e por ter aberto o caminho a muitos como eu.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net