Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sábado, 16 de janeiro de 2010

Blogs Evangélicos em quatro aspectos

Posted by Joao Cruzue on sábado, janeiro 16, 2010 with 3 comments

Por que é preciso começar?



João Batista Cruzué

Recebi, um dia desses, um email de uma pessoa amiga contando que ainda estava um pouco atrapalhada sobre o que escrever em seu blog, principalmente, porque dispunha de pouco tempo. Daí, pensei em abordar QUATRO ASPECTOS muito interessantes sobre este assunto, visando contribuir com mais tijololinho na edificação das comunidades de blogueiros evangélicos e aumento na publicação de conteúdo cristão na NET. É sempre bom lembrar que conheço muito sobre blogs, mas ainda estou aprendendo.


A VISÃO.

Quando você conhece de perto a necessidade de escrever e publicar conteúdo cristão em blogs, sua consciência se aviva e você descobre que precisa assumir um compromisso com Deus. Se blogar simplesmente por modismo ou vaidade, vai se cansar e um dia vai parar. Veja agora porquê comecei a blogar.


A visão veio há uns cinco anos, quando digitei a palavra "church" no browser do IE. Esperando que aparecesse um site cristão, fui surpreendido com o portal de uma igreja satanista. Ali estava a imagem da cabeça de um bode, com barbicha e chifres, na mandada de uma parede. Eu não estava preparado para a surpresa.

Com tantas Igrejas Evangélica e Católica no mundo, porque nenhuma estava na primeira posição do browser? Isso começou a martelar na minha mente. Cheguei a pensar que as lideranças das Igrejas Evangélicas em todo mundo eram passivas, atrasadas em tecnologia, uma vergonha. Pricipalmente, porque há 500 anos, a primeira máquina de Imprensa foi criada para imprimir a Bíblia.


Analisando depois com mais calma, concluí que a carapuça caía também justa na minha cabeça, porque eu havia me esquecido de que era uma liderança cristã.

Então comecei a agir. Naquela época já andava bisbilhotando os blogs do UOL. Eram chatos, complicados, e tinham pouco espaço. Esqueci o UOL e comecei a procurar um Portal que oferecesse uma plataforma gratuita para publicação de Blogs. Encontrei o www.blogger.com do Google. Eu já sabia de que nos Estados Unidos, eles definiam eleições presidenciais. Cheguei a subscrever o Blog do John Kerry que disputou e perdeu a eleição para o Bush.


Meus primeiros testemunhos foram publicados em 2004 no antigo site do Pastor Silas. Como eles alcançavam muitos leitores, achei que poderia crescer e publicar com as próprias pernas.

Comecei com TESTEMUNHOS.Depois traduções, reportagens, crônicas, etc. Minha família e eu sofremos muitas privações com os 11 anos de desemprego que passei. Achei que seria um bom motivo publicar e contar para o mundo a a vitória que Jesus Cristo me dera. Eu não ia ficar de boca calada. E decidi compartilhar os conhecimentos que viria adquirir com todos os que perguntassem como criar e publicar um blog.


O DISCURSO

Como escrever
: é muito simples. imagine que seu melhor amigo ou amiga esteja diante de você. Os melhores mestres da comunicação digital ensinam que para se comunicar bem, você deve escrever como se estivesse CONVERSAR com uma pessoa amiga. Quer ver a diferença?


Este é um discurso de blog: Oi meu irmão, estou aqui, neste momento, escrevendo este texto, porque sei que Deus vai usar você poderosamente em textos que vão levar a voz de Deus diretamente ao coração dos leitores de seu blog.

Ou:

A paz minha irmã, sabe aquele texto que você escreveu ontem, contando aquela vitória que Jesus lhe deu? Você não sabe, (e talvez nunca vá saber) mas do outro lado do mundo, havia um brasileiro que estava navegando na Internet, à noite, e deu de cara com seu testemunho. Durante a leitura daquele texto, que você achou tão fraco, o Espírito Santo começou a falar no coração daquele moço, e entre lágrimas ele renovou sua confiança em Jesus.


Mas evitem este tipo de discurso: Irmãos vocês devem escrever textos de testemunhos para publicar em blogs para que Deus possa usar o que estejam escrevendo". Há um erro de posição aqui: é como você estivesse acima do leitor.

A diferença entre os dois discursos: Blogs são veículos de comunicação informais. O discurso pessoal, direto, olho-no-olho, é a forma de linguagem mais adequada. Ele é forte, íntimista e eficiente.

O outro discurso , não fala diretamente, não olha olho-no-olho, não considera que a pessoa do receptor, é a parte mais importante no diálogo. Um fato a ser notado é que o discurso pessoal e direto, olho-no-olho, pode ter milhões de recepTores, cada um deles sendo chamado de "você". Quer um fato concreto? Em todos os emails e posts da campanha presidencial de Barack Obama foram usados este tipo de discurso.



A MISSÃO.

Por que é importante escrever
? Você vai escrever para glorificar o nome do Senhor. Assim como ninguém nasce falando, andando, nem lendo, você vai melhorar com o tempo.
E tudo que publicar com inspiração, vai encontrar um ou vários leitores ávidos do outro lado do monitor.

Como dar qualidade ao seu blog: uma paráfrase de Romanos 12:2 "E nunca fique satisfeito com sua bagagem cultural de blogueiro, mas renove dia a dia seu conhecimento da língua portuguesa, para que seus textos gradativamente galguem os degraus da escada da boa, agradável e perfeita escrita. O primeiro degrau é bom, o segundo degrau é agradável e no terceiro degrau você estará perfeito.

Minha sugestão: há bons manuais de redação em boas livrarias. O meu, "Tecnicas de Redação" é bastante antigo, não sei se ainda existe para venda. O nome do autor é João Bosco Medeiros, da Editora Atlas.



COMPROMISSOS

COM DEUS. A cultura do Mundo Ocidental caminha para se tornar mais e mais individualista. Narcisista. Até os cristãos estão sendo atraídos por este desvio Não foi assim que Jesus Cristo viveu no primeiro século. Ele chamou 12 jovens para ESTAREM com Ele. Para ter e crescer em COMUNHÃO com Ele. Eles assistiam ao discurso, mas Cristo ia além das palavras, pois o Reino de Deus é poder para ação. Se nos consideramos CRISTÃOS então devemos assumir um COMPROMISSO de serviço para ter comunhão com ELE. Mesmo nos multiformes tipos e formas de blogar é perfeitamente possível manter este compromisso de fidelidade.

COM O EQUILÍBRIO PESSOAL: temos que levar em conta outro compromisso: o de zelar pelo equilíbrio do virtual com o mundo real. O que fazemos no mundo real é o que dá peso às coisas que publicamos na Internet. Discurso desprovido de substância, de experiência com Deus, não vai produzir fé no coração de ninguém, pois ele será rejeitado pelo Espírito Santo.

COM A IGREJA - A maioria dos formadores de opinião da grande imprensa não são profissionais cristãos. A esmagadora maioria de jornalistas, repórteres, artistas e políticos não veem a Igreja evangélica com bons olhos. Eles nos consideram como os fundamentalistas do atraso. Crentes bobos explorados por pastores ladrões. Como somente eles falam, suas opiniões são aceitas como verdadeiras pela sociedade. Só há um caminho para enfrentar este desafio: compartilhar tecnologia de uso das mídias digitais. As próximas gerações vão se informar PRINCIPALMENTE pela Internet.

Quanto mais líderes evangélicos aprenderem publicar conteúdo cristão na NET melhor. Nem todos vão atingir altos patamares de popularidade, mas muitos vão. Se nós não expressarmos nossa opinião perante a sociedade, ela vai continuar bebendo de ateus, homossexuais, ímpios, incrédulos e de autores de novelas cheias de prostituição e maus exemplos. Precisamos particiapr e convocar nossos conhecidos a tomar parte no maior veículo de comunicação globalizada, chamada Internet. E a porta deste caminho chama-se BLOGS.


Aí está o texto prometido. Dos quatro aspectos abordados, todos são importantes, mas eu creio que a VISÃO é o combustível que pode levar à conquistas de feitos que você ainda nem sequer pensou, mas que estão no coração de Deus a sua espera.

www.ubeblogs.net/
Reações:

3 comentários:

  1. amei este blog, lindo.....sou pastora FRANCISCA, HOJE DEIXO MEU BLOG LINDAS MENSAGENS, VIDEOS, FOTOS, e MEU TESTEMUNHO, JESUS TEM UMA PALAVRA PARA VOCÊ, VEJA E DEIXE SEU DEPOIMENTO, OBRIGADA.....
    http://franciscafesempre.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Amado de Cristo , como fico feliz de saber que Deus não tem prazer em nós calar ou nos ver de boca fecada, e sei que quando tentaram me calar dentro das igrejas Deus me deu esta porta aberta para falar do seu amor , e aqui estou eu amando o que acabo de ler em seu blog irmão querido, pois creio que Deus quer que ocupemos todos os espaços que estiverem disponiveis para falarmos do seu reino e não deixemos este espaço em para que o diabo ocupe. obrigada por esta palavra de incentivo....
    http://leidecompartilhaadependenciadedeus.blogospot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito profunda esta palavra sobre blogs, no meio evangélico ... eu sou nova como blogueira, mas tenho aprendido muito com tópicos como este! Precisamos acreditar que há um potencial em nós, e que se faz necessario expressar a nossa fé e o nosso posicionamento também no meio da sociedade em que vivemos. Somos seres humanos ou robos??? dependemos de quem? DEUS é o nosso tudo e é por Ele que nos levantamos para divulgar sua palavra e opinarmos o que achamos necesaário em nossos blogs. Sua palavra serviu de alerta para mim, e acredito que para muitos outros.DEUS o abencoe Pazzzzzzzzzzz!!!

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net