Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O blogueiro e a fidelização ao estilo pessoal de blogar

Posted by Eliseu Antonio Gomes on segunda-feira, janeiro 04, 2010 with 20 comments
"Mas, graças a Deus, que em Cristo sempre nos conduz em triunfo e por meio de nós manifesta em todo lugar o aroma do conhecimento"
(2ª Corintios 2.14 - Almeida Século 21).

Em 27 de novembro de 2005, ao começar a blogar, não existia essa variedade de blogs que existe hoje. Há quatro anos e meio atrás, lembro-me de uma ocasião em que para encontrar blogs cristãos, foi preciso garimpar de dez à vinte minutos no Google. Tudo é diferente agora. Temos grande número de cristãos blogando. Gente desconhecida, pastores de renome.

Sou grato a Deus por ser parte do início e ver o esplendoroso crescimento da Blogosfera Evangélica.

Quando comecei, a única opção do blogueiro era aprender a blogar blogando. Com o tempo esta realidade se transformou e hoje encontramos diversos tutoriais disponíveis na Internet, facilitando nossas vidas virtuais.

Aos blogueiros iniciantes, quero deixar quatro dicas:

• Tenha seu estilo

É muito importante ao blogueiro descobrir o seu estilo e ser fiel a ele. Ofereça conteúdo virtual pautado naquilo que sabe fazer bem. Não siga à risca a estrada do vizinho, crie a sua estrada. Lapide o seu jeito de ser e será imbatível naquilo que fizer.

• Escrever ou não escrever?

Penso que a questão de produzir e publicar o texto autoral é importante, porém, entendo que esta não é uma questão essencial para a vida útil do blog.

Existem ótimos blogs em que o blogueiro oferece pouco ou nenhum texto próprio. Encontramos textos traduzidos pelo blogueiro, textos em nosso idioma, mas que o blogueiro não criou. Inclusive, encontramos alguns blogs em que está estabelecida a comunicação em formatos não escritos.

Enfim, um blog não é sinônimo de lugar virtual onde estão apenas as redações do blogueiro que o edita. Ali, não necessariamente é obrigado haver só o discurso composto pelo dono do espaço. Pode ou não conter coisas que saíram da cabeça do blogueiro. Blogs neste estilo apresentam conteúdo do que o blogueiro se identifica, pensa, concorda, gosta.

Enfim, quero dizer que existe a categoria do blogueiro não escritor. No blog deles, temos a sua edição do que ele vê e quer passar adiante.

• Tenha critérios éticos

Ao publicar conteúdo de terceiros, passem os créditos autorais em cada postagem que fizerem.

É convencionado que, quando usamos artigo de outra pessoa, o nome do autor deve ser posto acima do que ele escreveu. E logo abaixo do texto, a fonte da coleta deste texto e uma breve apresentação do autor. De preferência, o nome do autor em negrito e itálico.

Também, é preciso tomar o máximo de cuidado para não infringir a lei do direito autoral. Só publicar o que for autorizado. Uma dica: escrevam para as editoras de revistas cristãs e peçam licença para reproduzirem o conteúdo delas. Algumas concedem a reprodução parcial ou integral.

Aos cristãos, blogueiros que não são escritores, não é preciso recomendar evitar o plágio. Mas, mesmo assim, fica aqui o alerta. Plagiar é crime. Nenhum plagiador tem credibilidade e goza de respeito.

• Ilustrações de blogs

Na Internet, a grande maioria do conteúdo de fotos, desenhos, charges não são liberadas, portanto, há a barreira quanto ao que usamos como ilustrações das nossas matérias. Evitem as grandes empresas da mídia ligadas ao jornalismo. Vá ao Flickr e extraia fotos cujos direitos estão livres . Cuidado, algumas imagens são restritas.

Temos aqui bem próximo de nós o blog Imagens Cristãs, idealizado pelo nosso amigo Sammis Reachers. A idéia dele é indicar bons sites de fotografias e passar orientação sobre como usá-las da melhor maneira possível.

E.A.G.
Reações:

20 comentários:

  1. A paz a todos.

    Muito bom este artigo, eu me enquadro nos blogueiros que postam artigos de outras pessoas, minhas palavras mesmo são poucas, mas sempre tomo o cuidado de colocar as fontes. Que Deus os abençoe !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, bom mesmo, obrigadão pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  3. muito boas essas dicas,
    eu já tenho meu estilo.
    prefiro ser original quanto ao meu conteudo e quando posto textos de
    outros autores sempre deixo o meu
    comentário sobre o assunto.
    um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Paz do sr.
    Obrigado pelo comentario no meu blog,
    Deus continue te abençoando sua vida.
    Verdade sou prova disso o que Deus fez na mimha vida.
    Eu era feitiçeiro e Espirita, como meu blog é chamado VIDAS TRANSFORMADAS.

    Abraço.

    www.pitante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Soninha

    Pois é, assim igual a você são diversos outros blogueiros.

    Eu escrevo. Mas mesclo as minhas composições com a autoria de outros.

    Faço reproduções das coisas de terceiros por dois motivos:

    1 - por conta do tempo, que às vezes não é disponível.

    2 - Ou, porque o que é escrito por outros possui o peso de credibilidade necessário ao assunto que é tratado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Kassio

    É importante valorizar o próprio estilo. Em outras palavras, podemos dizer que estilo é talento. Todos temos ao menos um, que é dado por Deus.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Paz.
    Maneira as dicas, show.
    Com certeza, ajudarão á muita gente.
    Em grande parte atendo ás dicas e posto muito material meu, inclusive vídeos, onde pelo blog, temos a facilidade de postar diretamente, sem ter que postar em outros sites.
    Um forte abraço e Paz.

    ResponderExcluir
  8. Stol

    Além de agregar blogueiros cristãos em um mesmo ambiente virtual, a ideia do blog UBE é exatamente essa: passar dicas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Bacana a iniciativa de vocês.. esse espaço é amplo(blog esfera) e tem para todos.

    http://www.balalaico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Legal gostei das dicas, tenho o meu faz um tempo já, lá gosto de escrever tudo o que vem na cabeça e tudo o que se passa nas situações do cotidiano e no mundo.....ta muito bom, abraços!!! http://memoriasdeigor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Alexandre (Vidas Tranasformadas)

    Deus continue abençoando você.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  12. A PAZ,

    O que aqui esta postado é a verdade, no emu gosto muito de colocar reflexoes minhas, quando coloco artigo de terceiros gosto de fazer um comentario, mais um blogueiro tem que ter seu estilo, seja qual for.

    ResponderExcluir
  13. Igor

    Que bom que você está avançando com o tempo. São muitos que eu vi começarem com bastante entusiasmo, mas logo perderam o ãnimo e pararam. Alguns até chegaram a excluir o blog.

    Continue firme. E não deixe de anunciar a Cristo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Caro (a) blogueiro (a)

    Ter estilo pessoal, ser dono de uma contrução sintática única, que alcance o patamar de marca registrada é algo sublime ao escritor. Poucos têm tal identidade ao criar uma redação.

    Atinge-se essa condição com o tempo, com a prática, com muita dedicação.

    Que Deus abençoe a todos os blogueiros assim!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. .

    Assino embaixo, o que o Irmão Eliseu escreveu. É preciso ter estilo, investir no talento de escrever, no português e ter ética de um filho de Deus. Vejo muitos blogs hoje recebendo milhares de leitores, mas o conteúdo é por demais desequilibrado. Não basta ter muitas visitas - é preciso agradar ao Espírito. Não basta ser famoso às custas de desconstrução.

    Aquele que usar o nome de Deus em Blogs, e não seguir os princípios cristãos, vai chegar um tempo que não terá mais prazer em blogar, porque vai se sentir vazio. E o vazio é a ausência de alegria, e a alegria do Senhor é a nossa força.

    Sigamos em frente, animados e inspirados, pois nosso trabalho de públicar conteúdo cristão na INTERNET não é vão no Senhor.

    Irmão João Batista Cruzué


    .
    .

    ResponderExcluir
  16. João

    Pois é, o Espírito Santo edifica, enquanto malígno tem por objetivo destruir. É claro, isso. E alguns criam blogs para atacar pessoas, não é para defender ideias e propagar o Evangelho.

    Mas, falando do estilo de blogar, quero acrescentat mais:

    Para ser um bom comunicador não basta dominar a gramática, usar vocabulário extenso, profundo. Bom comunicador é o que sabe se comunicar por métodos sintéticos aliados à semântica. Sabe conduzir sua mensagem com a dose certa de emoção que o momento exige. Os publicitários são mestres nisso!

    Quem se comunica bem, evita usar termos técnicos para pessoas que não as conhece (há alguns blogueiros teólogos errando nisso).

    O bom comunicador se policia para não ser traído pelos sentidos ambíguos do vocabulário. É capaz de criar mensagens cujo sentido atinge o público-alvo com o exato sentido que existe nelas.

    A existência da ambiguidade nos textos é o equívoco de alguns blogueiros ao comunicarem-se.

    Entre a fala e a audição, entre escrever e ler, existe a distorção.

    A responsabilidade maior para que a informação chegue ao destino como ela é, é do emissor. Não é do destinatário.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Que O Senhor te abençoe muito irmão Eliseu, sempre procurando nos ajudar...Obrigada pela dica.
    Um abrço.
    Teônia

    ResponderExcluir
  18. Cara Teônia

    Deus abençoe você, também.

    Seu blog é um dos blogs que trazem refrigério espiritual aos internautas.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net