segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

As questões do jejum e da saúde

Posted by Eliseu Antonio Gomes on segunda-feira, fevereiro 08, 2010 with 18 comments
Tipos, motivações e consequências de jejuns.

Três pontos a considerar:

1º. "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer ou pelo beber..." - Colossenses 2.16 a.

Devemos nos lembrar que o corpo em que estamos não é nosso. Ele é o templo do Espírito Santo. Cuide bem dele, pois não é sua casa, é a moradia dAquele que é mais importante do que todos nós juntos, ele pertence ao Senhor (1ª Coríntios 3.16).

2º. "Não seja sábio a teus próprios olhos" - Provérbios 3.7 a.

Se você passa por problemas de saúde, está dependente de remédios, não poderá se abster de alimentos sem antes passar pelo consultório médico e receber o parecer dele . O especialista em medicina é ele, não é você.

3º. "Mais importa obedecer do que sacrificar" - 1º Samuel 15.22.

O jejum é uma prática espiritual, e como tal deve ser realizado com o uso da sabedoria, como um culto racional (Romanos 12.1-2).

Não sacrifique o corpo, Deus não quer este sacrifício de ninguém! Ele não se agrada de jejuns que representem mero sacrifício humano.

Jejuns acompanhados de sacrifício não são sinais de espiritualidade, são demonstrações de religiosidade carnal (Colossenses 2.18-23).

E.A.G.
Reações:

18 comentários:

  1. Muito bem,voce fez observacões importantes,porem penso o seguinte;se vc so faz coisas p/ agradar a carne,isso e com atitudes,conversacoes e ate mesmo dando a ela tudo que ela deseja comer,hanvc vira um homem carnal,tudo faz parte,nao e so jejun,porem,dizer que nao e importante jejuar han,nao me parece uma coisa sabia,jejun,oracão,vigilancia,orar de madrugada,fazer o bem ao nosso semelhante,tudo e importante,nao basta fazer umas dessas coisas,no meu ponto de vista temos que fazer um pouco de cada sempre.o mundo hoje em dia ja ta cheio de incredulos,avarentos etc,garanto que se ouvesse mais dedicacao espiritual,o mundo seria melhor,e as pessoas mais humanas e realmente seriamos a semelhanca de Deus,mais do jeito que o mundo esta han,nao tem semelhanca de Deus nenhuma.{qdo falo de mundo,falo de seres humanos}

    ResponderExcluir
  2. Acredito muito em jejum.É uma forma de deixar esse mundo,alimentar a alma da presença de Deus,é oração em silêncio por fim é um sacrifício aceitável diante do senhor.Todo cristão sincero tem por obrigação o jejum como uma atividade constante ,campanhas e intersseções acompanhados de leitura da palavra e orações são a receita de uma vida espiritual sólida e abençoada.Quanto ao ser julgado por comida ou bebida isso tem a ver com costumes judaicos que estavam atrapalhando a palavra da graça,nada a ver com jejum que é recomendado pelo Senhor para termos Ele mais próximo de nós.Mateus 9:14,15

    ResponderExcluir
  3. Geuber

    Eu não escrevi que não é importante jejuar. Escrevi que o jejum que beira ao sacrifício não é agradável a Deus. É mais importante obedecer.

    Jejuar sem haver saúde é um atentado ao templo do Espírito!

    Oração e jejum sem meditação bíblica, sem conhecimento da Palavra, leva ao fanatismo.

    Deus se agrada da obediência. E para odedecer é preciso conhecer as ordens, não é?

    A consagração ideal tem um tripé:

    1 - Leitura bíblica sistemática e devocional;

    2 - Prática dos textos bíblicos normativos, devidamente interpretados;

    3 - Oração e jejum;

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Marcos

    Sei o que quis dizer. Quis dizer que acredita em Jesus, e que se sente bem jejuando.

    Eu me sinto bem, também!

    Nos momentos do jejum, deixamos de alimentar a carne, que se enfraquece, e por causa disso o número de pecados abaixa, e então Deus se faz um pouco "mais paupável" para nós.

    Quem dera todos os cristãos jejuassem, orasssem e se dedicassem às leituras devocionais e sistemáticas das Escrituras! Passariam por grandes experiências espirituais, as experiências sólidas, que você disse!

    Quando os pastores e grupos de obreiros da igreja jejuam em um mesmo propósito, os milagres acontecem no meio do povo. Surge o avivamento espiritual como nos tempos apostólicos.

    Todo pastor deveria convocar seus obreiros ao jejum todos os domingos! O ministério do pastor que faz assim vive o amor com bastante semelhança aos tempos de Atos dos Apóstolos!

    Sou favorável a prática do jejum entre os cristãos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. O jejum é muito importante na vida do cristão pois ele é bíblico, porém devemos tomar o cuidado para não fazer do jejum um ato de sacrifício, o verdadeiro sacrifício já foi feito na cruz do Calvário pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, cada organismo reage de uma maneira e cada caso é um caso, o jejum feito sob a direção de Deus e não do homem é o melhor a ser feito.

    Parabéns pelo Blog, quero te convidar para conhecer meu blog.

    Deus abençõe

    Pr. Fábio Luciano Volpini

    ResponderExcluir
  6. Olá meus irmãos.

    Não devemos desconsiderar totalmente a pratica do jejum. Vemos algumas recomendações, onde somos orientados a jejuarmos. A questão do jejum que agrada a Deus, como em Isaías bem falou, quem bem mais que um "sacrificio" deveriamos fazer o que Deus determinava, como: Acudir as viúvas, os orfãos soltar as ligaduras dos presos e etc. A inteção do jejum é biblica e recomendavel, apenas não deva ser feito com convicções erradas como faziam os farizeus. Certa ocasião Jesus Falou: Esta casta de demônios não sai a não ser por jejum e oração.
    Muito bom este post.
    Deus abençoe a todos.
    Josiel Dias
    http://josiel-dias.blogspot.com/
    Congregacional
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso o texto, fico perplexo as vezes quando encontro absurdos sobre o jejum.
    Mas, é muito importante verificar o que motiva a pessoa a fazer os Jejuns, pois o Jejum é uma forma de servir ao Senhor (2ª Cor 11:27 e Atos 13:2) e não uma forma mais "forte" de pedir algo.
    O Jejum equilibrado vai trazer amadurecimento na vida do cristão.

    ResponderExcluir
  8. È importante mesmo isso, eu estava fazendo um jejum de agradecimento a deus só de agua, foi o meu primeiro, tenho 17 anos.
    Todos os dias estava orando, lendo livros, bíblia e indo na célula da igreja e tudo mas quando chegou o terceiro dia eu já estava muito desgastado e quando eu levantava perdia a visão por alguns segundos, ai decidi parar por que eu não dava conta de fazer mais as coisas direito e se eu continuasse eu iria ficar o dia todo dormindo e não existe jejum sem a busca da presença de Deus.

    ResponderExcluir
  9. ACREDITO NO PODER DO JEJUM COMO UM MEIO DE CONSAGRAÇÃO DE SE A CHEGAR MAIS A DEUS E NÃO PARA RECEBER ÁLGUM
    INFELIZMENTE VEMOS CRENTES RAQUITÍCOS ESPIRITUAIS E COM A SAÚDE DEBILITADA E ACHANDO QUE SE NÃO FOR ASSIM DEUS NÃO RESPONDE.É BOM RESSALTAR QUE ABÍBLIA DIZ QUE PARA O SENHOR ELE AGRADA DE UM CORAÇÃO AQUEBRANTADO.

    ResponderExcluir
  10. José Carlos A. Santanasexta-feira, agosto 13, 2010

    Olá, caro cantor Gaubert Nunes, prazer em falar-lhe.
    O que você canta e pra quem vc canta?
    Se responder que canta "góspel" é ministro de música, não é cantor profissional. Digo isso para que possamos nos conhecer um poco mais e se assim trocarmos informações visando um fim proveitoso, o crescimento.
    Li seu comentário a respeito da "Questão do jejum e da saúde". Tem o direito de se expressar e fazer conforme entende, más a orientação sobre o jejum é correta e está fundamentada na s Sagradas Escrituras, gostaria que se interesase mais nesse assunto e se tiver interesse podemos conversar, houve um tempo em que eu tinha menos conhecimento que atualmente e fazia segundo o que eu entendia e não segundo a Palavra de Deus nos instrui...
    Estaremos postando no blog O Pão da Vida: cristopaodavida.blogspot.com uma orientação que com certeza irá auxiliar muitos irmãos nessa questão.
    É bom participar pois, assim aprendemos com os irmãos, e, há outro benefício importante é que conhecemos mais pessoas. Desculpe o tempo é curto, por isso perguntei "Qual é a Música"?.
    A Graça e a Paz de Cristo lhe sejam multiplicadas.

    Em Cristo,


    José Santana - Evangelista.

    ResponderExcluir
  11. A Paz do Senhor Jesus esteja com você.

    Bom você iniciou o texto com colocações importantes, de que devemos cuidar do nosso corpo porque ele é templo do Espirito Santo, e que também devemos consultar nosso médico antes de abster de uma alimentação, também esta muito bem colocado, como está no inicio o tipo da mensagem é de conselho e consequências de Jejum.

    Só tenho uma observação a fazer quando você diz que não é para sacrificar o corpo. Você deveria explicar que tipo de sacrificio não devemos fazer, a biblia nos diz que o Senhor não se agrada com sacrificio de tolo. Como você mesmo mencionou o capitulo 12 de Romanos no versículo 1 está bem claro quando o Apostolo Paulo fala... Rogo-vos pois irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor, que é o vosso culto racional.

    É importante enfatizar a extrema importância do Jejum, todos grandes homens de Deus Jejuavam e muito e a biblia nos diz que a uma casta de demônio que só sai com jejum e oração, então vamos enfatizar isso, temos que jejuar.

    ResponderExcluir
  12. Bom você iniciou o texto com colocações importantes, de que devemos cuidar do nosso corpo porque ele é templo do Espirito Santo, e que também devemos consultar nosso médico antes de abster de uma alimentação, também esta muito bem colocado, como está no inicio o tipo da mensagem é de conselho e consequências de Jejum.

    Só tenho uma observação a fazer quando você diz que não é para sacrificar o corpo. Você deveria explicar que tipo de sacrificio não devemos fazer, a biblia nos diz que o Senhor não se agrada com sacrificio de tolo. Como você mesmo mencionou o capitulo 12 de Romanos no versículo 1 está bem claro quando o Apostolo Paulo fala... Rogo-vos pois irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor, que é o vosso culto racional.

    É importante enfatizar a extrema importância do Jejum, todos grandes homens de Deus Jejuavam e muito, e a biblia nos diz que a uma casta de demônio que só sai com jejum e oração, então vamos enfatizar isso, temos que jejuar.
    Jejum é um sacrifício aceitável ao Senhor e muito importante para nossa alma, abster de uma alimentação e nos encher da presença de Deus. A PAZ.

    ResponderExcluir
  13. O jejum não está relacionado somente a alimentação. Você pode usar o jejum como se livrar de maus habitos. Ex se uma pessoa é viciada em televisão, ou seja, se essa mania a deixa de estar buscando a Deus, de estar com a família etc. Ela pode muito bem fazer um jejum de televisão. Aos poucos isso fará com que ela tenha controle e passe a dividir melhor entre ter tempo para Deus, família etc.

    ResponderExcluir
  14. a paz do Senhor, muito bom seu artigo, conheço pessoas que estão gravemente enfermas por não terem regras ao jejuarem, e agora querem que Deus os curem de qualquer maneira ( pra eles a culpa é de Deus), sejamos sim vigilantes tambem ao jejuar para não pasarmos dos limites fisicos do templo do espírito.

    ResponderExcluir
  15. MARAVILHOSO ESSE BLOG DEUS ABENÇOE....INDICO ESSE VIDEO PARA VC....ASSISTA VAI ABENÇOAR SUA VIDA E A VIDA DA SUA FAMILIA FICA NA PAZ....http://www.youtube.com/watch?v=YGOag-ifKy8...ESPERO QUE DIVULGUE.

    ResponderExcluir
  16. Não gosto de jejuar porque quando tinha 14 anos meu pai me obrigava a jejuar pelos pedidos da igreja que eramos assiduos, então tenho pavor do jejum.

    ResponderExcluir
  17. O jejum que Deus quer é que o homem deixe de comer o pão da impiedade,a falta de amor,os maus pensamentos, o mal testemunho,
    Por que o que Santifica o homem é a palavra de Deus
    "ISAIAS 58:


    58:1 CLAMA em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
    58:2 Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus,
    58:3 Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
    58:4 Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
    58:5 Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?
    58:6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
    58:7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
    58:8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.
    58:9 Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;
    58:10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
    58:11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
    58:12 E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
    58:13 Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
    58:14 Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.

    ResponderExcluir
  18. acredito que o Jejum é importantíssimo na vida do cristão, agora como você disse, temos que ter sabedoria, não só para jejuar, mas para tudo quanto fazemos em nome de Deus, como diz a palavra, misericórdia quero e não sacrifício, muito interessante essa postagem, as pessoas estão perdendo o foco que é o Senhor e focando na religião, no dinheiro, e esquecendo das palavras de Jesus, ele é o nosso sacrifício, ela morreu por nos,o jejum tem que ser sem sacrifício, assim como todas as coisas que fazemos para Deus, se você não quer ajudar em alguma coisa na igreja e melhor não fazer que fazer de má vontade, como um sacrifício ou para promover a si mesmo.

    Visitem meu blog: http://palavrabencoadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

2014 (4) abaixo-assinado (2) abençoando (1) Aborto (15) Abraão (2) Aconselhamento Pastoral (5) Acordo Ortográfico (3) Altair Germano (51) ANAJURE (7) ansiedade (1) Apocalipse (1) Apologética (15) assuntos atuais (15) Ateísmo (3) atitudes (12) audio-books (1) avivamento (1) ação coletiva (10) barbárie (6) Belverede (10) bibliografia (1) Bibliotecas virtuais (3) black bocs (1) Blog do Momento (51) Blogagem Coletiva (76) blogagem profética (3) Blogger (14) Blogosfera Cristã (277) blogueiros (10) Boas vindas (1) Boicote (8) Brasil (21) Bíblia (4) Bíblia de Estudo (7) Cadastro (2) calvinismo (1) Campanhas (13) Carla Ribas (24) Carlos Minc (2) Carlos Nejar (1) Carlos Roberto Silva (5) Carnaval (1) casamento (18) cenas da vida (12) charge (4) Charles Péguy (1) China (1) CIA (1) cidadania (39) Cintia Kaneshigue (53) ciência (1) clamor (2) Como criar e editar um blog? (103) comportamento (10) Comunicados (55) Concurso no blog (7) Concursos (19) conectados em oração (8) confiar em Deus (1) conscientização (2) Consciência Cristã (20) Conto (1) contras (1) Contribuição (2) conversão (7) copa 2014 (3) coragem (1) corporativismo (2) corrida (1) corrupção (22) cosmovisão cristã (220) cotidiano (1) CPAD (14) CPAD News (5) CPI do Tráfico Humano (10) Creative Commons (6) crianças (9) crianças desaparecidas (8) crime (2) crowdfunding (1) Culto de Missões (6) cura gay (1) David Botelho (1) Denúncias (10) desabafo (1) Desafiando Limites (44) Desafio aos blogueiros (5) Desaparecidos (13) Desarmamento (2) Desastre Rio de Janeiro (4) descriminalização das drogas (1) Deus. (13) devocional (104) Dia da Bíblia (7) dia da mulher (7) Dia das Mães (5) Dia de Missões (3) Dia dos Pais (4) Dicas (114) dinheiro (7) direitos humanos (9) dissertação (1) Divulgação (12) Domingo da Igreja Perseguida (6) dons espirituais (5) Dr. Luis Pianowski (1) Dracaena (1) Drogas (2) e-book (25) e-books (3) EBD (51) EBI (1) Eclesiastes (1) Ecologia e Natureza (14) Editorial (8) eduardo campos (2) educação (1) Eleições (22) Eleições 2014 (10) Eliseu Antonio Gomes (487) ENBLOGUE (20) enchentes (1) Enquete (10) Entrevistas (38) Escola Dominical (6) Escrita (8) Esdras Costa Bentho (12) Esperança (10) Esportes (5) Estatuto (1) Estudos (16) Etica no Blogar (23) Evangelho (2) Evangelismo (56) Evento (14) exposed (1) Facebook (5) Família (55) família Cristã (2) faróis (1) Felipe M Nascimento (15) Ferramenta LIVRO (3) Ferramenta TEATRO (2) Ficção (1) Fidelidade (1) figos (1) filhos (4) Filmes (5) Filosofia (3) fim do mundo (4) financiamento coletivo (1) finanças (2) formação de opinião (7) Formspring.me (1) frases e citações (5) Frida Vingren (1) futebol (2) (7) Férias (1) gastos copa do mundo (1) Geisa Iwamoto (2) Genivaldo Tavares de Melo (43) George Soros (1) Geremias do Couto (12) Geziel Gomes (1) gif (1) governo (6) Graça (13) Guerra Cultural (2) guerra espiritual (1) Gutierres Siqueira (15) História (5) homofobia (2) HQ (1) Humor (4) Identidade (1) idosos (1) igreja (14) Igreja Perseguida (7) Imagens Cristãs (7) impostos (2) incoerência (2) indicação bibliográfica (1) indignação (1) infidelidade conjugal (2) inspiração (3) Intelectualidade (7) Interatividade (2) intercessão (20) internet (33) Internet Evangélica (27) intolerância (3) investigação (1) Islamofobia (1) Izaldil Tavares de Castro (10) J.T.Parreira (1) Jairo de Oliveira (1) Japão (19) jejum (1) Jesus. (1) jogos eletrônicos (1) Jordão (1) Jorge Luis Borges (1) João Cruzué (62) judiciário (3) Jurgen Moltmann (1) justiça (2) juventude (1) Júlio Severo (8) Kelem Gaspar (17) legislação (4) LGBTS (1) liberdade de expressão (2) liberdade de imprensa (4) liderança (8) literatura (8) livro digital (1) Livros (68) lição de vida (10) Lucas Santos (8) Luis Ribeiro (7) maconha (2) Magno Malta (1) manifestação (1) manifestações copa (1) manipulação midiática (1) manisfestação (1) Mantenedores UBE Blogs (3) Manual da UBE (8) marcha (1) Marco Feliciano (18) maridos (1) Marina Silva (1) Marl Virkler (1) Marta e Maria (1) Marta Suplicy (3) Martinho Lutero (1) mastectomia (1) Matusalém (1) Maya Felix (10) Meios de comunicação (1) mentira (4) missiologia (21) Missão Integral (5) missões (86) mistário (1) morte (1) Motivação (42) mulheres (3) mártires (1) música (3) nacional (1) namoro (2) Natal (33) Nietzsche (1) Notícias (86) opinião (28) oração (7) Orkut (13) ortodoxia (1) Pablo Massolar (1) pagamento (1) papel de parede (1) parábola (1) passatempos (4) pastores (7) Paul Washer (1) pena de morte (1) perdão (1) Perseguição política (9) Perseguição religiosa (21) Pinterest (1) PL 122/2006 (60) Plágio (13) PNDH - 3 (17) poder de Deus (6) Poesia (20) polêmicas (6) Política (111) Pornografia (2) portas abertas (1) Português (5) Primavera de Sara (2) profecia (1) profecias maias (1) profeta (1) Promoção (39) Protestantes (12) protesto (1) prós (1) páscoa (3) Rankings (1) Recursos (8) Redes Sociais (41) Reflexão (56) Reino dos céus (1) repouso (1) Repúdio (34) ressurreição (1) Retrospectiva (1) Revista Cristã (7) REVISTA FORBES (1) Robin Willians (1) Ronaldo Côrrea (2) Sammis Reachers (85) Sara (2) Saúde Pública (4) SBB (1) Selos (16) Senado Federal (19) SENAMI (1) Sentido da vida (3) Sidnei Moura (4) Silas Daniel (2) Silas Malafaia (28) Sorteios (16) STF (9) suborno (1) Teatro (2) Tecnologias (6) Televisão (9) Templates (8) teologia (5) testemunho (8) trabalho escravo (1) tradução (4) tragédias (2) tribulações (1) tráfico sexual (5) tutoriais (9) Twitter (10) UBE (11) UBE 2007 (83) UBE 2008 (120) UBE 2009 (166) UBE 2010 (201) UBE 2011 (236) UBE 2012 (173) UBE 2013 (159) UBE 2014 (150) UBE NA MÍDIA (4) UBEbooks (3) UOL (5) urnas (1) utilidade pública (12) Uziel Santana (2) vaidade (1) Valmir Nascimento Milomen (107) vencer (1) viagem (2) viagem missionária (4) Victor Leonardo (7) vida (1) Vida Cristã (111) vida eterna (3) vida real (13) Viktor Frankl (1) VINACC (13) Vinicius Pimentel (1) voto (1) voto evangélico (1) vídeo (50) Wagner Santos (1) Wallace Sousa (68) wallpaper (1) Wellykem Marinho (1) Wilma Rejane (141) Yosef Nadarkhani (7) Zip Net (3) África (3) ética (1) Ônibus Mágico (1)