Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A responsabilidade na publicação de conteúdo cristão na Internet

Posted by Joao Cruzue on sábado, fevereiro 13, 2010 with 23 comments

A Internet é mídia pública e globalizada. É o quarto e maior veículo de comunicação de massa a partir da imprensa. Fonte de difusão e aquisição de conhecimento da atual e próxima gerações. E o "microfone" mais democrático de interação acessível a partir de um Real. Gostaria de compartilhar minha visão, missão, críticas e sonhos de uma blogosfera evangélica responsável e eficiente. Algo grande por que valha a pena investir tempo e esforço.

A internet é muito rápida. Em uma semana tirou uma Susan Boiller do anonimato e a transformou em estrela de primeira grandeza da música mundial. Também em menos de uma semana tem derrubado pretensões políticas e a credibilidade de campeões do esporte. A WEB é uma vitrine feita para fazer trilhões. O comércio, a indústria, bancos e o terceiro setor estão ali para potencializar o ganho. Eles pagam fortunas a consultores para conhecer cientíiicamente os novos caminhos do êxito.

Há cinco anos comecei publicar meus primeiros testemunhos na WEB. Compartilhei com todos desde então os conhecimentos conquistados dia a dia. A partir de 2007 disponibilizei um tutorial chamado Como Blogar que tem servido de apoio para a União de Blogueiros Evangélicos e a tantos outros, pois é pública.

Eu tenho uma missão e uma visão para compartilhar

A missão é incentivar e desafiar a toda liderança cristã para que não seja apenas um usuário-leitor na Internet. Trabalho para que todos aprendam como e comecem a publicar conteúdo cristão no papel de publicadores.

Minha visão é simples e pretensiosa. Pela fé eu posso ver milhares de formadores de opinião ocupando os espaços vazios que de há muito são exclusivos de uma imprensa e liderança ostensivamente desfavorável aos princípios cristãos. Ateus, ímpios, incrédulos, homossexuais, artistas, esportistas, jornalistas, repórteres fotógrafos - dizendo o que pensam e induzindo outros à mesma forma de pensamento. Não vamos resolver isto apenas com Blogs - mas é um começo.

Todavia, depois de dar graças a Deus por mais de 20 mil blogueiros publicando na Internet, 7.000 deles na UBE, tenho motivos para preocupações. A maioria dos que conquistaram seus espaços estão repercutindo uma cultura de baixo e médios níveis herdadas da cultura de suas Igrejas. Não há lugar para mediocridade na Internet. Há sede de Deus nos corações das pessoas que navegam pela internet. E o que elas fazem quando abrem um blog ou um site evangélico e começam a ler os comentários nos rodapés? Fogem!

Quando nossas ações contradizem os princípios do ágape neotestamentário passamos a ter cheiro de hipocrisia. Os blogs evangélicos não podem ser "puxadinhos" de uma cultura individualista de gosto mundano que os santos do Senhor rejeitam. E depois de termos semeado e compartilhado nosso conhecimento para colocar um recurso de grande potencial nas mãos de nossos irmãos líderes, o joio ameaça a blogosfera.

Um tirirical de ofensas, difamações, críticas gratuitas, discussões de credos, somados velho farisaísmo daqueles que se especializaram em procurar defeitos e somente defeitos como se olhos de urubus tivessem.

Eu sonho com uma blogosfera evangélica vencedora. Textos que atraiam os olhos e os corações desta e das futuras gerações de leitores. No meu sonho não importa a multiforme manifestação dos aspectos culturais, mas que tenha um bom cheiro: o cheiro do amor cristão. Eu sempre soube que um bom texto é aquele que traz o calor do Espírito Santo em suas palavras, e que o mau texto é aquele que está a serviço da desconstrução de alguma coisa ou alguém.

Antes de concluir quero dizer meia dúzia de palavras: "Procura-se formadores de opinião cristãos." Se não tomarmos juízo, a sociedade brasileira vai perceber muito rapidamente que nós evangélicos não somos dignos de crédito, pois não vai gostar daquilo que ela vê: muito individualismo e pouco amor! Por último, quando for publicar qualquer coisa na internet saiba que você está literalmente dentro uma vitrine global. Não se deixe influenciar pelo sucesso passageiro dos maus blogueiros, construa sua credibilidade virtual passo a passo com muito trabalho, solidariedade e espírito comunitário.

|http://ubeblogs.net|
Reações:

23 comentários:

  1. Meu amado irmão, meus parabéns por esta publicação, semana passada fiz uma publicação pedindo aos irmãos blogueiros que se preocupassem com as batalhas espirituais, e que da maneira que estão publicando suas postagens estao simplesmente somando para um reino dividido.
    Meu amado irmão fui invadido por anônimosde palavras torpes, de baixo escalão. Infelismente meu irmão, nosso povo não sabe usar o espaço que Deus esta dando para o cresimento da obra d´Ele. Precisamos mudar esta idéia de atiradores de pedras para voltarmos para a pregação do evangelho e como o irmão mesmo escreveu, formadores de opiniões. Nós temos a mente de Cristo e para isso podemos passar muitas coisas boas para este povo que participa da internet...
    Um abraço e meus parabéns pela postagem
    Pr. Gualter

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o pastor,muitas postagens,alguns blogueiros tem sido individualistas e até agressivos com outros ministérios e pastores,certamente isto passa para os leitores uma divisçao na verdade um "Reino dividido"
    www.macielfrederico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Irmão João.
    Como sempre suas publicações são de alto nível.
    Fico muito feliz em ver o irmão empenhado em uma causa nobre, justa e cristã. Está faltando esta visão na blogosfesra cristã. Tem muitos talentos, muitos especialistas, muitos debatedores, muitos teólogos, muitos "apologéticos", mas falta pessoas como o irmão João.
    Siga neste propósito, pois o Senhor é sabedor de todas as coisas e ele está vendo o quando seu trabalho tem beneficiado todos nós e como diz o pastor da minha igreja: "Deus não fica devendo nada a ninguém".
    Luis.

    ResponderExcluir
  4. Irmanado e ladeado de pessoas responsáveis e sóbrias que nosso Deus tem levantado neste nosso país, venho reforçar e fortalecer a linha de conduta responsável, edificadora e promotora de reconhecimentos que glorifiquem a Deus e sobretudo façam ser no seu todo um veículo de bênçãos a todos que acessarem nossos conteúdos. Tenho ultimamente recebido vários e-mails contendo agradecimentos e palavras incentivadoras que me fazem extremamente útil ao reino de Deus entre os demais pregadores e ensinadores de língua portuguesa. PbGS - http://glaukosantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz, querido irmão Josué,

    Parabéns pela Iniciativa e pelo texto coeso, cristão e verdadeiramente verdadeiro.

    Compartilho desse sonho de uma blogosfera evangélica, feita por cristãos verdadeiros, que ama o Reino de Deus e que almejam um país repleto e tomado pela Palavra de Salvação, Cristo Jesus.

    Que o Senhor te abençoe sempre nessa sua caminhada e muito sucesso em tudo.

    Paz,

    Professor Anderson Cruz.

    ResponderExcluir
  6. Achei ótima a visão, eu tenho um Blog www.ehblabla.com.br e quero me afiliar, como faço?

    ResponderExcluir
  7. www.escolabiblicadominical.netquarta-feira, junho 02, 2010

    Amado irmão João Cruzué, é com alegria imensa e especial que me deparo com um NÍVEL ALTO e PROFUNDO de exortação. O amado verá (ou já viu) em sua caixa de e-mail (e-mail enviado à UBE) que nossa Escola Bíblica remeteu texto citando parte do trecho (um escrito seu - uma exortação diretíssima e sem rodeios, como gostamos muito) publicado no BLog da UBE: "Procura-se formadores de opinião cristãos. Se não tomarmos juízo, a sociedade brasileira vai perceber muito rapidamente que nós evangélicos não somos dignos de crédito, pois não vai gostar daquilo que ela vê: muito individualismo e pouco amor"!
    Que Deus o use cada vez mais, amado!
    A Escola Bíblica Dominical do M.E.V., Imbariê, Duque de Caxias, RJ, vive este pensamento, sim: Temos que ser voz ativa nesta Planeta (a sociedade precisa de nós, cristãos). www.escolabiblicadominical.net - Social, sempre!!!

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz João

    Esta é também nossa preocupação e mais, nossa oração, mas oramos não apenas para que encham a internet de publicações, mas que estas publicações representem uma igreja praticante e não gorda e acomodade em sua brilhante teoria.

    O mundo só verá que realmente Deus enviou o Filho quando agirmos como se acreditássemos nisso.

    Forte abraço, em Jesus, nosso Salvador.
    sigaomestre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ô irmão João, eu fico muito contente em ler este texto que traduz o desejo de muitos cristão que querem usar a mídia com o Espírito Santo. Podem estar subordinados a isso a teologia, a apologética, o humor, o academicismo, a espontaneidade, o amadorismo... tanto faz. Desde que para Ele sejam todas as coisas, inclusive a glória, e a benção para as pessoas que leem, a edificação, o arrependimento, a confirmação, a certeza (fé), o aprendizado (troca) e muito mais que Deus pode proporcionar neste século com a internet, como proporcionou nos dias de Lutero com a imprensa. Parabéns pelas suas iniciativas, que vc seja luz a brilhar, pelos méritos de Cristo.
    Infelizmente nesta trilha torpe temos blogs "apologéticos" que não traduzem valores de Cristo, incluindo palavrões, baixarias (em textos, vídeos e imagens), sensualidade.
    "Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas" Judas 1:12
    Dentre eles, estão Danilo Fernandes do Genizah e Sergio Pavarini, do Pavablog, dentre outros seguidores... Gostaria de citar, como Paulo citou nomes por não ter do que se esconder e para prevenir cristão sinceros.
    Abraço,
    Leandro
    http://leandrohdias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amigos,

    o Junior escreveu um artigo sobre "Eleições, Aborto e PT".

    Acessem http://acarlosjunior.blogspot.com/2010/09/eleicoes-aborto-e-pt.html e comentem.

    Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

    ResponderExcluir
  11. entre por favor,em meu blog aleftixeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito de sua publicação, gostaria desta união. Tento fazer algo produzindo o site UNEV - UNIÃO EVANGÉLICA União de Empresários e Profissionais Evangélicos.
    União que reune empresários e profissionais liberais evangélicos em todo o Brasil, com o intuito de promover a comunhão e o desenvolvimento profissinal. Bolsa de negócios; É uma associação de empresários e executivos que tem o objetivo a promoção de networking
    ficaria muito grato pela sua opinião

    Terry Terrell

    ResponderExcluir
  13. Temos que ter cuidado na interpretação e divulgação da palavra de Deus em qualquer meio de comunicação. Não só com blogs.
    Ótimo post!

    Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas: 6, 7

    Acesse soudecristo.badallo.com

    ResponderExcluir
  14. Querido irmão João não o conheço pessoalmente mais cada vez que leio um de seus posts sinto a unção de Deus em sua vida e nas entre linhas de suas palavras, que a graça do Senhor Jesus possa abundar sobre sua vida e sua familia, um grande abraço.
    http://saude-e-eternidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. "Um tirirical de ofensas, difamações, críticas gratuitas, discussões de credos, somados velho farisaísmo daqueles que se especializaram em procurar defeitos e somente defeitos como se olhos de urubus tivessem."

    Esse comentário foi simplesmente perfeito. Muitos tem envergonhado o evangelho com o conteúdo de seus blogs. Perdem tempo e oportunidades importantes justamente em um momento em que não temos tempo para perder tempo. Que Deus continue abençoando sua vida, querido irmão João.

    rodrigoedione@hotmail.com
    pregrodrigofigueiredo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Também sou blogueiro e evangélico e me preocupo muito com o conteúdo. Acho que se temos um blog para passar algo para alguém, devemos passar mensagens que realmente edifiquem.

    Além disso é preciso não dar margens para que as pessoas possam nos julgar mal, pois isso seria dar mal testemunho.

    Parabéns pelo post. Quando possível acesse o meu blog: Força J - www.forcaj.tumblr.com

    Victor Nascimento

    ResponderExcluir
  17. amo os meios de comunicações mas infelizmente assim como na televisão a internet tbm tem pessoas que falam muita besteira sobre o evangelho ensinando o povo o caminho errado
    mas fico feliz por existirem tantos blogs que falam de Cristo
    viva com Deus
    abrçss

    www.vivendocomdeus.org

    ResponderExcluir
  18. Meus parabéns meu irmão, por esta postagem ,peço lhe permissão para por esta postagem também em meu blog.


    www.diariodeumcrisao.com

    ResponderExcluir
  19. Ola, e para melhorar ainda o conteudo e divulgacao na internet existe sites como o www.quartelcristao.com que disponibiliza scripts para capitulos, versiculos aleatorios e pesquisas da biblia para que blogs e sites possam colocar a biblia em seus sites. veja:

    http://www.quartelcristao.com/WebMaster/Scripts/Default.aspx

    ResponderExcluir
  20. olha vcs sao muito intelegentes mas nem se comparam a jesus o maior teologo de todos os tempos

    ResponderExcluir
  21. Ola sou a favor do texto exibido, e a favor do verdadeiro evangelho, sem demagogia ou preconceitos, não como alguns por ai metidos em fraucatruas e escandalos, não sou evangelico, sou Kardecista e ficaria muito feliz em participar da união de Blogueiros Evangélicos, aguardo uma resposta de voces seja qual for, parabéns pela iniciativa e pelo blog excelente.
    Vanderlei

    ResponderExcluir
  22. Excelente texto de alerta para o verdadeiro propósito de uma ação como esta de contribuir com a presença cristã na internet. Desde já peço autorização para reproduzir tal texto em meu blog (diarioministerial.blogspot.com) e divulgar este apelo importante à sensatez para o povo de Deus. Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Excelente texto de alerta para o verdadeiro propósito de uma ação como esta de contribuir com a presença cristã na internet. Desde já peço autorização para reproduzir tal texto em meu blog (diarioministerial.blogspot.com) e divulgar este apelo importante à sensatez para o povo de Deus. Abraços!

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net