Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A necessidade de blogar com ética cristã

Posted by Eliseu Antonio Gomes on sexta-feira, abril 09, 2010 with 6 comments

Uma pequena reflexão sobre as razões de publicar o que publicamos.

Os dias passam e cada vez mais encontramos computadores com mais avanço tecnológico e custo mais baixo nas vitrines das lojas brasileiras. Resultado: as vendas estão indo de vento em popa.

A tendência da popularização da comunicação via internet entre os brasileiros é aumentar o número de cristãos participando da blogosfera evangélica.

Já ouvi alguém fazer um comparativo entre os anos anteriores a invenção da imprensa, por Gutemberg, e a invenção e popularização dos blogs.

Martinho Lutero usou a imprensa com bastante propriedade e fez a Reforma Protestante através do uso dela... Mas, e os evangélicos do século XXI? Qual reforma querem fazer?

Dentro dessa situação, eu sou um simples observador... Não quero ditar regras, apenas mostrar meu sentimento.

Tenho navegado e lido muitos artigos e confesso que não tenho sentido muita alegria com o que tenho lido nos blogs evangélicos. Sinto grande expectativa apreensiva porque a sensação que eu tenho é que estão digitando sem ter nada de importante a comunicar e não estão levando em conta os parâmetros que Cristo nos deixou.

Salomão escreveu que a palavra dita na hora certa são como maçãs de ouro em salvas de prata. Não basta dizer algo acertado, e necessário que a mensagem seja entregue na hora certa e ao público certo.

Na internet não estão apenas o público-alvo de um apologeta. As mensagens com tom crítico publicadas contra os próprios irmãos são favoráveis aos escarnecedores e servem de combustível ao fogo do escárnio, é um potente revigorante aos inimigos da fé. Não edifica o cristão sincero. Não leva nenhuma alma aos pés de Cristo.

Os usuários da internet em sua maior parte são os pecadores, gente carente de João 3.16, e muitos são também os inimigos da fé cristã, e agnósticos e ateus.

A web é o mundo em versão virtual. Na Grande Comissão a ordem que Jesus Cristo nos passou foi evangelizar, fazer discípulos e batizá-los. Mas, infelizmente, encontramos artigos não-evangelísticos de alguns blogueiros, que se intitulam como apologetas da fé cristã, sem nenhuma ética, tão-somente, criticando todos irmãos de outras denominações que não seja a sua.

Minha impressão é que alguns dormiram e acordaram sendo internautas e estão no afã de se expressar por causa da nova condição de se comunicar às massas. Porém, sem conteúdo do que dizer, eles estão dizendo coisas sem ter nada de importante para ser dito ou sem noção da melhor maneira de manifestar o assunto que aborda. São artigos notadamente em tom muito negativo contra a própria Igreja do Senhor, um organismo vivo que não se prende às organizações fundadas por seres humanos.

Para ser um blogueiro evangélico não basta possuir um computador plugado em banda larga e dominar os segredos das configurações do blog. É necessário ter o que dizer e se fiar sempre pela reta justiça ao falar a Palavra do Senhor.

A comunicação constrói e destrói em grande proporção, a conseqüência da palavra pronunciada sempre estará muito além do controle de quem a pronuncia. O apóstolo Tiago disse que a língua tem enorme poder avassalador.

Então, antes de levar sua mão a pressionar a tecla “enviar” releia o texto que escreveu e pergunte-se:

- o que digitei irá salvar almas ou matá-las?

- o que digitei é apropriado para a leitura pública ou apenas para uma reunião ministerial, em porta fechada, da turma de obreiros da minha igreja?

E.A.G.

Postado, originalmente, no blog Belverede.
Reações:

6 comentários:

  1. A Paz de Deus esteja contigo.
    Louvado seja sua vida por estas palavras.
    Concordo totalmente.
    Comecei a blogar com o simples intuito de adquirir conhecimento e ter onde colocar todas as matérias que edificavam minha vida, porém após postar cada uma e receber alguns comentários, dei-me conta da responsábilidade e hoje coloco sempre diante do Senhor cada uma, para que seja benção e nunca maldição.
    Sim.....vamos blogar com responsabilidade e assim propagar o evangelho do Senhor, levar as boas novas e arrebanhar os perdidos.
    Obrigada. Deus é contigo.
    Amém e amém.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão,

    Muito pertinente o seu artigo. Eu já havia observado essa prática infeliz de alguns blogueiros evangélicos. O que irão pensar aqueles que não conhecem Jesus ao lerem e verem os absurdos escritos ? Será que terão algum interesse em ser cristão ou tal atitude irá afastá-los de conhecer a verdade. É um caso sério a se pensar. As atitudes incitadoras de divisão entre os irmãos são algo abominável por Deus. É o que está escrito na Palavra. A atitude de lançar pedras aos irmãos nos faz pensar quando Jesus referiu-se numa de suas parábola: os que comigo não ajuntam, espalham. Atacar, difamar e criticar os irmãos e até mesmo um trato agressivo contra os que não são irmãos, não são práticas condizentes de quem se diz ou se proclama servo do Senhor Jesus. Lamentável!

    ResponderExcluir
  3. Sheila

    Realmente é como você diz. Postamos, e as respostas dos internautas tendem a aparecer. O tempo mostra que nossas palavras surtem algum efeito. Portanto, precisam ser bem pensadas antes de publicadas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Juscelino

    O UBE Blogs é um blog feito por mais de duas mãos. O idealizador principal chama-se Valmir Nascimento Milomen. Estou aqui tão-somente como um dos colaboradores desta causa. Qual? Incentivar a blogagem cristã que engrandece a Deus, orientar os iniciantes da blogosfera a usar o blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. EU QUERIA AVISAR AO DONO DO BLOG QUE O BOTÃO NA LINK BAR(BARRA DE NAVEGAÇÃO HORIZONTAL) QUE DIRECIONA PARA A HOME DO BLOG ESTÁ COM O ENDEREÇO ERRADO,QUANDO CLICAMOS LÁ SOMOS DIRECIONADOS PARA A PÁGINA :
    HTTP//:UBEBLOG.NET((ESTÁ SEM O "S"))
    ERA PARA SER "UBEBLOGS.NET",ESPERO QUE MUDEM LOGO O ENDEREÇO DA HOME,QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

    ResponderExcluir
  6. é um bom ponto de vista, defato mas o que se defende hoje é o estatus e a posição em que se encontra,o corpo(igreja) hoje esta desordenada não haje em sincronismo como o corpo humano e os membros tende a se decepar a fim de mostrarem que são melhores uns que os outros o marketing tomou conta os ganhos são prioridade a bíblia se tornou fonte de desculpas e proteção contra os delitos cometidos os pregadores se tornam em deuses humanos o povo é ensinado que se falar algo contra serão punidos de morte, enfermidades, etc ensinados a serem escravos de mentiras vendidos por fabulas andam de umlado pro outro a fim de acharem solução e acabam encontrando quase tudo igual o foco é o mesmo ( enquanto uns passam, fome no sentido geral outros se fartam com o sangue eo suor derramado no chão que pisamos, são colocados em situação de abdução com o passar dos anos se alcança a misericordia de Deus por um povo que se trna iguinorante a cada dia e se deixam enganar por doce palavras mas que sempre terminam com o mesmo proposito a fama de ser o melhor naquilo que se faz e comer da carne posta para sacrifico se fartam do sangue e do suor derramado atingem seus objetivos enquanto o povo continua doente com sede mas diante da necessdade se vendem por mera ilusões ou esperança por ter um prato de comida melhor no dia de amanhã um emprego ou coisa assim.

    A antiga roma esta presente em nosso meio enchendo seus ventres e entregando ao povo aquilo que parece bom aos seus olhos isso tende a piorar atem que a batalha seja iiciada e todo o mal seja desfeito anceio então por esse dia que venha o Senhor e acabe com esta farça

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net