Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Transforme seu blog em um canal de evangelização

Posted by Sammis Reachers on domingo, fevereiro 13, 2011 with 10 comments
Imagem de uso livre via Imagens Cristãs

Não importa o assunto de seu blog, ele pode ser um canal de evangelização

Não importa o assunto de seu blog, ele pode ser um canal de evangelização, nas 24 horas do dia, e de alcance global. E isso de maneiras simples. Vamos propor e analisar aqui 3 métodos de evangelizar através de blogs.

O primeiro é através de banners e links evangelísticos. São dezenas os sites na internet totalmente dedicados à evangelização, ou que apresentam excelentes páginas evangelísticas em seu corpo. São mensagens dedicadas a transmitir de maneira clara o Evangelho de Cristo. Seu foco específico e planejado torna-os excelentes ferramentas a serem utilizadas por todos nós, blogueiros evangélicos.
Colocar um banner de um ou de vários destes sites em seu blog é oferecer de maneira simples a chance a qualquer visitante que 'cair em sua rede', de conhecer a Salvação que há em Cristo. Lembre-se: não importa o assunto de seu blog, ou se ele é só para crentes. Eu mantenho diversos blogs, alguns de interesse estritamente evangélico, como o Arsenal do Crente e o Veredas Missionárias. Mas os banners estão lá, pois quem sabe que peixes a (grande) rede içará até  o meu barquinho?
Exporemos aqui alguns links de sites brasileiros e estrangeiros dedicados a esta obra. Lembre-se de colocar o banner em local estratégico, de preferência no topo da página/barra lateral, ou nas primeiras posições.



As 4 Leis Espirituais - As Quatro Leis Espirituais é um texto/folheto desenvolvido pelo Dr. Bill Bright, fundador da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo. O texto apresenta de maneira bastante simples e efetiva o plano da Salvação. Particularmente, gosto muito deste texto, e o utilizo em todos os meus blogs. Veja a página: http://www.greatcom.org/portugues/four.htm
Na mesma página há links evangelísticos para o Filme Jesus e muito mais. Como eles não possuem banner e não encontrei no site uma imagem legal que  possamos usar, tomei a liberdade de criar um banner/logotipo para usar em meus blogs (este acima). Caso queira, você pode copiá-lo, ou criar o seu próprio (uma dica para criar logos simples mas bonitos é o site Cool Texthttp://cooltext.com/).


E falando na Cruzada Estudantil, você já deve ter lido aqui mesmo no blog da UBE sobre a Global Media Outreach, ministério online de evangelismo, talvez o maior do mundo, e que por sua vez é um braço da Cruzada Estudantil. Se você não conhece, vale a pena ler sobre a obra e os métodos da GMO (há oportunidades para quem deseja tornar-se um missionário online). Veja aqui algumas páginas evangelísticas da GMO em português:
4 Passos para Deus
Quem é Jesus?



Chamada da Meia-Noite - O Ministério Chamada é profundamente comprometido com a evangelização online, sendo um dos pioneiros (e possivelmente o mais atuante) do Brasil. Além de diversos outros recursos, eles mantêm a página evangelística Conheça @ Jesus
Veja também o diretório com dezenas de mensagens evangelísticas, com os mais variados enfoques. Aqui: http://www.ajesus.com.br/mensagens/list/all
E mais: A CMN oferece excelentes e-books evangelísticos para download gratuito, como o livro Conheça Jesus, de Norberth Lieth, e Destino Final (este por sinal não apenas um livro, mas uma verdadeira e exemplar campanha de web-evangelismo, que oferece folhetos, mensagens, wallpapers, além do livro em si, para download gratuito). Veja o hot site Desafio Finalhttp://www.destinofinal.com.br/
E a poucos dias a Chamada graciosamente disponibilizou também para download o excelente livro O Último Herói do Titanic, uma belíssima e real história com forte apelo evangelístico. Você pode também disponibilizar estes livros a partir de seu blog!


Got Questions? - A Got Questions é um web-ministério interdenominacional, que mantém páginas evangelísticas em dezenas de línguas. O interessante é que eles ofercem uma gama de textos em cada língua, através do método de perguntas e respostas, do tipo: Como Passar a Eternidade com DeusQuem criou Deus? De onde veio Deus?O que acontece depois da morte?É a Bíblia verdadeiramente a Palavra de Deus?, . Úteis para evangelizar, e também para edificação dos já cristãos.
Veja aqui a página em português (o ideal é você escolher uma pergunta/texto específica para linkar e/ou republicar): http://www.gotquestions.org/portugues/index.html
E aqui o diretório com as páginas em todas as línguas disponíveis: http://www.gotquestions.org/international.html


Tudo Sobre Deus - O Ministério All About God (Tudo Sobre Deus) disponibiliza diversas páginas evangelísticas, também em váriadas línguas. No estilo semelhante ao de Got Questions, procura esclarecer ponto por ponto sobre o plano de salvação e as diversas doutrinas cristãs, além de dúvidas comuns aos descrentes. Veja as duas em português:
Junto às páginas evangelísticas, há ainda páginas específicas com diversos artigos sobre Adoração e Discipulado, entre outras.


Evangelização Blog (http://www.evangelizacao.blog.br/) - O blog evangelização é um projeto sem fins lucrativos, cuja finalidade é a evangelização das nações, tendo a Bíblia como regra de fé e prática e Jesus Cristo como Senhor e Salvador. O propósito do blog evangelização é ajudá-lo a compreender que Jesus te ama, ele morreu por você e quer te salvar.
O blog é  mantido pelo colaborador da UBE, o irmão Luiz Ribeiro, e reúne dezenas de textos e também vídeos com o foco evangelístico.


Isa Al Masih - Este é um interessante web-ministério dedicado a evangelizar especificamente muçulmanos. O estilo é semelhante ao do GotQuestions?, e o site oferece páginas em diversas línguas (também em português, mas no caso desta página, por destinar-se a muçulmanos, melhor é linkar a página em inglês mesmo). Veja aqui: http://isaalmasih.net/


Amor Scan (http://amorscan.blogspot.com/) - Este é um blog que criei destinado especificamente à evangelização. Nele estão reunidas dezenas de mensagens (que você pode republicar) evangelísticas, além de alguns links para sites evangelísticos. 
Em relação a este blog, uso a estratégia de divulgar seus posts no Twitter, sempre com hashtags (os textos precedidos de #, que no Twitter servem como tags ou etiquetas) relacionadas aos temas expostos, por exemplo: #dor, #solidao #depressao #vazio #morte #paz e etc. E divulgo também amplamente em redes sociais como Orkut e Facebook. Um outro método que utilizo para divulgalção é, ao comentar algo em um site/blog secular, dentre todos os blogs que mantenho, deixo como link sempre o endereço deste blog. Tudo isso buscando atrair o máximo de visitantes não-crentes para que leiam a mensagem.

Lembrando que há muitos outros sites que oferecem recursos semelhantes.

Outro método oportuno é intercalar, entre os diversos posts de seu blog, textos evangelísticos, e também vídeos evangelísticos, como já há muitos no Youtube. Mesmo que seu blog seja, como já disse, de interesse estritamente evangélico. Você pode e deve se esforçar por escrever suas próprias mensagens, e relatar seus testemunhos. Mas não se constranja por copiar os textos dos sites indicados: eles existem para isso mesmo, para serem propagados aos quatro ventos, a tempo e fora de tempo. Basta citar o nome do autor (quando houver) e a fonte (site/revista/livro, etc.), sempre.


De grande impacto é a leitura de testemunhos, testemunhos das maravilhas que Jesus fez e faz nas vidas, muitas vezes demolindo as fronteiras do impossível! Para recursos neste sentido (texto, áudio e vídeo) indico o site Testemunho Onlinehttp://testemunhe.com.br/testemunhoonline/


Oportunos também são os sites que publicam Devocionais. Você pode reutilizar os textos, publicando-os em seu blog. Mas note que a maioria dos textos destes devocionais são para aqueles que já são cristãos; por isso procure em busca de mensagens focadas em evangelizar. Veja aqui uma farta lista de sites que publicam devocionais:


Há ainda uma terceira dica. Você pode criar aquilo que eu denomino de 'Blog de Pesca'.  Mas como assim? Você tem algum hobby, ou área de interesse extra-religiosa? Por exemplo, digamos que você aprecie o futebol, ou surf, ou qualquer outro esporte. Que tal criar um blog sobre isso? Criado o blog, você o preenche com o máximo e o melhor conteúdo relacionado ao tema que conseguir, além de listar bons links relacionados ao tema. E no blog você utiliza os métodos acima propostos: banners e links evangelísticos, e mensagens evangelísticas intercaladas entre os posts (sugiro uma proporção de 7/1, mas isso vai de cada um). Blogs assim são os chamados 'Blogs de Nicho', por se dedicarem a assuntos específicos ou de interesse restrito. Mas espere aí: Restrito? Sim, e acredite: isso é muito bom. Provavelmente serão poucos os blogs a tratarem do tema, e quanto menos concorrência, maior será sua visibilidade e chance de obter boas classificações nos buscadores (Google, etc.). Mas lembre-se de pesquisar muito bem o tema proposto, antes de iniciar os trabalhos. Você informará as pessoas, poderá construir novas amizades com aqueles interessados no mesmo que você (excelente oportunidade de evangelizar, pois este é e sempre será o melhor método de evangelismo - através de relacionamentos), aprenderá mais sobre o tema, pois se verá obrigado a pesquisar mais profundamente o assunto, e seu blog será um canal de evangelização 24 horas por dia, de alcance global. E QUE ATRAIRÁ PESSOAS QUE DE OUTRA MANEIRA NUNCA ENTRARIAM NUM BLOG 'EVANGÉLICO'. Os temas podem ser os mais variados: Artesanato, Culinária, Numismática... e uma excelente dica é você explorar o que podemos chamar de 'nicho do nicho', tipo: No tema Culinária, um blog dedicado a publicar somente Receitas com Café, ou Receitas com Frutas Típicas Brasileiras, por exemplo. No Artesanato: Mosaicos, Artesanato Marajoara (da ilha de Marajó, PA); Na Numismática (estudo e colecionismo de moedas e medalhas): Moedas do Século XVIII. Entendeu? E você não precisa abandonar seu blog 'principal' para dedicar-se a isso. Basta ir alimentando o blog quando for possível, ou programar postagens (1 por semana, 1 por quinzena, etc.), caso não disponha de muito tempo.
Eu por exemplo tenho um interesse um tanto quanto romântico por Faróis marítimos (!). Isso mesmo. Veja o blog que criei: http://farol1.blogspot.com/ Note lá os links sobre o tema Faróis, os links evangelísticos, e os banners, no meu caso em várias línguas (pois ao divulgar o blog via agregadores, Twitter e de outras formas, utilizo os termos relacionados em diversas línguas, para atrair também interessados não-lusófonos). E ainda estão lá os livros da Chamada para download. Ah, e para você ter uma idéia de nicho, depois de muitas buscas só encontrei um (1) blog em Português sobre o tema Faróis, e ele é lá de Portugal. 
E no início não se incomode com a questão do número de visitantes. Lance e continue a lançar a sua semente.

Mantenha a visão de Jesus, mantenha a visão de Pescador. E ocupemos os espaços. Na Web, como no Mundo, não existe neutralidade: quem não é por nós é contra nós, quem não trabalha para Cristo, trabalha (consciente ou inconscientemente) para o Adversário, não importa o quão simpático seja o sorriso do outro lado do monitor, não importam quão boas sejam as intenções. Ocupemos pois os espaços, antes que outros o façam. As ferramentas estão em nossas mãos.  
  
Os campos estão brancos, e os ceifeiros são ainda muito poucos. 


Sammis Reachers 
Reações:

10 comentários:

  1. Sammis,

    Parabéns pelo excelente artigo! Que Deus abençoe nossos blogueiros para prosseguirem sempre no chamado de evangelizar através da internet.


    Felicidades,

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor meu Amigo.

    Gosto muito dos teus textos, e te agradeço pelas ferramentas que você acaba de nos passar, faz tempo que estava procurando estes links.

    Deus os abençoe e continue o usando para nos abençoar.

    ResponderExcluir
  3. A nossa alegria supera nossa tristeza, nosso consolo supera nossa dor, nossa fé supera nossa dúvida, nossa esperança supera nosso desespero, nosso entusiasmo supera nosso desânimo, nosso sucesso supera nosso fracasso, nossa coragem supera nosso medo, nossa força supera nossa fraqueza, nossa perseverança supera nossa inconstância, nossa paz supera nossa guerra, nossa luz supera nossa escuridão, nossa voz supera nosso silêncio, nossa paciência supera nossa impaciência, nosso descanso supera nosso cansaço, nosso conhecimento supera nossa ignorância, nossa sabedoria supera nossa tolice, nossa vitória supera nossa derrota, nossa ação supera nosso tédio, nosso ganho supera nossa perda, nossa resistência supera nossa fragilidade, nosso sorriso supera nosso choro, nossa gratidão supera nossa ingradidão, nossa riqueza supera nossa pobreza, nosso sonho supera nossa realidade... Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo! (Pr. Edilson Ram)Uma semana de vitórias Deus é com tigo creia! TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR SEGUIR O ENDEREÇO É:http://SNSDEUS.BLOGSPOTFICA COM NOSSO PAPAI já estou te seguindo te encontrei através de uma amiga,post teu comentario vai ser uma benção prs seguidores e visitantes uma semana com muita sorte de benção!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado meus irmãos, unidos podemos muito mais.

    Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir
  5. postagem muito útil, obrigado, Deus esteja sempre em sua vida.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor, irmão.
    Desde do meio do ano passado que venho pensando e até divulgando entre os irmãos de minha igreja o que chamo de "blogs de interesses", que seria pegar um hobbie ou qualquer coisa de interesse de uma pessoa e tornar num blog, onde podemos chamar a atenção para Cristo. Fique super feliz por ver que compartilhamos a mesma ideia.
    Que Deus te abençoe.
    Forte abraço.
    Victor Hugo

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz, irmão!
    Gostei muito do texto e das dicas, estou começando me dedicar mais ao blog,e a cada dia tem aumentado em meu coração o desejo de fazer o melhor para ao Senhor. Sei que nada é de um dia para o outro, mas também sei que nada é em vão.
    Continue sua bela Obra no Senhor. Que Ele te encha da graça necessária para realizar Sua Vontade. Façamos tudo para honra e glória do seu Santo Nome.
    Fiz o cadastro e estarei acompanhando as novidades!
    Paz

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz, irmão.
    Gostei muito do texto e das dicas, muito importantes.
    Faz pouco tempo que estou me dedicando ao blog, e quero sempre fazer o melhor para o Senhor.
    A cada dia tem aumentado em meu coração a vontade de usar esse instrumento para evangelização.Sei que nada é de um dia para o outro, mas também sei que o nosso trabalho no Senhor nunca é vão.
    Que o Senhor te de a graça necessária pra continuar a bela obra em sua vida, parabéns por dedicar o seu tempo ao Senhor, com coisas que edificam.
    Façamos tudo para honra e glória do nome do Nosso Senhor Jesus!
    Paz!

    ResponderExcluir
  9. Olá meus irmãos, obrgado por compartilharem da visão. Continuemos usando esta ferramenita (o Blog) para edificar e salvar vidas.

    Avante, por Cristo!

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net