Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Orientações para evangelização eficaz

Posted by Eliseu Antonio Gomes on sexta-feira, abril 29, 2011 with 17 comments


Ao anunciar a Palavra de Deus, o lema de quem é cristão deve ser o mesmo proferido pelos apóstolos Pedro e Paulo: importa agradar a Deus e não aos homens (Atos 5.29; 1ª Tessalonicenses 2.4).

Todos os dias são dias de salvação (2ª Corintios  6.2). Porém, em Eclesiastes 3, a Palavra de Deus informa que existe tempo para tudo. O pregador está inserido na questão de usar o tempo oportuno para falar e também para ficar calado.

Efésios 5.16 e Colossenses 4.5 falam em remir nosso tempo. Ora, a recomendação aconselha a cada um de nós otimizar o espaço de 24 horas que Deus nos dá. Quem é cristão precisa ter em sua agenda diária um espaço vago para nunca deixar de transmitir a mensagem nº 1 entre todos os assuntos que estão em nosso coração ardendo para ser falado. Diariamente, o cristão deve informar a alguém que Jesus Cristo é Senhor e único Salvador da Humanidade. Apesar desse compromisso importantíssimo, antes de cumprir essa tarefa inadiável é preciso orar. Na oração, pedir a Deus chances de fazer parte de momentos de evangelização às almas perdidas, momentos que ocorram segundo a direção dEle.

Quando evangelizamos guiados por Deus, estamos caminhando e falando segundo o Espírito Santo, e com certeza transmitindo a mensagem conveniente no momento certo do dia de quem está espiritualmente perdido.

O evangelista deve ser inteligente. Quem evangeliza  pode alterar os horários de sua agenda para transmitir as Boas Novas, mas jamais deve interferir e atrapalhar a agenda daqueles que recebem a mensagem evangelística, provocando prejuízos a eles. Jesus é manso e humilde, não é arrombador de portas. Se uma alma não dá ouvidos para você, então combine com ela um horário em que possa ouvi-lo.

Ratifico: Nunca deixe de pregar a Palavra de Deus. Mas também nunca deixe de orar antes de pregar, pedindo que o Senhor coloque-o e em situações convenientes para quem o ouvirá. Orações assim são respondidas, pois essa é a vontade divina para sua vida.

Alguns cristãos, além da inconveniência de falar fora do tempo, falam em lugar errado e com interpretação bíblica errada também. São anacrônicos exacerbados, sendo até insuportáveis em algumas situações. Quando confrontados dizem que sofrem perseguição religiosa.
.
Há alguns deles que fazem uso de textos bíblicos em causa própria. Citam  Mateus 23.23, ou outros versículos similares, que contenham adjetivos negativos, para atacar desafetos. Porém, nenhuma de suas citações servem de constatação de um fato comprovável. Ninguém passa a ser lobo, mercenário, hipócrita, ou víbora, só porque alguém usou trechos bíblicos com esses termos. Tal ação é cabível até de processo judicial, pois poderá ser configurada como calúnia, injúria e difamação.

"Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte" - 1ª Pedro 4.15-16.

Enfim, Deus não é criador de confusão. 

E.A.G.
___________

Este artigo está liberado para todos os tipos de cópias, desde que não seja com fins lucrativos. É solicitado que ao copiar seja citado o nome do autor e da fonte da coleta ao lado do link ativo. Eliseu Antonio Gomes; UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos; http://www.ubeblogs.net 
Reações:

17 comentários:

  1. Eu como jovem tenho muitoas dúvidas quanto ao assunto de evangelizar.

    Nesse seu texto pude ser auxiliado com dicas que acredito que realmente funcionem!

    Obrigado, Pedro

    Visite meu blog:
    http://formadeatalaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar o querido irmão pelas sábias considerações sobre evangelização. Muito bem colocado pelo amado a questão de texto fora do contexto que vira pretexto. Deus abençoe e ilumine cada vez mais. Sem mais para o momento, no amor de Cristo Jesus, Pr Flávio da Cunha Guimarães

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Eliseu, seu comentário foi muito bom e oportuno. Já aconteceu algumas vezes, eu mesma, ser chamada de negligente por saber calar. Sabia que não era a hora oportuna de falar e depois sim, surgia a hora certa de pregar.
    Vou publicar seu comentário em meus blogs. Visite-os e siga-os, divulgue também.
    http://parabolasbblicas.blogspot.com
    http://parabolaseoutrosmais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!
    Muito Boa iniciativa!
    Certamente que estaremos aproveitando a disponibilidade da postagem para a divulgação do Reino do Reino de Deus.
    Obrigado!
    Abraços...
    Joao Q.Cavalheiro
    www.aramasi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a sua reflexão, sobre evangelização.
    O "IDE" de Jesus é um manadamento para todos.

    Convido a visita no meu blog.

    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Sigo um blog muito bom.
    espiritual e revelador...

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ***Shalom***

    ResponderExcluir
  6. Excelente sua postagem sobbre evangelismo!!!!
    Conforme sugerido, já copiei e postei no meu blog...
    Dá uma passada por lá e aproveita para partticipar da enquete...
    Uma semana de Vitórias pra tdos!!!!!
    BLOG: teatroibajap.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela postagem.Em referencia a ultima parte podemos dizer que ,um lobo pode ser transformado em ovelha pelo poder de Deus,mas uma ovelha jamais se trasforma em lobo porém essas ovelhas que dizem que foram transfomadas em lobos na verdade nunca foram ovelhas mas lobos disfarçados.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por disponibilizar o texto inspirado e inspirador, irmão. Com certeza só irá enriquecer o conteúdo do meu blog e abençoar os leitores.

    A paz do senhor

    ResponderExcluir
  9. Achei Bastante interessante esse texto sobre a evangelização, posso pegar e postar no Blog para os jovens da minha igreja ? pois vamos começar a trabalhar com evangelismo com jovens e adolescentes e seria legal eles lerem o texto e saber o que fazer na hora de evangelizar

    ResponderExcluir
  10. paz. obrigado por disponibilizar este antigo, ja publiquei em meu blog http://ibpmg.blogspot.com que Deus continue te iluminando

    ResponderExcluir
  11. Excelente postagem sobre a forma correta de se evangelizar. Publiquei em meu blog.

    Saudações

    Gabryella Guedes

    ResponderExcluir
  12. a paz do senhor jesus,como precisamos administrar bem nosso tempo mas não pra nós mas, pra Deus.usar bem as oportunidades que Deu tem nos dado pra falar dele e também testemunhar da transformação que ele fez em nossa vida.que Deus te abençoe e que outros também sejam abençoados com fui.
    Daniel Santana
    http://wwwconfianosenhor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Paz do Senhor! Parabéns pela postagem. A biblia diz em At 20.35 que mais bem aventurada coisa é dar do que receber. Sem dúvida quando o homem se doa para tão nobre missão, há um constante recebimento em sua vida, renovando-o.

    Pr. Marcelo da Costa

    http://pastormarcelodacosta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Muito bom! Muito esclarecedor!
    Deus te abençoe, esta palavra foi benção para minha vida.

    Rayanne

    ResponderExcluir
  15. Que o senhor Jesus te abençoe sempre e te dê inspiração para escrever artigos tão interessantes e esclarecedores como este. fica na paz ...
    http://www.prjulesrimet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela mensagem tão edificante. Me fez lembrar de uma amiga que sempre ia em minha casa orar por mim, na época de minha ignorância espiritual,(quando vivia no espiritismo).Toda vez que ela ia, encontrava o portão do condomínio fechado(não tínnhamos zelador na época), e para me chamar ela teria que gritar, como não havia combinado nenhuma visita, ela ia embora, simplesmente se retirava e voltava numa outra oportunidade. Até que um dia alguém passou e esqueceu o portão aberto, considero aquele "o dia preparado pelo Senhor", pois as palavras dela ficaram gravadas no meu coração, me levando a converção pouco tempo depois. Glória a Deus por isso, por levantar pessoas assim, centradas, obedientes e dispostas a ganhar almas.
    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela postagem. Artigo pequeno e consistente! Concordo com o seu conteúdo, pois há muitos usando a Palavra de Deus fora do seu contexto e texto fora de contexto é pré-testo.
    Abraços,

    Pr. Celso Luiz Castro

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net