Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como combater a apologia ao pecado nas novelas globais?

Posted by Wallace Sousa on quarta-feira, junho 29, 2011 with 10 comments
 
Sorria pra não chorar

Não é de hoje que a Rede
Faz Você de BoboGlobo investe pesado na promoção do pecado na sociedade brasileira. Suas novelas são um exemplo claro disso, sempre procurando conformar a sociedade com seus parâmetros enviesados e emporcalhados. A alegação costumeira de que as novelas estão apenas representando o quadro atual da sociedade não se sustenta após uma análise mais acurada e isenta.

Por exemplo, a presença de elementos espíritas nas novelas é praticamente constante, mesmo que, estatisticamente, os espíritas representem uma parcela diminuta na sociedade, pelos dados do IBGE. Eu poderia citar ainda que toda novela da Globo insiste na manjada fórmula de traições, luxúria, homossexualismo e um toque de espiritualismo. Se a sociedade fosse o espelho das novelas da Globo, sua mulher (esposo) já teria traído você, sua mãe já teria traído seu pai (e vice-versa) e por aí vai.

Homossexualismo também é outra presença marcante nas novelas, apesar de, estatisticamente, representarem um percentual mínimo. E essa população agora subiu um degrau na escala de presença nas novelas globais, deixando de ser constante para se tornar onipresente. A abordagem também mudou. Antes, as novelas se satisfaziam em tentar promover a aceitação do modo de vida homossexual, mas hoje essa postura também sofreu uma alteração, passando nitidamente de promoção para apologia.

Para que você, caro leitor, possa entender o que quero dizer, os evangélicos, que representam um contingente em torno de 10 (dez!) vezes superior, quase não aparecem nas novelas da Globo e, quando aparecem, são pessoas retrógradas, de baixo nível cultural e intelectual, que gostam de passar a perna nos outros e, não raro, pessoas de trato difícil, quase insuportáveis. Puxe pela memória e me mostre se estou errado.

Se você já teve a infelicidade de ver algum capítulo da novela Insensato Coração, você deve saber do que eu estou falando. As pessoas que criticam ou que não aceitam o estilo de vida gay são retratadas como desinformadas, intolerantes, atrasadas ou fanáticas religiosas, quando não uma mistura de tudo isso. Em contrapartida, os gays são quase canonizados: quase sempre são pessoas cultas, honestas, capazes e de reputação acima de qualquer suspeita, como se fossem cidadãos de uma classe superior como, aliás, o malfadado e inconstitucional PLC 122 quer que sejam tratados.

Em um post recente do blogueiro Eliseu Gomes, do blog Belvedere, ele listou na UBE as mazelas da Parada Gay, um lado que a mídia faz questão de não enxergar e vergonhosamente omitir. Parabenizo a coragem do irmão Eliseu em se posicionar contra essa maré de lixo que a mídia quer empurrar para debaixo do tapete, rasgando ao mundo essa hipocrisia velada e covarde.

Sim, covarde, porque a mídia através de alguns editorais mal-feitos, mal redigidos e com viés altamente oportunista e hipócrita, teima em colocar a pecha de intolerantes e hipócritas nos evangélicos, quando são eles que agem da maneira que criticam. É uma tática de inversão de valores e ações: eu acuso você de intolerante, mas ajo contra você com intolerância, e faço isso justamente porque sei que você é tolerante e não vai revidar de imediato. Entendeu? Pois é, é desse jeito.

Agora, você tem alguma idéia do que move a Rede Globo? Sem querer entrar em teorias conspiratórias tão em voga em outros tempos, quero chamar sua atenção para algo muito mais palpável e fácil de se verificar: dinheiro. Isso mesmo: $$$$$, dinheiro, money, dólar, verdinhas, bufunfa, capilé, jabá, entre outros apelidos. A Rede Globo investe na promoção do pecado, mas não é burra. Ninguém rasga dinheiro no Projac, embora possa torrá-lo em festas, com carros, mulheres, etc. Mas, essa é outra estória. O foco é outro.

Ok, agora que você já sabe que é o dinheiro que move a Rede Globo (ohhhhhh!), eu vou dizer como podemos combater a apologia ao pecado nas novelas globais. Para início de conversa, vou logo avisando que boicotar as novelas ajuda, mas não resolve. É necessário buscar algo mais, sermos mais ativos e dinâmicos, atingindo o ponto fraco da Globo, que é sua sanha por [muito] dinheiro. Ok, agora, você deve estar se perguntando: "como fazer isso"? Já respondo.

Acompanhe meu raciocínio. Você sabia (claro que sim, é apenas uma pergunta retórica, risos) que os valores mais caros de inserção de comerciais são justamente os de merchandising nas novelas e ENTRE os capítulos? Merchandising é a inserção de propaganda dentro dos capítulos da novela. Bem, onde está, então, a maneira de mostrar à Rede Globo nossa insatisfação com sua postura?

Fazer um boicote não apenas à novela em si, MAS TAMBÉM aos produtos que forem anunciados nas novelas, tanto e principalmente como merchandising, ou seja, produtos anunciados dentro do contexto do capítulo veiculado, como daqueles anunciados nos intervalos comerciais. Se as empresas desconfiarem que vão pagar para que seus produtos NÃO vendam, qual você acha que será a reação delas? Felizes é que não ficarão. E vão continuar pagando para terem suas imagens queimadas?

Entendeu agora o poder que você, caro cristão e blogueiro, tem nas mãos? É enorme! Se você comprar essa idéia do boicote aos anunciantes, e não às novelas em si, isso vai gerar um efeito cascata que vai repercutir não só na blogosfera cristã, mas na mídia em geral até atingir os departamentos responsáveis por aprovar os vultosos orçamentos de marketing.

Se a Rede Globo insiste em querer enfiar goela abaixo seu lixo televiso nas famílias brasileiras, e ainda cobra por isso, é bom que os anunciantes saibam que os cristãos, que são a maioria neste país e, por uma estranha coincidência, também formam a maioria dos consumidores, não vão ficar de braços cruzados vendo sua fé, conceitos e moral ser varrida pela lama imoral global.

Para ser franco, as novelas da Globo representam não a sociedade atual, mas a sociedade que eles querem, visto que os autores colocam no script aquilo que eles defendem em sua vida pessoal. Na visão desses autores,  que desprezam os padrões ético-morais cristãos, o homossexualismo  não é algo errado e reprovável, mas  aceitável e belo, os votos de casados não são até que a morte os separe, mas até que o desejo se apague ou mude de foco.

Enfim, se a Rede Globo quer promover o pecado como aceitável, que o faça sem o meu dinheiro, e quero que as empresas que investem nessa derrocada moral da sociedade também fiquem bem cientes disso.


Se você leu, gostou e concordou com o que foi falado aqui, você pode reproduzir este post, apenas deixando os créditos como links no post. Que o Senhor nos abençoe e nos dê sabedoria para usarmos de forma eficaz e diligente as armas que temos a disposição para promover o evangelho da libertação e transformação de vidas.

Postou wally, do blog Desafiando Limites, indignado com a falta de postura ética midiática, e tentando fazer com que os cristãos saiam dessa letargia mórbida e assumam a posição de cabeça e não mais cauda social.


www.ubeblogs.net
Reações:

10 comentários:

  1. Bom dia!

    Sou católico, lógico que temos pontos divergentes, mas gostaria aqui de deixar claro que concordo com a sua opinião.
    E não é uma opinião de um evangélico, ou de um católico, e sim, um defensor da moral e da verdade. Pois os heteros demagogos, acham certo o homessexualismo, mas não desejam isso para o próprio filho.
    Quanto mais vozes se manifestar quanto ao nosso direito de manifestar, mais teremos os nossos direitos. Como Martin Luther King, disse:
    "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
    Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Apoiado, não basta berrar, mas precisamos agir. Essa nojeira moral não deve ser apoiada por nossos meios. Se eles gostam de lixo, que o produzam, mas não às nossas custas,quanto a mim farei minha parte, tanto boicotando, quanto ensinando isso aos que falo. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. olá, Anderson, td bem?

    sim, de fato, temos nossas divergências, mas tb faz parte do processo de maturidade sabermos conviver com elas e nos respeitarmos, ainda que não abrindo mão de nossas convicções.

    e o q vc ressaltou é fato: não é o comentário de um evangélico, mas de um cristão em primeiro lugar, um cristão preocupado com valores ruins q estão sendo propagados bem debaixo de nossos narizes e que, muitas vezes, nada fazemos a respeito.

    obg por sua visita ao meu post e por seu comentário,

    Deus o abençoe, em Cristo.

    abs,

    ResponderExcluir
  4. @farol

    obg por comentar, Deus abençoe.

    abs.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante isso! Realmente é uma nojeira e é muito bom saber que temos outros meios além de não assitir as novelas. Por que assim não estaremos dando audiência, eu nem perco meu tempo não assisto nenhum tipo de novela, nem da globo nem de canal nenhum! Na verdade, acho que a melhor coisa é ter Tv a cabo, pois tem muitos programas que a familia tod pode assistir e mesmo assim devemos vigiar para não deixar de lado nossos compromissos com Deus para ficar na frente da Tv.
    Gostei muito e vou postar no meu blog, com os devidos créditos, claro.
    Deus continue te abençoando e usando.

    http://preciososaosolhosdopai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. @Cindy, apz.

    estou seguindo teu blog, amada.

    Deus abençoe pelo apoio.

    abs.

    ResponderExcluir
  7. Enfim uma campanha para eu promover...rsrsrs
    Já faz pelo menos uma década que não assisto canais abertos, principalmente novelas, ceriados, etc. Mantemos tv paga pois não devemos nos alienar, contudo temos mais opções para escolher o que entra na nossa casa.E se não há opção então ela fica é desligada mesmo...kkkkkkkkkk... Agora estou animada pois não sabia que poderiamos conseguir mais êxito não só boicotando as emissoras, mas a questão dos produtos é muito interessante. Então fica uma sugestão: Seria interessante que fosse divulgado aqui as empresas que patrocinam esse lixo todo. Pois acredito que assim como eu, tem muita gente que não estará disposta a assistir esses programas novamente para poder levantar esta informação...rsrsrs
    Estou levando o assunto para o meu blog e para o facebook.
    Estou começando uma campanha junto com vocês e quem mais quiser.
    Beijos no coração!!! Say

    ResponderExcluir
  8. @Say,

    interessante sua idéia.

    tb a q vc postou em meu blog, vou analisar e ver o que é possível fazer, ok?

    abs, apz.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net