Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Entrevistei Amanda Gurgel : " Minha Vida Não Mudou Continuo Com O Mesmo Salário"

Posted by Wilma Rejane on segunda-feira, junho 20, 2011 with 6 comments


Por Wilma Rejane

Amanda Gurgel é a professora que ficou famosa depois de fazer um pronunciamento de oito minutos na comissão de educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O vídeo em que Amanda expõe o caos na educação e as dificuldades da profissão já foi visto por mais de um milhão de internautas. Solteira, sem filhos e afastada das salas de aula desde 2008 por conta de uma depressão, ela exerce cargos administrativos na biblioteca e salas de informática das escolas em Natal.

Amanda esteve em Teresina, no último Sábado por conta das comemorações de aniversário de um ano da Central Sindical e Popular Conlutas que entre outras bandeiras defende melhores condições de trabalho para a classe de professores. O centro do debate, contudo foi o PNE do governo Dilma: 10% do PIB já para educação.

Cheguei cedo ao evento, na intenção de entrevistá-la e consegui. Amanda foi muito receptiva e respondeu as perguntas com a mesma voz firme e segura com que  fez o famoso pronunciamento.  Meu esposo Franklin tirou muitas fotos da reunião e especialmente de mim e da Amanda, infelizmente a máquina apresentou problemas e as fotos ficaram como vultos o que impossibilitou a divulgação. No fim do artigo divulgo uma foto, tirada com a câmera do celular em que estou entrevistando a professora Amanda. Corri até o pessoal do sindicato e arrumei mais algumas fotos que ilustram o artigo. O tempo foi curto, mas deu para conseguir  informações inéditas e importantes.

Amanda, você esperava que seu pronunciamento fizesse tanto sucesso a ponto de se transformar nesse movimento que se vê aqui hoje?

Não esperava que tudo isso acontecesse, mas aconteceu por um reflexo do caos em que a educação se encontra, e já que aconteceu, nós estamos agarrando com todas as forças a oportunidade de abrir um debate nacional sobre Educação e sobre o que nós professores necessitamos.


Amanda na mesa do debate com representante do Com lutas


O que mudou em sua vida após a exibição e o sucesso do vídeo no You Tube?


Na minha vida, do ponto de vista estrutural não mudou nada. Continuo recebendo o mesmo salário, nós professores do Rio Grande do Norte, não tivemos proposta nenhuma por parte da governadora, continuamos em greve, nessa luta pelo menos pela implantação de uma lei, né? A lei da implantação do piso Nacional, de uma forma digna de salário. Agora, a minha rotina está temporariamente alterada porque estou fazendo mesmo um esforço para atender a esses convites que estão sendo feitos, porque estou entendendo que é importante construirmos esse movimento de articulação Nacional das nossas lutas.

O Rio Grande do Norte está sendo bem atuante na greve, os professores têm resistido às ameaças. Você atribui esse comportamento a sua participação na causa, já que nos outros estados a greve durou pouco e não obteve sucesso?

Nós estamos resistindo bravamente, não está sendo fácil também, os professores sofrem com as mesmas questões que surgem de reposição de aulas e tudo mais, acontece. Não acredito que seja pela minha presença, mas pelo descaso do governo, não tinha como retornarmos ao trabalho com aquela proposta que foi apresentada pela governadora Rosalba de implementação do piso parcelado em quatro vezes a partir de Setembro.

O governo Dilma já lhe fez alguma proposta de composição de pasta em assuntos ligados a educação?

Não recebi não, até porque acho que eles não teriam essa audácia. Eu jamais iria me propor a compor um governo que não priorize a educação como é o governo de Rosalba no Rio Grande do Norte, de Micarla em Natal e o próprio governo Dilma, então acho que eles não teriam essa coragem, digamos assim.

Como tem sido a receptividade dos professores em todo o Brasil sobre essa campanha do PIB?

Tem sido ótima. Os professores se identificaram com a minha fala, mesmo porque ficou comprovado, através da reação das pessoas que essa é a realidade no Brasil inteiro. As pessoas se identificam e por isso acabam me identificando também como uma porta voz, alguém que fala em nome dos professores.

Você está percorrendo o Brasil na defesa de 10% do PIB para a educação, os governos estaduais tem se sensibilizado com a campanha?

Professores e sindicatos têm participado, levantado suas angústias no Brasil inteiro. Acredito que a partir do envolvimento dessas pessoas, na defesa das mudanças para educação que inclui os 10% do PIB já, os governos estaduais se sintam pressionados, que revejam suas posições em relação aos professores. Aqui no Piauí, por exemplo, torço para que uma decisão seja tomada em relação aos professores da Universidade Estadual que saíram recentemente de uma greve.

Auditório do Liceu pouco antes de iniciar o evento


Amanda, essa é uma curiosidade geral: Você vai se candidatar a algum cargo político?

Mulher eu não tenho nem condições de pensar sobre isso, estou tão inserida nesse debate, tão envolvida mesmo com isso que eu não tenho condições de pensar sobre isso (repetindo). A minha prioridade sempre foi construir a luta, né? Assim como é a prioridade de meu partido,  eu acho que todo mundo sabe que eu tenho um partido que é o PSTU, não é um partido eleitoreiro, a nossa prioridade é construir a luta dos trabalhadores e é isso que nós estamos querendo nesse momento.





Foto de celular: Amanda Gurgel sentada concedendo entrevista para mim e um outro jornalista de Teresina.
Reações:

6 comentários:

  1. Parabéns Wilma! A entrevista nos proporcionou proximidade com a causa tão árdua dos professores. Admiro a entrevistada e torço pra que ela consiga êxito em seus objetivos e reivindicações. Fica na paz!

    ResponderExcluir
  2. muito boa a entrevista, Wilma.

    as perguntas bem colocadas e as respostas dela bem estruturadas e convictas.

    infelizmente, o Brasil nunca será de primeiro mundo enquanto [des]tratar os professores como profissionais de 5ª categoria como fazem hoje.

    minha esposa é pedagoga e comentei com ela ontem sobre esse assunto: a desvalorização do profissional de educação.

    espero em Deus que a profª Amanda consiga mobilizar a sociedade em prol de uma educação decente, não só para os discentes, mas também para os docentes.

    abs, apz.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Natan,

    Deus o abençoe, meu irmão.

    ResponderExcluir
  4. Wally !!!

    Sinceramente? Acredito que nem aumentando a destinação de 10% do PIB para a educação se resolve o problema crônico nessa área. De que adianta aumentar verba e ela continuar sendo desviada?!

    A Amanda sem dúvida deu uma "sacudida" nessa questão, ela foi a voz dos profissionais oprimidos e da sociedade de modo geral, agora, tomara que não se deixe mudar e moldar pela politica do mal.

    Obrigada Wally.

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Essa tal de amando é uma militante COMUNISTA do PSTU! É bom que vocês do UBE prestem atenção a quem entrevistam. Comunismo e Evangelho não são compatíveis.

    ResponderExcluir
  6. Oliveira,

    O fato de entrevistar a professora Amanda Gurgel não implica simpatia ou militância pela causa comunista de nossa parte. Aliás, entrevistá-la foi muito bom porque eu desconhecia esse lado partidário dela e muitas outras pessoas também não sabiam que a professora, recordista de acessos no You Tube, fazia parte do PSTU.

    Sou Cristã e jornalista e devo estar preparada para entrevistar pessoas de qualquer credo ou ideologia.

    Nós da UBE apoiamos a causa da Educação e anseiamos que os professores sejam melhores recompensados pelos seus esforços.

    Detalhe: Também sou professora e a exemplo dos demais professores do Brasil, concordo em absoluto com o pronunciamento da Amanda no famoso vídeo.

    Obrigada, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net