sábado, 18 de junho de 2011

Vou desistir! Não aguento mais...

Posted by Wallace Sousa on sábado, junho 18, 2011 with 20 comments
Talvez você tenha pensado que esta seria uma palavra motivacional que traria um renovo às suas forças, todavia, não é bem assim, embora você possa vir a se sentir motivado ao lê-la. Esta pode ser uma palavra para você, mas é sobre mim.


É sobre uma experiência que aconteceu comigo, há alguns anos, e quero compartilhar com você, e fazê-lo saber que sentir desânimo é muito mais comum do que se pensa. Todos entram em situações assim, de sentir-se, em algum momento, desanimados, mas, infelizmente, nem todos acham a saída. E é disso que quero falar: como saí e, quem sabe, isso pode lhe servir de norte e ajudá-lo a vencer o seu desânimo. Acredite: mesmo parecendo improvável, a vitória é possível.

A história é assim: após um período difícil em Natal/RN, onde morava, lá pelos idos longínquos do século passado (risos), quando amarguei um período de desemprego e desilusões, mudamo-nos para o interior do Mato Grosso, numa pequena cidade no coração da Amazônia Legal, de meros 6.000 habitantes. Toda mudança traz uma expectativa de melhora, de algo novo acontecendo, de mudança do quadro anterior, negativo, para um mais positivo.

Entretanto, essa expectativa não se confirmou. Sair de uma capital de estado, com população metropolitana de quase 800.000 habitantes para uma cidade pequena, encravada no meio de florestas, rios e fazendas de gado, não tinha de ser diferente, não é mesmo?

Pensando por esse lado, é o acontece, às vezes, conosco: saímos do lugar de conforto, apesar de o único conforto que temos é poder dizer que estamos ali, e, de repente, sermos lançados no turbilhão de mudanças involuntárias e traumáticas para nos vermos dizendo a nós mesmos - acabou, agora cheguei ao fim da linha, é o fim.

Nesses momentos de angústia, nas encruzilhadas que a vida nos leva, onde a opção é apenas ser mais um, aguardando uma mudança nos ventos, de contrários a favoráveis, que nunca chegam, é que vemos até onde conseguimos manter nossos valores, nossas convicções e perseverar em nossos objetivos.

No meu caso, apesar desse palavreado bonito do parágrafo anterior, sinto-me obrigado a confessar que, depois de uma espera que julgava interminável, cheguei ao ponto de dizer: "agora chega! cansei! vou jogar tudo pro alto e desistir... eu não suporto mais!"

Então, naquela casinha de madeira em que morava, ladeada por uma rua poeirenta e sem asfalto, dividindo o pequeno quarto com mais 2 irmãos, abri a janela que dava para a rua e comecei a me lamentar com Deus, expondo, do fundo do meu coração, as mágoas já tão enraizadas que me consumiam e ardiam dentro de mim. Falei tanta coisa, tanta que nem me lembro mais, mas o tema era recorrente: vi-me, novamente, a lançar-Lhe em rosto Suas promessas que nunca chegavam, que nunca aconteciam, que nunca se cumpriam.

Após vários minutos de discussão silenciosa, de um monólogo passivo, onde disse tudo o que estava em meu coração que, se fosse dito a um amigo comum, a amizade teria encontrado seu fim ali mesmo, terminei minha oração (oração ?) com uma frase meio que debochada e desacreditada: "bom, Jesus, eu falei tudo o que eu queria te falar, agora, se o Senhor tem alguma coisa que queira me falar, pode dizer. A tua Palavra tá aqui na minha mão (a Bíblia) e, se o Senhor quiser me dizer alguma coisa, estou aqui pra Te ouvir".

Ridículo, não é mesmo? Um rapaz esclarecido, beirando os 30 anos, formado, no meio do nada, falando para um céu silencioso, tendo apenas por testemunhas as estrelas ou uma outra arara ou marreca-d'água que passava, voando e gritando, segurando um livro de capa preta na mão, apontando pro céu e bramando: Responda, Deus, se tiver coragem! Se fosse outro me contando isso, eu poderia muito bem dizer: "tá faltando um grau para o hospício e sobrando outro para a besteira". (nordestinês ON)

Então, como quem não quer nada, abri a esmo o livro da capa preta, para achar, entre as folhas brancas, salpicadas de uma negra tinta, as seguintes palavras, que caíram como uma bomba em meu já despedaçado ânimo infantil:
Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa. O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. Habacuque 2. 1-3
Bem, depois dessa, fiquei sem palavras... não sabia mais o que dizer, sinceramente. A única coisa que consegui balbuciar foi: "bem, entendi o que o Senhor quer de mim, mas eu não tenho mais forças para seguir em frente. Só se o Senhor mesmo renovar minhas forças, senão eu não vou conseguir". Já era tarde, acho que passava da meia-noite, e fui dormir.

E sonhei...


O sonho foi, mais ou menos, já faz tempo (2001), assim:

Eu me vi em uma corrida de motocross, em um circuito oval. Eu já estava concluindo o circuito, ou seja, era a última volta e, numa curva, vi 3 pessoas olhando agressivamente para mim, e disseram uns aos outros: "ele vai conseguir, temos que impedi-lo!". Então notei que 2 deles saíram dali e, quase que imediatamente, surgiram 2 motoqueiros na pista, por uma entrada lateral. Esse 2 motoqueiros se postaram, um de cada lado, e me forçaram a ir por um determinado trecho da pista que era muito ruim, com obstáculos estilo "costelas-de-vaca", que são ondulações nas estradas de terra, muito chatas para quem viaja de carro ou de moto. Confira na imagem abaixo:


Bom, você já deve estar imaginando como foi "trepidante" essa parte do sonho... O negócio foi tão violento, porque as costelas deviam se de elefantes, e não de vacas, que, após sair desse trecho, que acabava a apenas alguns metros antes da linha de chegada, caí exausto da moto. Simplesmente despenquei no chão, totalmente vendido, vencido e vulnerável, sem ânimo nem pra piscar que fosse.

Então, aproxima-se de mim um fiscal de prova (assim me parecia, quase como um anjo), e me pergunta o que eu estava fazendo ali no chão, deitado, próximo da chegada. Revoltadíssimo da silva, eu perguntei pra ele: "mas, você não viu o que eles fizeram comigo?". Ele nada respondeu, apenas olhou para a frente, para a linha de chegada, alguns metros adiante de mim e, com o olhar, me disse: "não importa, o que interessa é você chegar até o fim; avance, falta pouco para chegar ao fim". Interessante como um olhar pode nos animar, não é mesmo?

Não me restando outra alternativa, arrastei-me alguns metros, literalmente esgotado e, com a ponta dos dedos, toquei na linha de chegada. É só até onde me lembro do sonho, e também é o que vale a pena ser lembrado.

Ao acordar, pela manhã, desempregado, desiludido, desesperançado e endividado, percebi que não havia outra alternativa: deveria avançar, independentemente do que ocorreu ou do que ficou para trás. Você já se sentiu assim também, desanimado pelas circunstâncias, pelas traições, pelo passado? Sim, eu sei, é difícil... e as lágrimas, quentes, que rolam pela face, não nos deixam esquecer isso facilmente. Mas, avance. Siga em frente. A chegada é logo ali.

Sabe, uma coisa que me deixou encucado: eu estava em uma corrida que não havia outros competidores. Era apenas eu correndo contra mim mesmo. E é assim na vida: seja em concursos, seja em outras áreas, concorremos conosco mesmos. Se avançamos, vencemos nossos limites. Se desistimos, perdemos para nós mesmos. Nesta corrida da vida, somos eu contra mim mesmo, ou eu me venço ou eu me perco.

Levantei e fui ler a Bíblia, na leitura devocional matinal. Sabe qual era a leitura programada do dia?
Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.
Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Isaías 40.27 a 31
Não desista. Os anos que morei naquela casinha de madeira ajudaram a moldar meu caráter e foram importantes para me capacitar para estar onde estou hoje, em um dos melhores órgãos do país, na capital federal.

É o que sempre costumo dizer: se eu consigo, qualquer um consegue, basta não desistir.

Soli Deo gloria.

Postou wally, do blog Desafiando Limites, ciente e consciente que desistir é uma tentação, mas persistir é boa opção. Conheça meu blog, com mais mensagens de motivação e reflexão. #sigam_me_os_bons (risos)

ps. postei esse por indicação da Wilma Rejane. Gostou? Obrigado. Não gostou? Reclame com ela... (!)


www.ubeblogs.net
Reações:

20 comentários:

  1. Wally...

    É tão bom saber que Deus é vivo e Sua Palavra é Refúgio seguro. Que Ele considera nossas fraquezas e se comunica- mesmo que de forma incomum- para nós faz saber que não estamos sós.

    Era você contra você mesmo, mas existiam inimigos invisíveis e um Amigo Invencível a quem te aliaste.

    Deus o abençoe Wally. Obrigada por publicar, sei que vidas serão edificadas.

    Ô já vi um testemunho aí em cima, e em inglês (risos).

    ResponderExcluir
  2. O Deus Vivo Vive Em Nós não há quem nos possa calarrr!!!! "No Tempo de Deus Viveremos Além do que Podemos Sonhar"
    Glória a Deus por sua vida, e vamos caminhar pq a chegada está logo ali
    abraços Joyce Menezes

    ResponderExcluir
  3. @Wilma,

    apz, amada.

    obg pelo apoio sempre presente, e receber elogios de quem publica o blog A Tenda na Rocha é sempre uma honra "inenarrável"!

    =o)

    abs,

    ResponderExcluir
  4. olá Joyce, apz.

    obg por seguir meu blog, já visitei o seu, admirei seus trabalhos manuais e estou seguindo tb.

    parabéns pelas belas formas q vc deu a coisas q muitos julgam inúteis, que é o q nosso Deus faz: tirou-nos do lixo do pecado e nos fez uma nova obra em Suas mãos.

    abs.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns irmão Wallace pelo post. Principalmente porque ele não é uma história ou crônica qualquer mas sim uma experiência que você levará para o resto da vida, a qual Deus permitiu para amadurecê-lo e poder ajudar outras pessoas...assim como eu. Acredite, sua história me deu um ânimo novo. Que Deus continue abençoando e dê uma passadinha lá no meu blog, é sempre um prazer sua visita. Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  6. Acredite, estou me superando a cada segundo da minha vida! Meu fôlego de vida é uma perseverança, não consigo ver a linha de chegada, mas me arrasto para lá. A minha fé em Deus é a força motriz, que me impulsiona para o voo. Meu voo não é dinâmico, mas é continuo. Quero chegar lá, mesmo que as machucaduras da estrada dilacerem meu coração. Como você disse: o importante é chegar na linha de chegada. Eu sigo seu blog, nesta semana eu li sua revolta louvável com a Estressante.com (rsrsrs...) Fica na paz, amigo!

    ResponderExcluir
  7. oi Lucilene, apz.

    é verdade, essas experiências nos enriquecem muito, e podem enriquecer outros. Q bom q vc foi uma delas.

    =o)

    já sigo teu blog, Deus abençoe, amada.

    apz.

    ResponderExcluir
  8. Ntan, vai nessa tua força, amigo. O importante é chegar.

    estressante? aff...

    =o)

    abs, apz.

    ResponderExcluir
  9. Amém, maravilhoso testemunho, foi uma resposta a minha oração, Deus me mostrou através do seu testemunho, que a única capaz de parar minha vitória sou eu mesma.
    Hoje tive um sonho, quase parecido com o seu, um cachorro tentava me parar, ele pulava sobre mim sem parar, quando fui falar com um homem, dizendo que o cachorro dele estava me confundindo com outra pessoa, esse homem simplismente me ignorou.
    Percebi, que Deus estava dizendo: Avance, ninguém te impede, somente voce mesma!
    Ohhh Glória,,,,,vou continuar.
    Vou vencer
    Luciana Dimani
    Deus te abençoe muitissimo!

    ResponderExcluir
  10. Wally
    Essa postagem serviu pra mim, gostei da maneira que escreve, e, claro, passou espírito sem deixar de ser humano.
    Muitos escrevem coisas que não tem idéia, nunca passaram, mas não é o seu caso, gostei por isso. Pode falar de perseverança porque viveu.
    Se tiver Facebook, por favor, me adicione, ou se puder, visite o meu blog, to demorando p postar, mas tem muita coisa lá também, e gostaria de partilhar contigo.
    Um abraço.
    http://www.facebook.com/anamariadematos
    http://talita-culmi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. apz, Luciana,

    q bom q o meu post inspirou vc.

    Deus te abençoe, em Cristo.

    abs,

    wally.

    ResponderExcluir
  12. olá, Ana, apz.

    já add no FB e já sigo seu blog, sou o último... rs

    obg pelo feedback, Deus abençoe.

    abs,

    ResponderExcluir
  13. Olá Wally apz.
    Li o seu post e me identifiquei em muitos momentoS. É muito dificil deixar no passado as magoas, as traições as humilhações, mas, hoje ao 26 anos, tenho percebido que tudo que passamos na vida, seja bom ou ruim tem um proposito.
    Realmente tudo que passamos contribui para a formação do nosso carater, hoje eu sei tudo quem eu não quero ser e todos os dias é uma luta para vencer.
    Mas uma coisa que percebi também é que o que mais cansa é olhar para trás. Na maioria das vezes olhamos para tras e só conseguimos ver as coisas ruins e ai vem a tristeza e ser triste cansa.
    Hoje eu olho para trás quando estou em lutas, mas, não olho como antes. Hoje olho e penso: Por quanta coisa eu passei, como sobrevivi a tudo? Sobrevivi porque Deus me sustentou, não caminhei sozinha e então, volto a olhar para a luta do presente e penso: Deus me sustentou no passado e ele me sustentara agora, afinal, o nosso Deus não muda não é mesmo? é sempre fiel.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    perfeito testemunho, estou a viver algo quase que parecido; mudança de estado, de vida...
    Essas palavras simplesmente vieram em momento propicio, que o Jesus nosso Deus nos abençoes abundantemente.
    Meu blog: www.zaacnet.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. @Roberta,

    apz, amada.

    obg pelo retorno ao post, foi gratificante e reflexivo.

    já visitei seu blog e estou seguindo tb.

    abs,

    ResponderExcluir
  16. @fernandes,

    apz, amado.

    fico feliz em poder ter sido um auxílio neste momento delicado.

    persevere e vá em frente, e q o Senhor o abençoe grandemente.

    abs,

    ResponderExcluir
  17. Oii povo lindo de Deus s2
    participem da minha comunidade ?

    link = http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115285334

    Oobg desde já , fiquem com Deus s2

    ResponderExcluir
  18. obg Rosa,

    Deus abençoe.

    abs, apz.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado (2) abençoando (1) Aborto (15) Abraão (2) Aconselhamento Pastoral (5) Acordo Ortográfico (3) Altair Germano (48) ANAJURE (7) Apocalipse (1) Apologética (15) assuntos atuais (14) Ateísmo (3) atitudes (12) audio-books (1) avivamento (1) ação coletiva (10) barbárie (6) Belverede (9) bibliografia (1) Bibliotecas virtuais (3) black bocs (1) Blog do Momento (51) Blogagem Coletiva (74) blogagem profética (3) Blogger (14) Blogosfera Cristã (268) blogueiros (9) Boas vindas (1) Boicote (8) Brasil (20) Bíblia (2) Bíblia de Estudo (7) Cadastro (2) calvinismo (1) Campanhas (13) Carla Ribas (20) Carlos Minc (2) Carlos Nejar (1) Carlos Roberto Silva (5) Carnaval (1) casamento (17) cenas da vida (12) charge (3) Charles Péguy (1) China (1) cidadania (39) Cintia Kaneshigue (48) ciência (1) clamor (2) Como criar e editar um blog? (103) comportamento (5) Comunicados (53) Concurso no blog (7) Concursos (19) conectados em oração (8) conscientização (2) Consciência Cristã (19) Conto (1) contras (1) Contribuição (2) conversão (7) copa 2014 (3) coragem (1) corporativismo (2) corrupção (21) cosmovisão cristã (217) CPAD (13) CPAD News (5) CPI do Tráfico Humano (10) Creative Commons (6) crianças (8) crianças desaparecidas (8) crime (2) crowdfunding (1) Culto de Missões (6) cura gay (1) David Botelho (1) Denúncias (10) desabafo (1) Desafiando Limites (43) Desafio aos blogueiros (4) Desaparecidos (13) Desarmamento (2) Desastre Rio de Janeiro (4) descriminalização das drogas (1) Deus. (12) devocional (99) Dia da Bíblia (7) dia da mulher (7) Dia das Mães (5) Dia de Missões (3) Dia dos Pais (3) Dicas (114) dinheiro (7) direitos humanos (9) dissertação (1) Divulgação (12) Domingo da Igreja Perseguida (6) dons espirituais (5) Dr. Luis Pianowski (1) Dracaena (1) Drogas (1) e-book (25) e-books (3) EBD (31) EBI (1) Eclesiastes (1) Ecologia e Natureza (14) Editorial (8) educação (1) Eleições (21) Eleições 2014 (4) Eliseu Antonio Gomes (476) ENBLOGUE (20) Enquete (10) Entrevistas (37) Escola Dominical (4) Escrita (8) Esdras Costa Bentho (12) Esperança (10) Esportes (5) Estatuto (1) Estudos (16) Etica no Blogar (23) Evangelismo (55) Evento (14) exposed (1) Facebook (5) Família (54) família Cristã (2) Felipe M Nascimento (10) Ferramenta LIVRO (3) Ferramenta TEATRO (2) Ficção (1) Fidelidade (1) filhos (3) Filmes (5) Filosofia (3) fim do mundo (4) financiamento coletivo (1) finanças (2) formação de opinião (7) Formspring.me (1) frases e citações (4) Frida Vingren (1) futebol (2) (7) Férias (1) gastos copa do mundo (1) Geisa Iwamoto (2) Genivaldo Tavares de Melo (37) Geremias do Couto (12) Geziel Gomes (1) gif (1) governo (6) Graça (13) Guerra Cultural (2) guerra espiritual (1) Gutierres Siqueira (15) História (4) homofobia (2) HQ (1) Humor (4) Identidade (1) idosos (1) igreja (14) Igreja Perseguida (7) Imagens Cristãs (7) impostos (2) incoerência (2) indicação bibliográfica (1) indignação (1) infidelidade conjugal (2) inspiração (3) Intelectualidade (7) Interatividade (2) intercessão (19) internet (33) Internet Evangélica (27) intolerância (3) Izaldil Tavares de Castro (10) J.T.Parreira (1) Jairo de Oliveira (1) Japão (15) jejum (1) Jesus. (1) jogos eletrônicos (1) Jorge Luis Borges (1) João Cruzué (61) judiciário (3) Jurgen Moltmann (1) justiça (2) juventude (1) Júlio Severo (8) Kelem Gaspar (17) legislação (4) LGBTS (1) liberdade de expressão (2) liberdade de imprensa (4) liderança (8) literatura (8) livro digital (1) Livros (68) lição de vida (10) Lucas Santos (8) Luis Ribeiro (7) maconha (2) Magno Malta (1) manifestação (1) manifestações copa (1) manipulação midiática (1) manisfestação (1) Mantenedores UBE Blogs (3) Manual da UBE (8) marcha (1) Marco Feliciano (18) maridos (1) Marta Suplicy (3) Martinho Lutero (1) mastectomia (1) Matusalém (1) Maya Felix (10) Meios de comunicação (1) mentira (3) missiologia (20) Missão Integral (5) missões (84) Motivação (41) mulheres (3) mártires (1) música (3) nacional (1) namoro (2) Natal (33) Nietzsche (1) Notícias (85) opinião (28) oração (6) Orkut (13) ortodoxia (1) Pablo Massolar (1) pagamento (1) papel de parede (1) passatempos (3) pastores (7) Paul Washer (1) pena de morte (1) perdão (1) Perseguição política (9) Perseguição religiosa (21) PL 122/2006 (60) Plágio (13) PNDH - 3 (17) poder de Deus (6) Poesia (20) polêmicas (6) Política (106) Pornografia (2) portas abertas (1) Português (5) Primavera de Sara (2) profecias maias (1) profeta (1) Promoção (39) Protestantes (12) protesto (1) prós (1) páscoa (3) Rankings (1) Recursos (7) Redes Sociais (40) Reflexão (54) Repúdio (34) ressurreição (1) Retrospectiva (1) Revista Cristã (7) REVISTA FORBES (1) Ronaldo Côrrea (2) Sammis Reachers (84) Sara (2) Saúde Pública (4) SBB (1) Selos (15) Senado Federal (19) SENAMI (1) Sentido da vida (3) Sidnei Moura (3) Silas Daniel (2) Silas Malafaia (28) Sorteios (16) STF (9) suborno (1) Teatro (2) Tecnologias (6) Televisão (9) Templates (8) teologia (4) testemunho (6) trabalho escravo (1) tradução (4) tragédias (2) tráfico sexual (5) tutoriais (9) Twitter (10) UBE (8) UBE 2007 (83) UBE 2008 (120) UBE 2009 (166) UBE 2010 (201) UBE 2011 (236) UBE 2012 (173) UBE 2013 (159) UBE 2014 (124) UBE NA MÍDIA (4) UOL (5) urnas (1) utilidade pública (12) Uziel Santana (2) vaidade (1) Valmir Nascimento Milomen (107) viagem (2) viagem missionária (4) Victor Leonardo (7) Vida Cristã (104) vida eterna (2) vida real (13) Viktor Frankl (1) VINACC (13) Vinicius Pimentel (1) vídeo (50) Wagner Santos (1) Wallace Sousa (67) wallpaper (1) Wellykem Marinho (1) Wilma Rejane (135) Yosef Nadarkhani (7) Zip Net (3) África (3) ética (1) Ônibus Mágico (1)