Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

7 Maneiras Infalíveis de Detonar um Blog Cristão

Posted by Wallace Sousa on quinta-feira, julho 14, 2011 with 12 comments
um deslize no teclado e o prejuízo é certo...

Estando eu ocupado mentalmente em escrever um post para a UBE (com dicas de bons posts, boas práticas de postagem, etc.), me dei conta de que, às vezes, as pessoas não sabem o que devem EVITAR para não naufragarem na blogosfera. Também me lembrei de um post que visitei tempos atrás onde um comentarista anônimo teceu duras críticas ao autor, um colega blogueiro - infundadas ao meu ver -, atingindo até mesmo sua honra pessoal.

Foi uma situação deplorável e fiquei bastante decepcionado, inclusive por desconfiar que a identidade oculta poderia pertencer a alguém que eu admirava. Taí uma coisa que eu não sabia que existia: blogueiro-bomba "cristão": quer explodir os outros e acaba se explodindo junto. Enfim...

Logo, tendo por base essa situação incômoda e desnecessária que acompanhei, julguei por bem dizer como se pode detonar um blog cristão, afinal se esse é o seu objetivo, aqui vai o caminho das pedras.

Agora, se você, por algum motivo desconhecido e incompreensível para a maioria dos mortais NÃO quer detonar seu blog, MAS está fazendo alguma dessas coisas, saiba que está com uma bomba-relógio no colo desktop e ainda não percebeu. Se detonar seu blog não é o que você procura, então analise se você não está dando tiros no pé e revise suas atitudes e conceitos.

Vamos às dicas-bomba, dessa estratégia bem-bin (bem Bin Laden... risos)

1. Promover dissensão entre irmãos

A Bíblia diz que quem promove dissensão entre irmãos é abominação aos olhos do Senhor:
e o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6:19
Se você está querendo afundar seu blog, comece já a colocar pilha em brigas entre irmãos blogueiros. É batata, logo logo seu blog vai estar indo de pau a pique.

2. Envolver-se em rixas, picuinhas e chocarrices

Essa é outra dica matadora. Qualquer blogueiro que está procurando meios de levar seu blog à obscuridade e à vala do lixo virtual acaba de encontrar uma forma eficaz de arrebentar, literalmente, com seu nome virtual. Veja o que Deus diz sobre isso:
Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. Efésios 5:4
3. Espalhar boatos, fofocas e notícias infundadas

Se alguém já foi vítima de fofoca e boataria perversa, sabe o que é e como dói quando inventam coisas sobre você ou sobre sua vida que são falsas e caluniosas. Vou até dar um desconto para quem espalha boato sem saber que é mentira, mas #fica-a-dica para detonar seu blog rapidinho. Ah, e tem mais: você ainda pode ganhar um belo de um processo nas costas por injúria e difamação... #tenso
O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos. Provérbios 16:28
4. Copiar conteúdo sem creditar o autor

Essa é cruel para o autor "roubado". E para quem quer destruir um blog, esse método não é o mais rápido, mas é infalível! Claro, se você estiver sem paciência, e copiar muuuuuuuuuuito, você pode apressar o processo. Não se intimide: se seu alvo é explodir seu blog, copie sem dó e sem ética.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. 1 Coríntios 5:11
5. Desrespeitar pessoas e denegrir a honra alheia

Nesse aspecto você pode barbarizar: desrespeite seus leitores, desrespeite seus colegas e desrespeite qualquer um que se atrever a ficar em seu caminho ou discordar de suas opiniões. Se acontecer de não encontrar alguém que queira discordar de você, ache um bode expiatório, deixe o chiqueiro pronto e saia jogando lama para todo lado. Não economize na lambança que em breve seu blog estará no fundo do poço!
Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda! " Judas 1:9
6. Buscar fama e notoriedade em detrimento da ética e do caráter

Esse método não é muito óbvio no sentido de afundar um blog cristão, visto que a fama e a notoriedade mascaram a derrocada espiritual enquanto as visitas sobem vertiginosamente. Todavia, esse tipo de atitude que sacrifica a ética e o caráter no altar da fama mais cedo ou mais tarde vai levar o blog à obscuridade, pois os leitores logo se cansarão disso e procurarão outro que faça aquilo que lhes chame a atenção. Não existe leitor fiel em blog interesseiro, mas isso você já sabe, não é mesmo?
Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios. Provérbios 27:2
7. Vender-se ao diabo e render-se ao pecado

Essa é antiga, mas ainda eficaz. Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata, condenando à morte o Autor da vida. Paulo também sofreu nas mãos dos que tinham interesse apenas terreno no evangelho, como foi o caso de Demas. Assim, uma das melhores e mais eficazes formas de derrotar um blog cristão é entregá-lo nas mãos do cão: de blog cristão para blog do cão. #rimou

Lógico que o coisa-ruim vai deixá-lo com uma pequena aparência cristã para poder semear o mal de forma mais virulenta, mas é questão de tempo até os plantonistas descobridores de heresias desmascararem o blog "cavalo-de-tróia", o típico blog "infiltrado".
E [diabo] lhe disse: "Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se você me adorar, tudo será seu". Lucas 4.6, 7

Prejuízos Inevitáveis e Consequências Desastrosas

  • Perda de Credibilidade
Um bom nome, ainda mais nos mares bravios da Internet, demora muito a ser construído e consolidado com sucesso. Todavia, jogá-lo na lama é apenas questão de horas ou, quando muito, dias. Um blogueiro sem credibilidade é como um papel de bala sujo: seu destino é a lixeira virtual mais próxima ou, se teimar em ficar visível, ser pisado e espinafrado pelos internautas.

Misericórdia é uma artigo escasso entre os navegantes, principalmente se o alvo for um blogueiro que perdeu a confiança de seus leitores. Se quem tem crédito na praça virtual leva pancada a torto e a direito, avalie quem não tem! Se você deseja afundar seu blog, saiba, antes, que seu nome também padecerá do mesmo mal. Quer fazer o mal, tudo bem, mas prepara-se para sofrer as consequências.
  • Perda de Qualidade
Muita gente pensa que a qualidade foi inventada (ou descoberta) pelos japoneses em seu esforço kaizen, pela criação de programas de qualidade total, etc. Sinto decepcioná-lo, mas o estabelecimento e primeira linha de produção onde se adotou o conceito de avaliação de qualidade é muito, muito, mas muuuuuuito mais antigo (risos). O conceito de qualidade foi estabelecido pelo Senhor na sua fase mais criativa, descrita lá em Gênesis 1. Duvida? Não creio... espere um pouco, vou provar:
Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. v.4
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. v.12
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. v.18
Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. v.21
Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. v.25
E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia. v.31 (ênfases acrescidas)
Ah, o marketing também foi criado quase por essa época (risos). Hoje o argumento não mais seria "e sereis como Deus", mas "emagrece, boba"!
Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal". vv. 4 e 5 (ênfase acrescida)
Obs.: se alguém me pega dizendo que Deus criou a qualidade total e o diabo o marketing... #eusouterrível

Dito isso, é fácil perceber que um blog que está a caminho da bancarrota espiritual começa perdendo, de cara, a qualidade de seus posts e conteúdo. O blogueiro que está se esforçando para detonar seu blog é reprovado logo que se pergunta sobre o resultado de seu trabalho: o que eu fiz foi bom? Não, não foi. Foi ruim. Foi péssimo. Sem qualidade, sem futuro. Da mesma forma que você, caro leitor, rejeita um produto xing-ling sem qualidade, você também acabará repugnando um blog sem qualidade. Capice?
  • Perda de Respeitabilidade
Lá em cima, no item 5, falei sobre a FALTA de respeito por parte DO blogueiro, e agora vou falar da PERDA de respeito AO blogueiro por parte de seus leitores. Você está conseguindo visualizar que isso parece uma reação em cadeia, tal qual aquele joguinho de dominó onde se derruba uma peça e as demais vão caindo em sucessão? Exatamente: se alguém perde sua confiança, você perde o respeito por ela, pelo que ela diz e pelo que ela faz. Ela deixa de ser relevante para você.

Ainda não existe um medidor de respeitabilidade para blogs, no máximo um contador de visitas, mas isso não significa quase nada em termos de respeito, afinal existem blogs que são muitos visitados, mas a maioria dos leitores é atraída pela balbúrdia e pela apelação. Um dos programas televisivos que mais chama a atenção hoje é O Pânico na TV que, na minha humilde e delicada opinião, deveria se chamar "O Penico da TV", mas tudo bem. Você que assiste, já que privo meus olhos e ouvidos dessa tortura intelectual sadomasoquista auto-infligida, poderia me dizer se respeito é uma palavra em uso no dicionário penical, digo panical?

Quer destruir seu blog? Que tal usá-lo como penico na net? #fica-a-dica
  • Perda de Prioridade
Quando Jesus está para concluir seu célebre discurso no monte, ele deixa, deliberadamente para o fim, um de seus ensinos mais difíceis de por em prática: o de abrir mão da ansiedade da vida e descansar nas mãos do Senhor. Eu, cá com meu botões, acredito que Jesus deixou pro fim porque se começasse o Sermão do Monte por essa parte, quando estivesse no fim de sua prédica, teria sobrado pouca gente para escutar... #fato

Mas, o que foi que Jesus disse no fim mesmo? que devemos ter prioridades na vida, sendo a principal buscar a vontade de Deus e seu Reino. Agora ficou fácil perceber porque alguém que está empurrando seu blog na ladeira da sujeira perdeu todo e qualquer parâmetro de prioridade cristã, não é mesmo?

Então ficamos assim: quem tem prioridade em jogar o blog na cloaca da internet é só fazer o contrário do que Jesus disse, e deixar a vontade de Deus e o Reino em último lugar em sua vida.
  • Perda de Santidade
A santidade na vida cristã é um conceito super-fácil de ser entendido, agora colocar em prática é que são elas! Se tem uma coisa que eu entendo bem na vida cristã é santidade: eu sei o que é, sei como faz, só não sei ainda porque não consigo fazer isso direito (risos). Santidade, diferentemente do que o senso comum herdado do catolicismo aponta, é SEPARAÇÃO e não PERFEIÇÃO. Ah, lá vem você #dinovo dizer que não acredita... tá bom, tá bom, eu provo:
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4.12, 13 (ênfases acrescidas)
Observou? aperfeiçoamento dos santos! Logo, santo não é perfeito. Prova pedida, prova dada, vamos em frente.

O blogueiro que age se misturando com o mundo está deixando a santidade em último plano. Santo = Separado. Misturado é o contrário de Santo. Assim como o cristão que não é santo vai acabar ficando de fora do céu, o blogueiro misturado também vai, mais cedo ou mais tarde, ser lançado fora do Google Page Rank.

Bem, diante de tudo isso, você ainda quer mesmo detonar seu blog?

Postou wally, do blog Desafiando Limites, ciente de que bomba no blog dos outros é um... estouro (risos)


www.ubeblogs.net
Reações:

12 comentários:

  1. gostei , dicas excelentes para os blogueiros não errarem, mas infelismente o que os blogs cristãos estão fazendo é tudo ao contrário, é uma enxurrada de fofocas e críticas e dissensões , a começar por um site famosos ae que só sabe falar mal dos cristãos de hoje, orem entao para seja gerada uma nova geração de blogueiros comprometidos com o Reino de Deus , e aos companheiros blogueiros integros , continuem firmes na fé , proclamando o evangelho e trazendo edificação para a igreja , shalom

    ResponderExcluir
  2. kkkk Adorei, e com uma boa dose de humor ficou ótimo. Assino embaixo de tudo que foi posto acima. Muito bom. Parabéns ao Wally.

    ResponderExcluir
  3. Mandou bem Wally,
    Trabalhar com seriedade é tudo que precisamos se queremos crescer e alcançar objetivos. Nosso alvo principal deve ser proclamar as verdades do evangelho, edificar a igreja de Cristo e resplandecer como astros no mundo. A blogosfera é uma excelente ferramenta para o trabalho evangelístico e edificação dos santos, quando usada sabiamente e não de forma interesseira e egoísta. Que o Senhor Jesus continue te abençoando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. OI Wally, muito bom seu texto, destaco aqui a bomba de numero 6 - "Buscar fama e notoriedade em detrimento da ética e do caráter", esse ponto é uma questão muito seria. Tenho pouco tempo na blogosfera e já vi muitas coisas, existem os que em nome da " fama e notoriedade" vendem as suas almas ao diabo em busca de uma gloria passageira e corrupta( correção) tudo em nome da "fama" ( correção)


    Wally, as vezes acho que você tem alma Cearense,ssrsrsrsrsr

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  5. oi Gil, apz.

    obg por comentar e trazer sua contribuição.

    vamos fazer nossa parte,

    abs,

    ResponderExcluir
  6. oi Rô, apz.

    eu me esforço pra ser engraçado, mas é difícil... rs

    abs,

    ResponderExcluir
  7. apz, pr. Nonato, tudo bem com o sr?

    pois é, temos q fazer uso e bom uso do que temos nas mãos, para honra e glória do Senhor.

    prazer tê-lo por aqui comentando.

    abs,

    ResponderExcluir
  8. oi Iris, já respondi em meu blog, onde vc teve a bondade de comentar tb.

    parabéns por seu blog, e continue a lutar pela fé que de uma vez por todas foi dada aos santos.

    abs, apz.

    ResponderExcluir
  9. @Irismar

    ah, sim, sou do RN, vizinho ao CE.

    =)

    ResponderExcluir
  10. Wally que benção então somos irmãos em Cristo e primos de região,srssrsrsr, sou de Fortaleza e gosto muito do teu jeito de escrever, teus textos são bons e edificantes com uma pitada de humor que faz com que eles não fiquem cansativos.

    Obrigada por suas palavras que recebo como incentivo.

    Fica na paz!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, estamos mesmo precisando de oientações como esta. Ainda hoje estou postando um artigo onde cometo sobre a ex-atriz Julia Paes, que estaria retornando à Igreja. Meu irmão, o que falaram desta moça sem consultar ou checar as fontes é brincadeira, tanto que vários blogs tiveram que desmentir depois o qua haviam publicado antes. Depois que acabaram com a obrigatriedade de diploma de jornalista todo mudo se meteu a dar noticia sem seguir o básico, que é checar a fonte!
    Enfim, concordo com os alertas que o irmão sabiamente postou aqui.
    Grande abraço,
    Georges

    ResponderExcluir
  12. obg, George, por comentar.

    gde abço, apz.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net