Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Paul Washer critica blogueiros cristãos

Posted by Valmir Nascimento on segunda-feira, julho 11, 2011 with 16 comments
Por Alan César Correa | Colaborador do The Christian Post


Segundo pesquisa divulgada nessa semana pelo IBOP, o Brasil tem quase 60 milhões de internautas, com 55,5 milhões de pessoas com acesso domiciliar.

Em meio a esses milhares uma porção considerável é composta por internautas cristãos.

Apesar dos números da Internet, o pastor e diretor da Sociedade Missionária HeartCry, Paul David Washer, conhecido no Brasil pelos seus diversos vídeos legendados no YouTube, fala sobre a necessidade urgente de sair e pregar o verdadeiro Evangelho ao mundo.

Paul Washer em um vídeo divulgado na rede recentemente, diz “Eu não faço parte da geração de blogs...e internet”, e critica os Cristãos por condicionarem a pregação do Evangelho a blogs e sites da internet.

“Ver todos esses jovens blogando, e brigando sobre assuntos teológicos, de forma que a maioria deles ainda não viveu o suficiente para ao menos, saber ou experimentar o que estão falando”.

O número de usuários Cristãos no Brasil, ainda é um número difícil de mensurar, mas para se ter uma idéia, só no Twitter de Aline Barros, um dos Twitters com mais seguidores no meio gospel, existem mais de 300 mil seguidores. Isso prova que são muitos os evangélicos que estão na Internet.

No Brasil, os jovens cristãos marcam presença em redes sociais como Facebook, Twitter e até o Google +. Mas não é só em redes sociais que eles estão, eles também escolheram os blogs como um caminho para mostrar seus pensamentos, publicar seus próprios artigos e notícias, dizer o que pensa, e interagir com outros milhares de internautas como eles.

Existem milhares de milhares de blogs com perfis evangélicos na rede, e para o missionário Washer esse talento é um enorme desperdício.

“A gente senta lá e enche a internet com esse tipo de coisa, enquanto existem literalmente, bilhões de pessoas que não ouviram o Evangelho”.

Paul Washer trabalha a idéia de que esses bilhões de pessoas que existem no mundo os quais ainda carecem de ouvir o Evangelho não serão alcançados pela internet. Ele exorta para que o tempo dos jovens não seja investido para serem famosos na internet.

“Provavelmente esse não é o seu tempo de escrever um livro e mudar o mundo, ou ter um blog que recebe visitas de todas as partes do planeta”.

“Esse é um tempo de você se preparar para ser um homem de Deus”.

Para o missionário e pastor da primeira Batista de Muscle Shoals, os jovens tem gastado muito tempo em internet e pouco tempo em oração, ele faz um desafio para esses jovens de “estarem a sós com Deus até que Ele derrame o seu Espírito em você e te faça um servo útil”.

Washer diz que há uma necessidade tremenda, e “Deus conseguirá sem você, mas isso seria uma perda”. “Que tamanha perda de alegria”, diz ele convidando os Cristãos para uma vida de verdadeiro sacrifício.

“Saia com a sua vida e pregue o Evangelho para as nações que não conhecem a Cristo.”

“Eu te convido para uma vida de alegria sem igual e cheia de glória”.

Paul Washer reconhece o potencial que existe nos Jovens, assim como Apóstolo Paulo reconheceu potencial em um jovem chamado Timóteo, e por isso pede para que o Jovens, saiam da internet, abram mão de querer ser conhecido nesse mundo, mas “que apenas o céu e o inferno saibam seu nome, Deus porque Ele te ama...e o inferno porque ele te odeia”.

“Vá a algum lugar onde John Macarthur e John Piper não estejam...e pregue o Evangelho, e orem e intercedam”.

(Christian Post)

Comento: Embora concorde em parte com as palavras de Paul Washer é preciso reconhecer certo exagero em sua crítica. Se é certo que o cristão não pode viver somente em função da internet, principalmente no que se refere à prática da vida cristã, não se pode dizer que todos os blogs cristãos são um enorme desperdício. Trata-se, a meu ver, de uma crítica mal formulada de quem desconhece todas as nuanças da blogosfera. Volto a dizer: Respeito o pr. Paul Washer e concordo em grande parte com aquilo que diz, não somente sobre esse assunto mas também sobre outro, entretanto não podemos concordar com sua análise rasa feita sobre a blogosfera.
Reações:

16 comentários:

  1. apz, Valmir.

    mas, ele está se referindo à blogosfera norte-americana, correto?

    então, a crítica não seja devida a nós...

    agora, que tal se analisarmos a blogosfera NA para vermos onde eles estão errando, que motivou a crítica do PW e NÃO repetirmos os mesmos erros aqui?

    outra sugestão: que tal fazermos alguns posts demonstrando as boas coisas que os blogs cristãos nacionais fazem em prol do evangelho, como referência de ação para e em prol do Reino?

    abs, ótima postagem.

    apz.

    ResponderExcluir
  2. Wally,

    Acho que Washer foi genérico, e este foi um dos seus erros, a meu sentir.

    Sobre sua ideia, muito bom!

    ResponderExcluir
  3. A Net (e posteriori blogosfera) não deixa de ser um campo também! Tem de tudo - inclusive pseudo-evangélico, excelente arena de esclarecimentos, edificação, amizades, etc!

    Ele deve se referir a molecada exagerada sem propósito, sem conhecimento, sem compromisso! Ou deve ser um tremendo pragmatista querendo fazer média de super evangelista! Cadê ele, o Piper, o Macarthur na janela 10x40???

    Pede para ele dar um pulo na minha página e nos sites/blogs que acompanho pra ver se é brincadeira!

    Abraços
    souteologico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    A priori a sociedade cristã brasileira ainda é muito influenciada NEGATIVAMENTE pela cultura gospel norte-americana, no entanto esta realidade vem sendo quebrada ao longo dos anos, em parte pela influencia libertadora de novos pensadores cristãos, que se utilizam de blogs, sites e outras ferramentas do meio virtual, para denunciar a vendagem de um evangelho pernicioso e podre.

    Respeito o pensamento de Paul Washer, no entanto não abro mão de discordar de alguns aspectos preponderantes de seu discurso. Reduzir a importância dos blogs cristãos, a um mero desperdício de material humano, é sem dúvidas uma generalização perigosa e inconseqüente de sua parte.

    É notório e a olhos claros, que o meio cristão norte americano, que sem dúvidas foi o pano de fundo de sua critica, vem passando por uma serie crise de identidade, continuar firme forte com os ensinamentos autênticos de Cristo e dos Apóstolos, ou se render as fortes ondas da contemporaneidade e da pós modernidade em suas pregações.

    Concordo com o irmão “Wally”, devemos analisar de forma critica, a sociedade cristã norte-americana e sua blogesfera, para que não cedamos e caímos nos mesmo erros que estão sendo cometidos.

    Um grande abraço!!!

    Shalom.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que qualquer coisa vira arma nas mãos de quem tem unção. Seja internet, blog, televisão, rádio, arte, música, escola, livros, palestras, panfletos, papel de bala, guardanapo; enfim, se não usarmos tais "armas" para a glória de Deus, certamente outros usarão e apregoarão seus pensamentos anticristãos, criando um conceito unilateral nos internautas. Se Sansão usou uma queixada de jumento pra guerrear, por que não podemos usar um blog pra evangelizar?

    ResponderExcluir
  6. Eu vejo uma séria preocupação com a hipocrisia que muitos de nós temos, em escrever artigos de muito poder mas que por muitas vezes não geram resultado prático nas nossas próprias vidas.

    As palavras tem poder, como citou um irmão acima, mas o PODER que sentimos ao termos capacidade de falar e sermos ouvidos por várias pessoas também pode nos cegar, nos colocar como vasos bonitos, mas de enfeite.

    Que essa afirmação do Paul não seja para nós! Estão vamos buscar sempre a Deus, para a Sua honra e glória em nossas palavras e atitudes!

    "Filhinhos, deixemos de dizer apenas que amamos as pessoas; vamos amá-las realmente pelas nossas ações" - I João 3.18

    www.metanoiaindutiva.com

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito que a palavra que vem de alguém que é de Deus, ela sempre deixa uma semente pelo caminho, e o Espírito Santo a fará germinar. As vezes tem aqueles que não tem o dom de escrever, mas envia um vídeo de uma música, e tal vídeo toca no coração de alguém que esta ansioso por ouvir uma palavra. Não concordo muito com as palavras de Paul Washer, pois quem faz a obra não somos nós, somos somente usados por Deus, é ele que completa tudo através do Espírito Santo. Paulo diz: me fiz de louco para ganhar os loucos.
    Paz e alegria no Senhor Jesus
    Aleluia! Amém

    ResponderExcluir
  8. O que posso entender das palavras do Pr. Paul Washer, é que os jovens estão procurando esse meio de evangelizar por ser fácil!

    A verdade é que é mesmo, e infelizmente esse meio não é acessível a todos.
    Mais tambem esse campo é onde abre muitas portas para inimigo entrar em nossa familia, e pode ser assim um grande ataque ao inimigo.


    "Cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado"

    ResponderExcluir
  9. Tenhamos discernimento e não sejamos xenofobos... Uma coisa não exclue a outra: é preciso pregar por todos os meios e a internet, a blogsfera, são apenas mais alguns meios como quaisquer outros. Contudo, o Paul Washer e tantos outros continuam olhando para o próprio umbigo e tentando forçar uma situação e fazer com que blogueiros sintam-se culpados por não fazer o que ele faz, do jeito que ele faz.

    Cita-se números genéricos, mas se imaginarmos que dentro da Janela 20 x 40 temos países como a Índia e a China, com mais gente acesssando a internet todos os dias, sim mais gente que a população do Brasil e dos EUA, deveríamos, isto sim, é incentivar que textos bíblicos, mensagens, traduções da Bíblia fossem disponibilizados nas várias línguas faladas nessas nações e o quanto antes, para que esses povos tenham acesso a eles na web.

    Pensar que esses povos serão alcançados somente por um ou por outro meio é balela, e interessa a quem?

    Ao Reino certamente que não.

    Afinal, é só fazer as contas de quantas pessoas nascem por minuto nessas localidades, quantas morrem, e quantos missionários temos por lá.

    Utilizar a internet e quaisquer outros meios no afã de alcançar os perdidos, na batalha contra o mal, deveria ser ferramenta indispensável para qualquer soldado cristão.

    ResponderExcluir
  10. O Pr deve entender que blog tambem é visto por pessoas de outros paises alguns ate que o evangelho ainda não alcanço presencialmente mas virtualmente,e outra coisa tem pessoas que mexem na net no trabalho,e não é todo mundo que pode largar os afazeres para viajar o mundo pregando,por condições espiritual,financeira e psicologica,tem alguns em-vão-gélicos na verdade usando identidade cristã,mas a cristãos serios também.
    ;-(

    ResponderExcluir
  11. População chinesa na internet atinge 485 milhões

    Da France-Presse, em Pequim

    Segundo pesquisa feita por uma divisão ligada ao governo local, a população on-line na China, que já era a maior do mundo, atingiu a marca de 485 milhões de usuários no final de junho --6,1% de crescimento em comparação ao final de 2010.

    A pesquisa, anunciada pelo Centro de Informação de Internet da China, mostra um crescimento de 27,7 milhões de internautas desde dezembro --quase a população total da Malásia. Isso significa que mais de um terço da população chinesa, de 1,3 bilhão, está conectada.

    O Weibo, serviço de mensagens semelhante ao Twitter, tinha até o final de junho mais de 195 milhões de usuários. No fim do ano passado, o site era utilizado por 63,11 milhões de pessoas.

    A crescente força e influência da população on-line chinesa aumenta a preocupação do governo, já que a internet tem grande potencial para gerar revoltas populares. As autoridades reforçaram a vigilância on-line nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  12. Olha entendo bem o que o Paul diz em respeito a internet, sou profissional da área deis de 2006 e bem sabemos que existe os pontos fortes e fracos da internet, um dos pontos fortes é sim levar a palavra por meio de blog, videos, postcast entre outros..

    Mas também sabemos que o mundo carece por Amor na prática (um grande e demorado abraço, um aconchegante carinho, um beijo no rosto e um forte aperto de mão), e uma coisa que a internet não vai transmitir por videos, audios e palavras é este Amor e sabemos muito bem disso.

    Por isso precisao dessa comunicação que é a internet e ter tbm esse tipo de ato que é ir de encontro com as pessoas.

    Estamos numa geração que está acomodada, mas sei que isso está terminando.

    E é isso gente.

    ResponderExcluir
  13. Certa vez criei um blog e rapidamente fiz um tanto de amigos, até postei uns dois artigos. Contudo, em menos de 30 dias ,eu acho, cancelei o meu blog cristão após Deus falar ao emu coração as mesmas palavras que o Paul Washer está dizendo. E disse mais ainda... wagnerlago@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse esse texto de Paul David Washer.
    As pessoas tendem a procurar o mais fácil possível para fugir de algumas coisas que precisamos muito na vida, como:
    um abraço, um aperto de mão, um carinho físico, uma presença amiga e etc, etc, etc...
    O meio virtual também é uma grande ferramenta, mas temos que ter em mente que o mundo virtual não é e nunca será a mesma coisa que correr atrás e fazerem as pessoas sentirem de verdade que nós as amamos.

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  15. A internet está esfriando os relacionamentos, não existe nada mais forte do que o contato pessoal. O olho no olho.

    ResponderExcluir
  16. Olha,o Washer não quis dizer que blogs e sites cristãos são maus, o que ele é contra é fazer da sua vida com Deus algo de internet, fazer de um ministério algo só de internet. Eu estou deixando disso e eu posso garanti que é muito bom!

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net