Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uma reflexão antes de desistir

Posted by Wallace Sousa on segunda-feira, julho 04, 2011 with 5 comments
Esta reflexão tem duas partes. A primeira foi escrita no final de 2005, e a segunda foi no final de 2008. Entre esses dois períodos muita água rolou embaixo da ponte. E estou trazendo-a aqui para que sua vida também seja abençoada com essa história que pode não parecer de cinema, mas tem final feliz. Com Jesus, o fim é sempre melhor do que o começo.

Nunca desista!

Parte I - 2005

Uma reflexão torna-se necessária quando os sonhos parecem fracassar e as forças se exaurem, forçando-nos a desistir e desanimar, pensando que chegou o fim. É nessas horas que o Senhor chega com socorro, pois estava apenas esperando chegarmos ao fundo do poço, ao beco sem saída, à encruzilhada da vida, para sentarmos desolados e sem qualquer perspectiva e esperança, para então descobrimos que Ele é o socorro bem presente na hora da angústia e plenamente capaz de reverter nossos aparentes insucessos e eventuais fracassos em vitórias até então inimagináveis.

Aconteceu com José, ao sair do cárcere para o palácio. Da cela para o trono. Quem jamais pensaria tal coisa? Mas os planos de Deus são assim. Inescrutáveis. Sublimes. Surpreendentes. Então todas as lágrimas derramadas serão recompensadas com novas companheiras, mas desta vez de alegria incontrolável e incapazes de exprimir a gratidão de um coração consolado pelo Carpinteiro de Nazaré.

Sim, Ele sabe com endireitar aquilo que nasceu torto. Ele é capaz de transformar um rude tronco em um móvel luxuoso e útil, e valioso também, pois todo trabalho artesanal é mais valorizado. Leva tempo, dá trabalho, mas o resultado é totalmente compensador. E cada obra é única, incomparável, ímpar. Assim, desta mesma forma, Deus está trabalhando conosco, moldando-nos segundo Seus planos soberanos e perfeitos, para nos fazer alcançar os sublimes objetivos por Ele traçados para nós.

Não desista. Se Tomas Edison tivesse desistido após mais de 1.000 fracassos, não teríamos a lâmpada a nos iluminar. As suas trevas de hoje não hão de se comparar com a radiante luz que te espera. Se Abraham Lincoln tivesse desistido após perder eleições importantes em sua trajetória política, os Estados Unidos teriam perdido um de seus melhores presidentes de todos os tempos! Talvez seu fracasso de hoje seja porque Deus tem coisas melhores para você. Melhores e maiores. Se Lincoln tivesse ganho o pleito inicial, teria continuado a carreira política até culminar na presidência? Não sei, não sabemos, mas algo me diz que não. No mínimo, não teria ganho a experiência necessária para enfrentar com galhardia e êxito as crises nacionais que se abateram em seu mandato presidencial.

Se você desistir hoje, o que o mundo deixará de ganhar amanhã? O que Deus deixará de realizar através de você, e somente você? Quando o vaso se quebra, a responsabilidade de reconstruí-lo não é dele próprio, do vaso, mas sim do oleiro que o construiu, ou mesmo que permitiu que se quebrasse.

Descanse nas mãos do Oleiro e apenas observe como Ele pode juntar cacos aparentemente imprestáveis e transformá-los em algo novo e totalmente diferente daquilo que foi antes. Remodelado. Sem qualquer sombra das cicatrizes passadas, e mesmo que ainda sejam visíveis, serão de tal forma orientadas e ajustadas que se tornarão belas, como parte de um projeto bem definido e orquestrado.

Algumas telas dos grandes pintores parecem-se, inicialmente, com borrões de tinta para alguns, incapazes de reconhecer sua harmonia dentro de uma aparente confusão colorida. Mas essas mesmas obras alcançam milhões de dólares em leilões de arte, onde colecionadores meticulosos sabem muito bem avaliar os traços e compassos do gênio por trás do pincel, bem como do intento de sua mente fantástica.

Sua vida parece sem sentido? O Divino Mestre ainda não concluiu Sua obra em você. Seu projeto não foi ainda completado. Você faz parte de um Plano maior, onde cada peça se encaixa perfeitamente, e aquelas que ainda não encontraram seu devido lugar estão sendo transformadas, desgastadas, polidas, diminuídas, para se encaixarem na engrenagem principal.

Se as coisas parecem ter se estagnado, se pararam de repente, não se desespere. Talvez Deus esteja fazendo alguns ajustes em você para fazê-lo assumir um lugar mais importante, e para isso Ele precisa de um tempo. Deixe Deus trabalhar em você. Logo mais, você irá vê-lo trabalhando com você, para, afinal, trabalhar por você.

Enquanto isso, descanse sua mente e alma. Poupe o Oleiro de atrasos desnecessários, de mais tempo amassando o barro antes de tê-lo pronto para uma nova fôrma. O resultado final, você se surpreenderá, compensará todo o trabalho, todo o sofrimento, todas as lágrimas. Tudo. Você verá. Creia. Você verá.

Parte II - 2008

O ano de 2005 foi muito difícil para mim: desempregado, desanimado e desesperançado.
  • Desempregado – e recém-casado -, pois havia pedido demissão para estudar para concursos;
  • Desanimado, pois havia falhado em minha primeira tentativa;
  • Desesperançado, pois achava que não iria conseguir sair daquela situação.
Criticado… minha esposa trabalhava o dia todo e estudava à noite, enquanto eu ficava em casa com o olhar perdido… Ainda sustentava a casa, com bicos e com uma pequena reserva financeira que, um dia, acabou.

Às vezes, o que mais precisamos é isso mesmo: de um beco sem saída, do fundo do poço, de uma encruzilhada sem saber para onde ir.

É nesses momentos cruciais que, muitas vezes, encontramos a força necessária para vencer, até então escondida no recôndito do nosso ser. É quando, também, nos voltamos mais para Deus, e descobrimos nEle a motivação e a inspiração para seguirmos avante, em Quem encontramos uma voz amiga e o incentivo para tentarmos mais uma vez. Geralmente, há outras vozes de incentivo, mas não damos muita atenção. Mas, quando chegamos aos becos-sem-saída da vida, Deus finalmente consegue nossa atenção. E, quando O ouvimos, alcançamos aquilo que tanto desejamos.

***

Hoje, após ser aprovado em um dos melhores concursos do país, um dos mais difíceis dos últimos tempos (os concursos estão ficando cada vez mais difíceis, e os concurseiros, cada vez melhores), de ver um sonho se tornando realidade, fico até pasmo ao ler novamente essa mensagem, escrita ao final de um ano de fracassos.

Hoje, após contabilizar inúmeros sucessos, que se iniciaram logo após a escrita desse texto, vejo que a diferença entre o perdedor e o vencedor reside, muitas vezes, na atitude pessoal. Muitos daqueles que consideramos heróis, foram apenas pessoas comuns que se dispuseram a fazer bem-feito e da melhor forma que podiam, aquilo que lhes foi designado. Cumpriram um dever.

Pergunte se eles se consideram heróis. A esmagadora maioria vai dizer que não. Talvez alguém me considere um “herói” por ter passado em vários concursos, e especialmente nesse último da CGU. Mas não é assim que me vejo. Eu me vejo como uma pessoa normal. A única coisa que eu fiz de anormal foi não desistir diante dos obstáculos, diante das lutas, diante da sensação de que era quase impossível continuar. E essas vezes não foram poucas.

Eu não sou detentor de nenhum talento especial, ou privilégios especiais. Se há alguma coisa de especial em minha vida, eu diria que não é nem a vontade férrea de vencer, mas uma determinação que pensava que não tinha: não desistir sem tentar, não desistir antes da luta acabar, não desistir antes de ainda ter forças para continuar.

É isso um traço de herói? Talvez. Mas isso faz de mim um herói? Não sei. Mas, se fizer, não sou um herói solitário, de conquistas inimitáveis. Sou apenas mais um no meio de tantos. Se não desistir faz de você um herói, então meus pais são muito mais heróis do que eu. Meu pai não tem o 1º grau completo, pois teve que escolher entre estudar e sustentar a família, na roça, no meio do sertão, onde a água é escassa. Converse com ele hoje, ou leia um texto seu. Você vai se admirar, e jamais imaginará que seu passado foi construído em cima de dificuldades e privações.

Veja o exemplo de minha mãe. Igualmente morando no sertão, sendo uma das filhas mais velhas, ajudou a criar e cuidar de sua dezena de irmãos. Retornou aos estudos – supletivos – quando eu estava para concluir o 2º grau. Ela concluiu o 2º quando eu já estava formado havia vários anos. Hoje, ela faz faculdade, entrando na 3ª idade. Eu posso me considerar “herói” tendo esses exemplos, tão próximos de mim? Ainda que eu pudesse, não faria isso. Heróis de verdade são eles, cujos exemplos me inspiram, me emocionam e me surpreendem. Minhas conquistas, perto das deles, apequenam-se, diminuem, assim como eu também, voluntariamente, me diminuo diante de sua história de vida.

Se eu tenho algum objetivo para o futuro? Tenho. Ser um pai melhor do que o meu foi para mim. Se eu conseguir ser, pelo menos, igual a ele, o que já é uma tarefa gigantesca, me darei por satisfeito.

Eu rejeito a alcunha de “herói”, de “superior”, de “forte”. Eu sou apenas “comum, normal, inferior e fraco”, mas, consciente dessas limitações, tentei alcançar o máximo que podia com aquilo que eu tinha. Apenas isso, e nada mais que isso. Como cheguei aqui, então? Com a ajuda de Deus.

Ele não está interessado em grandes homens para honrar, mas em pessoas comuns para auxiliar a realizar grandes feitos. Eu sou apenas e tão somente isso: um “pequeno” através de quem Deus realizou grandes coisas.

Espero que essas singelas palavras possam tê-lo convencido de que é possível, apesar de tudo. Pode acreditar, se eu consegui, qualquer um consegue, fazendo apenas o que eu fiz: não desistir.

Postou wally, do blog Desafiando Limites, para a UBE, desejando que os leitores sejam abençoados e fortalecidos em Cristo pela grande vitória de um pequeno servo como eu.

ps. já conhece meu blog? Não? Então o que você está fazendo aí, parado? Vai lá rapá! (risos)

www.ubeblogs.net
Reações:

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, por estas palavras
    que suscitam vigor às nossas
    esperanças! Quando estamos dentro
    de cisternas, a visão é tão estrita, que as
    bençãos parecem contos de fada. Mas, eis aí
    uma mensagem que nos dá o privilégio de
    antever o trajeto que Deus vai traçando na
    vida dos muitos "Josés", invisíveis aos olhos de
    muitos, porém, o foco dos olhos de Deus. Mais
    uma vez, obrigado! Fica na paz, "mano"!

    ResponderExcluir
  3. apz, Natan.

    que o Senhor te abençoe e lhe conceda histórias para contar, bênçãos para compartilhar conosco.

    abs, apz, mano.

    wally.

    ResponderExcluir
  4. O deserto fez de Israel o povo mais forte e invencível da terra! Eu também já passei pelo deserto, me identifiquei com sua trajetória, de fé em fé, de Glória em Gloria eu vou caminhando ruma a vitória, a vitória maior que é está na festa das bodas do cordeiro. A paz meu amado continue firme e abençoando vidas! A propósito eu tenho dois blogs caminhosdoemprego.com e scraptaki.com me apaixonei pela imagem inicial do seu post, posso utilizá-la no scraptaki.com com link direto e menção para seu post? Att.

    ResponderExcluir
  5. @Jhonny, apz.

    amado, essa foto, se não me engano, é de Nova York. O modelo é gratuito, então acho q não tem problema.

    só me explique como vai usar lá e qual será a menção. Se o uso for adequado, sem problemas. Se a menção me trouxer visitas, melhor ainda... risos

    abs.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net