sexta-feira, 26 de agosto de 2011

7 Coisas que não podem faltar em um casamento

Posted by Wallace Sousa on sexta-feira, agosto 26, 2011 with 4 comments
tem que saber lidar com as mudanças

7 Coisas que não podem faltar em um casamento

No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. João 2. 1 e 2 (mas leia até o verso 11)
Este post é baseado em uma pregação do pr. Erly*, da ADEB – Taguatinga Sul, a igreja que congrego, num culto de domingo. A pregação original possuía o título de “5 Elementos que não podem faltar em um casamento“. Eu falei para ele que iria pegar o gancho e fazer a minha interpretação e adaptação de sua palavra. A mudança de título e [um pouco] de conteúdo se justifica pelo enfoque ligeiramente diferente, bem como do propósito de escrever em um blog.

Meu sincero desejo é que você goste desta mensagem e que ela possa ser útil e edificante.

1. Homem e Mulher: opostos que se completam


Um casamento para acontecer precisa da matéria-prima principal: um homem e uma mulher. Embora o senso politicamente correto e a pressão social estejam empurrando goela abaixo da sociedade uma união antinatural que a Palavra de Deus condena, os princípios bíblicos permanecem imutáveis há milhares de anos: macho e fêmea os fez, e é disso que é feito um casal.

E esse casal heterogêneo possui peculiaridades e distinções que tornam essa união algo quase sobrenatural, tanto que essa relação é um reflexo da união entre Cristo e a Igreja. Essa diferença abissal entre o Divino e o humano não se reproduz na relação homem x mulher, mas serve de ilustração para demonstrar que o casal deve trabalhar suas diferenças de modo que elas se completem. Ao completar-se, essa união se aproxima do ideal divino, ou seja, a felicidade conjugal.

#Dica: a diferença não significa necessariamente frustração, mas, se corretamente explorada e trabalhada, pode ser uma importante fonte de alegria e satisfação para o casal.

2. Laços familiares saudáveis


Essa é uma das coisas mais difíceis de acontecer nas velhas conhecidas CNTP (risos). As famílias de hoje possuem muitas diferenças, e essas podem vir a se transformar facilmente em desavenças, causando feridas que demoram a cicatrizar. Mas, no casamento registrado no Evangelho de João, vemos que havia um ingrediente familiar muito importante entre Jesus e sua mãe: respeito e consideração.

Em nossa cultura, a frase de Jesus: “Mulher, que tenho eu contigo?” pode até parecer desrespeitosa, mas isso não reflete o contexto histórico-geográfico da frase, pelo contrário. Havia sim um sentimento de mútuo respeito entre mãe e Filho, e que deve pautar nossos relacionamentos atuais. 

Todavia, infelizmente, há muitos casais que não podem afirmar que o relacionamento entre seu cônjuge e seus pais reflete uma verdadeira harmonia. E essa falta de harmonia familiar, querendo ou não, compromete a estabilidade emocional do casal. Um relacionamento familiar saudável é algo muito importante no casamento, não só para desfrutar nos momentos de bonança como para buscar abrigo nas horas difíceis.

#Dica: quando depender de você, procure sempre cultivar um bom relacionamento com seus sogros e estimular um bom relacionamento de seu cônjuge e seus pais. 

Digo por experiência própria: no dia do meu casamento, meu pai foi até minha noiva e, olhando em seus olhos, disse: “eu te recebo como filha” (ela me contou, emocionada), e deu um beijo na testa dela. Minha sogra também me chama de “filhão“, e me trata como se fosse mesmo. Invista nisso, amado(a), e digo sem reservas: vale a pena.

3. Pureza e Santidade


A água, tanto no Antigo como no Novo Testamentos tinha a representação, entre outras coisas, de purificação, lavagem, etc. e até hoje também é assim. Quem já passou por falta d’água em casa sabe como é difícil e mais constrangedor do que falta de energia. É muito comum referir-se à água como um elemento necessário à purificação humana, tanto físico como ritual. O batismo mesmo representa isso, a Palavra é tida como “água purificadora”, Jesus disse que de seu interior fluiriam “rios de água viva (corrente)”. E o que isso tem a ver com o casamento? Tudo.

A pureza é algo bem valorizado na Bíblia, e isso se aplica literalmente ao casamento em uma passagem aos Hebreus. Portanto, santidade é uma exigência no casamento, é algo que não pode faltar em um lar cristão. Assim como a água foi a precursora do milagre, também na vida real a santidade é aquilo que prepara o ambiente para a intervenção de Deus na vida do casal. Um filme excelente – assim como o livro que lhe deu origem – que retrata exatamente isso é “Prova de Fogo”. Para não contar o final do filme e estragar a surpresa, não vou entrar em detalhes, mas adianto que a santidade teve um papel crucial no desfecho.

#Dica: cultive uma vida de santidade no casamento, e você experimentará muitas e ricas bênção de Deus em sua vida e, se acontecer algum período de escassez, você verá o milagre acontecer em seu lar.

4. Apoio nos Momentos de Escassez


Quando o vinho acabou e Jesus foi acionado, ainda havia uma coisa que a capacidade humana era apta a realizar sem a ajuda divina: encher as talhas de água. Os empregados da casa, em prontidão, logo se dedicaram à árdua tarefa de deslocar aquelas centenas de litros de água até as talhas vazias. Como cada talha cabia de 80 a 120 litros, a capacidade total era de, aproximadamente, 600 litros. Como sou oriundo da zona rural do sertão nordestino, muitas vezes vi familiares indo buscar água em cacimbas, poços e açudes distantes.

Quando era próximo, iam buscar em latas de 20 litros que eram dispostas por um cabo transversal, e carregadas às costas. Quando adolescente, descobri que ainda não possuía força e ímpeto suficiente para realizar tal proeza. Mas, quando era necessário buscar água doce para beber em açudes mais distantes, geralmente se utilizavam do famoso “expresso-beiçudo” ou “jeringonça“, que era um jegue (ou jerico) adaptado para esse fim: com cangalha e barris. Cada barril podia transportar até 25-30 litros, e a capacidade de carga do animal era de quatro barris ou uns 100 litros, mais ou menos. Encher aquelas talhas em Caná não foi nada fácil, concorda?

Hoje, às vezes, precisamos estar cientes de que para o milagre vir à tona é necessário fazer aquilo que está ao nosso alcance, mesmo que isso nos custe derramar lágrimas e suor no desenvolver da atividade exigida. Mas, saiba de uma coisa: nos momentos de escassez e dificuldade, Deus vai levantar pessoas para estarem ao seu lado e ajudá-lo a superar esses obstáculos. Se você tem amigos verdadeiros, você tem apoio nos momentos decisivos. E, no casamento, amigos de verdade fazem a diferença.

#Dica: procure cultivar boas amizades, possuir amigos com qualidade ao invés de quantidade. Como já disse alguém: é na bonança que você conhece amigos em quantidade, mas é na tormenta que você conhece os amigos de qualidade. Tenha amigos, mas amigos de verdade.

5. Alegria, Satisfação e prazer


Esta é uma coisa que muita gente vai virar a cara e torcer o nariz, enquanto outros vão suspirar. Quem não tem e é ranzinza, desdenha. Quem não tem, mas é honesto, suspira. O vinho, biblicamente falando, era uma representação metafórica disso: alegria, satisfação e prazer. Por que é necessário haver esses ingredientes em um casamento? Boa pergunta. #follow_me

A alegria é um importante elemento que deve estar presente na vida a dois, e também é celebrado na Bíblia como algo indispensável (Neemias diz que a alegria do Senhor é nossa força) ou mesmo obrigatório (Paulo exorta: alegrai-vos)! Essas mesmas palhaçadas que faço no blog tento reproduzir na vida real, no trabalho, em casa, na igreja… Ok, confesso, no mundo virtual tenho mais sucesso do que no mundo real! Como diriam: como comediante, sou um excelente blogueiro (risos).

#Dica: faça piadas, se ninguém rir da piada, vão rir de você, mas o importante é que vão rir de qualquer jeito, não é mesmo? !

Satisfação é outra coisa importante em um relacionamento. A satisfação de conquistarem algo juntos, de irem a um determinado lugar pela primeira vez, de ser surpreendido com algum presente inesperado, de um beijo na cama antes do cônjuge sair para o trabalho. Satisfazer o(a) amado(a) vai muito além do prazer sexual (já já falaremos disso… risos), e é um componente imprescindível da felicidade conjugal. E, às vezes, nem custa muito, como lavar a louça para ela ou chegar com aquele sorvete que ela adora. Isso se não estiver de dieta, claro. Mas, se sim, compra diet… #diet_forever

O prazer, ah o prazer… motivo de tabu para muitos e sorrisos amarelos para tantos outros. Mas, casamento tem que ter prazer? Bem, se no casamento não houver prazer, vai ter prazer onde? Exatamente: fora dele. Se você quer que seu casamento dure e seja sólido, desfrute de prazer dentro dele. 

Sabe, no mercado atual do prazer existe uma abundância desbundada e frutificada – literalmente falando – de opções de prazer rápido e sem compromisso, de um prazer que pode até satisfazer o corpo, mas que não sacia a alma. Deus projetou o ser humano para se sentir satisfeito no casamento e quem é feliz no casamento, como eu, pode afirmar, sem medo, que é uma felicidade incomparável e muitíssimo melhor do que a que o mundo oferece!

Você quer ser feliz na cama? Fácil: durma em um colchão de molas, você acorda novinho no outro dia! (risos)

#Dica: procure fazer seu cônjuge satisfeito sexualmente que você, naturalmente, também encontrará a satisfação sexual no seu relacionamento conjugal.

6. Aprendizado e Crescimento Mútuo


Um relacionamento a dois é a união de duas pessoas diferentes, oriundas de famílias e criações diferentes, com pensamentos, gostos e idéias diferentes. A chance dessa união dar certo não é das melhores, se não houver amor, é claro. O amor será a liga que cimentará essas partes distintas e transformará dois indivíduos em um só corpo. Todavia, mesmo a presença do amor precisa de outros ingredientes para trazer sucesso à relação, e o senso de aprendizado, representado pelos discípulos presentes na festa, é um deles.

O casal deve ter em mente que, para superar os previsíveis conflitos que surgirão por conta das diferenças entre ambos, precisarão programar-se mentalmente para, enquanto se conhecem mais a fundo, aprenderem um com o outro. Eles devem estar prontos para:

- aprender a gostar de coisas que o outro gosta: por ser nordestino, eu adoro FCC (feijão com coisas: linguiça calabresa, cebola e várias coisas semelhantes). Para minha esposa, isso era um martírio, mas como eu gostava, ela fazia. Resultado? Hoje ela também gosta de FCC (risos);

- aprender a desgostar de coisas que o outro desgosta: eu gostava de ficar no MSN teclando bobagens com amigos virtuais e mesmo parentes. Ela o-di-a-va, ainda mais se era “amiga” virtual… Bom, eu não tinha muito o que fazer, fui cedendo, cedendo e, hoje, nem uso mais, parei de gostar mesmo. Mas, vamos combinar né: deixar de usar MSN não é prejuízo… #prontofalei
 
#Dica: use os problemas e dificuldades para crescerem juntos. Uma das coisas que mais afetam o casamento é a derrota de um dos cônjuges, que optou por trilhar sozinho um caminho que desembocou em tragédia. Todavia, quando ambos abraçam a causa, além de tornar o fardo mais fácil de suportar, quando eles vencem juntos, isso sedimenta e solidifica ainda mais o relacionamento.

7. Graça que Transforma


Finalmente, existe um elemento que, sozinho, faz toda a diferença. Não adianta ter todas as outras coisas se faltar o agente transformador, aquele que muda situações. Jesus era assim: não havia um lugar onde ele chegasse que não chamasse a atenção para si, mesmo sem ter esse objetivo. Quando acabou o vinho e sua mãe ficou sabendo, foi logo contar a Jesus. E você, quando tem um problema, demora ou se apressa a contar ao Mestre galileu?

Bom, até onde sei Ele era carpinteiro e não vinhateiro, então por que ela tomou essa decisão? Sinceramente, não sei. Mas, que Ele resolveu, resolveu. Isso é que mostra a verdadeira natureza do Messias encarnado: seu poder transformador. Nunca havia pensado nisso, mas quando João escreve que Jesus, lá no capítulo 15, chama a si mesmo de Videira Verdadeira, será que o apóstolo se lembrou do primeiro milagre do Senhor, que produziu vinho para salvar um casamento?

Em um casamento, como disse logo acima, não pode faltar alegria, sob pena de isso ser motivo de naufrágio do relacionamento a dois. Então, eis que chega o Senhor da Vida e da Vide e muda a situação, transformando algo insípido, inodoro e incolor em algo totalmente novo e saboroso. Isso pode acontecer ainda hoje? Sim, pode.

Eu me lembro de uma anedota que corria fácil entre os crentes, em que um cético confrontava um crente sobre os milagres bíblicos, e mencionou exatamente esse da transformação da água em vinho. Ele disse: “eu não acredito que Jesus transformou água em vinho“, ao que replicou o irmão: “ah, você duvida que Jesus transformou água em vinho? Pois lá em casa Ele fez milagre muito maior: transformou cerveja em geladeira, uísque em carro, cachaça em móveis e até um pinguço como eu em um servo de Deus“! Quer milagre maior do que esse?

#Dica: se seu casamento estiver sem graça, insosso e sem cor, convide Jesus para estar presente nele que você vai ver essa situação mudar de figura e acontecer um verdadeiro milagre. Você vai ver, maravilhado, as coisas mudarem da água pro vinho… risos

Detalhes que fazem diferença


* Jesus foi convidado, não era um penetra intrometido

Há muitos casamentos sem a presença ilustre de Jesus, que estão naufragando no mar da vida, sem contar com o doce sabor do fruto da vide. Se esse é o seu caso, convide Jesus para estar presente em seu casamento, conte pra Ele o que foi que acabou, aquilo que está fazendo falta. Depois, faça tudo aquilo que Ele mandar, mesmo que você não entenda. E confie. Ele sabe fazer milagre, sabe mudar situações e transformar derrota em vitória. Creia.

* A água (santidade) se transforma em vinho (alegria)

Se seu casamento não tem santidade, saiba que, ao invés de alegria, você está preparando o terreno para conhecer tristeza, amargura e decepção. Talvez em seu casamento não haja alegria, por algum motivo que eu desconheço, mas se tiver santidade (água), Ele pode transformar a pureza em alegria e contentamento. Seja puro e santo em seu relacionamento, que você vai ver as coisas mudarem de figura, literalmente.

* Jesus tem o melhor para o seu relacionamento, mesmo que a alegria tenha se acabado

Pode ser que você tenha desistido ou se conformado com um casamento que não satisfaz, mas se Jesus estiver presente, a última palavra ainda não foi dada e sua história ainda não teve um fim. Jesus pode transformar o ponto final em vírgula, um final triste em começo de uma nova história. Uma nova vida pode estar esperando por você, se o Senhor entrar em seu lar e fizer parte de seu casamento. É possível vivenciar hoje um milagre no casamento, mesmo tendo acabado a esperança? E você conhece outro ambiente melhor para acontecer milagre do que no deserto? Jesus tem, sim, o melhor para seu casamento.

Soli Deo gloria.

* O pr. Erly é advogado, teólogo e filósofo, sendo também professor na Faculdade de Teologia da ADEB. E, além disso, é meu amigo (risos).

O blog está Desafinando agora, mas logo, logo vai afinar o discurso e Desafiar Limites.

P.s. não esqueça de avaliar o post: pode ser em Gostei, nas estrelas ou mesmo compartilhando o link no seu twitter, facebook, orkut, etc. E pode comentar também, claro… risos


www.ubeblogs.net
Reações:

4 comentários:

  1. Paz do Senhor!
    Como é bom esta lendo esta pregação, os quais nos edifica, faz nos tornar pessoas melhores. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Pr Flávio da Cunha Guimarãessexta-feira, setembro 02, 2011

    Parabéns pela dica de materiais, muito bons mesmos. Deus abençõe sempre e sempre. Abraço fraternal.
    Pr Flávio...
    BLOG HTTP://COMOAGRADECER.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado (2) abençoando (1) Aborto (15) Abraão (2) Aconselhamento Pastoral (5) Acordo Ortográfico (3) Altair Germano (48) ANAJURE (7) Apocalipse (1) Apologética (15) assuntos atuais (14) Ateísmo (3) atitudes (12) audio-books (1) avivamento (1) ação coletiva (10) barbárie (6) Belverede (9) bibliografia (1) Bibliotecas virtuais (3) black bocs (1) Blog do Momento (51) Blogagem Coletiva (74) blogagem profética (3) Blogger (14) Blogosfera Cristã (268) blogueiros (9) Boas vindas (1) Boicote (8) Brasil (20) Bíblia (2) Bíblia de Estudo (7) Cadastro (2) calvinismo (1) Campanhas (13) Carla Ribas (20) Carlos Minc (2) Carlos Nejar (1) Carlos Roberto Silva (5) Carnaval (1) casamento (17) cenas da vida (12) charge (3) Charles Péguy (1) China (1) cidadania (39) Cintia Kaneshigue (48) ciência (1) clamor (2) Como criar e editar um blog? (103) comportamento (5) Comunicados (53) Concurso no blog (7) Concursos (19) conectados em oração (8) conscientização (2) Consciência Cristã (19) Conto (1) contras (1) Contribuição (2) conversão (7) copa 2014 (3) coragem (1) corporativismo (2) corrupção (21) cosmovisão cristã (217) CPAD (13) CPAD News (5) CPI do Tráfico Humano (10) Creative Commons (6) crianças (8) crianças desaparecidas (8) crime (2) crowdfunding (1) Culto de Missões (6) cura gay (1) David Botelho (1) Denúncias (10) desabafo (1) Desafiando Limites (43) Desafio aos blogueiros (4) Desaparecidos (13) Desarmamento (2) Desastre Rio de Janeiro (4) descriminalização das drogas (1) Deus. (12) devocional (99) Dia da Bíblia (7) dia da mulher (7) Dia das Mães (5) Dia de Missões (3) Dia dos Pais (3) Dicas (114) dinheiro (7) direitos humanos (9) dissertação (1) Divulgação (12) Domingo da Igreja Perseguida (6) dons espirituais (5) Dr. Luis Pianowski (1) Dracaena (1) Drogas (1) e-book (25) e-books (3) EBD (31) EBI (1) Eclesiastes (1) Ecologia e Natureza (14) Editorial (8) educação (1) Eleições (21) Eleições 2014 (4) Eliseu Antonio Gomes (476) ENBLOGUE (20) Enquete (10) Entrevistas (37) Escola Dominical (4) Escrita (8) Esdras Costa Bentho (12) Esperança (10) Esportes (5) Estatuto (1) Estudos (16) Etica no Blogar (23) Evangelismo (55) Evento (14) exposed (1) Facebook (5) Família (54) família Cristã (2) Felipe M Nascimento (10) Ferramenta LIVRO (3) Ferramenta TEATRO (2) Ficção (1) Fidelidade (1) filhos (3) Filmes (5) Filosofia (3) fim do mundo (4) financiamento coletivo (1) finanças (2) formação de opinião (7) Formspring.me (1) frases e citações (4) Frida Vingren (1) futebol (2) (7) Férias (1) gastos copa do mundo (1) Geisa Iwamoto (2) Genivaldo Tavares de Melo (37) Geremias do Couto (12) Geziel Gomes (1) gif (1) governo (6) Graça (13) Guerra Cultural (2) guerra espiritual (1) Gutierres Siqueira (15) História (4) homofobia (2) HQ (1) Humor (4) Identidade (1) idosos (1) igreja (14) Igreja Perseguida (7) Imagens Cristãs (7) impostos (2) incoerência (2) indicação bibliográfica (1) indignação (1) infidelidade conjugal (2) inspiração (3) Intelectualidade (7) Interatividade (2) intercessão (19) internet (33) Internet Evangélica (27) intolerância (3) Izaldil Tavares de Castro (10) J.T.Parreira (1) Jairo de Oliveira (1) Japão (15) jejum (1) Jesus. (1) jogos eletrônicos (1) Jorge Luis Borges (1) João Cruzué (61) judiciário (3) Jurgen Moltmann (1) justiça (2) juventude (1) Júlio Severo (8) Kelem Gaspar (17) legislação (4) LGBTS (1) liberdade de expressão (2) liberdade de imprensa (4) liderança (8) literatura (8) livro digital (1) Livros (68) lição de vida (10) Lucas Santos (8) Luis Ribeiro (7) maconha (2) Magno Malta (1) manifestação (1) manifestações copa (1) manipulação midiática (1) manisfestação (1) Mantenedores UBE Blogs (3) Manual da UBE (8) marcha (1) Marco Feliciano (18) maridos (1) Marta Suplicy (3) Martinho Lutero (1) mastectomia (1) Matusalém (1) Maya Felix (10) Meios de comunicação (1) mentira (3) missiologia (20) Missão Integral (5) missões (84) Motivação (41) mulheres (3) mártires (1) música (3) nacional (1) namoro (2) Natal (33) Nietzsche (1) Notícias (85) opinião (28) oração (6) Orkut (13) ortodoxia (1) Pablo Massolar (1) pagamento (1) papel de parede (1) passatempos (3) pastores (7) Paul Washer (1) pena de morte (1) perdão (1) Perseguição política (9) Perseguição religiosa (21) PL 122/2006 (60) Plágio (13) PNDH - 3 (17) poder de Deus (6) Poesia (20) polêmicas (6) Política (106) Pornografia (2) portas abertas (1) Português (5) Primavera de Sara (2) profecias maias (1) profeta (1) Promoção (39) Protestantes (12) protesto (1) prós (1) páscoa (3) Rankings (1) Recursos (7) Redes Sociais (40) Reflexão (54) Repúdio (34) ressurreição (1) Retrospectiva (1) Revista Cristã (7) REVISTA FORBES (1) Ronaldo Côrrea (2) Sammis Reachers (84) Sara (2) Saúde Pública (4) SBB (1) Selos (15) Senado Federal (19) SENAMI (1) Sentido da vida (3) Sidnei Moura (3) Silas Daniel (2) Silas Malafaia (28) Sorteios (16) STF (9) suborno (1) Teatro (2) Tecnologias (6) Televisão (9) Templates (8) teologia (4) testemunho (6) trabalho escravo (1) tradução (4) tragédias (2) tráfico sexual (5) tutoriais (9) Twitter (10) UBE (8) UBE 2007 (83) UBE 2008 (120) UBE 2009 (166) UBE 2010 (201) UBE 2011 (236) UBE 2012 (173) UBE 2013 (159) UBE 2014 (124) UBE NA MÍDIA (4) UOL (5) urnas (1) utilidade pública (12) Uziel Santana (2) vaidade (1) Valmir Nascimento Milomen (107) viagem (2) viagem missionária (4) Victor Leonardo (7) Vida Cristã (104) vida eterna (2) vida real (13) Viktor Frankl (1) VINACC (13) Vinicius Pimentel (1) vídeo (50) Wagner Santos (1) Wallace Sousa (67) wallpaper (1) Wellykem Marinho (1) Wilma Rejane (135) Yosef Nadarkhani (7) Zip Net (3) África (3) ética (1) Ônibus Mágico (1)