Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Morris Cerullo do passado e do presente

Posted by Eliseu Antonio Gomes on segunda-feira, agosto 08, 2011 with 13 comments
Por Genivaldo Tavares de Mello

Conversando com um jovem filho de pastor, perguntei-lhe se costumava visitar os blogs e ele, locanicamente, me respondeu que não, pois não dava para estar acompanhando certos comentários, na verdade, brigas. Como usuário de blog, prestei muita atenção nesse comentário e em decorrência disso ainda continuo preocupado em não utilizar este meio para achincalhar quem quer que seja nem tampouco promover guerras e rejeições em nosso meio.

Quando o pastor e Dr. Morris Cerullo começou a visitar nossas praças, aprendi a amá-lo, ouvindo-o no Belenzinho ou participando de seminários promovidos por sua equipe. Suas pregações eram direcionadas para promover lideranças e o ânimo dos obreiros. De fato, ele acredita naquilo que prega. Naquele tempo, os pastores mais antigos não apreciavam o tipo de mensagem trazida pelo Dr. Cerullo e era perceptível a rejeição. Passaram-se muitos anos e somente agora, torno a vê-lo, falando ao povo brasileiro através do programa da Associação Vitória em Cristo.

A campanha anterior e esta, promovida com o título "Medida Extra" me fez ver e rever o vídeo por mais de uma vez. Queria entender a importância dos números sete, oito, nove, dez e onze (eleven), particularmente. Sempre fui avesso a qualquer associação de fatos que envolvam números, exceto as muitas coincidências bíblicas, envolvendo-os. Como também queria entender como é possível tirar textos do Antigo Testamento como Joel 2.25, "restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto...", e outros textos que aludem exclusiva e diretamente ao povo de Israel, sobrando para nós, nesta dispensação, a alegria de saber que Deus é o mesmo e que nos momentos mais difíceis da nossa vida nos socorre, como socorreu o povo no Mar Vermelho e no deserto. Escola da Universal? Pensei depois, que todas as promessas tinham endereço certo, alcançando àqueles que mais tarde enviassem os R$ 911,00, porquanto o número onze é o ano da "medida extra".

Já disse em outras ocasiões, não sou contra a quem queira contribuir para este ou aquele programa evangélico, apenas entendo que a conotação dada compromete a interpretação de muitos textos do Novo Testamento; a escola de Paulo e os ensinamentos de Jesus, cujas profecias indicam tempos difíceis; de fome, de peste, de guerras e no meio desse tumulto todo, a promessa de estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

Possivelmente o povo norte americano, exaurido, já não receba tão bem este tipo de mensagem, pois a descrença no governo e no sistema é tão nítida que o governo de Barack Obama já não desfruta do glamour produzido na campanha e nos primeiros anos de sua gestão.

Outra pergunta que não considero respondida é porque os muitos profetas dos nossos dias não recebem mensagens de Deus, para tirar o povo africano da fome, notadamente dos países imersos em guerras civis intermináveis e o sofrido povo haitiano do sufoco em que vivem.

O evangelho é isto: "Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes" - 1ª Timóteo 6.8. Essa posição do apóstolo Paulo não sugere, pelo menos para mim, que não se deva lutar bravamente para conseguir uma posição privilegiada na pirâmide social.

Finalmente, Paulo adverte: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas, por que, fazendo isto, te salvarás tanto a ti mesmo como os que te ouvem" - 1ª Timóteo 4.16.

Contribuam com o programa, mas não associem a sua contribuição com qualquer promessa de riqueza.

"O Senhor, não negará bem algum, aos que andam na retidão" - Salmo 84.11.


Artigo publicado, originalmente, com o título "Dr. Morris Cerullo de ontem e de hoje".

Genivaldo Tavares de Melo tem 64 anos, 45 dos quais servindo a Deus. Ao longo de 36 anos pastoreou oito igrejas Assembleia de Deus, sendo subordinado à regional Lapa - cidade de São Paulo - que por conseguinte responde à sede Belenzinho (ministério liderado pelo Pr. José Wellington Bezerra da Costa). Atualmente encontra-se jubilado e edita blog com nome homônimo ao seu.
Reações:

13 comentários:

  1. Edna Maria disse...

    Eu concordo com o jovem filho de pastor.
    Todos temos dicernimento, somos guiados pelo Espírito Santo de Deus.
    Hoje o que mais lemos é criticas, xigamentos e coisas que nos deixa muito triste.
    Lamentavel.....

    ResponderExcluir
  2. Que certeiro o comentário,

    Deus me tocou pra contribuir, se Ele quiser me dar alguma coisa, é com Ele, contudo, semear é tbm colher, Parabéns pela coerência.

    Bom Comentário

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que cada um contribui segundo o que Deus coloca em seu coração. Quanto a ser próspero, basta obedecer à Palavra de Deus e colocá-la em prática em sua vida, para prosperar em todas as áreas!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que cada um contribui segundo o que Deus coloca em seu coração.
    Quanto a ser próspero, basta obedecer à Palavra de Deus e colocá-la em prática na sua vida para prosperar em todas as áreas!

    ResponderExcluir
  5. Que artigo maravilhoso, bom saber que não sou um ET e que tem algumas pessoas que ainda lêem a biblia e compreende o evangelho de Jesus, dizer que só terá uma bênção especial quem ofertar 911 reais é algo que realmente foge daquilo que o nosso Mestre pregou, "dai de graça, o que de graça recebeste", nada contra quem contribui, mas que isso foge totalmente do evangelho de Jesus a isso foge....

    ResponderExcluir
  6. Meu irmão.Muito boa essa sua colocação. Não tenho nada contra o referido pastor. Mas desde o dia em que li o livro de sua autoria chamado Produtores de Provas, passei a duvidar da seriedade e ortodoxia do Morris.

    ResponderExcluir
  7. Edna.

    Um dos dons do Espírito é o de discernimento, com vista ao aperfeiçoamento dos santos.

    Mas, como todos os dons que Deus dá, é necessário sabedoria ao usá-lo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Pedro Paulo.

    Pois é, a prosperidade é algo que Deus dá aos seus servos. Não devemos ter asco dela, no entanto, também não podemos vivem en função de possuí-la. Tudo deve ser com oderação.

    Avraço.

    ResponderExcluir
  9. Isa Rezende.

    É como disse Jesus: "Busquem o reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas a vocês."

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Alex

    Cada um contribua com alegria, fé em Deus, gratidão a Ele, e conscientemente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Pedro.

    O autor do texto é o nosso irmão, pastor, Genivaldo Tavares de Mello.


    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. minhas dúvidas: se é oferta voluntaria porque se estipula um valor e por dá algo em troca, isso é barganha?
    se preocuparmos com o preencher da fome dos famintos nós somos menos obedientes do que dar oferta pra usar em desacordo com os apóstolos da igreja primitiva já que eles num tinha nem tv?

    Metanóia e reforma da igreja com o ES já!

    ResponderExcluir
  13. Márcio.

    A minha resposta atende sua pergunta, tão-somente. Favor não interpretar como algo além disso.

    A questão do valor estipulado não anula a voluntariedade do ofertante, se quem faz o ato de ofertar o fizer por vontade própria.

    A oferta avulsa não é sinônimo de oferta voluntária. Aliás, é possível que existam casos de ofertas avulsas sob pressão, ou seja, que não são voluntárias.

    É possível alguém se voluntariar a ofertar determinado valor, sem que este valor tenha sido estipulado por ele.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net