Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

domingo, 30 de outubro de 2011

A Doença de Lula Na Consolação de Boécio

Posted by Wilma Rejane on domingo, outubro 30, 2011 with 11 comments



Wilma Rejane
Quando a imprensa anuncia que alguém está com câncer temo duas vezes : Pelo diagnóstico em si e pelo " bombardeio" de informações  que segue traçando julgamentos por vezes cruéis. A mão que afaga é a mesma que faz cair e em busca de audiência a mídia se mostra impiedosa desconsiderando a dor e as reservas tão necessárias nesses casos. Isso não é uma regra, mas o difícil é ver a exceção.

Assim que ouvi a notícia que o ex-presidente Lula estava com câncer de laringe pensei: Que se ergam os profetas do caos! E eles já se revelam com o martelo da sentença em punho para  o veredicto:  " É castigo de Deus". É verdade, também fiquei escandalizada com as declarações de Lula em Julho desse ano: " O Novo Testamento é uma bobagem", mas como desejei que ele pensasse o contrário! E ao postar no twitter pedidos de oração pela vida do Lula, me horrorizei muito mais com as reações: "tomara que ele caia do palanque e morra" (esse é só um dos "carinhosos" recados que recebi).


Registro aqui meus sinceros votos de cura ao Presidente Lula, enfatizando que a espiritualidade deve prevalecer em nós para uma visão racional de mundo, onde o aspecto natural das coisas não deve ser menosprezado. O ex-presidente está no grupo de risco dos vitimados pelo câncer de laringe, quem é fumante dificilmente escapa das consequências do vício sobre a saúde.

Para finalizar reporto-me a uma obra fantástica do teólogo e filósofo romano chamado Boécio. Em seu livro  Consolações da Filosofia, ele define a vida como uma grande roda giratória chamada:"Roda da fortuna". Essa roda simbolicamente representa o curso natural da vida onde: ascendemos, descendemos, ora estamos no alto, ora prestes a sermos esmagados. Boécio falava em causa própria porque tendo sido um influente conselheiro de reis, foi preso e martirizado, esquecido dos que um dia o exaltaram.

Todos nós estamos nessa roda da fortuna, não sabemos o que haverá de ser daqui a alguns minutos. É claro que o ser cristão me dá certezas, mais que isso , da vida e da morte, contudo: Onde me encontro nessa roda giratória? Em que momento a rotina me surpreenderá?  Não julgarei o Lula, não sou capaz de afirmar ou desmentir sobre sua vida. E se tiver que extrair uma lição do fato, escolho a Consolação de Boécio em sua visão natural de mundo, mas se isso o escandalizar, descortino o Boécio teólogo reconceituando sua roda da vida com o verso de Eclesiastes.

" No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera: porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele" Ec 8:14
Reações:

11 comentários:

  1. EM DEFESA DA FÉ ERGO O MEU ENTENDIMENTO CONTRA LULA O EX- PRESIDENTE (http://georgeestudos.blogspot.com/)

    Lula chama de "bobagem" declaração de Jesus [Adaptado de O Globo]

    EM DEFESA DA FÉ VENHO DECLARAR RESPALDADO NA PALAVRA DE DEUS QUE LULA COM A TAL FALACIA TEM UM ESPÍRITO CONTRÁRIO AO DE DEUS

    A falta de um uma experiência com Deus ou a falta de conhecimento faz com que o ser aja de forma ignorante, não abraçando por sua vez a palavra da verdade pronunciando uma mensagem que é contraria a expreção de de Jesus, que é a Luz do Mundo.
    Embora Lula como mísero mortal tenha tentado distorcer as Palavras ditas pelo Reis dos reis e Senhor dos senhores com o objetivo de fazer politicagem, querendo toda gloria para si, e agindo assim o ex- presidente se ensoberbeceu achando-se como um semideus querendo toda honra e glória, demonstrando que a sua opinião é ante cristã e quem é anticristão tem o espírito do anticristo, leia 1 João 4:3; 2 Tessalonicenses 2:9-10. Verdadeiramente há um anticristo, e este irá se manifestar no tempo oportuno. Mas as Escrituras ensinam que também há um espírito anticristão que está em plena atuação neste exato momento, conforme 2 Tessalonicenses 2:7, já citado: Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera... .
    Observe o que a Bíblia diz em 1 Pedro 5.5.b “porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. O sábio rei Salomão escreveu, “a soberba precede a ruína e a altivez do espírito precede a queda”, Pv. 16.18. Não adianta Lula tenta prevalecer desfazendo da palavra de Deus, querendo chamar a atenção tentando furtar o gloria do Senhor, pois Ele não dá a sua gloria a ninguém, como falou por meio do profeta Isaías 48.11b “Porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem“.
    Vou citar um exemplo bíblico de governante que imaginava que a glória a ele pertencia, e fora severamente punido por Deus: Nabucodonozor – imperador da Babilônia (Sugiro a leitura de todo o capítulo 4 do livro do profeta Daniel). Vide alguns versos abaixo 30-33: “Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?
    Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.

    Eu entendo que a mensagem do ex-presidente não aborda as riquezas que há no conhecimento de Cristo Jesus e se fixa em questões terrenas é o tipo de discurso que classifico como sermão de perdição, produzido pelo espírito do anticristo.

    GEORGE MENDONÇA DE ARRUDA

    ResponderExcluir
  2. Oi George,

    Querido irmão, o que está em questão não é a crença e o modo de Lula relacionar-se com Deus. Está claro que ele ainda desconhece a Verdade Salvadora do Evangelho, contudo esse fato não nos autoriza afirmar que o câncer vei como sentença, castigo, juizo ou o que seja.

    Existem exemplos Bíblicos de homens que padeceram por causa da soberba, mas observe também que o perdão de Deus os alcançou. Citaste Nabucodonosor, esqueceste do final da história:

    "Mas, ao fim daqueles dias, eu Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempriterno, e cujo reino é de geração em geração" Dn 4:34

    Vês que enquanto há vida há esperança de arrependimento?

    Não condenemos ninguém porque não sabemos dos planos de Deus, tão pouco o que está no coração dos homens.

    Como cristãos, devemos cumprir o mandamento: "Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo", o Lula também é esse próximo. Ore por ele, irmão e se possível não dê sua sentença final, por que esta vem de Deus.

    Paz.

    ResponderExcluir
  3. Olá Wilma Rejane,

    Quero declarar que não estou fazendo nenhum julgamento, apenas acredito que o erro do ex-presidente lhe trouxe um grande prejuízo, e sendo assim, a sua atual situação me fez recordar alguns castigos.

    Leia abaixo:
    TANCREDO NEVES
    Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da república.

    Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse.

    BRIZOLA
    No ano de 1990, na campanha presidencial, disse que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente.

    A campanha, quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar.

    O CONSTRUTOR DO NAVIO TITANIC
    O construtor do maior navio de passageiros de sua época, no dia de lançá-lo ao mar, respondeu o seguinte, para uma repórter que lhe perguntou a respeito da segurança do navio: "Minha filha, nem Deus afunda este navio".

    O Titanic afundou após bater num iceberg, matando centenas de passageiros. Foi o maior naufrágio de um navio de passageiros no mundo.

    JOHN LENNON
    Ao dar uma entrevista a uma revista americana, disse: "O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo. (1966)"

    Lennon foi baleado por um dos seus fãs.

    DE DEUS NÃO SE ZOMBA Na Bíblia está escrito: "Não vos enganeis, de Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará". (Gálatas 6:7)

    Eu irei orar pela recuperação e mudança de vida do ex-presidente Lula. Pois eu acredito que o seu quadro tem uma solução que esta em 2 Crônicas 7: 14

    Farei a minha parte, e o meu desejo é que Lula faça a dele.

    http://georgeestudos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa luta não é contra carne ou sangue, e sim contra principados e potestades. Ao invés de atirarmos pedra, sejamos sal da terra não deixando o mundo apodrecer no maligno, levante o igreja do Senhor!!!! Que o nosso Deus resgate o Lula e destrone todo espírito contrário a Sua obra!! Por Cristo!!!
    Amém.

    ResponderExcluir
  5. George,

    Agradeço sua disposição em expressar seu ponto de vista, contudo não vou me prolongar no tema.

    O que penso está no artigo e no comentário anterior.

    Obrigada, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a Deus todos os dias porque tenho aprendido mais da sua palavra quanto mais tempo me disponho mais aprendo ,e isso depende da minha busca constante.
    Para tanto quero deixar aqui registrado que quando soube do que esta acontecendo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fiz o que achei certo orar por ele.

    Um breve comentário:Lembra daqueles pecadores que estava ao lado de Jesus Cristo na cruz?
    E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
    Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?

    E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
    E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
    E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

    A dois lados da moeda, aquele que blasfemou e o que reconheceu o seus erros,para um a condenação e para o outro a vida eterna com Cristo.Quando medito neste texto um só sentimento me sustenta diante da morte,o último fôlego é do Senhor.
    Reconhecer seus pecados leva ao Arrependimento, o arrependimento leva o homem a confessar seus pecados e confessando os seus pecados ,Ele é fiel e justo para nos perdoar.
    Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. "
    (IJoão 1:8-9)
    Enquanto houver vida há esperança. Oremos para que o ser humano que é este homem que tem o nome de Luiz Inácio Lula da silva tenha a mesma chance que aquele pecador na cruz.

    Toda sorte de bênçãos!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rejane,

    É triste nos depararmos com tantos julgamentos apriorísticos. Lembro-me, no livro de Deuteronômio, quando Deus escolheu Israel para ser um povo exclusivo, e mediante essa escolha Sua glória seria revelada as demais nações que não o conheciam. Ou seja, o povo estava incumbido por meio de suas ações mostrarem a sabedoria, soberania e amor de Deus aos povos que habitavam Canaã. A terra que futuramente tomariam posse, embora fossem povos desobedientes, não obstante muitos poderiam chegar ao verdadeiro conhecimento de Deus mediante as ações de Israel. Mas, infelizmente, a nação de Israel tornou-se exclusivista, entendendo que com isso se tornariam semideuses desmerecendo, assim, as outras nações. Quando na verdade o mote divino era fazer com que os demais povos olhassem para Israel e dissessem, esse povo é povo inteligente. Deveriam refletir a sabedoria de Deus a eles. (Dt. 4:6). Isso não aconteceu!
    Pois bem, é o que tem acontecido na atualidade, somos falhos, sim somos, mas à medida que nos aproximamos de Deus urge transformação em nossa vida. O apóstolo João cita com grande ênfase: nós o amamos porque Ele nos amou primeiro, ou seja, a essência Dele é amor. Consequentemente a natureza do evangelho é o amor. Mas quanto ódio está sendo destilado do coração dos que se dizem cristão, daqueles que, em nome de Deus, julgam, amaldiçoam, matam e sentenciam aos que ainda, por motivos diversos, não abraçaram o evangelho. Será que tal comportamento não nos lembra de alguém e alguma época? [Povo de Israel]. Fazemos o caminho inverso.
    Muitos cristãos causam aversão aos que estão de fora, externalizam constantes imprecações oculta no coração mediante a personificação do ódio e vingança, de modo a alegra-se com a queda do próximo. Claro que a vingança pertence a Deus, mas sejamos extremamente cuidadosos ao fazer referência da bíblia, e em qual contexto e pretensão a usamos. Não nos esqueçamos das palavras de Paulo à igreja de Éfeso, estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Deus usou de sua grande misericórdia e nos amou em Cristo Jesus.
    “Um erro e uma mentira que ninguém se toma o trabalho de desmascarar adquire pouco a pouco autoridade do verdadeiro.”
    “Une erreur et um mensonge qui persone ne prend le travail de desmasquer acquiert peu à peu l’autoritè de la verité.” (Charles Maurras)
    Célia Lima

    ResponderExcluir
  8. QUERIDOS IRMÃOS E IRMÃS DA UBE! COMO TODOS SOMOS EVANGELICOS E POVO DO ETERNO...!!!! VAMOS DAR O EXEMPLO E NOS UNIRMOS! VAMOS ESQUECER A MATÉRIA, O SER HUMANO SE É BOM MAL RUÍM ETC...!!!! VAMOS ORAR PARA O EX PRESIDENTE (LULA)PARA SUA MELHORA...!!! POIS HÁ ISSO, TODOS ESTAMOS SUJEITOS - A DOENÇAS... VAMOS ORAR PARA SUA MELHORA!!!! E A DO MUNDO INTEIRO! POIS É ISSO QUE A PALAVRA NOS DIZ! NÃO BÍBLIAS...MAS A SAGRADA ESCRITURA! REFLITAMOS EM: EFÉSIOS 3,9-11; 6,10-14!

    ResponderExcluir
  9. A todos os irmãos que comentaram nesse artigo, a UBE agradece a colaboração ao tempo em que anseia que todos tenham paz e prosperidade, especialmente no campo espiritual.

    Obrigada,

    Grande abraço!

    *Mas para quem ainda quiser comentar, fique a vontade, essa página é inteiramente democrática.

    ResponderExcluir
  10. Irmãos,

    A graça de Deus é a causa de não sermos consumidos. Muitas vezes nos colocamos acima do bem e do mal, mas o que nos difere das pessoas que ainda não conhecem Jesus Cristo como salvador de suas vidas é o favor imerecido ( a graça de Deus)que nos alcançou. Por isto devemos orar pelo nosso próximo, para que a mesma graça possa alcançar a todos.
    Enquanto há vida existe esperança, por este motivo devemos orar para Deus fazer cumprir seu querer na vida do Lula e de todos quanto estão longe da verdade.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  11. A graça e paz de cristo, amados quanto ao caso Lula, e os comentários aqui postado, nos faz refletir uma pouco mais, pois apesar de confessarmos Jesus Cristo, ainda andamos na contra mão, pois vimos na história cristã homens piores do que o ex presidente ter um encontro impactante e transformador com o Senhor Jesus,e se tornarem novas criaturas, ou seja zerar suas tolice e mediocridades, acho desnecessário ficar aqui enumerando, mais só um pequeno exemplo foi o caso de Saulo, ou seja até seu nome mudou para Paulo, Jesus tem este poder de transformar vidas, mudar historia, e apagar passados e ainda perdoar pecados, ou por acaso somos nós melhores e maiores que o nosso Mestre salvador,o fato do Lula ter sido presidente não significa que é melhor ou pior do que eu ou você, Deus não olha a posição de um homem se é grande ou pequeno, se é rico ou pobre, sano ou insano, santo ou endemoninhado, mais enxerga sim a alma de cada individuo, lembra do endemoninhado de Gadara,se Jesus enxergasse apenas a aparência física, e as atitudes daquele homem se quer chegaria perto, mais Jesus enxergou o intimo da sua alma e viu o que homens nenhum conseguia ver, um filho de Deus escravizados por satanás.
    Gostaria de pedir aos amados irmãos que possamo ter a visão de Jesus, e orarmos a fim que o Lula seja acima de tudo seja alcançados pela graça de Deus e que possa ter um encontro impactante e transformador com Jesus, e o seu santo evangelhos possa desperta-lo, para a salvação.
    Lembremos sempre somos apenas ferramentas nas mãos do nosso senhor a Ele toda honra e toda glória e entendermos que é o único capaz de julgar toda causa.

    Abraços e Graça e Paz

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net