Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sábado, 24 de dezembro de 2011

Um Natal sem o Klaus

Posted by Wilma Rejane on sábado, dezembro 24, 2011 with 1 comment





Wilma Rejane


Ano após ano são feitos os mesmos apelos para que não se comemore o Natal por se tratar de uma festa de origem pagã, sem respaldo Bíblico. Através desse artigo, quero dizer por quais razões não faço ode a tal ideologia. Ouso portanto, ser de opinião  contrária a pastores famosos e lideres renomados que conseguem através de seus discursos, convencer e proibir o uso de alguns símbolos, bem como da ceia e reuniões familiares.

Natal na  igreja primitiva


As epístolas e os Evangelhos, foram escritos aproximadamente a  partir de 50 d.c e não fazem  menção de festividade natalina. A única vez que é descrita uma festa de aniversário, diz respeito a Herodes, o ambiente no palácio naquele dia de festa era tão pecaminoso que ocasionou na morte de João Batista: " Festejando-se porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele e agradou a Herodes pelo que prometeu, com juramento em dar-lhe o que pedisse: e ela, instruída pela mãe, disse: dá-me a cabeça de João Batista" Mt 14:6,7,8.

Portanto, com base nesse relato Bíblico, é possível presumir que havia na época o costume de se festejar o nascimento ou aniversário. Costume esse, que perdura até nossos dias.

O aniversário de Jesus não foi comemorado pela Igreja Primitiva e nem consta na Bíblia, por um motivo óbvio: " Jesus, assim como Deus e o Espírito Santo, é eterno não tendo começo, nem meio, nem fim de dias. Ele nasceu de Maria, morreu e ressuscitou, sendo  elevado ao céu para retornar como Rei a fim de julgar as nações" Atos 1:9-11.Ap 14:14. Sim, Ele veio como um de nós, em carne e espírito, mas ao ressuscitar e ser elevado ao céu, retornou para direita de Deus Pai a interceder pelos povos. Jesus não necessita de aniversário porque se encontra entre nós e em nós em Espírito e em Verdade. Isso é motivo de comemoração eterna e não apenas de um dia.

O que essa data 25 de Dezembro tem a ver com o nascimento de Jesus?

Vamos fazer um "passeio" pela tradição:


Essa data teve inicio com a festa de adoração do sol chamada solstício de inverno. Os pagãos supersticiosos observaram que o sol se movia para o sul e os dias estavam reduzindo. Eles achavam que um dia o sol iria embora de vez, para nunca mais voltar. Então, como forma de impedir essa tragédia e agradar o deus sol, eles promoviam rituais e cerimônias.

  • No mundo Babilônico, o 25 de Dezembro era comemorado como "vitória do deus sol".
  • No antigo império romano a data e a festa ficaram conhecida como Saturnalia festival romano ou Natalis Solis Invicti ( aniversário do sol invencível)
  • Quem popularizou a data como sendo comemoração cristã, foi a Igreja Católica Apostólica Romana em 375 d.C, sob o papado de Júlio I. Os símbolos usados nas comemorações eram praticamente os mesmos dos cultos pagãos. Com a evolução dos anos, outros elementos foram inseridos a festividade natalina que atualmente tem forte apelo comercial.

Santa Claus ou "Papai Noel"- é uma modificação do holandês "Nikolaas Sant." Foi o quarto século bispo católico de Myra, na Ásia Menor, que trabalhava com crianças. Foi canonizado pela Igreja Católica Romana. A cor vermelha da veste é usada por bispos e cardeais da igreja romana e significa: Santa Claus protetor das crianças. Santa Claus também era conhecido como "Kriss Kringle" o mesmo que "Cristo Kindl"  ou "menino cristo".


Conhecer essa face histórica do natal, nos daria subsídios suficientes e convincentes de que é impossível para um cristão aceitar o natal com todos os elementos que se vê hoje. Papai Noel é uma blasfêmia declarada sendo responsável por grande parte da corrupção da data. O saco cheio de presentes nos diz: Ele é tão bonzinho, nos dá tudo que queremos. O saco vazio nos diz: Compre, compre!! Ele quer roubar a cena a todo custo, ser o centro das atenções. Papai Noel é sem dúvida, um símbolo bem diabólico.


O Cristão e o Natal


Romanos 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Ao dizer que como cristã comemoro o Natal, não implica dizer que concorde ou faça uso de todos os elementos natalinos da atualidade, tão pouco da antiguidade. Não me conformo com Noel, nem com a comercialização exagerada, nem com os contrastes sociais que se evidenciam ainda mais. Não me conformo com muita coisa que acontece no Natal , inclusive com não concordar com o Natal.

É verdade que a Bíblia não cita essa festa, mas se faz necessário uma exegese do texto Bíblico a fim de compreender o papel da Igreja de Jesus nesse contexto. Ora, se o apóstolo Paulo, em meio aos templos pagãos da cidade de Atenas, encontrou meios de Evangelizar o povo, não seria sábio usarmos tal estratégia?

"E enquanto Paulo os esperava em Atenas o seu espírito se comovia a si mesmo, vendo a cidade tão entregue a idolatria. Porque passando eu e vendo os vossos santuários, achei um altar em que estava escrito: Ao Deus desconhecido. Este pois que vós honrais, não o conhecendo é o que vos anuncio" At 18: 16 em diante.

A idolatria e o esquecimento do Real sentido de Natal, comovem o coração dos cristãos, mas não seria esse um bom momento para se refletir e fazer refletir sobre Jesus? Não seria o momento de pegar esse "templo dedicado ao sol" e fazer uma pregação sobre a Luz do mundo?

Fazendo a diferença

Nem sei quantas pessoas poderíamos alcançar nessa época do ano e por todos os demais dias, se tão somente pregássemos o Evangelho Puro e Simples, aproveitando os acontecimentos bons e maus que a vida oferece para fazer um sermão vindo de um coração cheio de amor e piedade pelos perdidos.

Jesus disse: "não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal"  Jo 17: 15.

Ora, acho formidável que essa data hoje seja dedicada a Jesus ao invés de ao "deus sol"! Acho maravilhoso nós cristãos podermos festejar em todo o mundo a importância do nascimento de Jesus! É claro que há muita hipocrisia no mundo, mas que não seja assim conosco.

O grande pastor Martin Luther King, realizou um sermão intitulado:" Natal e Paz", era 24 de dezembro de 1967 quando subiu ao púlpito da igreja Batista Ebenezer . Ele usou todo o tempo para explicar porque não comemorava o natal e que a data era de origem pagã, certo? Errado! Ele aproveitou a oportunidade para fazer um apelo pela paz:




" Nosso mundo está doente com a guerra, por todos os lados vemos suas possibilidades sinistras. Ainda assim, meus amigos, a esperança de um Natal de paz e boa vontade para com todos os homens não pode ser descartada como uma espécie de sonho utópico de alguns devotos. Se não temos boa vontade para com os homens neste mundo, vamos nos destruir pelo mau uso de nossos próprios instrumentos e nosso próprio poder"

Diga-me sinceramente: o que teria impactado mais profundamente os corações? o sermão da origem pagã do Natal ou esse apelo pela paz que entrou para história?!

Faça seu sermão entrar para história nesse Natal e em todos os outros! Uma igreja que volta os olhos para as tradições ao invés de enfatizar Jesus, não vai a lugar algum! A tradição não pode, nem deve ser maior do que a mensagem da cruz! Porque nós cristãos temos que calar nossa boca em todo Natal?! por que temos que nos igualar as religiões que não acreditam em Natal, por não aceitarem que Jesus é o Messias?!


Natal é Jesus em nós

Ateus, satanistas, budistas, hinduístas, muçulmanos não comemoram o Natal! deixe-me repetir: Eles não comemoram o Natal, porque para eles o Salvador nunca nasceu e se nasceu alguém a quem chamamos de salvador, esse Alguém para eles não existe!

Eles não comemoram o Natal !!


Eu comemoro o Natal, porque nasceu Jesus! Nenhum símbolo,  tradição ou religião poderá me tirar essa alegria de ver o mundo reconhecer que em 25 de Dezembro ou qualquer outra data do ano, nasceu Jesus, Filho de Deus, Salvador da humanidade.

Uma árvore de Natal, na casa de um não salvo pode ser um elemento que remonta ao culto do deus sol. Em minha casa, que aceitei Jesus como Salvador tendo sido liberta e remida pelo seu sangue, uma árvore de Natal representa  a Luz vencendo as trevas. Cada vez que olho para uma linda árvore de Natal posso dizer: A comemoração do nascimento de Jesus é a época mais linda ! Em que outro tempo, encontramos ruas tão iluminadas e tantos enfeites coloridos? 

Quando criança, eu sempre pedia a meu pai para dar uma volta de carro pela cidade e pelo centro Industrial de Campina Grande para contemplar a decoração natalina. E meu coraçãozinho de criança pulsava mais forte com tanta beleza. Para mim, tudo aquilo era muito especial porque era por Jesus! Nem papai Noel, nem deus sol, nem festa pagã. Essas coisas teriam certamente me tirado o fascínio da data. Cresci sabendo que tinha nascido um Salvador. É verdade, eu vim conhecê-Lo adulta, mas o Natal ser dedicado a Jesus teve efeito em minha vida, e continuará tendo sobre o mundo!

Comemoro o Natal, porque o Jesus do Natal é Maior que a tradição.
Reações:

Um comentário:

  1. A paz amada irmã, coloquei uma postagem que fala da origem do natal no meu blog, se puder depois dá uma olhada.
    Abraços.
    http://mulhervirtuosadedeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net