Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Conselho Federal de Psicologia fustiga cristãos

Posted by Eliseu Antonio Gomes on terça-feira, fevereiro 14, 2012 with 2 comments

Por Cristiano Santana

Como todos já sabem, a psicóloga cristã Marisa Lobo foi intimida pelo Conselho Federal de Psicologia para que, no prazo de 15 dias, adeque o conteúdo do site marisalobo.blogspot.com e do seu perfil no Twitter. Também terá de fazer o mesmo, com relação ao site www.psicologiacrista.com.br, no prazo de 30 dias. A adequação, nesse caso, consiste em retirar qualquer conteúdo que expresse as convicções religiosas da psicóloga.

A tese inquisitória do CFP tem como base o pressuposto de que a psicologia é uma ciência. Sendo assim, a sua estrutura teórica difere do conhecimento popular, religioso e filosófico. 

Afirma-se que a psicologia aplica em seus estudos e pesquisas o chamado conhecimento científico, que tem as seguintes características: "é racional e objetivo; atém-­se aos fatos; transcende aos fatos; é analítico; requer exatidão e clareza; é comunicável; é verificável; depende de investigação metódica; busca e aplica leis; é explicativo; pode fazer predições; é aberto; é útil”. (Galliano)

Já que o conhecimento religioso é valorativo, inspiracional, sistemático, não verificável, infalível (não pode ser submetido aos testes de observação), não se pode atribuir ao mesmo o caráter de cientificidade que a psicologia arroga a si.

Por esse motivo, a psicóloga Marisa Lobo está sendo perseguida, por estar praticando uma espécie de pseudociência; por estar misturando procedimentos científicos com crenças religiosas, fatos com valores.

Mas a pergunta que cabe, neste momento, é a seguinte:

Será a psicologia uma ciência? E se for uma ciência, ela é totalmente livre da influência de pressupostos filosóficos, religiosos e pseudocientíficos?

A verdade é que a psicologia tem lutado há tempos para atingir o status de ciência, mas até agora não logrou êxito. Uma das maiores falhas que encontro nessa "ciência" é a incapacidade de fazer predições exatas. Se eu largo um objeto, saberei com certeza em que tempo ele atingirá o chão, assim como a velocidade e a energia cinética. Para esse cálculo, preciso saber apenas a altura do objeto em relação ao solo, e a sua massa. A Física é tremendamente preditiva, mas e a psicologia? É possível prever o comportamento de um ser humano daqui a uma hora, de acordo com o que ele diz, pensa e faz agora? Isso é impossível.

Há outras acusações muito fortes contra a psicologia. Vejamos o que diz Sigmundo Koch, que dirigiu um estudo da Associação Psicológica Americana para avaliar o status da Psicologia:

Devido a insistência de se atribuir qualidades científicas à Psicologia, elevando assim a sua credibilidade, a esperança de uma ciência psicológica tornou-se quase indistinguível do fato em si. A história inteira da Psicologia pode ser vista como um intento ritualista de se apropriar dos métodos da ciência a fim de sustentar que a Psicologia é científica.

Através da história da Psicologia como ciência, o que se tem podido ver como resultado não passa de uma coleção desordenada de dados, sem uniformidade e com resultados caracterizados pelo insucesso, o que não é condizente com os princípios claros e definidos da ciência.

O psicólogo Roger Mills, no seu artigo "Psicologia é insana quando quer fazer-se ciência", escreve:

O campo da Psicologia hoje é literalmente uma confusão. O número de técnicas, métodos e teorias se iguala ao número de terapeutas. Eu tenho visto, pessoalmente, terapeutas convencerem seus clientes de que todos os seus problemas vieram de sua infância, de seus pais, das estrelas, da dieta que adotaram, de seu estilo de vida, de seu passado

No que diz respeito à base epistemológica da Psicologia, segundo Canguilhem, o principal problema é a fundamentação da verificabilidade das hipóteses, dado a amplitude de sua subjetividade. Porque a Psicologia não é uma ciência exata, seu objeto de estudo é o homem e sua mutabilidade, suscetível, portanto à eterna dúvida que, em suma, é a razão de ser da própria Ciência. Ora, a Psicologia tem um objeto de estudo, faz uso de métodos, elabora suas hipóteses, relaciona-se com outras ciências, é um saber construído e elaborado, e como os demais campos científicos, não se arvora em verdade absoluta, muito antes pelo contrário, se estabelece sem a certeza da eternidade.

NÃO! A psicologia não é uma ciência rigorosamente falando!

Mas, e quanto a outra pergunta: os membros do CFP agem com completa isenção de valores, como preceitua a verdadeira ciência? A resposta também é NÃO!

O Conselho Federal de Psicologia exigiu da psicóloga uma conduta estritamente científica, mas o CFP tem dado o exemplo? Claro que não. Os defensores da ciência que torturaram psicologicamente a nossa irmã podem estar contaminados pelo determininismo, humanismo, existencialismo, evolucionismo, ativismo homossexual, feminismo e, pasmem, até pelo ateísmo. 

Essa idéia de que o cientista é objetivo, isento de valores, é um mito.

Não estamos diante de uma censura científica, mas sim de uma perseguição ideológica. Os membros do CFP não estão agindo em nome da ciência, mas em nome de valores, de preconceitos que não tem relação alguma com a ciência. Estão a serviço de um movimento claramente anticristão, cujo único propósito é impedir a influência libertadora do Evangelho.

A psicologia é e sempre será muito limitada. Existem algumas deficiências e limitações da alma que conhecimento científico algum poderá solucionar. Existem algumas anomalias comportamentais que são resultantes da tirania do pecado sobre o homem. Há vícios que só podem ser extirpados pela ação redentora de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o maior especialista em almas.

A psicologia nunca conseguirá decifrar a alma por completo, por isso às vezes se ressente do único que tem essa capacidade, o Criador do Homem.

Deus será contigo, irmã Marisa.

__________

Cristiano Santana edita o blog Cristiano Santana - Uma Visão do Mundo. É assembleieano, graduado em Direito. Define-se como servo de Deus, amante da boa leitura, apaixonado por Teologia, Filosofia, Psicologia, Ciências e fatos gerais do universo cristão.
Reações:

2 comentários:

  1. Esta exigência do CFP é inconstitucional e pode ser derrubada com base no princípio constitucional que garante a livre manifestação de crença religiosa. Pelo que li no artigo acima tenho certeza que qualquer juiz não irá considerar razoável os argumentos do Conselho, haja vista que os resultados profissionais da doutora falam por ela.

    Fiquem na paz,

    Pr. Cláudio Corgozinho
    Advogado, Consultor em Finanças Pessoais e
    Oportunidades de Negócios, Life & Executive Coach.
    claudiocorgozinho.com
    consultyconsultoriajuridica.com
    pastor.claudiocorgozinho.com
    maisdinheironoseubolso.com
    classificados.maisdinheironoseubolso.com
    leiloes.maisdinheironoseubolso.com
    jogos.maisdinheironoseubolso.com
    proudlyhost.com
    bytebasico.com

    ResponderExcluir
  2. A Doutora é Cristã,serva do Deus Vivo e tem o Espírito Santo Atuando na sua vida. Qual a diferença entre profissionalismo,por exemplo: Se ela fosse uma uma veterinária, e colocasse as mãos sobre um enfermo e o curasse em o nome de Jesus, Sendo Veterinária para cuidar de Animais? Será que esse Ramo da Ciência iria lhe condenar por isso? Claro que não!
    Assim é o caso dela sendo psicóloga, se o Espírito de Deus a usa para curar a alma de uma pessoa que está sofrendo de depressão ou até mesmo de opressão, quem pode inpedí-la? Ninguém! Porque ela estaria fazendo a vontade de Deus, e não a dos homens.
    Não conheço a Doutora pessoalmente, mas digo pra ela que continue com estes própositos firmes no Senhor, porque a vitória quem nos garante é Ele, O Senhor das nossas Vidas.
    Um abraço e um beijo no coração de todos.
    Wanderley Campos.
    www.aguavivaaguadavida.blogspot.com
    www.camposide.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net