Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

terça-feira, 20 de março de 2012

Blog Cristão: vale a pena ter um?

Posted by Wallace Sousa on terça-feira, março 20, 2012 with 7 comments

Vale a Pena Publicar Conteúdo Cristão na Web?

Breve Histórico

Houve uma época, não muito tempo atrás, em que me perguntei se valia mesmo a pena manter um blog cristão. Não sei se você sabe (provavelmente não, se não for blogueiro), mas não é a coisa mais fácil do mundo ser blogueiro desconhecido e anônimo! Dá trabalho, tem gastos, você despende um tempo razoável administrando postagens e pesquisando assuntos. A inspiração nem sempre está disponível e fica ainda pior quando aparecem uns trolls para estragarem seu dia perturbarem sua paz.

Se você está pensando em iniciar um blog, pense bem antes de começar, pois pode se tornar apenas mais um projeto interrompido. Com isso não estou querendo dizer que não há espaço para mais blogs evangélicos, porque HÁ. O que não há é espaço para mais projetos inacabados ou deixados para trás pela metade, isso não.

Mas, enfim, a grande questão é: Vale a Pena Publicar um Blog Cristão?

Vou dar meus motivos para dizer que SIM e deixo ao seu critério decidir se vale ou não, ok?

Os Comentários (Feedbacks) Recebidos

Um dos motivos mais fortes em escrever este texto foi um email que recebi recentemente. Eu fiquei muito grato a Deus, e vou compartilhá-lo (com adaptações para preservar a identidade do remetente) com você:
Date: Fri, 24 Feb 2012 09:01:48 -0300
Subject: Agradecimento!
From: Elvis Presley*
To: wallysou

A paz do Senhor,
Louvo a Deus pela sua vida, não te conhecia ate alguns minutos atras ao entra no sitio da Editora Ferreira olhei o seu artigo  "uma reflexão antes de desistir" terminei de lê..estou chorando profundamente, a sua historia e a minha, apos 12 meses consecutivos no cursinho resolvi deixar o emprego e já estou um ano estudando, reprovei em vários certames..agora estou sem dinheiro estou vendendo parte de minha biblioteca teológica para me sustentar, já vendi aliança de casamento, minha esposa esta trabalhando as vezes aperta, então tenho que vender algo, atualmente estou estudando para o TRT, estou angustiado, triste, abatido...sem norte..estou quase voltando a trabalhar..mas, penso que talvez eu perca tudo que ja aprendi ate aqui..Agradeço pelo seu texto..Deus te usou...Muito obrigado! Ore por minha esposa Princesa de Mônaco* e minha filha (5 anos) Marjorie*.
Ops: Desculpa pelos erros gramaticais estou muito emocionado!
(*) nomes fictícios (mas, nem precisava dizer né? risos)

Mas, essa não foi a única que recebi e que me emocionou. Se você ainda está aí, ou se quer ir no banheiro pegar um lenço, eu espero (risos). Voltou? Trouxe lenço? Aperte os cintos. Ah, os comentários foram feitos no post sobre deixar o que passou para... trás. Esse post inclusive mereceu a atenção de um psicólogo, que o replicou em seu blog. Veja os comentários:
ola´,bom dia na paz do Senhor e Salvador JESUS CRISTO,na vida dos que confiam em DEUS. nada acontecem por acaso. estou no trabalho neste momento e acabo de descobrir essa bençao na minha vida. to tentando deixar meu passado para tras faz sete anos e ele continua presente cada vez mais na minha vida. estou divorciada, mas meu ex nunca saiu das nossas vidas, apesar de continuar com a mesma mulher com quem saiu de casa. nunca deixou de frequentar a nossa casa mesmo sem sentir mais nada por mim. fico com receio de botar um fim nisto mas nunca tive coragem até ler este texto. agradeço a Deus por voçe existir e vou deixar meu passado para tras pois encontrei força no texto. que o Senhor te abençoe muito.
RAY

Pensa que acabou? Tem mais... hehehe

OLÁ MEU CARO IRMÃO , EU ESTOU COM VARIOS PROBLEMAS , COM A MINHA EMPRESA E ME VIA AO PONTO DE DEISTIR, MUITAS DIVIDAS SE ARROLARAM E EU NÃO VIA NENHUMA SAIDA PARA SOLUCIONAR AS TAIS, OS CREDITOS SE ACABARAM, E EU ESTOU NUM BECO SEM SAIDA, E ISSO ENTRISTECEU MUITO A MINHA ALMA AO PONTO DE LARGAR TUDO. MAIS AO NAVEGAR NA INTERNETE ME DEPAREI COM O BLOG A TENDA NA ROCHA , E VI ESTE ESTUDO ESCRITO NÃO DESISTA, E COMESSEI A LER E PASSEI PARA O SEU BLOG E QUE ME FEZ RESPIRAR DINOVO, E VI QUE VALE APENA CONTINUAR TENTANDO NÃO VOU DESISTIR, VOU ENCHER A VELHA BOMBA DE AGUA, E FAZER COM QUE BROTE DINOVO. IRMÃO MUITO OBRIGADO POR ESSAS PALAVRAS QUE VAI FAZER COM QUE EU CAMINHE DINOVO. ÁMÉM. (Robson)
Optei por colá-los exatamente como os comentários foram postados, para deixar claro que as pessoas escreveram assim mesmo, e querendo dizer isso mesmo que está escrito.

Recentemente, um colega que trabalha no prédio em frente ao meu, com o qual me encontro constantemente no restaurante que almoçamos, leu meu depoimento de aprovação no concursos da CGU/2008 e disse que me considera um vencedor pela minha história de vida e pelas conquistas que alcancei. Não que eu esteja dizendo que seja um vencedor, mas estou ilustrando a importância de narrarmos as conquistas que Deus nos dá, para mostrar aos outros o que Deus fez e faz. E, se fez por mim, pode fazer com qualquer um, pois não sou melhor do que ninguém.

Reflita: Não é tremendo e fantástico quando percebemos que Deus usa nossas experiências aparentemente irrelevantes para mudar histórias e transformar vidas? Só isso já faria ter valido a pena, mas o Senhor é tão bom comigo, mesmo sem eu merecer, que ainda me dá mais.

eu curti, e você?

As Avaliações que Recebemos

Meu blog, apesar de não ser tão visitado e relevante dentro do contexto nacional, possui leitores generosos. A não ser, claro que eles leiam o mesmo post várias vezes e, a cada lida, avaliem de novo... risos

Vou tentar montar um pequena tabela com alguns dos post que obtiveram mais reações, para tentar deixar a coisa mais didática (vai que existem mais pessoas como eu que demoram para entender as coisas, né?). Dados colhidos em 17 de março de 2012.

#Título do postGostouCurtiuEstrelasComentou
1Lições à beira do tanque de Betesda1262823 votos22
2Tenha cuidado ao regar seus sonhos72315 votos45
39 razões para persistir quando as coisas insistem em dar errado602336 votos36
4Vou desistir! Não aguento mais...522812 votos46
5Contando as derrotas que me fazem subir cada vez mais alto52175 votos28
6Deixando o passado para trás24169 votos76

Sabe, isso até poderia me deixar um pouco envaidecido, mas não. Por que eu me orgulharia de as pessoas gostarem ou comentarem meus textos, se ninguém fosse abençoado por eles? E, se foram abençoados, foi porque Deus me usou. E se Deus me usou, como posso me orgulhar disso se Ele o fez em situações em que eu estava moído, quebrado, derrubado, mais abatido que galinha caipira em festa na roça?

Aqui cabe uma dica valiosa: Se você edita um blog, e ainda não faz uso de um sistema de avaliação de seus posts, está perdendo uma excelente oportunidade de obter um precioso feedback de seus leitores. Além disso, você teria um poderoso indicador de quais textos impactam mais os leitores. A partir disso, você pode decidir como avaliar a situação e definir sua linha editorial.

Muitos leitores chegam em seu blog sem saber bem o que ler, principalmente em blogs que abordam vários assuntos (como o meu, p.ex.), e uma lista dos posts mais votados ou melhor avaliados pode ser uma boa dica de leitura para eles. Considere o assunto e incremente as formas de interação entre os leitores e seu blog.

Para não ficar só nas minhas palavras(*)


Vou trazer aqui um exemplo de como a blogagem cristã pode fazer diferença a médio longo prazo na net. Faz algum tempo que, fuçando pesquisando sobre bons materiais apologéticos, em parte por conta da queda evidente de qualidade dos blogs apaulogéticos, que ultimamente se digladiam entre si, acabei descobrindo o excelente blog Quebrando o Encanto do Neo-Ateísmo (recomendo, de verdade).

Em um de seus posts ele levanta a questão da vinda de William Lane Craig ao Brasil, e atribui essa bênção de Deus no território tupiniquim a um árduo trabalho de tradução e divulgação que foi empreendido abnegadamente por uma equipe quase anônima, mas que, agora, pode colher esse saboroso fruto. Observe como ele reflete sobre isso:
O que isso tem a ver com a vinda de Craig ao Brasil?
Simples.
Eu não tenho como comprovar, mas defendo uma tese que considero extremamente plausível: se William Lane Craig vem no nosso país dar várias palestras, com pompas de estrela, isso se deve em MUITO a divulgação feita por apologistas cristãos na Internet.
Eu concordo com ele. Talvez, apesar de HOJE, meu blog não estar tendo o retorno que eu gostaria ou achasse que mereceria (sim, eu sou insaciável... risos), quem sabe, no futuro, alguns textos poderão ser úteis à Igreja de Cristo? Não, não estou me referindo a um período pós-arrebatamento, mas a uma fase em que as pessoas vão procurar textos para tentar entender assuntos que não estarão claros nestes dias.

Ou pode ser, simplesmente, esquecido e relegado ao limbo de coisas que aconteceram, tiveram seu tempo e sua chance, e partiram. Afinal, existem muitas coisas que vêm e passam em nossas vidas, e não há muito o que possamos fazer a respeito, a não ser a resignação e tocar a vida pra frente. Mas, eu sei que alguns de meus textos JÁ produziram frutos, e ainda há outros sendo gerados.

E você, talvez esteja pensando: será que o que eu fiz beneficiou alguém? Como saber se não perguntar, como saber se não agir pensando no outro de forma altruísta?

 a semeadura é livre, mas a colheira é obrigatória!

Conclusão


Vale a pena? Para mim, vale. Ganho dinheiro com o blog? Eu, não. Aliás, eu pago para ter um blog e abençoar outros. Ainda assim, vale a pena ter um blog cristão? Vale. Por que eu não ganho dinheiro com o blog? A pergunta é simples, mas a resposta, não. Para começo de conversa, eu me revelei um incompetente completo em descobrir formas de ganhar dinheiro com o blog (estratégias de monetização). Isso se deve, em parte, ao fato de eu não ser blogueiro em tempo integral, mas parcial. É um hobby, faço porque gosto.

Uma outra possível explicação é porque eu me recuso a me meter em confusões, fazer posts chamativos apenas para gerar pageviews e lançar dúvidas sobre a reputação alheia para encher o blog de flamewars (guerra de nervos, nos comentários). Sério, eu sou praticamente um blogueiro anônimo, mas por que afundar meu blog na lama, agindo de forma a escandalizar o nome de Cristo e manchar a honra da noiva dEle? Já tem muita gente fazendo isso, e não quero ser mais um cúmplice desse crime. No fim das contas, ser anônimo e desconhecido também tem seu charme e suas vantagens (risos).

E você, sente que vale a pena editar um blog cristão? Você publica suas idéias e experiências na internet e recebe feedback dos leitores? O que estaria faltando para que você se sentisse satisfeito em ser um blogueiro cristão? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Deus te abençoe.

(*) Expressão corriqueira usada por crentes assembleanos após dar uma palavra rápida no culto, para dizer que seu breve discurso não tem tanta importância, e por isso vai ler um versículo da Bíblia, que merece sim a atenção das pessoas. Claro, às vezes é só falsa modéstia. No meu caso, além da falsa modéstia é só mais um motivo de piada mesmo. rarará!

E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!

www.ubeblogs.net
Reações:

7 comentários:

  1. Gostei deste post. Muito bom mesmo. Eu estou com meus blogs desativados devido a problemas pessoais, não porque não quero ter um blog Cristão. Quero e quero muito. Quando eu comecei com o meu Bem aventurados, tinha tudo isso descrito: pageviews, estrelas, curtiu, botões de compartilhamento e indicação e um dia eu recebi um email que me disse para não parar e que meu blog era otimo. Uma pena eu não poder continuar no momento, mas ainda vou fazê-lo para honra e glória do Senhor. Me entristece ver blogs que contrariam a bíblia e abre discusões desnecessárias como diz aqui em cima: que envergonham o envangelho. Deus quer almas salvação e não briga e confusão. Parabens, eu sigo o UBE e o TENDA DA ROCHA, é uma benção para Glória de Deus.

    ResponderExcluir
  2. obg por comentar.

    espero que seu blog volte em breve.

    abs.

    ResponderExcluir
  3. Paz!Tenho pouco tempo 'blogando'!Me incentivei em postar as mensagens bíblicas quando li alguns posts de vcs.
    Estou tentando me espelhar na maneira simples e objetiva deste blog para ver se de alguma maneira eu contribua para a expansão do reino de Deus.Estou como como uma criança ainda "gatinhando",mas estou feliz; pois tenho recebido palavras de incetivo para continuar!Deus continue abençoando vocês:Vosso trabalho não é vão no SENHOR!Abraços.
    Pr.José costa

    ResponderExcluir
  4. Estou feliz com meu blog. Faz somente um ano e meio que o criei. Estou feliz porque hoje passou dos 90 mil acessos com 90 países visitantes. É um prazer ser cristão e uso a arte, literatura, poesia, artigos, mensagens e muito mais para anunciar o amor do nosso Deus. Parabéns a todos do Ube Blogs. Pr. Raimundo Soares de Andrade . Mato Grosso http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. @Jose Costa e @Raimundo

    apz, amados.

    Deus abençoe vossos esforços em prol de um evangelho simples e genuíno, capaz de transformar o homem em filho de Deus, redimido, remido e perdoado.

    gde abço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo texto!
    Estou ainda começando e minha intensão é fazer com que as pessoas conheçam a Deus através do que escrevo,sinto e gosto.Confesso que me desanimei muito por uns dias por falta de visitas...e eu tenho criados blogs a anos mas sem muito sucesso.Mas então pensei,mesmo que não haja visitas o dia todo alguém pode passar por lá e assim ser abençoado com alguma palavra e é isso que tem me motivado a prosseguir.Acho que vale muito a pena se esforçar por amor a Cristo,popular ou não é a ferramenta que encontrei para levar a mensagem da cruz e não vou desistir!

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu texto, faz alguns meses que criei meu blog Lições com Deus (http://licoescomdeus.blogspot.com) unicamente com intuito de levara a palavra de Deus aquele que precisa. Queria ter um espaço pra evngelizar as pessoas... Eu so tenho dois seguidores até o momento e quero muito que pessoas que conhecem a Jesus e as que não conhecem também leiam os posts e sejam tocadas pela Palavra de Deus. Que Deus me use para conforme a sua palavra eu possa levar o ide de Jesus. Graça e Paz irmão que Deus continue o abençoando e se você tiver um tempo visite o meu blog bebê ainda mas que Deus vai abençoar :) e ele vai crecer. Eu estava proucurando blogs evangélicos para me referenciar e achei esse luar aqui, muito legal, fiquei feliz por saber que outras pessoas dividem o que de graça receberam. Abraço

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net