Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Crítica: Blogueiros Evangélicos contenciosos

Posted by Eliseu Antonio Gomes on quinta-feira, março 08, 2012 with 16 comments
Por João Paulo M. de Souza

Tenho acompanhado vários blogs há um bom tempo, e o que tenho visto em alguns deles é a perda, em certo sentido, da essência cristã. Os "bofetes" escriturísticos têm encorpado temas e mais temas de postagens nessas páginas pessoais. Defendo a crítica sadia, acredito que esta, quando moderada, ajuda muito e, sem dúvida, é um meio eficaz de analisarmos, coerentemente, a realidade das coisas. Mas fazê-lo de forma irresponsável - intremeando nos escritos brigas pessoais -, não será edificante, nem para o escritor tampouco para o leitor.

Em muitas dessas postagens, nem sequer versículos bíblicos são citados, para, no mínimo, embasarem as "assertivas" constantes delas.  Parece-me que as Escrituras estão perdendo espaço na mente desses "eruditos" escritores - acho que a "espiritualidade" deles está a anos-luz da nossa. Diferentemente dos "excelentes" escribas, entendemos de que há infinitos assuntos para serem abordados à luz da Bíblia e também a partir dEla, basta termos a graça do Pai e a mínima sensibilidade ao Espírito para fazê-lo.

Confesso que tenho perdido o interesse por alguns blogs "evangélicos", posto que se tornaram covis de contenciosos! Não me refiro àqueles que defendem genuinamente o Evangelho como, de fato, deve ser defendido (Fl 1.16), mas àqueles que se preocupam mais em manchar a reputação alheia (Pv 26.21, 22) do que em glorificarem a Deus (1 Co 10.31). Destes, sinto ojeriza! Desculpe-me a contundência e a sinceridade...

Como já falei, ninguém deve blindar suas ideias a ponto de não aceitar críticas. Estas, quando bem intencionadas, são ótimas e ajudam-nos a crescer em todos os sentidos. Portanto, sejamos mais prudentes quando postarmos nossos textos. Critiquemos, mas também aceitemos ser criticados, desde que esses juízos sejam no Senhor (Fl 4.8).

Em Jesus,

Fonte: Palavra Viva e Eficaz
__________

João Paulo, é membro da comunidade UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos, editor do blog Palavra Viva e Eficaz. Solteiro, membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEAD-PE) e estudante do curso de Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Autodefinição: “Sou um jovem que busca compromisso com o Reino de Deus e que procura, através do exemplo, demostrar Cristo para as pessoas. Em suma, sou um servo de Jesus Cristo.”
Reações:

16 comentários:

  1. Eu sempre entendi que a palavra de Deus deva estar em primeiro lugar, ou pelo menos fazendo parte importante de um texto,porém com a palavra ou sem a palavra, limpando reputação ou sujando,deve-se ser dito, aquilo que precisa ser dito, a própria palavra diz,o limpo se limpe mais e o sujo se suje mais.Então se temos que falarmos algo que nos limpará das sujeiras do mundo e dos ímpios que nos "sujam" muitas vezes com calúnias e difamações, ajudemos que se sujem mais como tá escrito eles devem se sujar mais mesmo e será assim até o final dos tempos, não nos cabe a nós sermos como Herodes e fingirmos que tá tudo bem e simplismente lavarmos nossas mãos se no mundo já o malígno pintando e bordando.pensamentosdecibellyblogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Somos chamados para algo maior que ficar 'defendendo' o evangelho da Graça. Muitos trazem vergonha ao evangelho, pois segundo Jesus Cristo em João 17 nós seriámos reconhecidos seus discípulos pela unidade, então, quando no que é hoje a maior exposição para um grande público que é a internet, vemos 'irmãos' detonando uns aos outros para defenderem a sua causa e interpretação bíblica, acredito que o foco é tirado e somos redicularizados por todos pela falta de amor uns aos outros. Devemos sim, irmão João Paulo, usar com sabedoria e bom senso a ferramenta que temos.

    Convido você a conhecer o Blog Luzeiro: prronaldodeoliveira.blogspot.com
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente querido esta acontecendo o que a palavra de Deus nos alerta o profeta: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4:6, e muitos não tem se dado conta de que Deus não quer somente palavras bem elaboradas, cheias de nuances do vernaculo, mais sim no poder do Espirito Santo para impactar vidas que estão sedentas por conhecer ao Senhor.
    eu tenho pautado muito por esse principio, em nossos cultos de ensino aqui onde pastoreio, pois eu sinto que ha uma necessidade da prioridade da palavra, a genuina palavra de Deus sem floreios ou coisas que venham a tirar sua essencia e seu poder.
    Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede. Isaías 5:13

    fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  4. quero deixar minha opinião a respeito , e deixar claro que concordo sim com o que foi aludido nesta postagem. tenho minhas formações espirituais mais não saio por ai julgando como se vê nos dias de hoje. se prega prosperidade está errado, se prega cura e libertação está errado. ai a gente vê pastores "fracassados" criticando a tudo e a todos. não vou falar nomes de ninguém pois não faço este tipo de coisa, quando vemos estes homens na mídia fica fácil criticar , mais ninguém quer pagar o preço que eles pagaram e passar o que eles passaram.Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  5. Caro irmão João Paulo penso que seria pertinente seu argumento se tivéssemos tratando de um outro ambiente que não fosse o evangelho ,aprendi que não existe critica boa e nem ruim simplesmente critica,é claro que existe certas pessoas que ao se expressar demasia as coisas.
    Mas ,critica, de um modo geral sempre machuca ,mas por outro lado também o criticado sempre melhora em algo.
    Paulo antecedendo essa nossa discussão acerca das melhorias no evangelho escreveu 2co 11 um capitulo inteiro e metade do doze fazendo o que alguns subtitulos da biblia chama de defesa do apostolado creio tambem que sua intenção é um tanto boa ,vejo que o irmão e um exímio escritor,mas o conteúdo está carregado de uma certa mágoa
    mas deixo aqui meu sincero conselho temos que auto nos julgar temos que fazer uma reforma dentro da reforma não podemos usar nossos pulpitos pra isso porque se trata de outra coisa mais se podemos usar nossas teclas então usaremos a paz seja convosco

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Enviei uma mensagem à administração da UBE em razão dos debates que acontecem no chat e que, em meu sentir, às vezes ultrapassam a decência porque são reduzidos a uma cantilena contra determinados pregadores (Fulano de Tal versus Beltrano) que estariam escandalizando o povo evangélico por conta de condutas (desses pregadores)formatadas ao arrepio da Palavra de Deus. Entendo que desejamos ver o povo de Deus firmado na Palavra de Deus e percebo o perigo dos falsos profetas, falsos mestres e outros pseudos que semeiam joio na seara de Jesus. Mas não podemos ficar reduzidos a "denuncismos" vazios e nem podemos cair nas armadilhas dos debates erísticos que só promovem divisões e não promovem o amor segundo Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a crítica pela crítica é uma mediocridade exarcebada, que acaba manchando e envergonhando àqueles que, de fato, primam pelo equilíbrio e acuidade espiritual cristã, como também, obviamente, o nosso Deus, que merece toda reverência e respeito (Is 6.1).

    Em Cristo,

    http://www.joaopaulomsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Graça e Paz ,

    Acredito que de modo geral , temos nossas deficiências, mais cada um com sua contribuição .

    Sigamos pois na divulgação , e na propagação da Salvação .

    Abraços para todos amigos (as).

    Att,


    Roberto Arieiro

    ResponderExcluir
  10. Paz e Graça,
    Jesus não veio pela espada, e sim pela graça, graça é diversividade, cada um tem seu gosto, um exemplo é igreja que não gosta de falar alto, ou de usar calça, ou bater palmas... bom, na minha opinião, nada passa despercebido, sempre tem alguém que vai gostar de "post´s" mais "ousados" ou "críticos", pois a palavra de Deus também nos revela, que tem pessoas que ainda tomam do "leite" e tem outras que já podem comer a comida "forte", ou seja "aguentam" uma "exortação", pois Deus não usa só o "salmo" pra falar com o povo.

    ResponderExcluir
  11. Caro João Paulo,

    Parabéns pelo conteúdo postado.

    Concordo com você em grau, gênero e número!

    Lamentavelmente há um grande número "cristãos" que fazem uso dessa ferramenta apenas para promover um terrível ambiente de combates, calúnias e falsas acusações.

    Infelizmente são pessoas carnais promovendo as obras da carne.

    Apesar das muitas recomendações bíblicas (Tt 3.9-11; Tg 3.13-17; I Tm 6.20; II Tm 2.14-18) eles insistem em militar segundo a carne e não segundo o Espírito (II Co 10.3-6; Gl 5.16,17,25,26).

    Parabenizo você pela sensibilidade em identificar e rejeitar esse tipo de comportamento. Sinto um verdadeiro asco quando me deparo com isso. Na verdade, não acesso mais nenhum tipo de blog como esse. Quando acontece, é acidentalmente.

    Dado o nível de carnalidade em que se encontram alguns destes blogs 'evangélicos', acredito que eles não merecem mais esse título.

    Um grande abraço e que você continue a ser sal e luz por onde passar!

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  12. Blog,assim como TV, Radio e até algumas igrejas, o que mais se vê hoje em dia, e a proliferação de textos sem contesto Bíblico, devemos nos esforçar, buscando mais comprometimento com a Palavra de Deus, pôs vivemos em tempos de multiplicação da iniquidade que esta arrastando multidões a apostasia.
    A Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Olá João, te parabenizo pelo artigo, pois retrata a realidade do que é postado em diversos blogs evangélicos. A Bíblia sempre deve ser para nós um manual de regra de fé e prática e de forma efetiva, ser citada em defesa ou crítica. Só deixando claro que o nosso Juiz é Deus e cabe a nós fazermos o que nos foi ordenado por Ele, "pregar o evangelho a toda criatura".
    Visitem meu blog http://ibpsjp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Assunto muito oportuno, temos visto embates e combates no meio evangélico que não somam nada, pelo contrario, destroem.
    Temos que cuidar para sermos propagadores das boas novas do Reino o genuíno evangelho.
    Vamos usar esta ferramenta com sabedoria, respeitando opiniões divergentes da nossa. Não somos o dono "da verdade", deixemos que A Verdade, liberte os cativos.

    http://dudabergsten.blogspot.com.br

    Pr. Eduardo Bergsten

    ResponderExcluir
  15. Graça e Paz, Irmão João!!!

    Concordo plenamente com você, acho que estamos a cada dia perdendo o foco, é nosso princípio e regra de fé cuidarmos das coisas que competem ao Reino de Deus, porém muitos aproveitam esse maravilhoso espaço para acumular fogueiras, quando deviam anunciar o Evangelho e Ensinar as Escrituras.

    É o que faço em: http://josebiasonorato.blogspot.com.br/

    Sempre em Cristo,

    Dc Josebias.

    ResponderExcluir
  16. GRAÇA E PAZ AMADO DE DEUS, EU CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO
    E PROCURO O MAXIMO DO MEU SER NUNCA CRITICAR UMA AUTORIDADE ECLESIASTICA, POIS PIOR QUE ELE OU ELA SEJA, ELA FOI COLOCADA LA POR PERMIÇÃO DE DEUS, ASSIM COMO DAVI AGIU COM SAUL DEVEMOS NOS COLOCAR EM PRATICA EM NOSSOS DIAS.
    DEUS TE ABENÇOE E TE RENOVE CADA DIA MAIS NA GRAÇA DO ETERNO DEUS.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net