Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Reflexões sobre a Blogosfera Cristã

Posted by Eliseu Antonio Gomes on quarta-feira, maio 16, 2012 with 10 comments
Segundo João Cruzue, em um comentário aqui no UBE Blogs o Brasil é o quinto maior produtor de conteúdo para a WEB.
 
Diante dessa informação, eu reflito que a internet é uma ferramenta possante para evangelização e artigos edificacantes aos nossos irmãos em Cristo. Ela rompe barreiras de todas as espécies. O que escrevemos chega em lugares que jamais pisaremos os pés e nem saberemos que fomos lidos. 

Considero a blogosfera uma ferramenta importante. Já faz um bom tempo que sou um dos incentivadores e divulgadores dela, com o máximo empenho possível. Estou blogando desde 2005. E sempre me esforçando para não esquecer que estou em espaço público, não apenas entre discipulandos ou crentes maduros. Utilizo blogs fazendo evangelização, e ainda me vejo pensando sobre a significância da rede mundial de computadores na questão espiritual.

Blogosfera cristã evangélica

No ano de 2007 houve um grande movimento na blogosfera com a entrada dos evangélicos. Bastantes irmãos deram seus primeiros passos como blogueiros naquela época.

Sem dúvida os blogs são importantes para expressar uma mensagem. É um veículo poderoso. Porém, acho que é preciso cuidado nas nossas publicações. Por quê? Porque na redação de jornais e revistas existe o repórter, o editor e o editor-chefe. Três pessoas analisam tudo o que é escrito antes que seja publicado. No blog é só uma pessoa, o blogueiro. Daí, então, penso eu que a qualidade espiritual das postagens que fazemos precisa ser bem focada. 

Evangelismo ou denominacionalismo? Buscar a defesa da nossa fé em Jesus ou trabalhar pelos interesses denominacionais? Não podemos desconsiderar que os blogueiros têm todos os tipos de pessoas lendo os blogs. Então, é necessário que quem bloga se ponha no lugar de quem lê. Será que os leitores entenderão o propósito do artigo?

Como blogar?

A apreensão que sinto é que muitos blogueiros cristãos, mesmo usando o blog, ainda não se dão conta da magnitude representativa que ele é. Não nos dirigimos para um grupo pequeno e seleto entre quatro paredes ou um grupo reduzido, organizacional, um pequeno número de pessoas. Existe uma enorme variedade de internautas, talvez, tão grande que nem podemos sonhar imaginar o quão diversificado são nossos leitores.

Devo relembrar da figura do leite espiritual e do manjar que Paulo usou (1 Corintios 3.1-2). O apóstolo fazia diferenciação ao pregar a Palavra, não havia discurso padrão para ouvintes com qualidades espirituais diferentes.

Nossos leitores, segundo o prisma espiritual:

1 - evangélicos maduros e novos convertidos; os não-evangélicos (alguns são simpatizantes do cristianismo e outros não);

2 - os ateus e os agnósticos; os céticos e preconceituosos em relação ao cristianismo (alguns são declaradamente inimigos da fé e outros apenas questionadores dela).

Não é coisa simples escrever sem conhecer qual é o perfil exato do leitor. Como cristão propagando o cristianismo não devemos nos esquecer que o texto chega aos olhos de pessoas que nem as Escrituras Sagradas conhecem.

Não perco de vista a máxima de que quem comunica tem a dura tarefa de ser plenamente entendido tendo a responsabilidade de criar o texto bem enxuto, sem nenhuma ambigüidade. 

A defesa da fé

Respeito todos os apologetas e me sinto incapaz de fazer o que eles fazem. Estou aprendendo.

Entendo que existe a necessidade de se fazer o combate teológico, fazer a defesa da fé na internet. Mas (referência para mim: exponho e não imponho) levo em conta a amplitude de leitores, que são de todas as faixas etárias, muitos crentes neófitos, ateus, e judeus e inimigos do evangelho.

A apologia deve ser usada com muita sabedoria e prudência. Como disse o apóstolo Pedro, precisamos responder com mansidão e temor todo aquele que nos pedir a razão da nossa esperança. Frisando: “responder” significa reação e não iniciativa em criar uma pauta de assunto... Então, a apologia deve se ater ao campo do pensamento reflexivo e não flexivo, jamais movidas por ataques pessoais, se assim for descemos ao nível da mera discussão banal.

Por enquanto acho temerário fazer apologia cristã-evangélica nos blogs, por ser espaço público com dimensões inimagináveis. Repito e relembro: os leitores de blogs não são apenas evangélicos. Então um artigo, mesmo que perfeito teológicamente, corre o risco de ser interpretado apenas como uma mera briguinha de crentes com opiniões diferentes.

É necessário que o blogueiro apologeta use a mansidão e o temor de Deus e esteja em constante oração. Será que o que escrevemos, fazendo apologia cristã, não dificultará a salvação de alguns leitores?

Conclusão

Quem dera cada um de nós aprimore-se cada dia mais e façamos bom uso de nossos talentos, dons, ministérios, em benefício coletivo. Ou seja, tendo sempre em mente João 3.16.

Sendo blogueiros cristãos, precisamos, sim, nos pôr em constantemente oração para que todos quantos leiam nossos blogs sejam impactados e edificados pelo poder do Evangelho, e que o Espírito Santo, que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, trabalhe no coração de cada pessoa que acessar nossas páginas.

Eu me incluo nestes dilemas apresentados nesta postagem. Me esforço para apresentar Cristo, e edificar os irmãos, sem levantar nenhuma bandeira ministerial.

E.A.G.
Reações:

10 comentários:

  1. Concordo plenamente. O Blog cristão tem que estar focado unicamente á Palavra de Deus. Mostrar a todos que Jesus ama o homem incondicionalmente e lhe oferece todos os dias Suas Mãos para ajuda-los.
    Leitores de várias opiniões e credos precisam ser avisados por nós, missionários da internet, que temos o compromisso de propagar a mensagem de Jesus; orientando,alimentando,confortando...
    "Tocar a buzina;" alertar ao povo, avisando-os do perigo de ter uma vida mergulhada no pecado: esse é nosso dever! Sabemos que as consequências dos que seguem seu próprio caminho, e não ouvi os Conselhos de Deus são desastrosas!
    Temos uma ferramenta poderosa que é a internet vamos aproveitar o máximo para alimentar as vidas que estão famintas e sedentas para que o nosso adversário não tenha chance contra elas.
    Em hipótese alguma, devemos usar a internet para difamar, acusar, denigrir o caráter de quem quer que seja.
    Blog anamariasalmo23reformulado
    Tchau! Amo vocês!

    ResponderExcluir
  2. É verdade irmão Eliseu,devemos ter muito cuidado ao colocar nossa opinião quando falamos de algum tema principalmente se for de Jesus,por que quem convence é o Espírito Santo e não os nossos argumentos nem o nosso conhecimento.Mas é importante usarmos esta ferramenta para levarmos o Evangelho para as pessoas.
    Fica na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão concordo plenamente com o teu artigo, a internet é um meio impressionante de informação, que se usado para o bem da palavra de Deus pode alcançar muitas pessoas que enganadas caminham a passos largos para o inferno. É grande a nossa responsabilidade como cristão na divulgação da palavra de Deus através de blogs ou de outros meios na web, é evidente que temos que usar de forma adequada esta grande ferramenta a favor do serviço de Deus .
    Acessem http://ibpsjp.blogspot.com.br/
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. De fato, prezado irmão. Dada a extensão do alcance de nossas ideias, temos que filtrá-las ao máximo e fazer uma série de ponderações e considerações antes de publicar qualquer texto. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!
    Quem vai escrever na web precisa observar, entre outros ensinamentos bíblicos; "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças;" Eclesiastes 9:10
    Nada de fazer "meia boca"!
    É uma responsabilidade manter qualidade e frequencia.
    Sou autor do http://www.teatrocristao.net/

    ResponderExcluir
  6. verdade querido eu concordo contigo que precisamos ser cuidadosos nas coisas que publicamos nos blogs pois são pessoas variáveis que leem os nossos blogs por isso o blogueiro deve revisar bem o que ele vai publicar na rede evitando o denominacionalismo e expressando de forma clara os assuntos perninentes a fé Cristã ou outro assunto de cunho social e secular. para que o nome de Jesus em ambas as Situações seja glorificado.

    ResponderExcluir
  7. concordo!
    Falar sobre os ensinamentos biblicos no blog, realmente requer muita sabedoria,pois falamos pra todo tipo de pessoas!
    Mas a intenção é fazer isso mesmo..jogar todas as "sementinhas da Palavra",e pedir em nossas orações que elas possam crescer em terra fértil!
    Eu gostaria que mais pessoas pudessem se beneficiar disso!...
    Falar sobre a Palavra e´dificil,principalmente quando queremos evangelizae atraves dessa ferramente.
    Fico feliz quando mesmo só uma pessoa lê o que escrevo,pois fico imaginando que Deus abriu seu coração!
    http://sbertoncini.zip.net

    ResponderExcluir
  8. Este blog foi muito bem elaborado. REalmente é assim que acontece, deve existir a preocupação com o que se está blogando e com quem está lendo. Como foi dito, o público leitor é muito diversificado, por isso é necessário muito cuidado e discernimento de espírito para escrever, baseado na sabedorai que Deus te dá. Gostei muito e acho que o autor merece muita consideração, porque ele está sendo usado por Deus e pela sua inteira responsabilidade, ao escrever um blog. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Perfeitamente! concordo em número gênero e grau ,. Não temos que escrever um blog pensando fechadamente que esta ou aquela pessoa ou detreminado grupo , ou membros daquela denominação vão lê-lo e ficarmos preocupados ou limitados .
    Esta ferramenta nos proporciona um avanço muito grande na nossa comunicação e isso ganha proporções inimagináveis , uma vez que todo mundo vê , independente de denominação e credo. A nossa Meta é alcançar almas na net e estar seguros de que o que falamos , vivemos e que o Senhor Jesus é o nosso alvo e que muitos irão ver e ler e consequentemente serem tocados pelo poder do Espírito , portanto devemos saber expressar clara e sabiamente sem perder o foco da Bíblia , que é nossa bússola que leva a Jesus .
    Parabéns a todos pelo blog e pela matéria.

    ResponderExcluir
  10. Eu também concordo meu irmão! falar sobre a palavra e difícil principalmente evangelização para um publico que não conhecemos.
    Eu tenho pouca experiencia escrevo alguma trechos Bíblico creio que de alguma forma eu estou me evangelizando a mim mesmo pois procuro ler e passar para adiante uma sementinha.
    Parabéns pelo blog e pela matéria.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net