Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Aprendendo com as formigas - PV 6:6

Posted by Wilma Rejane on quarta-feira, junho 27, 2012 with 2 comments



 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
Provérbios 6:6






Wilma Rejane

O que um minúsculo inseto como a formiga nos ensina? Somos tão magnificamente grandes em relação a elas que uma mínima pressão de nosso dedo mindinho contra a formiga a esmaga completamente! Um sopro nosso e: lá vai formiga, para bem longe! Mas, Deus diz para observarmos o caminho desses insetos , isso nos tornaria sábios. Grandes lições são extraídas do "desprezível" universo de pequenas coisas que nos rodeia; sábios são os que consideram os detalhes.


A essência das formigas

Lá vão as formigas enfileiradas, em marcha para algum lugar que lhes garanta comida. Elas sabem o valor da organização e da união, sem esses elementos seria impossível transportar o alimento. Se preciso fosse resumir a vida das formigas em uma só palavra, eu escolheria: comunidade. Elas dependem inteiramente umas das outras, a pequena força individual se torna miraculosa através da união para o trabalho. Formigas trabalham dia e noite, você já observou alguma formiga dormindo, paradona? Se não viu, jamais verá!

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
João 5:17

Formigas não dormem, elas se revezam em turnos na realização  das tarefas, nesse ínterim, têm uma baixa no metabolismo e ficam num estado mais lento, renovando as forças para em seguida pegarem seu turno. Dia e noite, na luz ou na escuridão, formigas trabalham por alimento. Nesse estado de cooperação, o formigueiro anda e os pequeninos passos ganham a dimensão de um elefante. Por falar em elefante, descobri algo fantástico: você sabia que eles têm medo das formigas!? Sério! É algo parecido com a história de Davi vencendo Golias.


Biólogos da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, constataram que os elefantes se afastavam das plantas acácias comuns na região do Quênia por causa das formigas. Cientistas acreditavam que a preservação da vegetação da savana, era consequência das chuvas, que nada, e que surpresa! Descobriram que os elefantes não devoravam a savana por medo das formigas! Elas entravam pelas trombas do animal e começavam a mordê-los. Também descobriram que os elefantes são os únicos animais vulneráveis aos ataques das formigas.

Porque quando estou fraco então sou forte. II Coríntios 12:10

É senhoras e senhores, observando as formigas, descobriremos que a força não está no tamanho no corpo, mas na essência. Por falar em essência, vejamos o que isso significa.

 Essência:

  • É o que constitui a natureza de um ser.
  • Seu maior atributo

Para Platão:

  • É o ser autêntico, percebido na medida em que o espírito se sobrepõe às percepções equivocadas e irreais dos sentidos. 
Para Aristóteles:

  • É a reunião das características comuns que definem a natureza intrínseca de cada ser.

Formigas são essencialmente trabalhadoras e altruístas, capazes de fazer correr um elefante para defender a si e ao seu habitat.


O perfume que atrai

Você sabia que para tornar possível e eficaz o trabalho no formigueiro esses insetos destilam uma espécie de aroma chamado feromônio? Esse perfume é responsável pela manutenção das trilhas, é ele que faz com que as formigam se movam em fileiras sem se desviarem ou dispersarem. O cheiro do feromônio ajuda a encontrar o caminho do alimento e garante a volta para casa. Veja abaixo uma ilustração da trilha de feromônio. 




Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. II Cor 15:16



É isso queridos leitores:  de formiga em formiga nunca falta trabalho nem comida no formigueiro.  Que possamos não apenas observar o exemplo desse inseto, mas também praticar. Certamente elas têm um mundo de coisas boas a nos ensinar, mas de forma pratica, traço um paralelo entre cristãos e formigas:

  •  Diga não a preguiça e ao comodismo, trabalhe para que nunca lhe falte o sustento: material e espiritual. 
  • Reserve um tempo para o descanso, um momento de restauração do corpo, da mente e do espírito. Sem trabalho, desfrutando da companhia da família e de Deus ( em oração, jejum e leitura da Palavra).
  •  Jesus pede que vigiemos sobre o mal, tal qual a formiga vigia para afastar seus predadores. 
  • Não deixemos que as criticas e os erros cometidos por irmãos e lideres ( a até por nós mesmos) nos afete a ponto de nos afastar da comunhão com Deus e com a Igreja.A união das formigas garante a vida individual e em grupo.
  •  Que nossa essência seja Cristo: Ele em nós. Através desse intimo relacionamento, estejamos sempre dispostos a deixar que Ele habite em nós, transformando-nos constantemente.
  •  Que nosso perfume seja Cristo, o "feromônio" da vida construindo "trilhas" para outros seguirem.
  • Que nossa razão seja Cristo atraindo outros para Ele.
  • Que nossa alegria seja a de diariamente trabalhar: no inverno , no verão e na primavera como forma de nos mantermos alimentados com a Palavra de Deus, haja o que houver.
  •  Não nos desviemos do Caminho que é Cristo, tal qual as fileiras de formigas que se espalham quando encontram um obstáculo, porém, rapidamente se unem em trilhas através do feromônio, porque desviadas morreriam.
  • Formigas têm essência de irmandade,  repartem o alimento,  cooperam com o bem estar do outro. Essa grande lição das formigas lembra o mandamento Divino de amar o próximo como a si mesmo, que assim seja conosco. 
 Em Cristo, o bom perfume da vida!
    Reações:

    2 comentários:

    1. 3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;

      4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;

      5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

      6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. Efésios 4 : 3 a 6

      ResponderExcluir
    2. " 19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.

      20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;

      21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

      22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;

      23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. " Lucas 17:19 a 23

      ResponderExcluir

    Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

    ▬▬▬▬▬▬▬

    Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

    Atenção: Não serão aceitos comentários:

    1) Ofensivos
    2) Anônimos
    3) Em CAIXA ALTA.

    Administração UBE Blogs

    Postagens populares nos últimos 7 dias

    Postagens mais acessadas

    Conexão de amizades

    Google+ Followers

    Categorias

    abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net