Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sexta-feira, 15 de março de 2013


desinteressados, desinformados e manipulados
por Wallace Sousa, do blog Desafiando Limites.

A desinformação a serviço da manipulação: Como desviar o foco do que realmente interessa


Neste post quero fazer referência à última polêmica da moda: a indicação e posse do pr. Marcos Feliciano na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A Wilma Rejane, em um artigo corajoso e lúcido, falou sobre a polêmica sobre um aspecto diferente e, apesar de ser suspeito, vou recomendar com força seu artigo (risos).

Mas, o que me chamou a atenção foi uma frase do pr. Silas Malafaia criticando a movimentação de evangélicos contra Feliciano, publicada no site Verdade Gospel, em que ele faz uma afirmação estarrecedora (pelo menos para mim):

2) Por que toda esta campanha contra o pastor Marco Feliciano? São três os principais motivos: 
O primeiro é que ao mesmo tempo que o pastor Marco era empossado na CDHM, dois deputados do PT, José Genoíno e João Paulo Cunha, ambos *condenados pelo Supremo Tribunal Federal no crime do mensalão*, foram empossados na mais importante comissão da Câmara dos Deputados, que é a Comissão de Constituição e Justiça. Eles precisavam desviar da sociedade o foco deste fato, e como têm poder na mídia, e como todo mundo sabe que a mídia não é a nosso favor, juntou a fome com a vontade de comer para que a sociedade não perceba que dois *condenados do PT participam da mais importante Comissão da Câmara*. (grifei)
A pergunta que faço: por que a mídia silenciou sobre isso? Por que não houve grande divulgação desse relevante fato? Por quê? POR QUÊ?

Ao comentar e fazer uso da frase do pr. Silas, quero dizer duas coisas antes de prosseguir: primeira, que concordar com ele neste assunto e admirar sua capacidade de interpretar a situação e se posicionar publicamente não quer dizer que endosso tudo o que ele fala ou defende. Mas, assim como sei criticar, também sei reconhecer quando ele acerta o alvo.

A segunda é que me lembro quando ele xingava muito criticava os blogueiros que o combatiam (e alguns passavam dos limites mesmo...), e chamava alguns blogueiros de desocupados e outros mimos, acabou por se render ao poder de divulgação da blogosfera (quem diria, o pastor Silas virou blogueiro! risos). Eu sou bem assim mesmo: perco o amigo, mas não perco a piada!

Enfim, algumas das críticas feitas ao pr. Marcos Feliciano foram fundamentadas e legítimas devido a algumas de suas declarações bastante infelizes no passado, relacionando o continente africano com a maldição de Canaã. O conceituado pr. Esdras Bentho (AD - RJ) já refutou adequada e publicamente essa equivocada tese aqui e aqui.

Mas, as declarações infelizes de Feliciano são justificativa suficiente para que seja encampada uma campanha a nível nacional para tirá-lo da presidência da CDHM? E também justificam uma famosa apresentadora (que tenta esconder de sua carreira um vergonhoso filme em que faz sexo com uma criança, frise-se) taxá-lo de "monstro"?  Onde está o equilíbrio nisso? Não estou vendo.

Agora, até surgiu uma lista (carta aberta na verdade) de líderes evangélicos que assinaram uma carta de protesto contra o pr. Marcos Feliciano na CDHM. Vamos combinar uma coisa? Bom seria se os líderes evangélicos brasileiros tivessem a mesma presteza e atitude para protestar sobre outros temas de interesse coletivo e geral (além dos limites eclesiásticos), e não apenas para servir de massa de manobra de grupos com interesses inconfessáveis e obscuros, como agora.

Campanha de Desinformação - Atentado à Liberdade de Informação


Voltando à afirmação do pr. Silas, fui conferir SE os mensaleiros condenados - mas ainda em pleno exercício de liberdade - estavam, de fato, na referida comissão e sabe o que descobri? Eles estão MESMO lá! Pode conferir, veja como eles saíram bem na foto... Só que não, claro: ao invés de terno, deveriam estar de uniforme listrado. Se nossa justiça fosse séria, claro...

Por incressa que parível, o site da Câmara dos Deputados ficou indisponível na hora do almoço (14/03/2013) para visualizarmos o delito. Assim que puder, visite o link e veja por si mesmo essas velhas raposas que estão tomando conta do galinheiro (link para os membros da CCJ).

o que dizer?
Então, o que estamos vivendo no Brasil é a criminalização da opinião - quando ela atende a certos interesses - como está sendo feita com as infelizes declarações de Feliciano, como se a boca de alguns políticos não fosse mais tóxica que aterro sanitário, e a leniência, conivência com a corrupção, que é a única explicação para que políticos processados E condenados possam se eleger e assumir a titularidade da mais importante comissão da Câmara dos Deputados.

A corrupção em nosso país tem sido uma praga disforme e sem rosto, mas que tem trazido muito prejuízo à nação, como é o caso da recente tragédia que se abateu sobre a cidade de Santa Maria/RS, onde centenas de pessoas foram cozinhadas vivas em uma boate-ratoeira, e seus familiares e amigos viram muitos sonhos virarem fumaça (leia Aqui o artigo).

Infelizmente, enquanto nossa sociedade continuar refém dessa nojenta política "panis et circus" (do latim, pão e circo) que nos governa, política essa (e políticos também) que tem o importante apoio da mídia institucionalizada, sempre ficaremos à mercê de campanhas de desinformação que são nada menos que bem elaboradas e planejadas cortinas de fumaça para desviar a atenção de questões importantes para o futuro da nação.

Sim, infelizmente enquanto o cargo de titular da seleção canarinho for mais importante do que o de titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, a corrupção nunca será tratada como deveria, e nosso país nunca deixará de ser de Terceiro Mundo. Para deixarmos de ser Terceiro Mundo, precisamos desenvolver uma mentalidade crítica E atitudes de primeira grandeza, e não de terceira categoria, como a que temos hoje.

típico eleitor que vende seu voto, porque não sabe o valor que ele tem

Política dos 2 Pesos e 2 Medidas


Pessoalmente, eu não considero Feliciano o mais indicado - em termos de competência e conhecimento de causa - para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Tenho certeza de que existem outras pessoas mais qualificadas para ocuparem aquela cadeira. 

Entretanto, eu gostaria de entender, sinceramente, o que se passa e existe dentro da cabeça de certas pessoas que estão protestando contra ele. Tenho medo de descobrir se eles não tem nada  na cabeça ou se tem alguma coisa, isso fede.

Acompanhe meu raciocínio (não precisa ter pressa: ele é lento assim mesmo): se o dep. Feliciano não merece estar à frente da CDHM por não ter qualificação e competência para tal, e ainda por ter feito declarações infelizes tempos atrás (e com isso eu posso concordar), que mérito têm pessoas como João Paulo Cunha e José Genoíno (avalie se fosse falso, ao invés de genuíno) para estarem na mais importante comissão da Câmara dos Deputados?

Vamos medir com a mesma medida, e pesar com o mesmo peso? Ok, vamos lá.

Feliciano tem qualificação necessária para presidir (ou ser membro) a CDHM? Não. Ele fez declarações infelizes que podem atrapalhar sua isenção como presidente da CDHM? Sim, ele   falou coisas que não devia. Ok, então tira ele. 

Mas, e João Paulo Cunha e Genoíno, tem qualificação para serem membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a mais importante comissão permanente da Câmara dos Deputados? Só se você considerar o diploma de condenação do STF como algo positivo para o Curriculum Vitae deles. Pensando bem...

quem será a figura? adivinha...

Ora, se Feliciano merece ser desapeado à força da CDHM, por que não merecem o mesmo tratamento os mensaleiros condenados? Se é legítimo querer expulsar Feliciano da cadeira de presidente, por que somos obrigados a ter de aturar réus condenados em última instância (no STF) ficarem de boa enquanto o camburão não chega? Você entendeu? Então... muito menos eu.

Quer meu apoio para tirar o Feliciano da CDHM da Câmara? Ok, beleza. Me mostrem alguém que tenha a qualificação adequada para a tarefa. Mas, antes, arranquem os mensaleiros da CCJ e terão meu apoio para isso. Antes, não. Se João Paulo Cunha e Genoíno podem ficar na CCJ, por que na CDHM Feliciano não? Me economizem de hipocrisia barata.

Remando contra a maré


Eu não vi em lugar algum qualquer iniciativa contra a permanência de João Paulo Cunha e Genoíno na CCJ. Você viu? Me mostre que eu quero ver. Aliás, eu nem sabia que eles estavam lá. Em parte, negligência minha. Em parte, conivência da mídia. Ora, nós precisamos ter mais senso crítico E mais atitude.

Nós, pessoas esclarecidas e, de certa forma, privilegiadas, temos o dever moral de não nos deixarmos levar por campanhas de desinformação como essa (vulgo "cortinas de fumaça"). Nós, blogueiros evangélicos - a bem da verdade, nós cristãos como um todo, incluindo os católicos, devemos sair de nossa zona de conforto e não nos calarmos diante dessas iniciativas que só contribuem para afundar ainda mais nossa pátria na lama do descaso e da calamidade social.

Mas, sabe o que me deixou mais indignado e surpreso? O fato de que João Paulo Cunha e Genoíno (sério, será que os pais dele não se envergonham do nome que lhe deram?) estarem em boa companhia na CCJ. Sabe quem eles vão encontrar lá? O Maluf, aquele que é um famoso foragido internacional da Interpol e nem sair do Brasil pode, por medo de ser preso.

Viu a mensagem no rodapé pedindo para entrar em contato e informar se soubermos o paradeiro do indivíduo? Será que se avisarmos que ele está no Congresso, trabalhando (trabalhando, aos 80 anos... sei...) na CCJ, de terça a quinta, vai adiantar alguma coisa? Sonha, Wallace... sonha.

deputado atuando em comissão na Câmara...


Que vergonha: nosso congresso é um covil de raposas! Enquanto continuarmos escolhendo as raposas para chafurdarem no chiqueiro guardarem o galinheiro e cobras para chocarem os ovos, este país nunca vai mudar. Ou melhor, vai sim: para pior. Mas, talvez o errado seja eu, afinal. Num país onde as mulheres-frutas podres são endeusadas, apresentadoras infantis saem peladas na capa de revistas ADULTAS, por que nosso congresso não pode albergar raposas, cobras, lagartos e outros seres peçonhentos e nojentos, não é mesmo?

Feliciano foi infeliz sim (e não apenas nisso, infelizmente), mas maior infelicidade é ver o povo brasileiro protestando contra ele enquanto condenados notórios passam ao largo da opinião pública, como se não tivessem culpa alguma no cartório. Pode isso, Arnaldo?

Estou indignado? Estou. Estou revoltado? Estou. Cara, eu estou igual aquele cachorro do Mickey Mouse com cara de abestalhado, como é mesmo o nome da fera? Ah sim: Pluto. Então, estou bem pluto da vida. 

E quer saber mais? Estou ES - PE - RAN - DO para ver se sai uma carta aberta dos mesmos pastores e líderes se posicionando contra a permanência na CCJ de Paulo Cunha e Genoíno, que foram condenados pelo STF no processo do mensalão, e de Paulo Maluf, velho conhecido foragido da Interpol. 

Esperando sentado, claro, que não sou besta.

Wallace Sousa é presbítero da Assembleia de Deus, editor do blog Desafiando Limites, servidor federal lotado em Brasília e casado com a irmã Eva (que tem a árdua tarefa de suportá-lo sempre que ele não está escrevendo alguma bobagem no blog).

www.ubeblogs.net
Reações:

8 comentários:

  1. Muito bom o texto, mas me permita acrescentar algo:

    Os mesmos que reagiram exageradamente contra Marco Feliciano NÃO SILENCIARAM apenas no caso do Genoíno e de Paulo Cunha.

    Onde estavam esses "justiceiros" quando foi realizado o IX SEMINÁRIO LGBT INFANTIL NO CONCRESSO NACIONAL. Veja o link:

    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/ULTIMAS-NOTICIAS/410781-SEMINARIO-LGBT-VAI-DISCUTIR-INFANCIA-E-SEXUALIDADE.html.

    Veja também: http://www.youtube.com/watch?v=_9ydcZ0CRqA.

    É LAMENTÁVEL ESSA REAÇÃO CONTRA MARCO FELICIANO, especialmente quando vinda de cristãos.

    É muito difícil ver a igreja evangélica trabalhando a favor do diabo!

    O PT está jogando toda a nação brasileira contra a igreja evangélica e a própria igreja evangélica está aceitando!

    Que Deus tenha piedade de nós!

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise, meu caro Wallace! Acho que com abordagens diferentes, estamos no mesmo diapasão (ou seria tom?). Esse é mais um lado da armadilha que o PT preparou e os "ingênuos" (não "genoínos") engoliram. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @PrGeremias

      obg, querido, pelo comentário. bons momentos passamos juntos na Vinacc2013.

      =)

      abs, apz.

      Excluir
  3. Há "justificativa suficiente para que seja encampada uma campanha a nível nacional para tirá-lo da presidência da CDHM?"
    Lógico que sim. Considere o direito à livre crença não estar amparado na constituição e no mesmo cargo estivesse um ateu com o seguinte pensamento: "Estou temerário com a posição de religiosos, daqui a pouco vão querer o direito de criar e pertencer à uma religião." ISSO É UM ABSURDO.

    Ele tenta impedir que outras pessoas, que possuem outras crenças, tenham acesso aos mesmos direitos. Por exemplo, ele apresentou um projeto para sustar a decisão do STF favorável à união civil de homossexuais. Ou seja, ele não quer que gays se casem nem mediante ação judicial (ainda necessário atualmente), enquanto nós héteros precisamos apenas ter vontade de casar. Muito "igualitário" o pensamento dele.

    Apesar do que escrevi, em nenhum momento aprovo esse "esquecimento" da CCJ. Este é outro caso que merece muita atenção. Acredito que a declaração de Joaquim Barbosa sobre todos os condenados estarem presos até julho ajudou nisso. Ademais, existe essa petição contra os condenados, porém foi mal redigida e provavelmente mal espalhada. No momento deste comentário haviam, contando comigo, somente 11 adeptos.
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N37574

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, discordo de seu posicionamento, mas respeito sua opinião.

      sobre a questão da CCJ, infelizmente esse é o mal de nosso país: deixar-se levar como massa de manobra acrítica.

      obg pela participação.

      abs,

      Excluir
    2. Qual é a sua discordância? Qual é o seu posicionamento nos pontos de discordância? Eu realmente gostaria de saber qual a sua visão à tudo isso. =)

      Excluir
    3. desc. Henrique, só vi agora.

      discordo qdo vc diz q ele quer impedir q pessoas de outras crenças tenham acesso a outros direitos. e não entendi o q vc quis dizer com "o direito à livre crença não estar amparado na constituição".

      abs, e obg pela contribuição ao debate, mesmo discordando.

      abs,

      Excluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net