sábado, 16 de março de 2013

Pena de Morte - I

Posted by Wilma Rejane on sábado, março 16, 2013 with 14 comments



Maya Felix



A pena de morte é assunto controverso entre os cristãos. Por isso, um artigo apenas a respeito desse assunto seria pouco. Decidi escrever uma pequena série de artigos com o objetivo de debater a questão no Blog da UBE. Espero que meus pontos de vista sejam questionados, e, sinceramente, anseio por comentários divergentes (comentários convergentes também serão muito benvindos!)...

Muitas denominações protestantes-evangélicas, como a Assembleia de Deus (CGADB e CONEMAD) e a Igreja Presbiteriana, por exemplo, têm perspectivas teológicas bem diferentes em relação a temas como pentecostalismo, cessacionismo e organização eclesiática, mas, em relação à pena de morte, a posição de muitos de seus líderes é pela defesa da pena capital.

Mas as opiniões, nas igrejas evangélicas, não são unânimes: enquanto alguns acreditam que a pena de morte não deve ser aplicada jamais, pois a vida pertence a Deus, outros citam o Velho Testamento para justificá-la. No Brasil, ela é aplicável somente em caso de guerra declarada, segundo o artigo 5º XLVII, alínea “a” da Constituição Federal. Na prática, a pena capital inexiste para punir crimes como estupro, pedofilia, latrocínio e sequestro, só para citar alguns considerados graves.

Penso que a pena de morte é incompatível com os ensinamentos de Cristo. Ela existe no Velho Testamento, o que leva muitos cristãos a defendê-la. Comer camarão também é proibido. Os que defendem a aplicação da pena de morte, não deveriam comer camarão. Jesus também não comeu nada proibido pela Lei. Portanto, nada de bacon. Os cristãos que usam o argumento da Lei para defendê-la deveriam adotar também as mais de seiscentas leis dadas a Moisés. Ou seja: no sábado não vale tomar banho nem acender a luz.

Jesus veio para cumprir a Lei em si, inclusive a pena de morte, que foi executada nele. Ele deixou claro: devemos ter misericórdia dos nossos inimigos, sejam eles quais forem, pois é isso o que agrada a Deus. Deus já fez a Justiça, e ela foi feita em carne pelo sacrifício de Jesus Cristo. Afastar alguém do convívio social, por ele representar ameaça à sociedade? Sim. Fazer "justiça" própria, vingando-se? Não. A Deus pertence a justiça, a vingança e a retribuição.

Um dos argumentos utilizados pelos defensores da pena de morte é que ela é aplicada pelo Estado, por isso está certa. Neste caso, penso que o "Estado" usurpa de Deus o ato de justiça que só pertence a Ele. Quando esse mesmo Estado decide legalizar o aborto, os mesmos cristãos se colocam contra ele. Pais se queixam da onipresença do Estado na educação dos filhos, mas acham justa a interferência desse mesmo Estado para decidir se uma pessoa deve morrer ou viver. Cristãos que são contra o aborto, o que é correto, são a favor da pena de morte. Afinal, somos ou não a favor da vida? 


Reações:

14 comentários:

  1. Vivemos num país muito imaturo e injusto para lançarmos mão de uma sentença dessa. Do contrário, seria a favor nesses casos de crimes que citou acima. Exatamente por ser a favor da vida, de um inocente, que gostaria que nada e ninguém viessem lhes tirar o direito de viver.

    ResponderExcluir
  2. Já fui favorável a pena capital, hoje sou contra, até porque Jesus pregou o perdão. Explico, era favorável antes de conhecer a Palavra de DEUS. Com certeza o assunto é polemico.
    Abraço

    Ps; Por favor retire verificação de palavras, só dificulta.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Lu,

    Obrigada por seu comentário! Talvez a questão não seja o fato de que vivemos em um país imaturo, mas o fato de que a pena de morte, em si, é despida de toda graça.

    Um abraço,

    Maya

    ResponderExcluir
  4. J Araújo,

    Exatamente! Quando compreendemos de fato quem foi Jesus, para quê Ele veio e o que Ele disse, não podemos nos colocar a favor da pena capital!

    Obrigada por seu comentário! Um abraço!

    Maya

    ResponderExcluir
  5. Maya,

    estou falando de um país q deve ser laico e é. Sendo assim, a meu ver, seria a favor da pena de morte nas condições q citei acima. Justamente para preservação de vidas inocentes.

    ResponderExcluir
  6. Maya,

    Só pra constar; eu compreende de fato quem foi Jesus e pra quê Ele veio, e o q Ele disse.

    Abç.,
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que essas lideranças eram favoráveis à pena capital... que lástima!

    ResponderExcluir
  8. Tirar a vida de uma pessoa, mesmo que ela mesma tenha feito isso com outra, é não dar oportunidade para o trabalhar de Deus. Acredito no poder da transformação de uma pessoa pelo Espirito Santo, consequência dos seus crimes ele terá, mas a morte é condená-lo pra sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soninha,

      Penso como você. Também creio no poder ilimitado de Deus, e penso que não devemos tirar do ser humano a oportunidade de conhecer o amor do Senhor.

      Um abraço!

      Maya

      Excluir
  9. A lei do Antigo Testamento ordenava a pena de morte para vários atos: assassinato (Êxodo 21:12), seqüestro (Êxodo 21:16), deitar-se com animais (Êxodo 22:19), adultério (Levítico 20:10), homossexualismo (Levítico 20:13), ser um falso profeta (Deuteronômio 13:5), prostituição e estupro (Deuteronômio 22:4), e diversos outros crimes. No entanto, Deus freqüentemente demonstrava misericórdia quando a pena de morte era dada. Davi cometeu adultério e homicídio, e mesmo assim Deus não exigiu que sua vida fosse tirada (2 Samuel 11:1-5, 14-17; 2 Samuel 12:13). No fim das contas, todo e qualquer pecado que nós cometemos deveria resultar na pena de morte (Romanos 6:23). Felizmente, Deus demonstra o Seu amor por nós não nos condenando (Romanos 5:8).

    Quando os fariseus trouxeram a Jesus uma mulher que havia sido pega em adultério e perguntaram a Ele se ela deveria ser apedrejada, Jesus respondeu: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra” (João 8:7). Isto não deve ser usado para indicar que Jesus rejeitava a pena de morte em qualquer situação. Jesus estava simplesmente expondo a hipocrisia dos fariseus. Os fariseus queriam fazer com que Jesus violasse a lei do Antigo Testamento... eles realmente não se importavam com o fato de a mulher ser apedrejada (onde estava o homem pego em adultério?). Foi Deus quem instituiu a pena de morte: “Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a Sua imagem” (Gênesis 9:6). Jesus concordaria com a pena de morte em alguns casos. Jesus também demonstrou graça quando a pena de morte foi imputada a alguém (João 8:1-11). O apóstolo Paulo definitivamente reconheceu o poder do governo para instituir a pena de morte onde fosse apropriado (Romanos 13:1-5).

    Então, basicamente, estamos de volta ao lugar onde começamos. Sim, Deus permite a pena de morte. Mas ao mesmo tempo, Deus nem sempre exige a pena de morte quando ela é aplicável. Qual deveria ser a visão de um cristão acerca da pena de morte, então? Primeiro, devemos nos lembrar de que Deus instituiu a pena de morte na Sua Palavra; portanto, seria presunçoso da nossa parte pensar que nós podemos instituir um padrão mais alto que o Dele ou que nós podemos ser mais bondosos do que Ele. Deus tem um padrão mais alto do que o de qualquer outro ser, visto que Ele é perfeito. Este padrão se aplica não apenas a nós, mas para Ele mesmo. Portanto, Ele ama em um grau infinito, e Ele tem misericórdia em um grau infinito. Nós também vemos que Ele tem ira em um grau infinito, e tudo isto se mantém em perfeito equilíbrio.

    Segundo, nós devemos reconhecer que Deus deu ao governo a autoridade de determinar quando a pena de morte deve ser dada (Gênesis 9:6; Romanos 13:1-7). Não é bíblico afirmar que Deus se opõe à pena de morte em qualquer situação. Os cristãos jamais devem comemorar quando a pena de morte é empregada, mas, ao mesmo tempo, os cristãos não devem lutar contra o direito do governo de executar os autores dos crimes mais hediondos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Vagner,

      Suas colocações são pertinentes, e a respeito deles estarei me aprofundando nos próximos textos sobre a pena de morte! Não perca! :)

      Um abraço,

      Maya

      Excluir
  10. Estamos falando de morte física, não espiritual. Assim como o Ap.Paulo entregou a vida daqueles dois ao diabo, para q pelo menos suas almas fossem salvas.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Sammis,a Lu,

    Entendo seu ponto de vista, mas creio que para preservar vidas inocentes devemos afastar do convívio social os criminosos. Tirar a vida humana deve ser uma prerrogativa de Deus apenas, jamais do Estado.

    Um abraço, Maya

    ResponderExcluir
  12. Caro Sammis,

    Muitas lideranças protestantes-evangélicas são, sim, a favor da pena capital. A Assembleia de Deus dos EUA são declaradamente a favor da pena de morte. Calvinistas que se denominam "ortodoxos" também assumem posição favorável a ela.

    Um abraço,

    Maya

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

2014 (3) abaixo-assinado (2) abençoando (1) Aborto (15) Abraão (2) Aconselhamento Pastoral (5) Acordo Ortográfico (3) Altair Germano (50) ANAJURE (7) ansiedade (1) Apocalipse (1) Apologética (15) assuntos atuais (15) Ateísmo (3) atitudes (12) audio-books (1) avivamento (1) ação coletiva (10) barbárie (6) Belverede (9) bibliografia (1) Bibliotecas virtuais (3) black bocs (1) Blog do Momento (51) Blogagem Coletiva (75) blogagem profética (3) Blogger (14) Blogosfera Cristã (274) blogueiros (10) Boas vindas (1) Boicote (8) Brasil (20) Bíblia (3) Bíblia de Estudo (7) Cadastro (2) calvinismo (1) Campanhas (13) Carla Ribas (21) Carlos Minc (2) Carlos Nejar (1) Carlos Roberto Silva (5) Carnaval (1) casamento (17) cenas da vida (12) charge (4) Charles Péguy (1) China (1) CIA (1) cidadania (39) Cintia Kaneshigue (52) ciência (1) clamor (2) Como criar e editar um blog? (103) comportamento (9) Comunicados (54) Concurso no blog (7) Concursos (19) conectados em oração (8) confiar em Deus (1) conscientização (2) Consciência Cristã (20) Conto (1) contras (1) Contribuição (2) conversão (7) copa 2014 (3) coragem (1) corporativismo (2) corrupção (22) cosmovisão cristã (218) CPAD (13) CPAD News (5) CPI do Tráfico Humano (10) Creative Commons (6) crianças (8) crianças desaparecidas (8) crime (2) crowdfunding (1) Culto de Missões (6) cura gay (1) David Botelho (1) Denúncias (10) desabafo (1) Desafiando Limites (43) Desafio aos blogueiros (4) Desaparecidos (13) Desarmamento (2) Desastre Rio de Janeiro (4) descriminalização das drogas (1) Deus. (13) devocional (102) Dia da Bíblia (7) dia da mulher (7) Dia das Mães (5) Dia de Missões (3) Dia dos Pais (4) Dicas (114) dinheiro (7) direitos humanos (9) dissertação (1) Divulgação (12) Domingo da Igreja Perseguida (6) dons espirituais (5) Dr. Luis Pianowski (1) Dracaena (1) Drogas (1) e-book (25) e-books (3) EBD (39) EBI (1) Eclesiastes (1) Ecologia e Natureza (14) Editorial (8) eduardo campos (2) educação (1) Eleições (22) Eleições 2014 (5) Eliseu Antonio Gomes (482) ENBLOGUE (20) Enquete (10) Entrevistas (38) Escola Dominical (5) Escrita (8) Esdras Costa Bentho (12) Esperança (10) Esportes (5) Estatuto (1) Estudos (16) Etica no Blogar (23) Evangelho (1) Evangelismo (56) Evento (14) exposed (1) Facebook (5) Família (54) família Cristã (2) Felipe M Nascimento (12) Ferramenta LIVRO (3) Ferramenta TEATRO (2) Ficção (1) Fidelidade (1) figos (1) filhos (3) Filmes (5) Filosofia (3) fim do mundo (4) financiamento coletivo (1) finanças (2) formação de opinião (7) Formspring.me (1) frases e citações (5) Frida Vingren (1) futebol (2) (7) Férias (1) gastos copa do mundo (1) Geisa Iwamoto (2) Genivaldo Tavares de Melo (42) George Soros (1) Geremias do Couto (12) Geziel Gomes (1) gif (1) governo (6) Graça (13) Guerra Cultural (2) guerra espiritual (1) Gutierres Siqueira (15) História (5) homofobia (2) HQ (1) Humor (4) Identidade (1) idosos (1) igreja (14) Igreja Perseguida (7) Imagens Cristãs (7) impostos (2) incoerência (2) indicação bibliográfica (1) indignação (1) infidelidade conjugal (2) inspiração (3) Intelectualidade (7) Interatividade (2) intercessão (20) internet (33) Internet Evangélica (27) intolerância (3) investigação (1) Izaldil Tavares de Castro (10) J.T.Parreira (1) Jairo de Oliveira (1) Japão (18) jejum (1) Jesus. (1) jogos eletrônicos (1) Jorge Luis Borges (1) João Cruzué (61) judiciário (3) Jurgen Moltmann (1) justiça (2) juventude (1) Júlio Severo (8) Kelem Gaspar (17) legislação (4) LGBTS (1) liberdade de expressão (2) liberdade de imprensa (4) liderança (8) literatura (8) livro digital (1) Livros (68) lição de vida (10) Lucas Santos (8) Luis Ribeiro (7) maconha (2) Magno Malta (1) manifestação (1) manifestações copa (1) manipulação midiática (1) manisfestação (1) Mantenedores UBE Blogs (3) Manual da UBE (8) marcha (1) Marco Feliciano (18) maridos (1) Marina Silva (1) Marta e Maria (1) Marta Suplicy (3) Martinho Lutero (1) mastectomia (1) Matusalém (1) Maya Felix (10) Meios de comunicação (1) mentira (4) missiologia (21) Missão Integral (5) missões (86) mistário (1) morte (1) Motivação (41) mulheres (3) mártires (1) música (3) nacional (1) namoro (2) Natal (33) Nietzsche (1) Notícias (86) opinião (28) oração (7) Orkut (13) ortodoxia (1) Pablo Massolar (1) pagamento (1) papel de parede (1) passatempos (4) pastores (7) Paul Washer (1) pena de morte (1) perdão (1) Perseguição política (9) Perseguição religiosa (21) Pinterest (1) PL 122/2006 (60) Plágio (13) PNDH - 3 (17) poder de Deus (6) Poesia (20) polêmicas (6) Política (108) Pornografia (2) portas abertas (1) Português (5) Primavera de Sara (2) profecia (1) profecias maias (1) profeta (1) Promoção (39) Protestantes (12) protesto (1) prós (1) páscoa (3) Rankings (1) Recursos (8) Redes Sociais (41) Reflexão (55) Reino dos céus (1) repouso (1) Repúdio (34) ressurreição (1) Retrospectiva (1) Revista Cristã (7) REVISTA FORBES (1) Robin Willians (1) Ronaldo Côrrea (2) Sammis Reachers (85) Sara (2) Saúde Pública (4) SBB (1) Selos (16) Senado Federal (19) SENAMI (1) Sentido da vida (3) Sidnei Moura (3) Silas Daniel (2) Silas Malafaia (28) Sorteios (16) STF (9) suborno (1) Teatro (2) Tecnologias (6) Televisão (9) Templates (8) teologia (4) testemunho (7) trabalho escravo (1) tradução (4) tragédias (2) tráfico sexual (5) tutoriais (9) Twitter (10) UBE (10) UBE 2007 (83) UBE 2008 (120) UBE 2009 (166) UBE 2010 (201) UBE 2011 (236) UBE 2012 (173) UBE 2013 (159) UBE 2014 (142) UBE NA MÍDIA (4) UOL (5) urnas (1) utilidade pública (12) Uziel Santana (2) vaidade (1) Valmir Nascimento Milomen (107) viagem (2) viagem missionária (4) Victor Leonardo (7) Vida Cristã (108) vida eterna (3) vida real (13) Viktor Frankl (1) VINACC (13) Vinicius Pimentel (1) vídeo (50) Wagner Santos (1) Wallace Sousa (67) wallpaper (1) Wellykem Marinho (1) Wilma Rejane (138) Yosef Nadarkhani (7) Zip Net (3) África (3) ética (1) Ônibus Mágico (1)