Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Hoje, blogueiro. Amanhã, profeta.

Posted by Wallace Sousa on quinta-feira, junho 20, 2013 with 5 comments


O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos. "Quando tudo isso acontecer — e certamente acontecerá — eles saberão que um profeta esteve no meio deles". Ez 33. 31 e 33
você segue, curte e compartilha a Palavra do Senhor?

Ser cristão não é fácil. E ser um cristão blogueiro (ou vice-versa), menos ainda. Muitas vezes, temos que escrever coisas que não queremos, ou que não gostaríamos de escrever ou ainda que sabemos que vão causar fúria e indignação em outras pessoas. E, por isso, sofremos por antecipação.

Entretanto, o chamado para ser um profeta virtual (ou blogueiro cristão, se preferir) é mais forte e nos impele a falarmos e compartilharmos aquilo que o Senhor colocou em nosso coração. Então, ser blogueiro é, parafraseando alguém, "tocar o futuro".

Acredito que muitos colegas blogueiros cristãos devem ter experiências para contar nesse sentido, em que uma postagem assumiu ares proféticos ao abordar determinado assunto e a repercussão posterior ter ultrapassado fronteiras.

Em termos virtuais, isso pode receber vários nomes: os cartuns são chamados de "memes". Já os vídeos são chamados de "virais", e até mesmo empresas querem descobrir qual o segredo para se viralizar um vídeo, promovendo sua marca.

Todavia, em termos de blogagem cristã, o conceito não pode ser exatamente o mesmo. Apesar disso, eu já postei um vídeo, na campanha presidencial passada, de um pastor de Curitiba que, em um de seus sermões, fez um alerta sobre o perigo de se votar em partidos de esquerda, cuja bandeira política promove abertamente a imoralidade ou iniquidade, do ponto de vista bíblico (homossexualismo, aborto, prostituição, etc.).

Esse meu post viralizou, e atraiu a fúria de alguns, e passei umas chateações com um troll profissional, que veio me atentar. Faz parte, e precisamos estar conscientes e preparados para isso.

Mais recentemente, me senti um verdadeiro profeta, ao escrever um post sobre a polêmica da eleição do pastor Marco Feliciano para a presidência da CDHM da Câmara dos Deputados, chamando a atenção para um fato, até então, pouco percebido pela grande maioria da população: que estavam apedrejando Feliciano, e deixando em paz dos mensaleiros condenados, José Genoíno e João Paulo Cunha, assumindo tranquilamente a comissão mais importante daquela casa de leis (CCJ).

Naqueles dias, uma pesquisa nos buscadores não trazia nenhuma matéria dos grandes sites e portais noticiando os notórios mensaleiros demarcando território assumindo os cargos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Eu tive que ir ao site da Câmara para encontrá-los por lá, vendo para crer naquela excrecência.

Então, em uma verdadeira jogada de mestre, tempos depois, eis que Feliciano, acuado pelos protestos contra sua permanência na CDHM, foi convocado para uma reunião com deputados governistas, onde lhe pediram para renunciar. E qual foi sua resposta? "Eu renuncio, mas só se Genoíno e Paulo Cunha renunciarem também". Quase 1.000 comentários de repercussão, e a maioria elogiando sua postura.

Isso é blogagem profética, senão veja o que eu escrevi aproximadamente 20 (vinte) dias antes de ele dar aquela declaração que chocou a mídia, seus pares e até a opinião pública:

Quer meu apoio para tirar o Feliciano da CDHM da Câmara? Ok, beleza. Me mostrem alguém que tenha a qualificação adequada para a tarefa. Mas, antes, arranquem os mensaleiros da CCJ e terão meu apoio para isso. Antes, não. Se João Paulo Cunha e Genoíno podem ficar na CCJ, por que na CDHM Feliciano não? Me economizem de hipocrisia barata. (grifo acrescido)
(Fonte: A desinformação a serviço da manipulação: Como desviar o foco do que realmente interessa)
Agora, mais recentemente, vi isso ocorrer novamente, com o alastramento das manifestações eclodindo Brasil afora. Eu escrevi um post, em setembro de 2011, explicando as razões porque devemos orar por nossos governantes e autoridades. Nesses últimos dias, quando os protestos deixaram analistas sem saber o que dizer e a sociedade sem saber o que pensar, o post bombou

Em poucos dias, centenas de pessoas o acessaram, a despeito de estar, até poucos dias antes, praticamente esquecido. Outro post que, talvez, no futuro, também vá gerar repercussão é o que fala sobre a ratoeira do voto ideológico, em que nossas urnas, muitas vezes, se parecem mais com uma armadilha montada. Talvez isso até mereça um post no futuro, do voto na legenda (do partido), que faz candidatos como Tiririca levarem consigo vários candidatos nanicos, enquanto outros bem votados ficam de fora.

O que estou querendo dizer com isso? Que, independentemente da repercussão que um post seu vá ter (ou não), você deve seguir a voz do Espírito e escrever aquilo que Ele lhe orientar a escrever. Seja você apenas um escriba nas mãos dEle, e deixe o resto com Ele. No momento certo, na hora certa, aquilo será lembrado, visto e acessado. E, quem sabe, possa ajudar a mudar uma situação.

Como diz um conhecido jargão no meio pentecostal, "eu vou profetizar de olhos abertos" (risos): 

eis que vejo as ondas virtuais da internet prontas para a navegação, mas (ainda) poucos são os blogueiros. Rogai ao Senhor da seara virtual para que mande blogueiros para a sua seara.

Ser blogueiro cristão - ou profeta virtual - é fazer a sua parte, e crer que o Senhor vai abençoar, se estivermos fazendo dentro da vontade dEle. E é exatamente isso que estou fazendo agora: profetizando para o mundo todo ouvir, quer ele ouça ou deixe de ouvir.

Mas, de onde sairão os futuros profetas virtuais, que o Brasil tanto precisa? Onde estarão eles, neste exato momento? Ora, quem sabe não estarão lendo este humilde texto, deste simples blogueiro que vos escreve?

=)

ps. a charge é de autoria do irmão Leonardo Nicolau, do blog Charges Cristãs. Valeu, irmão Márcio Melânia, pela dica.

www.ubeblogs.net
Reações:

5 comentários:

  1. Eliseu, Paz!

    Por gentileza dê os créditos do cartoon publicado. Ele foi desenhado por um irmão da Igreja onde congrego.
    https://www.facebook.com/leonardo.nicolau.790?fref=ts

    Veja a publicação orginal: http://leonardonico.blogspot.com.br/2011/11/o-mural-de-cristo.html

    ResponderExcluir
  2. Marcio, a arte do Leonardo Nicolau é bastante criativa, e bem popular nas redes sociais, compartilhada em profusão. Nosso irmão Wallace a encontrou, contudo sem conseguir identificar o autor. Não nos negamos a dar crédito a quem de direito. E agradecemos por informar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Esta questão de dar o crédito é um dos valores da UBE, e todos aqui o adotam e promovem. Ou seja, não resta dúvida de que os irmãos Wallace e Elizeu não agiram de má fé em não dar os créditos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem!
    PROFECIA
    A mensagem de Deus anunciada por meio de um PROFETA a respeito da vida religiosa e moral do seu povo (2Pe 1.20-21). As profecias tratam, às vezes, do futuro, mas geralmente se prendem às necessidades presentes das pessoas. V. PROFETA, PROFETISA.
    PROFERIR
    Pronunciar em voz alta; dizer (Is 14.4; Ap 13.5).
    PROFESSAR
    Afirmar em público (1Tm 6.21).
    PROFETA, O
    O novo Moisés, o profeta prometido (Dt 18.15,18). Pode ser aquele que deveria anunciar a vinda do MESSIAS (Mt 11.9-10) ou então o próprio Messias (Mt 21.9-11; Lc 24.19-21; Jo 6.14; 7.40).
    PROFETA, PROFETISA
    Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus (v. PROFECIA). No AT, os profetas não eram intérpretes, mas sim porta-vozes da mensagem divina (Jr 27.4). No NT, o profeta falava baseado na revelação do AT e no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã (At 13.1; 1Co 12.28-29; 14.3; Ef 4.11). A mensagem anunciada pelo profeta hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia. João Batista (Mt 14.5; Lc 1.76) e Jesus (Mt 21.11,46; Lc 7.16; 24.19; Jo 9.17) também foram chamados de profetas. Havia falsos profetas que mentiam, afirmando que as mensagens deles vinham de Deus (Dt 18.20-22; At 13.6-12; 1Jo 4.1).
    PROFETAS ANTERIORES
    Os israelitas subdividem OS PROFETAS em anteriores (de Josué a 2Reis) e posteriores (de Isaías a Malaquias).
    PROFETAS, OS
    Maneira de os israelitas se referirem à segunda divisão da Bíblia Hebraica (Mt 5.17). Esses livros são os seguintes: Js, Jz, 1 e 2Sm, 1 e 2Rs, Is, Jr, Ez e os doze profetas menores. Embora o nosso AT contenha os mesmos livros que estão na Bíblia Hebraica, a ordem em que eles estão colocados não é a mesma.
    PROFETAS MAIORES
    V. LIVROS PROFÉTICOS DO AT.
    PROFETAS MENORES
    V. LIVROS PROFÉTICOS DO AT.
    PROFETIZAR
    Anunciar a mensagem de Deus às pessoas (Is 30.10; 1Co 14.4).
    Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net