Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Máscaras: uma reflexão sobre cristãos e politica

Posted by Wilma Rejane on sexta-feira, julho 26, 2013 with 8 comments


Maya Felix


As recentes manifestações que ocorreram no Brasil mostram a insatisfação do povo em relação a quase tudo, e, se não a quase tudo, ao mais importante em uma nação: Saúde, Educação, Segurança, Economia. Em 2002, o povo elegeu Lula presidente pela primeira vez. Em 2006, ele foi reeleito. Em 2010, foi o cabo eleitoral de sua pupila, Dilma Roussef, que também foi eleita. 


Após 11 anos no poder, os brasileiros constataram que as promessas feitas não foram cumpridas. O mais importante, o assunto principal das campanhas políticas, o grande apelo eleitoral de nove entre dez políticos havia ficado para trás. Em seu lugar, havia uma enxurrada de programas assistencialistas que, de recurso paliativo, tornaram-se políticas permanentes e populistas de um governo outrora ético, honesto, sincero. Muitos se perguntam como puderam ter sido tão ingênuos, tendo votado no PT ao menos uma vez, para a Presidência da República.


A pergunta a ser feita, de fato, é: será, mesmo, que o PT sempre foi ético e transparente e, uma vez tendo ocupado o poder federal, havia deixado de sê-lo? A solução para que o PT recupere sua popularidade é “voltar” ao que foi um dia? Particularmente, penso que a maioria das pessoas que votou no PT de fato buscou no partido atributos como ética, lisura, honestidade, transparência. Mas não creio que as cabeças coroadas do partido tenham sido anteriormente pessoas honestíssimas que, de repente, tornaram-se tudo o que combateram uma vida inteira. E acredito também que alguns dos que votaram no PT sempre puderam enxergar que o partido não era uma tábua de salvação, mas uma canoa furada que aos poucos se tornou o Titanic e hoje ameaça naufragar não só a si mesmo, mas o Brasil inteiro.


Não é de hoje que escândalos envolvendo o PT vêm à tona. Parte da mídia é que nunca quis investigar o que ocorria. Os assassinatos de Celso Daniel e Toninho do PT deveriam ter sido sinais amarelos para quem tivesse o mínimo de discernimento. Mas não foram. O programa do PT, que sempre defendeu o aborto como um “direito histórico das mulheres”, deveria ter sido um sinal de alerta. Mas não foi. Os ícones do PT, Che Guevara, Mao Tsé-Tung, Stálin, Fidel etc., líderes de ditaduras que promoveram massacres semelhantes (ou piores) ao que Hitler fez na Alemanha, deveriam ter provocado no mínimo estranhamento naqueles que acreditavam que o partido lutava pela democracia e pela paz mundial. Mas não provocaram!


Entre os evangélicos, há pastores que sempre foram aliados do PT, como Caio Fábio e Ed René Kivitz. Há os de ocasião que, com o forte lobby entre os evangélicos na campanha eleitoral de 2002, aliaram-se ao partido naquele momento – é o caso de Silas Malafaia. É difícil encontrar, entre os líderes evangélicos, quem tenha se oposto a Lula depois de 2000 ou a Dilma Roussef. No entanto, ela se declarou favorável ao aborto, entre outros fatos nada animadores de sua biografia. O PLC 122, que criminaliza a opinião contrária à prática homossexual – inclusive a opinião religiosa – foi obra de parlamentares do PT. Apesar de todos os sinais, líderes de igrejas consideradas conservadoras, como as Assembleias de Deus, apoiaram o PT e ainda apoiam. Políticos eleitos com votos de eleitorado evangélico mantêm firme seu apoio à “presidenta”, ganhando em troca cargos e benesses governamentais. Marcelo Crivella, representante da Igreja Universal do reino de Deus, é hoje ministro.


Antes da explosão de manifestações que levaram cerca de um milhão de pessoas às ruas contra o Governo Federal e os estaduais, cerca de 150 mil evangélicos se reuniram no dia 05 de junho em frente ao Congresso Nacional para declarar sua insatisfação com o Governo Federal e sua oposição ao aborto, ao PLC 122, ao Kit gay, à corrupção monstruosa que toma conta da política nacional e a tantas outras mazelas escancaradas em nosso país. No dia 06 de junho, aconteceu a primeira da série de manifestações que tomaram conta do país e fizeram a popularidade de Dilma Roussef despencar, comprometendo sua reeleição e mudando o panorama eleitoral para 2014.

Para muitos, caiu a máscara do PT. Caiu para a maioria dos evangélicos, já há alguns meses, ante as possibilidades cada vez mais reais de legalização do aborto e de censura à divulgação de valores cristãos, e caiu para o povo brasileiro, desiludido com a violência causadora de 50 mil homicídios por ano, com o estado lastimável de hospitais públicos e com a volta da inflação – o dragão que julgávamos ter sido enterrado com FHC.

Neste momento, Lula e o PT iniciam o discurso de “volta aos valores reais do PT”. O que muitos, como eu, podem se perguntar é se esses valores já existiram algum dia. O que parece é que os tais valores foram, durante um longo período, uma maquiagem muito bem feita. Tão bem feita que fez com que confundíssemos o desejo legítimo por democracia, liberdade, justiça social e melhoria de qualidade de vida com a prática e os ideais espúrios da esquerda.
Reações:

8 comentários:

  1. O chamado partido dos trabalhadores na pessoa do seu chefe maior o ex-presidente Lula, ele pode ser chamado de tudo menos de partido dos trabalhadores. Sabe por que eu falo isso? Porque como pode um partido se dizer dos trabalhadores e perseguir os ex-trabalhadores aposentados. Muita gente não sabe, mas o governo do PT já vem perseguindo os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo há mais de 10 anos e devido a esta perseguição, hoje temos aposentados e pensionistas que não conseguem comprar nem os seus remédios que necessitam. O Lula fez tudo o que ele condenava nos governos anteriores ao seu. Nós não temos lembrança na história do Brasil de tantas corrupções como houve nos dois mandatos do ex-presidente Lula. Pela revolta demonstrada pelos protestos que ocorreram no Brasil todo, com certeza a presidente Dilma não será reeleita em 2014 e também haverá uma limpa no Congresso Nacional como nunca houve na história da política brasileira, até porque a maioria dos congressistas são culpados por terem dados apoio ao desgoverno do PT.

    ResponderExcluir
  2. maria rangel lopessábado, julho 27, 2013

    Gostei muito da sua explanação sobre os recentes acontecimentos políticos, sociais, ficou perfeita. A minha opinião é que o governo Pt foi e continua sendo uma grande farsa, pois governar não é isso o que ele fez com o povo que o elegeu e acreditou em dias melhores, um povo tão sofrido.Ele antes de se eleger, bem antes, combatia tanto os outros governos, fez o povo acreditar nos seus discursos mirabolantes, que na verdade só eram da boca pra fora. E as coisas básicas como saúde, educação , segurança só pioraram nesses últimos anos. E o povo que vai às ruas não está tendo, na maioria das vezes, o respaldo da verdadeira democracia, diante de tantos atos abusivos para reprimir..

    ResponderExcluir
  3. Eu já acho q o texto está em demasia generalizado. Custo acreditar que mais de 10 de administração do PT foram só enganação. E o índice de desigualdade social q diminuiu, é uma farsa? E a popularidade de Dilma q bateu recorde antes das manifestações? De repente, não mais q de repente,o povo acordou e 'boom', o PT é uma desgraça só. Os programas sociais os quais tanto criticam, caso alguém do PSDB entrar, vão tirar? Certamente que não, convém lembrar que esses programas deu-se início com a dona Ruth Cardoso, nos quais pessoas passaram a frequentar posto de saúde, grávidas encaminhadas a seus pré-natal, há uma reeducação com esses programas 'barato', menos de 0,5% do PIB, não custa caro e ajuda um monte de gente q não tem nem o q comer, um programa emergencial. As empregadas domésticas hj frequentam faculdades, empregados esbarram com seus patrões em aeroportos, post de fotos no exterior, uau! Realmente isso é muito incomodo de se ver! Para qual estrato social? O q incomoda tanto? Sinceramente não creio q o Lula seja esse bicho, creio q tenha falhas, erros enormes como qq outro partido e administração tem e teve. Demonizar, dizer q nada prestou e q tudo é uma farsa , não creio. A um 'gap' entre o q se diz e a realidade de um certo estrato da sociedade. Apontar erros a fim q de haja melhoras, muito bem. É nosso direito. Do contrário, não acho um caminho eficiente, pois por conta desse 'gap' as pesquisas já apontaram q mesmo com toda essa campanha para demonizar o PT, Lula está em 1º lugar caso se candidatasse. É uma pena? não sei! No mínimo lidamos com uma contradição. Fato.

    ResponderExcluir
  4. Prezado João Guilherme,

    Concordo com você, os aposentados estão de fato sendo massacrados, e desde o Governo de FHC. As perdas que se tem pela aposentadoria fazem muitos continuar a trabalhar e desisitir e se aposentar. É lamentável, você tem razão.

    Obrigada por seu comentário,

    Maya

    ResponderExcluir
  5. Cara Maria Rangel,

    Mais uma vez concordamos! Você pensa como eu e milhões de brasileiros que se sentem defraudados. Em relação aos evangélicos a questão talvez seja ainda mais delicada, por envolver temas como a liberdade de expressão e a legalização do aborto.

    Obrigada por seu comentário!

    Maya

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu!

    Estamos falando do fato de que o partido que empunhava a bandeira da ética apresentou, no poder, altíssimos níveis de corrupção, aumentando absurdamente os cargos comissionados, inchando a máquina pública, fazendo alianças com políticos antes criticados, como Sarney e Collor? Você está falando dos programas sociais criados no Governo FHC, como o Bolsa Escola? Talvez o PSDB, caso entre no Governo, não acabe com eles, visto que sua origem foi em um governo do partido. Mas vamos combinar que programa emergencial é uma coisa, e programa assistencialista e definitivo é outra. Há muuuita gente que recebe as tais bolsas e não precisa. Mas continua com elas por questões eleitoreiras. E quero lembrar a você que a estabilidade econômica foi construída no Governo de Itamar Franco, não no Governo de Lula. Sem ela, nada do que Lula fez teria sido possível. Mas de fato o que eu questiono é a hipocrisia do PT. Atirava pedras em todos, e veja que belo telhado de vidro se tornou. A hipocrisia da esquerda é palpável: defende regimes nojentos e ditatoriais, como o do Irã e o de Cuba, e fala em "luta pela democracia". Não existe campanha para demonizar o Lula. Você já se perguntou se o que se diz dele é verdade? Porque eu acredito que seja. Talvez seja o caso de você rever seus conceitos, sobretudo porque se diz cristã e não se cansa de defender um partido que é contra a própria liberdade de expressão dos cristãos.

    Obrigada por seu comentário, gostei mesmo! :)

    Maya

    ResponderExcluir
  7. Existe muito recurso ,$$ do povo, visto a carga tributária absurda. O dinheiro precisa circular, sendo assim, medidas populistas são tomadas para garantir a próxima eleição (dinheiro na mão do povo - bolsas diversas e programa minha casa minha vida, além das bolsas para os agentes políticos e associados como sempre os partidários e amigos dos amigos. O esquema é o mesmo para todos os partidos? Parece que o que muda é o partido mas a estratégia é a mesma. O dinheiro ir pro povo não seria uma medida de todo ruim, mas a intenção não parece ser boa. Voto no cabresto? São tantas preocupações que no final nos perdemos nelas como aconteceu na manifestação sem sentido definido pois há numerosas irregularidades. Uma nova Constituição mais simples e voltada totalmente para o povo (ou algo com força de) embora trabalhosa mas com a participação do povo, seria uma forma de cassar o direito adquirido de muitos cartolas como Sarney dentre outros "legendários" e os super salários tirados dos cofres públicos. Hoje, tudo que fizermos poderá ser dito inconstitucional, visto que o sistema todo está amarrado pela Constituição, interpretação do STF e o sistema jurídico. As prefeituras deveriam ter mais autonomia e os prefeito residente na cidade estaria sendo abordado pelo povo diretamente. O povo dificilmente chegará ao presidente, mas ao prefeito fica mais fácil abordar e exigir mudanças. Não deveríamos tomar partido de homem algum muito menos de partido. A lei de talião as vezes parece mais justa do que a lei atual, visto que na lei atual os cartolas dificilmente são punidos com justiça, mas o povo sofre todo dia a pena de morte, de fome, de tortura e da falta de dignidade. O direito parece corrompido, pois o advogado tem todas as ferramentas para mentir em benefício do seu cliente corrompendo toda a justiça. Abraço a todos e que Deus nos ajude numa melhor solução para que todos possamos buscar mais e mais o caminho da integridade, em Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Eduardo, que bom ler seu comentario! :)

    Bom, vou tentar ponderar. Sim, existe muito recurso, muito mesmo. Uma das causas para isso é o absurdo de impostos que pagamos, e sem retorno. Os programas assistencialistas poderiam ser atenuados, e o Governo poderia investir mais em saneamento basico, por exemplo, mas nao o faz. Penso que os programas do PT são estritamente eleitoreiros, nada mais. Ha muito dinheiro circulando entre aliados, para garantir apoio politico, sim, e você tem razão, essa não é uma prerrogativa do PT, mas de todos os partidos. Entretanto, creio que o PT aumentou exponencialmente essa estratégia. Não creio que uma nova Constituição resolveria o problema: penso que este é mais um golpe do PT,para tentar desviar o foco do que realmente interessa, do que foi requisitado nas manifestações: saude, educaçao, segurança, fim da corrupção. Não é preciso uma nova Constituição para isso. Por outro lado, é de fato necessario romper com absurdos como os suplentes de senador serem parentes, ou a aposentadoria dos politicos. Quanto às prefeituras... 70% de tudo o que é arrecadado no Brasil vai para o Governo Federal, por isso as prefeituras estão enfraquecidas. O Governo Federal é como um vampiro que suga o dinheiro dos brasileiros e não devolve nada de bom para compensar. Acho que essas reformas (tributaria, penal, politica) devem ser feitas, mas não a toque de caixa, como quer o PT, às vésperas das eleições de 2014.

    Um abraço! :)

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net