Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sábado, 27 de julho de 2013

No lugar onde Jonas esteve

Posted by Eliseu Antonio Gomes on sábado, julho 27, 2013 with 2 comments
Por Fabio Charles

No ventre de um grande peixe. Talvez não paramos muito para pensar no que aconteceu com Jonas enquanto esteve lá, vivendo, por três dias e três noites no ventre de um grande peixe. Há estudos que defendem que não foi exatamente no ventre, foi na boca de um grande peixe, uma baleia, um cachalote. 

Nesse assunto que quero expor para nossa edificação não será necessário a exatidão do lugar onde Jonas esteve, mas sim o que se passou com Jonas e como ele foi tratado e moldado pelo Senhor enquanto esteve dentro do grande peixe.Não vamos aqui nos prender à história. Já ouvimos muito sobre a história de Jonas e o porquê de tudo isso ter acontecido com ele. 

Jonas foi um profeta enviado à cidade de Nínive para anunciar o prazer do Senhor em perdoar. Essa cidade era inimiga de Israel e sua maldade estava chegando como incenso de podridão às narinas do Grande Jeová. Este resolveu perdoar por causa da infinita bondade, longanimidade e vasta misericórdia que é peculiar do Seu caráter. No seu íntimo, Jonas não aceitava que aquela cidade alcançasse a benignidade do Senhor, pois dela só jorrava impiedade e ignorância. Mas ninguém muda o caráter maravilhoso do Senhor, Ele resolveu perdoar aquele lugar e escolhera Jonas para anunciar o arrependimento. Após tantos acontecimentos, Jonas resolveu obedecer ao comando do Senhor e viu o que, na verdade, não queria ver: o arrependimento daquele povo.

Mas onde Jonas esteve antes de obedecer ao chamado do Senhor? Por qual processo Jonas teve que passar para estar dentro do propósito para o qual ele foi chamado? Talvez seja um pouco difícil de imaginar o que é estar dentro do ventre de um animal. Já me peguei por diversas vezes lendo capítulos da Bíblia sem analisar a fundo a realidade dos fatos, o que aconteceu ali verdadeiramente. Será que já paramos para pensar no que Jonas viveu ali? 

Jonas foi lançado ao alto-mar que estava revolto, poderia ter ficado tentando nadar para sobreviver, mas eis que surge um gigantesco peixe que o engole e daí por diante Jonas via apenas a iminência da morte, já não havia mais esperança alguma. Era o fim. Certamente ali Jonas fora envolvido por um profundo medo, envolvido pelo desespero na sua alma, pela solidão, pela incerteza, por uma espessa sensação de morte e o pior, pelo questionamento da alma: o que vai acontecer logo a seguir?! Estava ele ali num lugar úmido, escuro, fétido, talvez até imóvel por três dias pelo fato de não saber como era aquele ambiente. Ali num ambiente escuro, confuso, silencioso e cheio de impossibilidades. Isso por três dias! 

Mas foi exatamente ali que ele foi poderosamente tratado pelo Senhor. Talvez tenha sido ali que Jonas reconheceu sua pequenez, reconheceu que já não pertencia a si mesmo, reconheceu que não poderia mais ser guiado por sua própria vontade, reconheceu que o melhor lugar para estar é no centro da vontade do Senhor e foi moldado para executar um chamado o qual o Senhor tinha para ele. Foi ali aonde ele desejou uma nova chance, foi ali aonde em pouco tempo o Senhor começou a moldar o Seu próprio caráter nele. Ali, no ventre do grande peixe. Ali mesmo foi aonde ele pôde experimentar o favor do Senhor, experimentar o escape que sempre o Senhor dá aos Seus em momentos precisos. Jonas sobreviveu para anunciar o favor do Senhor. Como isso trouxe lições preciosas para a minha vida!

Por muitas vezes nos pegamos num ambiente assim. Parece que nada acontece ou tudo parece escuro e silencioso, não há luz, não há direção, a incerteza é presente... Como que estivéssemos no ventre de um grande peixe, sem poder fazer exatamente nada, apenas esperar no propósito que o Senhor tem e o que Ele quer nos ensinar com tudo isso. Um sentimento de impossibilidade, um sentimento de angústia ao perceber que todos os nossos esforços não mudaram nem um milímetro da situação. É EXATAMENTE AÍ AONDE O SENHOR COMEÇA A MOLDAR O NOSSO CARÁTER.

É preferível estar nesse lugar e ser tratado pelo Senhor do que continuarmos numa jornada cheio das nossas “verdades”, das nossas razões, da nossa vontade, da nossa própria sabedoria. O Senhor precisa tratar conosco e Ele faz isso porque nos ama. 

Salmos 139.23-24: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno."

O Senhor Jeová poderia muito bem ter conduzido Jonas à Nínive sem ser necessária a intervenção do grande peixe, mas Ele precisava fazer algumas sérias mudanças naquele homem. Assim também conosco. Por quantas vezes a nossa oração se resume só em porquês. Por quantas vezes clamamos ao Senhor buscando respostas sobre coisas, questionamos o tempo de espera, questionamos a aparente impossibilidade e esquecemos que há coisas que para chegarem até nós será preciso um tratamento do Espírito Santo em nós, pois o Senhor não se alegra ao ver Suas pérolas espirituais jogadas na lama. 

Mateus 7.6: "Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem."

Tenho por experiência própria de situações que vivi em que fui duramente tratado pelo Senhor em áreas sérias em minha vida que precisariam de uma intervenção divina antes que algo pior acontecesse. Para tanto Ele próprio me parou, me bloqueou em diversas atividades para que fosse moldado por completo para Sua glória. 2 Timóteo 2.20: "Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra."

É natural o homem questionar muito e querer as coisas para ontem, e mais natural ainda não entender o modo que o Senhor trabalha, pois temos conhecimento das coisas visíveis e não das invisíveis. Se o seu momento, de aparente silêncio, parece ser este, no “ventre”, sendo moído como o trigo para ser pão ou pisado como uvas para ser vinho, se deleite no Senhor. 

Jonas certamente já se via no fim de tudo, um alimento para aquele grande peixe. Quem sabe tantas cenas passaram em sua alma, tantas lembranças, quem sabe até chorou. Mas foi essa situação que fez com que ele se humilhasse diante do Soberano e uma súplica serena e verdadeira brotasse dos seus lábios... E o Soberano Deus ouviu... 

Jonas 2.6-7: "Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo."

Precisamos entender que o silêncio não é porque o Senhor Jeová não quer falar contigo, é apenas pelo fato que quer ouvir sua voz. 

Possa até ser que não entenderemos muito do que está acontecendo, mas esse momento será de grande dependência e humildade para receber exatamente aquilo que o Deus dos céus tem preparado para nós mesmo antes da nossa existência. Possa ser que tudo pareça discorrer para um acontecimento contrário às nossas expectativas, mas é por aí mesmo que começa a modelagem do Senhor em nós, quando nossos objetivos, sonhos, planos são derramados como libação no altar da sala do trono do Excelso e Soberano Jesus.

Se entregue nesse tratamento do Espírito Santo, pois o que Ele tem a exercer através da minha e da sua vida é algo glorioso e precisaremos estar cheio da Sua plenitude, fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. 

Nos momentos em que eu vivi de modelagem pelo Espírito Santo foram muitos os confrontos, os conflitos, até mesmo sentimentos de não querer entender o Senhor, mas valeu a pena passar por cada etapa desse processo espiritual.

Sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Quando isso acontecer conosco então entenderemos o próximo momento. "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" - Romanos 8.28.

Graça e paz.

Reações:

2 comentários:

  1. Quero dizer que essa mensagem me fez entender o momento em que estou passando com Deus e agora me sinto aliviado.
    Deixo a Paz do Senhor JESUS.

    ResponderExcluir
  2. Quanta verdade, seriedade, o Espírito Santo derramou Sua Vontade, Sua resposta, e embora seja muito dificil a gente entender, a Vontade, o Caminho de Deus é assim, misterioso, dolorido, cheio de interrogações, há momentos que nosso olhos ficam arregalados, a voz some, nao enxergamos nada, há o momento do silêncio dEle e do silêncio de cada um de nós, há um momento da resposta onde tudo é revelado com tanta nitidez que tudo o que sai de dentro de nós são lágrimas...de carinho, de agradecimento, de entendimento, de amor, de paz, que mesmo em meio a tanta dor, sobressai O AMOR MAIOR, O DO PAI. Teônia Soares

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net