Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Por que suicídios?

Posted by Eliseu Antonio Gomes on quarta-feira, setembro 11, 2013 with 2 comments
Por Izaldil Tavares de Castro

Tenho observado que uma das atividades humanas menos privilegiadas no espaço urbano é o raciocínio. A vida neste século tornou-se automatizada, robotizada: tudo está pronto; basta consumir. O processo da compreensão de si mesmo, do outro e do mundo ficou desgastado pela rapidez das soluções. Obrigo-me a usar um estereótipo: “a máquina absorveu o homem”. Apesar de estereotipada, a frase não deixa de constatar uma verdade. 

Subjugado o raciocínio, o homem passa a buscar soluções no emocional, o que passa a ser um perigo. O emocional estimula a autopreservação, em detrimento do próximo. É o que vivemos em todas as circunstâncias da vida moderna. No trânsito de automóveis o espaço nos pertence e jamais cabe o outro; nos assentos dos coletivos, pouco me interessam lugares reservados, velhos são pessoas que atrapalham tudo. 

Quando se trata de autoridade, o subjetivismo torna-se rubro, fica raivoso, grosseiro, pois o indivíduo não aceita determinações, foge da cooperação, personaliza-se. É a cultura do “ninguém manda em mim”. Por que a família, as comunidades religiosas, as instituições de ensino estão em crise? Porque impera a malvada lei do subjetivismo. Essa lei não tem argumentos, as coisas são assim “porque eu acho”. 

O homem é, de fato, dual: racional e emotivo, e esses polos não podem sobrepor-se um ao outro. Logo, a desestruturação dessa composição é que gera a excessiva racionalidade de uns, tornando-os absolutamente insensíveis à vida e ao próximo, ou a excessiva subjetividade, que torna o indivíduo suscetível às suas mais variadas imaginações. Enquanto aqueles ignoram as circunstâncias, pois se veem acima delas, esses amam e odeiam com a mesma facilidade, porque para seu “sentimento” não há explicação plausível. 

Não devo continuar minha intromissão em seara alheia, quando me faltam os recursos técnicos ou científicos para essa abordagem. O que registrei é fruto da minha ampliação dos estudos feitos nos bancos acadêmicos, em Psicologia da Educação e da observação nos relacionamentos sociais, dentro de que convivo profissionalmente. Mas não é essa a razão da página. 

Considero que o arbítrio humano é limitado. Já no Édem o homem deveria entender o que é a limitação para seus atos. Perdeu-se da direção divina, ficando exposto à manipulação satânica. 

A primeira atitude do diabo contra a humanidade foi atingir-lhe o cérebro: o pensamento. Encontrou espaço e dali não saiu mais, geração após geração. Constatação: o cérebro humano ficou submetido ao interesse do mal. Para isso ocorreu o desequilíbrio entre o racional e o emocional. 

Aí, acredito, a razão para muitos eventos que nos desconcertam, como é o suicídio. O diabo provoca o suicídio, quando consegue dominar todo o emocional de sua vítima. Por isso o suicida não vê possibilidade de retomada do caminho, não vê possibilidade de ajuda, não se comove com os que o amam. O suicida entra numa situação de autocomiseração até o ponto de dar cabo da sua “inútil” existência terrena. O diabo vai cercando sua vítima aos poucos, vai enchendo-a de desesperança, de uma muda solidão, vai-lhe escurecendo a estrada da vida, até que, de um bote, arranca-lhe a vida. “Porque o salário do pecado é a morte; mas, o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). 

Onde está o resgate para o suicida. Ora, já não há. Onde está o resgate para quem demonstra desequilíbrio emocional? Para a questão psicológica, a Psicologia está apta a fazer acompanhamento que reconduza ao equilíbrio. Para os casos mais graves, a Medicina psiquiátrica com a farmacologia oferece recursos. Não devemos descuidar desses tratamentos. O Mal, quando não produz a enfermidade, procura usá-la para destruição. Portanto, pensemos em curar os nossos enfermos. 

Quando o Mal se aproveita do pensamento (cérebro), gerando o desequilíbrio já mencionado, a cura está na luta contra as forças maléficas, por meio da atenção à Palavra de Deus, ao reconhecimento de que todo homem é pecador e carente da reconciliação com Deus. Essa reconciliação e, consequentemente, o reequilíbrio, a cura, virá por intermédio de Jesus Cristo, único e suficiente salvador daquele que o aceitar.

Jesus é o equilíbrio da vida humana. Ele é “o caminho, e a verdade e a vida” (João 14.6).


Izaldil Tavares é casado e pai de quatro filhos, Bacharel em Teologia, Evangelista consagrado na Igreja Assembléia de Deus Bereana, em São Paulo. Articulista no site www.portalberana.com.br. Membro da ADHONEP/SP e de Os Gideões Internacionais. Professor de língua portuguesa e suas literaturas em cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos. Autor de material didático para ensino de Português/Literaturas/Redação Ex-professor titular de Português/Redação no Programa Vestibulando (TV Cultura-SP). Ex-professor no Curso COC Vestibulares/Organização Sorocabana de Ensino, na cidade de Sorocaba/SP e Coordenador do Departamento de Língua Portuguesa, no Instituto Marconi, em São Paulo/SP.

Outro integrante da Charlie Brown Jr encontrado em seu apartamento
Reações:

2 comentários:

  1. Perdoem-me os psicólogos e psiquiatras, mas não nunca pude exercer confiança de mim para com eles. Fiz terapias com os mesmos num período caótico da minha vida. Estresse excessivo no trabalho, noivado desfeito, pai com câncer, e eu com uma doença auto-imune diagnosticada como incurável. Sobrevivi sem eles após eu perceber que 1 hora por semana em seus consultórios nada valeria perante as outras 144 hrs na semana sem eles. A maioria desses profissionais se esquece que em torno do paciente existem outras tantas pessoas que exercem influência em torno do mesmo. O suicida se desespera com um simples julgamento. Ele não tem força, firmeza, coragem para atravessar a nuvem negra que o abate. A AUSÊNCIA DE CRISTO O LIMITA, E O CONVERGE PARA PRÁTICA DE UM ASSASSINATO CONTRA SI MESMO. "Jesus disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, EU venci o mundo" Outra coisa: Pode até ser que os próprios "amigos" o levaram ao suicídio, e mesmo com esses tais "amigos" tendo Cristo no coração, ele se encoraja e os derrota. Antes de julgar ou passar a mão na cabeça do suicida, precisamos saber da vida dele. Bebida, cigarro, drogas, alimentação inadequada, noitadas (o dia pela noite) Tenho amigos psicólogos, como também, TIVE TRÊS AMIGOS SUICÍDAS, nenhum nem outro tinham Cristo no coração. JESUS É NOSSA FORÇA, NOSSO CAMIHO, SEM ELE NOS SUBMERGIMOS
    NO ABISMO.

    ResponderExcluir
  2. O suicído acontece de várias maneiras, são vários contextos que levam as pessoas a fazer esse tipo de coisa. Uns por não suportar pressões. outros por não siportar as perdas de seus entes queridos , pode ser amigos muitos chegado como foi o caso do untegranmte da banda Charlie Brown Jr. e em outras coisas mais. Tudo depende também de Deus no coração, as pessoas precisam buscar Deus seguir o seu caminho com muita fé. Mais isso não acontece só com quem não tem Deus dentreo de si, pode acontecer com pessoas que tem Deus mas mão sabe como lidar com sua transformação.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net