Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O enganador dos crentes em Deus

Posted by Eliseu Antonio Gomes on quinta-feira, fevereiro 20, 2014 with 3 comments
Piton: a serpente mais longa do mundo.

Por Eliseu Antonio Gomes

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" - Gênesis 3.1. 

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações..." - Apocalipse 20.1.3 a.

Ao redor do mundo, existem quinze famílias de cobras identificadas, 456 gêneros diferentes e 2.900 espécies. Elas atacam e matam inoculando seu veneno ou por estrangulamento.

A secreção envenenadora é paralisante e ao mesmo tempo serve de lubrificante à ingestão da vítima, quase sempre engolida antes de estar morta. O líquido tóxico que as cobras injetam são capazes de matar a maior parte dos seres vivos do planeta, quando não matam causam sequelas como necrose, gangrena e amputamento de membros. Existem duas espécies venenos: uns paralisam músculos e outros paralisam os nervos. Algumas cobras possuem substâncias de ação rápida, e ingerem a caça no local em que a envenou; outras cobras possuem substância de efeito retardado, a vítima picada e foge, a corrida faz com que o veneno circule ainda mais rapidamente em sua corrente sanguínea, a cobra segue a presa usando seu olfato e a encontra totalmente indefesa, sem movimentos.

As cobras estranguladoras usam como armas letais seus dentes e músculos fortes. Mordem a presa na região das narinas para enfraquecê-la e sufocá-la, enquanto enrolam-se ao corpo da vítima e contrai músculos para quebrar seus ossos antes de comê-la inteira, sem partir seu corpo. Uma delas é a Anaconda, que em idade adulta chega a pesar até 140 quilos e é capaz de engolir 100 quilos de uma vez só, também conhecida como Sucurí, que vive na América do Sul. Outra cobra esmagadora e igualmente letal é a piton, que pode alcançar 12 metros de comprimento; contrai seus músculos para quebrar o esqueleto da presa e usa os dentes para arrastá-la inteira para dentro do estômago, é encontrada na Oceania, África e parte sudeste da Ásia.

A raiz do vocábulo “diabo” está no idioma grego e significa “enganador”. Ele é o único e autêntico inimigo do cristão (Efésios 6.12). Entre outras figuras que representam Satanás, a cobra é uma delas, por ser um animal sagaz e predador, que captura sua presa aplicando movimentos rápidos, depois de se aproximar silenciosamente da vítima. O Diabo age assim, aproxima-se sem que o alvo perceba o perigo de morte.

Temos dois relatos bíblicos do enganador tentando abrir e ocupar espaços na vida de quem têm comunhão com Deus. O Diabo se apresentou diante da esposa de Adão como uma serpente e diante de Jesus no deserto como se fosse o dono deste mundo (Gênesis 3.1-7; Lucas 4). Nos episódios das tentações de Eva e de Jesus, se apresentou como bem intencionado pregador da Palavra de Deus. Sua explanação foi tendenciosa, parcial, com objetivo de indução ao erro.

A aproximação do Diabo na vida de quem possui comunhão com Deus é revestida com falsa amizade, falsa humildade, falso moralismo. Ele profere mentira camuflada em interesse pela verdade dos fatos com a intenção de produzir dúvida, visa colocar irmãos contra irmãos e toda a raça humana contra o Criador (Provérbios 6.19; Zacarias 3.1-7; João 13.2; 1 João 3.8).

Cristo referiu ao Diabo como serpente e declarou que deu poder aos cristãos para vencê-lo (Lucas 10.19). "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão" - Marcos 16.17-18.

Compete ao crente orar e vigiar. Orar e agir. A vigilância espiritual é a tomada de ação de acordo com os parâmetros da vontade do Senhor. Ser vigilante é prestar atenção ao que Deus diz e conhecer as Escrituras Sagradas para usá-la como contra argumentação às interpretações bíblicas distorcidas do enganador. O conhecimento das Escrituras Sagradas nos faz capazes de jamais ser vítima de enganos diabólicos, repreender o Diabo usando a autoridade que há nome de Jesus (João 14.14).

"Não dê lugar ao Diabo"; “sujeite-se a Deus, resista ao Diabo e ele fugirá de vocês”. As passagens bíblicas Efésios 4.27 e Tiago 4.7 são duas recomendações eficazes, são consistentes estratégias de vigilância espiritual, são dois estratagemas necessários na vida de quem possui comunhão com Deus. É importante orar e vigiar sempre, saber que os verbos vigiar e agir possuem significados iguais no mundo espiritual. É preciso orar e ao mesmo tempo entrar em ação para evitar que o inimigo ocupe espaço em nossas vidas, se aproprie de lugares que não lhe pertence, faça com que as intenções dele tomem lugar em sua mente como se fossem ideias e planos seus.

E.A.G.

Publicado originalmente no blog Belverede em 16 de junho de 2013.
Reações:

3 comentários:

  1. Amigo se observarmos os demais animais, observaremos que a identificação ou comparação do Diabo com a Serpente não tem nada a haver com "astúcia" ou como a mais inteligente, pois esta citação é meramente uma ilustração, pois existe animais mais inteligentes e astutos que a cobra. O fato de Satanás usar tal animal certamente pelo silencio e pela forma como ela espreita sua presa, e também pelos sentidos aguçados ao perceber a vítima. É desta forma que Satanás, arma suas ciladas contra o homem, que de forma silenciosa e sorrateiramente ele espreita sua presa ao perceber seus erros e as oportunidades em dar um golpe certeiro, pois antes de atacar a Serpente se arma aguardando a hora certa para atacar. "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como LEÃO, buscando a quem possa tragar"; 1 Pedro 5:8, Vemos que o próprio Apostolo chega a compará-lo a um leão e não somente com uma cobra. Veja Apocalipse: 12:9 "E foi precipitado O GRANDE DRAGÃO, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele", tais comparação são inerentes a natureza do proprio Diabo: O LADRÃO não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10, O Simbolismo é a peça chave para entendermos quem realmente é o nosso adversário.

    Fique na Paz.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net