Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sexta-feira, 8 de maio de 2015

EBD - Lição nº 6: Mulheres que ajudaram Jesus

Posted by Pr. Genivaldo Tavares de Melo on sexta-feira, maio 08, 2015 with 1 comment
EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO PARA O DIA 10/05/2015
PONTOS A ESTUDAR:
I – JESUS, O JUDAÍSMO E AS MULHERES.
II – MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER.
III – MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA SERVIR.
IV – MULHERES COM DISPOSIÇÃO PRA OFERTAR.





I – JESUS, O JUDAÍSMO E AS MULHERES.

1.1 A presença feminina no ministério de Jesus.

A presença feminina tem gerado discussão que faz muito barulho nos nossos dias e é com respeito a presença da mulher no ministério que escrevo no final.

Há pastores que tem medo da presença da mulher na igreja, medo de que esta ofusque a sua falta de criatividade e pelos exemplos, mostre a inépcia do ministro. Melhor afasta-las nesses casos.

Quanto a presença da mulher no ministério do Senhor, não da forma ostensiva como se pretenda  e o carinho dispensados pelo Senhor é visível nas páginas dos evangelhos.

1.2 Jesus valorizou as mulheres.

O autor descreve como a mulher era tratada pelo judaísmo e não somente pelo judaísmo, mas, em muitas culturas a mulher não passa de um objeto.

O diálogo com a mulher samaritana mostra o respeito com que Jesus tratava a todos e principalmente as mulheres.

A despeito de acharem que Paulo, apóstolo do Senhor era machista, não é o que se depreende do texto de Efésios 5:28-29. O texto impõe o dever do homem em relação à mulher.
  

II MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER.


2.1 Maria, a mãe do Salvador.

A maneira como a Igreja Católica reconhece Maria pelos seus dogmas e doutrinas marianas têm-na como:
1 - Maria mãe de Deus.
2 - Virgindade Perpétua – Antes e depois do parto.
3 - Elevação de Maria em corpo e alma ao céu.
4 - Maria mãe de Deus que nem ela própria aceitaria.

A maneira como a vemos à luz da Bíblia:
Agraciada, mãe do Salvador e jovem virtuosa na sua mocidade.

Quando o autor fala em: “Rejeição (...) que prevalece entre muitos protestantes por conta do anticatolicismo deve estar se referindo a rejeição dogmática, pois, jamais rejeitaríamos aquela que deu a luz ao nosso Salvador.   


2.2 Isabel, a mãe do precursor.

Disse Zacarias ao anjo: “Como saberei isto? pois eu já sou velho e minha mulher avançada em idade.”. Muita semelhança com o anúncio do nascimento do Messias exceto que no o aviso foi primeiramente dado a Maria.

Traz a lembrança o anúncio do nascimento de Isaque no caso, Abraão e Sara.

Leva-nos a refletir sobre a providência de Deus e os seus planos; não há quem impeça.


III – O TREINAMENTO.
Os tópicos II e III podem passar a impressão que o autor classifica as mulheres em dois grupos: As obedientes (passivas) e as que servem (ativas), mas, não é.

3.1 Mulheres servas.

O autor carrega bem o texto com referências bíblicas e essas referências fortalecem a ideia que temos do importante papel da mulher na vida do Mestre, dos próprios apóstolos e finalmente, do Reino, todavia, Jesus escolheu doze homens  para acompanha-lo e servi-lo no compromisso da evangelização ou nem diria da evangelização para que ninguém diga que a mulher não pode evangelizar; diria ação ministerial por caber aos apóstolos fazerem discípulos em todas as nações. Mt. 28:19.

Não me lembro de alguém ter achado que o Senhor era machista como dizem de Paulo. 


3.2 Mulheres abnegadas.

O autor mostra duas situações semelhantes, mas, distintas pelo lugar, tempo e personagens envolvidas. Muito bom.

Elas gastaram dinheiro na obra, acompanharam os passos do Senhor e quem sabe não tenham influenciado seus maridos, alguns, figuras importantes do cenário político.


IV – MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA OFERTAR.

4.1 O trabalho rabínico.

Lendo Lc 10:7 sobre a instrução de Jesus aos doze, fico extasiado. Seguir o modelo que ele deixou é abençoar e ser abençoado.

Digno é o trabalhador do seu salário, que sirva de lição para as centenas de pastores espalhados pelo Brasil que convoca obreiros para a seara do Mestre e larga-os pelos cantões sem lhes dar a devida assistência.

A falta de assistência a um pastor e sua família, leva os filhos a crescerem revoltados com a igreja.

Conheço um amigo que quando criança, crescia os olhos pela quantidade e qualidade de comida na casa do pastor presidente.

Guarde-nos o Senhor.

  
4.2 Apoio feminino.

Não apenas na cultura judaica que na verdade é o que importa no presente estudo, mas, a mulher sempre pagou um alto preço por ser mulher em todo o tempo e em todos os lugares.

A mulher erra e acerta em tudo o que faz. Acerta por ser mais sensível e obstinada e erra por colocar a emoção acima de tudo o que faz.

O presente século abriu uma enorme fenda nas relações sociais que envolvam homens e mulheres e estas, conquistam cada vez mais espaço; reclama seus direitos e nos países em que prevalece o fanatismo religioso elas são sempre as maiores vítimas.

O Evangelho de Cristo, o verdadeiro Evangelho notabilizou a mulher e acerca de uma delas disse Jesus: “Onde quer que o evangelho seja pregado, o que ela fez será contado para sua memória.”. Mc 14:9.

                                                           "APÊNDICE"
A MULHER E O MINISTÉRIO.

Há muitas coisas que estão acontecendo no mundo das igrejas por pura permissão de Deus, por conta do abandono doutrinário a que essas igrejas têm sido relegadas como por conta de homens com o coração endurecido.

Os dons ministeriais descritos em Efésios 4:8-13; a instituição dos diáconos em Atos 6; o estabelecimento do presbitério com o objetivo de organizar e manter a boa administração das igrejas Tt. 1:5 seguido da orientação no verso 6 para que fossem maridos de uma mulher e não as mulheres com a recomendação; aquelas que tenham apenas um marido e etc.

Não há nos dons e ofícios acima, cargos que honrem os homens tão somente para ocupa-los, mas, dons e ofícios para servir a igreja do Senhor.

Que não tentem subverter a Palavra do Senhor.

O que digo acima, não significa desprezo ao trabalho feminino e vou ainda mais longe; as mulheres a quem Deus usa são por vezes, mal assistidas na maioria dos ministérios e muitas trabalham sem qualquer apoio financeiro visto que, muitos acham que por ser mulher, não se deve assalariar para a realização de missões que cumprem de maneira exemplar.

Se acho horrível ver homens nos púlpitos, cheios de si, vaidosos, e soberbos sentindo-se os donos do poder e filhos prediletos de Deus, quanto mais a mulher.

Infelizmente deixaram-se corromper pelo poder, pelo dinheiro e pela popularidade.




Reações:

Um comentário:

  1. Penso que tanto o homem quanto a mulher possuem grande valor na obra do Senhor cada qual para aquilo que Deus chamou. Deus colocou ao lado de Adão uma mulher e não um outro homem, tem muita mulher dentro das igrejas desculpe o jargão querendo vestir "calças" assim como tem muito homem que não funciona como cabeça. Se parássemos de fazer comparações tolas, talvez entenderíamos que o Senhor Deus nos colocou como homem e mulher, um do lado do outro e tanto um quanto outro são instrumento para glória dEle. Se assim fizéssemos nenhuma mulher se sentiria menosprezada e faria com mais amor e dedicação o seu trabalho na obra, assim como nenhum homem andaria por aí todo cheio de arrogância e machismo pois entenderia que a mulher é uma pessoa indispensável no seu ministério.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net