Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

domingo, 27 de setembro de 2015

O ensino superior de Teologia (Parte 1 - A origem da universidade)

Posted by Ronaldo Corrêa on domingo, setembro 27, 2015 with No comments
Biblioteca da Universidade de Bolonha, na Itália. A primeira universidade  ocidental. (Imagem: wikimedia.org)













Com o aumento da oferta e do acesso a cursos de nível superior no Brasil, está cada vez mais comum encontrarmos dentre os membros das igrejas evangélicas pessoas que possuam um curso de graduação. E esta mudança de nível de escolaridade de uma parcela considerável da sociedade traz diversos reflexos, especialmente no caso dos cursos superiores de Teologia, para a vida congregacional da comunidade cristã evangélica. Portanto, é de elevada importância analisar as origens nas quais se baseiam e as demais características do ensino superior de Teologia.

Reflexos na vida da igreja

Dentre os diversos novos cursos superiores ofertados no sistema de ensino superior brasileiro, o de Teologia é um dos que se encontram cercados de polêmicas e manifestações de apoio e/ou oposição, devido principalmente à natureza "vocacional" do ministério eclesiástico que, segundo uma parcela da liderança evangélica, seria incompatível com a "profissionalização" da Teologia e, principalmente, com a normatização dos cursos de Teologia pelos órgãos governamentais, algo que poderia ser entendido como uma "ingerência estatal" no culto religioso. 


Mas é inegável que o aumento geral do nível cultural e acadêmico da membresia das igrejas traz na sua esteira uma alteração - ou pelo menos uma maior exigência por isto - no ensino bíblico e pregação nos púlpitos, e até mesmo nas práticas das comunidades evangélicas.

A blogosfera evangélica

Além de sofrer uma forte influência do "momento tecnológico" vivido nos últimos anos, com a "revolução da internet 2.0", na qual a ideia de que todos podem ter uma opinião resultou na proliferação dos blogs, o aumento da quantidade de blogs evangélicos também pode ter uma estreita relação com o aumento do acesso ao ensino superior de teologia, já que muitos membros da UBE, por exemplo, possuem tal formação e/ou especialização, e é patente a qualidade dos textos e análises produzidos, que auxiliam na edificação do Corpo de Cristo, que é a Igreja.

Reflexos inesperados

Um fato curioso é que, com a atual "febre dos concursos públicos", que leva milhares e milhares de pessoas a passarem meses e até anos estudando arduamente para obter a aprovação em um concurso público, o curso superior de Teologia passou até mesmo a ser mais valorizado após a "oficialização" deste pelo Ministério da Educação (MEC), pois  seu diploma é tão válido para muitos concursos como qualquer outro diploma de nível superior.

Um caso emblemático que ilustra tal situação é o concurso para capelão da Marinha do Brasil, que exige formação superior em Teologia e oferece salários bem vantajosos, além da patente de oficial das forças armadas, motivando muitos cristão vocacionados ao ministério pastoral a buscarem a formação superior em Teologia. 

A teologia e a origem da universidade

Investigando as últimas análises técnicas feitas pelo Conselho Nacional de Educação acerca do ensino superior de Teologia, nos deparamos com o Parecer nº 60/2014, em cuja introdução são registradas informações acerca do histórico do ensino superior no mundo, e em especial o ensino teológico. E é sobre este extenso documento que passarei a redigir esta pequena série de textos, analisando alguns pontos mais relevantes para a compreensão e valorização do ensino teológico de nível superior.

Nas primeiras páginas do texto do Parecer, é traçado um panorama histórico sobre o ensino superior, e a primeira informação relevante com a qual nos deparamos é sobre o fato de que a universidade como a conhecemos hoje nasceu no seio da igreja. 

O parecerista defende que uma das condições preliminares essenciais para o debate do ensino teológico de nível superior seria "uma breve reflexão não só a respeito dos primórdios da instituição do ensino superior de Teologia, bem como sobre os princípios da instituição da escola superior, como tal, no Ocidente, ou, melhor dizendo, sobre a origem da universidade, propriamente". 

Já que, segundo afirma tal parecer, "o marco legal da universidade, assim como hoje a conhecemos, uma instituição superior formal de ensino – invenção singular da Europa medieval – está irremediavelmente imbricado com o estatuto da faculdade de Teologia, nascida em seu contexto". Ou seja, a instituição onde ocorre a efervescente vida acadêmica do nosso tempo iniciou-se com o estudo da Teologia como ciência.

Atribui-se à Teologia, como faculdade, ao lado das faculdades de direito civil, de direito canônico, de medicina e de artes, o começo da universidade moderna.

A ampla divisão e subdivisão de áreas que hoje vemos no ensino superior diverge drasticamente da forma de organização do ensino no início da instituição universitária. Falando sobre tal fase dos primórdios da universidade, o Parecer afirma que "Se um dos projetos precípuos das emergentes corporações de mestres e professores no século XIII era a pesquisa e o ensino da ciência (scientia), esta ciência, propriamente dita, denominava-se Teologia.".

O perfil do “teólogo” cientista irá definir, sobretudo, o modelo do “mestre” na idade média, por excelência.

Assim, notamos que o próprio perfil do cientista foi moldado originalmente a partir dos teólogos. E tal "perfil" inicial da ciência, passando por ideias e ideias como por exemplo o ensino público gratuito defendido por Martinho Lutero, resulta em uma construção histórica que reflete até hoje nas instituições de ensino superior, como defende o parecerista: "Os escolásticos estão mais do que convencidos de que a scientia deve ser ensinada e aprendida; de que a scientia deve ser universalizada."

Tendo originado as primeiras instituições de ensino superior, a Teologia marca o seu lugar na história, e até mesmo a nomenclatura inicialmente adotada para tais "escolas" ainda perdura, apontando claramente para o fato de que os ideias dos "pais" da instituição superior de ensino motivam e embasam ainda hoje a academia, como nos relembra o parecer, ao afirmar que "As escolas superiores, ou simplesmente “escolas”, constituir-se-ão como corporações, as quais, ao lado das instituições produtivas de artesãos e mercadores, serão chamadas de 'universidades'".

Portanto, a renomada e "endeusada" instituição que conhecemos hoje como "universidade" e genericamente como academia, teve origem no ensino da Teologia como ciência. Dado o exacerbado secularismo e em alguns casos até mesmo ateísmo que grassa o seio da academia nos últimos tempos, tal "tributo" infelizmente nunca é conferido pelo universitários à teologia, a "mãe" das ciências... Pelo contrário: o "esporte preferido" de estudiosos de áreas como Filosofia e Física, por exemplo, além de muitas outras, é atacar a teologia e desmerecê-la como ciência.
Reações:

0 Comentários:

Postar um comentário

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net