Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

terça-feira, 15 de março de 2016

NOVOS CÉUS E NOVA TERRA - EBD Lç.12 20/03/2016.

Posted by Pr. Genivaldo Tavares de Melo on terça-feira, março 15, 2016 with 1 comment
EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO 12 PARA O DIA 20/03/2016.
PONTOS A ESTUDAR:
I – TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS.
II – NOVOS CÉUS E NOVA TERRA.
III – NOVA JERUSALÉM.
  
A NOVA JERUSALÉM QUE DESCE DO CÉU... Ap. 21:2



I – TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS.

1.1       Deus criou os céus.

A linguagem é diversa e tudo pode significar a mesma coisa?

Os céus incluem todo o universo com seus planetas,  satélites e outros sóis ?
Com certeza sim. A ciência tem descoberto outras expansões e tudo foi criado por Deus.

A Terra sendo uma referência por conta da vida existente nos permite dizer que o céu, esta expansão que se perde ao alcance dos nossos olhos, começa aqui onde pisamos? Sim, exatamente; este é o primeiro céu.

Paulo faz referência ao terceiro céu (ICo.12:2) deixando claro que se tem o terceiro, tem o primeiro e o segundo.

O segundo céu, “presumivelmente” é onde habitam as potestades, se tomarmos por base por exemplo, Dn. 10:12-14.

Onde Deus habita? Nos céus dos céus Dt. 10:14, expansão acima de todos os céus. Tudo foi feito por ele.


1.2 A renovação divina nos céus.

Segundo as palavras do nosso irmão Pedro na segunda carta, 3:7, a terra será totalmente refeita, não deixando nada que seja nocivo de uma civilização que soube afrontar a Deus e macular tudo o que devia ser parte de uma vida regrada e santa. Não ficará sequer a memória dos zombadores.

O paraíso que estava restrito a um pequeno espaço em relação ao resto do mundo, agora será total. Os mansos herdarão a terra. Mt. 5:5.

Essa limpeza geral, certamente inclui tudo o que foi lançado pelas potências, no espaço sideral.

II –  NOVOS CÉUS E NOVA TERRA.

2.1 Em cristo, céus e terra serão congregados.

Isaias 66:22 – “Porque, como os céus novos e a terra nova que hei de fazer estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome”.

Esta é a nossa esperança!

2.2 Novos céus e nova terra.

Algumas vezes encontramos na bíblia algo como “lembrança” e algumas pessoas têm curiosidade em saber se nos lembraremos de tudo o que houve.

Particularmente penso que lembrança e emoção não serão ingredientes para produzir alguma saudade de quem já foi; parentes, amigos ou bens, mas, creio que teremos lembrança da grande obra redentora realizada pelo Senhor, lembrando que há consciência após a morte, Lc. 16.

Meu caro professor, se alguém discordar de mim ou de quem pense igual, não se estresse, o importância será estarmos lá.

De nada adiantam as convicções teológicas e perder esta grande oportunidade.


III –  NOVA JERUSALÉM.

3.1 Foi preparada no céu.

A cidade de Deus é bela como descrita por João Ap.2. Além dessas características,  a cidade possui águas e flora purificadoras para eliminar todo o mal feito pelo homem em nosso planeta.

A cidade é protegida e não entrará nela nada imundo Ap. 21:27.

3.2 Os muros e as doze portas.

Uma descrição dos muros e das portas descritas em ap. 21:12-14.
A cidade construída por Deus para morada dos remidos tem características semelhantes as de uma cidade antiga fortificada, todavia, não visa dar proteção como estas considerando que não haverá o que temer. Será o lugar privativo do povo de Deus.

 3.3 Os doze fundamentos da cidade.

Ao colocar fundamentos em nossas construções, vê-se que tivemos em quem nos inspirar; pensando nas mega construções desde os tempos antigos, como a Torre de Babel, as Pirâmides e as modernas, verdadeiras obras da engenharia e tecnologia avançada.

DEUS É PERFEITO EM TUDO e somos felizes por que Cristo nos colocou ao seu lado.
  
3.4 Alí não haverá mais tristezas.

O consolo da presença de Deus que enxugará dos nossos olhos toda lágrima porque as primeiras coisas são passadas, aponta para a plena felicidade em todos os aspectos.

Vejam o papel que nossas igrejas têm hoje, tentar afastar o povo dos braços desses hereges que roubam a melhor esperança por uma esperança de natureza morta.

Estaremos dispostos a pregar a causa da verdade? Afastemos as festas dos nossos cultos e passemos a valorizar o ensino da Palavra de Deus e só assim alcançaremos melhores resultados.

Teremos coragem de acabar com as banquinhas de salgados e bazares, tudo para movimentar a igreja em torno daquilo que não é o seu objetivo real?

Jesus vem!

3.5 Não haverá pecados nem pecadores.

Não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação.

Ao longo do Novo Testamento, notadamente nas cartas de Paulo, há ensinos que são desprezados com relação a ética e a moralidade cristã em todos os sentidos, todavia, há igrejas que fecham os olhos para a questão da ética cristã valorizando a quantidade de pessoas e arrecadações. Presença puramente física.

Os pastores são responsáveis por ensinar o que precisa para consertar vidas e confesso que não sei – ou sei!? – por que tanta gente quer ser pastor? No mínimo ignoram que o julgamento de quem está para ensinar é mais pesado que o julgamento de um crente comum? Seremos mais cobrados.

Você, professor da Escola Bíblica Dominical é tão responsável quanto o seu pastor, pois, recebe um pequeno grupo em confiança e isto não significa que você deva imprimir palavras de ordem na mente dos seus alunos contra o seu pastor e ministério, basta ensinar a verdade; verdade bíblica, não a minha ou a sua.


A VERDADE LIBERTA.  
Reações:

Um comentário:

  1. Boa noite...
    Creio que o amigo se confundiu com “o céu e a terra que serão “refeitos – restaurados” na dispensação Milenar (Eze. 36:35-36), que ocorrerá mil anos antes do Novo céu e da Nova terra, na Eternidade. Pois, o termo “refeito” colocado por vc. soa como se o primeiro céu e a primeira terra fossem reciclados, se transformando num novo céu e numa nova terra. Ao passo que as Escrituras são claras: eles passarão dando lugar a uma nova criação:
    Isaias 66:22 – “Porque, como os céus novos e a terra nova que hei de fazer estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome”.

    Apoc. 21:1 – “E vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”.

    Todavia no geral o estudo está bom, faltou apenas uma melhor explicação, que o Reinado Milenar de Cristo nesta terra será de “restauração de todas coisas”; ao passo que já na Eternidade tudo será feito Novo:
    “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas...” Apoc. 21:5.

    Conheçam o plano escatológico Divino, contendo o gráfico da ordem e a cronologia dos períodos da Gr. tribulação, vinda de Jesus e arrebatamento da Igreja (menos o dia e hora e o momento da vinda) E-mail: Jaime.ap@hotmail.com.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net