Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A EVANGELIZAÇÃO DOS GRUPOS DESAFIADORES. LÇ.6 EBD 07/08/2016 (Subsídio).

Posted by Pr. Genivaldo Tavares de Melo on sexta-feira, agosto 05, 2016 with No comments
EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO 05 PARA O DIA 07/08/2016.
PONTOS A ESTUDAR:
I – JESUS ANUNCIA O EVANGELHO DA INCLUSÃO.
II – O EVANGELHO ÁS PROSTITUTAS.
III – O EVANGELHO AOS HOMOSSEXUAIS.

   Há quem ame o crime e há os que são atraídos pelo crime.


 I – JESUS ANUNCIA O EVANGELHO DA INCLUSÃO.
O tema Inclusão ou inclusivo deve ser tratado com muita cautela por conta do mau uso que se tem feito desse verbo.

1.1       A reação do fariseu, o incluído.

Como já disse em lições anteriores, trato de subsídio e logicamente exponho a minha opinião sobre a matéria sem que isto represente uma forma de desqualificar o pensamento do autor.

No tocante a reação do fariseu, vive-se coisas semelhantes em muitas igrejas por conta do pré-julgamento que se faz em relação a outras pessoas prejudicando a sua inclusão no ambiente da igreja:
- Por falta de conhecimento.
- Por puro fanatismo.
- preconceito e até, boas intenções.

Derrubar esses maus princípios é uma tarefa do tipo “missão impossível” sendo o melhor, preparar o novo convertido para esse tipo de confrontação.

1.2       A reação da mulher excluída.

Não se pode falar em inclusão sem arrependimento Lc. 19:8, porém, não podemos transformar uma pessoa que vem de fora com todos os vícios da natureza humana em pecado. Assim, chorar ou mesmo sorrir de alegria, são sentimentos que falam de uma pessoa aberta ao arrependimento.

1.3       Reação de Jesus, o amor inclusivo.

Por incrível que pareça, um grande número de crentes não se dão conta do amor de Jesus e desprezam pessoas por seus atos.

Falar da vida alheia é fácil, enche-las de bem poucos querem.
Já tomei conhecimento que mães cristãs que no desespero de ver os filhos passando fome, entregaram-se a prostituição e assim acontece com muitas prostitutas. Somos de falar e criticar, porém, péssimos em enfiar a mão no bolso e ajudar com amor a quem precisa.
Jesus fazia a obra completa e nesse sentido, a igreja precisa estar preparada para incluir e ajudar ou contribuir. Há pastores que não tem qualquer preocupação com os problemas sociais e a igreja, infelizmente, é a cara do pastor.

II – O EVANGELHO ÁS PROSTITUTAS.


2.1 Por que evangelizar as prostitutas.

Em todo o tempo da minha vida cristã, soube do testemunho de uma prostituta que aceitou Jesus em um culto ao ar livre, acompanhou o grupo para o culto público da igreja, converteu-se de fato e casou-se com um membro da mesma igreja tendo a sua vida mudada.

Como na nossa cultura, preocupam-se tanto com a questão da virgindade, imagine então, casar-se com uma ex prostituta. Vamos provar que amamos de verdade e não apenas de palavras.

O autor cita, além da mulher do texto da lição, Raabe a meretriz que vivia em Jericó e o fim que o Senhor lhe deu. Que grande lição para nós.

2.2 Como evangelizar as prostitutas.

Neste ponto, o autor adverte com os cuidados da aproximação e abordagem. Não há dúvida que evangelizar qualquer mulher exige muito cuidado e de preferência que haja acompanhamento feminino e de preferência, senhora comprometida com o evangelho.

Sabe-se da prostituição infantil na Tailândia e outros países próximos e soubemos também de organizações não governamentais cristãs cujos mentores iam à busca de prostitutas adolescentes. Pagavam o programa para não atrair o crime organizado e lá dentro, ao invés de abusar, mostravam o interesse em tira-las de lá e muitas foram libertas.

Quando o sujeito tem a mente corrompida com sexo, deve ser afastado de qualquer possibilidade desses encontros. Com esses, nada funciona e precisam de cura espiritual pelo arrependimento verdadeiro.

 III –  O EVANGELHO AOS HOMOSSEXUAIS.

3.1 Homossexuais em Corinto.

Temos diante de nós um assunto muito delicado em decorrência da ação dos grupos que atuam em “defesa” dos homossexuais e suas variantes LGBT. Conhecemos as demandas judiciais que essa questão tem dado e as ameaças que fazem para quem proponha a “libertação” deles considerando-nos homofóbicos.

Deve ficar muito claro que a condenação é pela pratica sexual ilícita, seja pessoas do mesmo sexo ou até oposto e com animais, zoofilia e outras formas depravadas de relação íntima.

Imaginem o apóstolo Paulo, ensinando uma igreja que até aquele momento, não tinha muita noção de limites, vivendo em uma sociedade libertina por conta de suas filosofias que valorizavam a vida terrena. Como politeístas que eram, veneravam a Afrodite, deusa do amor, da beleza e do sexo.

Paulo mandou chumbo grosso sobre eles: “Os injustos não hão de herdar o reino de Deus”. ICo 6:9.

3.2 Como evangelizar os homossexuais.

Este ponto mereceria um capítulo à parte, assim, recomendo a leitura na lição com as recomendações de abordagem do autor.

Quem prega para pessoas que mantém relação homo afetiva ou quem se prostitua, precisa buscar conhecer todos os conflitos que acompanha a diversidade de orientação sexual e crer no poder de Cristo para libertar. Os principais conflitos decorrem de:

- Forte desvio hormonal afetando as características indefinindo corpo e voz.
- Abuso sexual na infância.
- vítima de estupro que faz com que a mulher passe a desprezar o homem buscando uma relação afetiva com outra mulher.

Finalmente, diferente do conceito em como esse adjetivo é explicado nos inúmeros dicionários, como forte atração por pessoas do mesmo sexo, eu prefiro dizer que sou um homo afetivo nada ligado a questões da sexualidade, mas ao prazer de ter amizade com pessoas que correspondam a uma relação de amizade séria e dou como exemplo, a amizade de Jonatas e Davi e perceber qual foi a declaração de Davi diante da morte do amigo.


IV –  O EVANGELHO AOS CRIMINOSOS.

4.1 e 2  A capelania de Paulo e Silas da igreja atual.

O capelão é o responsável pelos cuidados religiosos em hospitais, prisões e em diversas outras instituições que precisar.  Devendo ser pessoa preparada sob todos os aspectos com melhor preparação para a área que pretender atuar de forma específica.  Cheio do Espirito Santo, vida ilibada  e ter confiança na transformação das pessoas principalmente quando se trata de prisão.

Com relação a capelania na igreja atual, a desatenção é muito evidente.


V –  O EVANGELHO AOS VICIADOS.

Essa é outra questão que merece um capítulo à parte, pois conhecemos bem o problema aflitivo do viciado, o desprezo destes por qualquer tentativa de ajuda-los.

Não há como falar em evangelização de viciados sem investimentos nessa área.

Tenho para mim que as casas de recuperação precisariam ser mais bem assistidas e  avaliadas as reais intenções de quem constitui casa de recuperação.

Reações:

0 Comentários:

Postar um comentário

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net