Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O SOCORRO DE DEUS PARA LIVRAR O SEU POVO. EBD Lç.11 11/12/16

Posted by Pr. Genivaldo Tavares de Melo on quinta-feira, dezembro 08, 2016 with No comments
O SOCORRO DE DEUS PARA LIVRAR O SEU POVO.
EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO 11 PARA O DIA 11/12/2016.
PONTOS A ESTUDAR:
I – A PROVIDÊNCIA DE DEUS.
II – ESTER NO PALÁCIO DE ASSUERO.
III – A CRISE CHEGA PARA O POVO DE DEUS.


PURIM é uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, tal como está escrito no Livro de Ester, um dos livros do Tanach.


I – A PROVIDÊNCIA DE DEUS.

O autor se vale do livro de Ester para trazer-nos como por semelhança, o quanto Deus pode fazer pelo seu povo, resguardadas as devidas proporções entre Israel e o povo da dispensação da graça.

1.1 A providência divina na história de Ester.

Ester estava na fortaleza de Susã junto com seu tio Mardoqueu, foram para lá entre os cativos de Judá. Na questão de providência, nada impede de haver duas correntes de pensamentos a respeito deste e de outros casos semelhantes.

Sempre que tratamos assuntos sob a ótica divina, afirmamos que Deus já tinha preparado os meios como se inclui também a doutrina da eleição. Tudo está sob o controle de Deus.

Se tratarmos sob a ótica humana o que não fere qualquer princípio doutrinário, podemos dizer que para solucionar problemas, Deus lança mão daquele que estiver mais próximo com um coração apto a receber sua orientação.
Alguns exemplos:
Raabe morava em Jericó e fez o que precisava ser feito para esconder os espias.
Maria tinha qualidades que a tornaram singular diante de Deus para ser escolhida pelo Senhor.
Ester estava na fortaleza de Susã e tanto ela quanto Mardoqueu e principalmente ele, estava muito atento a voz de Deus.

Assim, estejamos sempre prontos e atentos, pois Deus pode querer uma de nós para grandes obras em favor de necessitados e dos que hão de herdar a vida eterna.



1.2 A festa do rei.


Xerxes I governou a Pérsia de 486 a 465 a.c.  e seu império se estendia da Índia até a Etiópia, com sonhos de dominar a Grécia.

Não se tratava de uma festinha, mas de uma pomposa festa que cobria os convidados entre as cento e vinte e sete províncias, príncipes e servos para mostrar a sua grandeza.

Ao final, mais sete dias de festa envolvendo todos os que moravam na Fortaleza de Susã, com ordem de comerem e beberem a vontade, estabelecendo que ninguém fosse forçado a nada, pois o beber era por lei (Ester 1:8).

Em todo o tempo os poderosos gostavam de mostrar sua riqueza e poder, cada um ao seu modo e capacidade de bancar as festas e outros, como Calígula enchia-se do diabo para promover suas bacanais e crimes hediondos.

A tudo Deus assiste pacientemente ate o limite quando resolve  pesar a mão e acabar com a festa. Belsazar, o último rei da Babilônia, usando os vasos sagrados roubados de Jerusalém em sua conquista para neles beber, soube bem o significado disto.

Ninguém deve se escandalizar por haver quem gosta de festa e poder no meio evangélico; a bíblia se cumpre e apressadamente.

Tudo tem limite. Basta orarmos com inteiro coração.


1.3 A destituição da rainha.

Confesso que sempre tive admiração pela rainha Vasti; demonstrou ter personalidade em não se permitir servir de objeto para homens bêbados. Desafiar o rei Persa, não era pouca coisa.

Quando a mídia expõe; mulher melancia, jaca, mulheres que atraem astros do futebol, políticos e tudo para viver em vitrines. Lamentamos que umas envergonhem as outras.

Mau caratismo existe em ambos os sexos.


II –  ESTER NO PALACIO DE ASSUERO.

2.1 A busca de uma jovem para o lugar de Vasti.

“Busquem-se moças virgens para o rei” Et.2:2.
Sempre ouço aqui e ali, pessoas loucas que tentam desqualificar a Bíblia e se as feministas encontrassem esse texto... Não obstante, essa decisão não partiu de uma orientação divina e sim humana e era normal. Quando lemos história geral, em um canto ou tempo sempre houve quem se sentisse o dono da vida humana e a mulher sempre usada como objeto do desejo, principalmente jovem e virgem. Não há dúvida que é irritante, pois logo pensamos nas nossas filhas.

Havia que gostasse, vendo nisto uma enorme possibilidade de se dar bem.

De qualquer maneira, a mão do Senhor estava sobre seu povo e particularmente sobre a vida de Mardoqueu e Ester que logo caiu nas graças do rei.

2.2 Mardoqueu e Ester.

 Quem conduziu Ester ou Hadassa à casa do rei, deve ter sido um “olheiro” (nome dado a pessoas que vivem procurando moças belas para concursos em nossos dias), todavia a mão de Mardoqueu acompanhava Ester sempre, procurando saber dos seus passos (Et.2:20) e aconselhando-a.

O caráter de Mardoqueu dispunha-se a qualquer prova de valor moral e fé.

Belo exemplo para todos nós.


2.3 Ester é escolhida para o lugar de Vasti.

Como havia um propósito que era a salvação do povo judeu por conta do ódio destilado por Hamã, além da beleza de Ester ou Hadassa, a mão do Senhor movia-se na direção de Ester.  Mardoqueu apertava com ela para que se aproximasse do rei enquanto havia tempo não desse conhecimento da sua nacionalidade, haveria tempo para isso como houve.  Et.7.

Há cristãos que se apressam para declarar a sua fé e o melhor é deixar que percebam a partir das boas atitudes.

                     
III –  A CRISE CHEGA PARA O POVO DE DEUS.

3.1 A trama de Hamã.

O autor trata da má ação de Hamã que havia convencido o rei a publicar decreto danoso contra o povo judeu. Quero pontuar algumas questões que entendo serem importantes para os alunos:

1 – Quando mantemos a fé, nunca faltará inimigo;  que não goste de “crente”.
2 – No trabalho, o cristão deve se mostrar-se  amistoso com todos, respeitando, ouvindo e colaborando sempre que possível sem esquecer que a nossa cidade está nos céus.
3 –  Não confiem demasiadamente  nas pessoas; nem todos carregam boas intenções.
4 -  Mardoqueu tinha descoberto uma tentativa de golpe contra o rei e ainda mantinha o caráter e a disposição de não ficar bajulando o Hamã achando que com isto, poderia conquistar seu coração. Melhor não tentar. Quem é maldoso, até dentro das igrejas eles vivem tentando aplicar seus golpes baixos contra os fieis ou comprar oportunidades.


3.2 Ester toma conhecimento da trama contra o seu povo.

Recomendo a leitura em classe do texto bíblico no cap. 4 a partir do verso 9 quando se inicia um diálogo entre Mardoqueu e Ester tendo como intermediário, Hataque que era eunuco na casa do rei no espaço das mulheres.
Chamar a atenção dos alunos para os seguintes pontos:

1 – Não imagines em teu ânimo que escaparas Verso 13.
      Sempre foi assim na vida do povo de Deus; um não basta, tem que ser todos   para
      viver ou morrer.

2 – De qualquer maneira se nada fizeres, socorro de outra parte nos virá Verso 14.
              Lembremo-nos do que fora dito a Elias quando ele dizia: “mataram os teus
              Profetas,  só eu fiquei e buscam a minha alma”.

3 – A igreja, a maioria delas não estão trabalhando para o crescimento do reino de
      Deus e nesse caso, não podemos reclamar que estão invadindo campo.             
  

3.3  A estratégia sábia de Ester.

Agora sim. De posse das informações e do perigo que o povo corria, Ester preparou um surpreendente plano para entregar o mau Hamã nas mãos do rei e desmascara-lo, pois grande era a sua impiedade e soberba por ser importante no governo de Assuero. Já tinha mandado construir uma forca para Mardoqueu.

A partir do verso 6 capítulo 7 de Ester o seu plano começa a surtir efeito e assim, veio o livramento.  Recomendo a leitura dos versos 4 ao 10 com seus alunos.

Enfim. O livro de Ester é um livro que enche os nossos corações.


Deus nunca abandonou o seu povo e nós também não seremos abandonados diante da situação em que vive o nosso país.
Reações:

0 Comentários:

Postar um comentário

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE 2017 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net