Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

quinta-feira, 9 de março de 2017

VIVENDO DE FORMA MODERADA. EBD LÇ.11 12/03/2017

Posted by Pr. Genivaldo Tavares de Melo on quinta-feira, março 09, 2017 with 3 comments
EBD LÇ. 11 12/03/2017 “VIVENDO DE FORMA MODERADA”.

O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical, lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento.  Eles funcionam como polinizadores;  sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.

PONTOS:
I – TEMPERANÇA, O DOMÍNIO DAS INCLINAÇÕES CARNAIS.
II – PROSTITUIÇÃO E GLUTONARIA, O DESCONTROLE.
III – VIVENDO EM SANTIFICAÇÃO, DEIXANDO OS EXCESSOS.

        O Senhor preparou um caminho para nós. Devemos segui-lo com fidelidade 


I – TEMPERANÇA O DOMÍNIO DAS INCLINAÇÕES CARNAIS.

1.1 Vivendo de modo sóbrio.

Sou apaixonado pela palavra “sobriedade”; qualidade do que é sóbrio. Veja o que encontrei como definição:


Que se alimenta moderadamente; que bebe com moderação; frugal. Que não se encontra sob o efeito do álcool; que não é alcoólatra. Que se comporta de modo comedido; que se expressa com timidez; que tende a ser sério. Que não exibe suas qualidades; que se comporta de maneira serena; contido ou recatado. Desprovido de afetações; sem enfeites exagerados: apartamento sóbrio. Cuja cor não desperta atenção; de tom suave.

Aquele é sóbrio. 

Todas as doutrinas bíblicas ligadas ao comportamento humano devem assentar-se no princípio da sobriedade. Quem vive isso, não erra ou erra menos.



1.2 Temperança e qualidade de vida.

Se sobriedade tem caráter filosófico de vida, temperança é a forma de viver de quem é sóbrio.

Confesso que não entendo como muitos crentes vivem as voltas em discussões sobre  o que pode ou não fazer, o que é pecado ou não.

Quem se submete a vontade de Deus não busca a sua própria vontade e recusa viver em deleites.  Simples assim!

1.3 A temperança na vida de Cristo.

O comentário do autor neste ponto mostra Jesus isento de toda obra da carne, pois era cheio do Espírito Santo.

Se o Diabo sabendo disso e por conta disso, não tentaria o Senhor como fez, O fato de tê-lo tentado mostra a natureza de Jesus, 100% homem nesta vida tão sujeito quanto nós a pecar. Hb. 1 mostra a força da sua obediência ao Pai e em que isso resultou; Foi-lhe dado um nome que é sobre todo o nome. Fl.2:9.

Novamente podemos dizer que a obediência e submissão ao Espírito Santo nos torna temperantes e vencedor.

                   
II – PROSTITUIÇÃO E GLUTONARIA.

2.1 Fugi da prostituição.

O autor fala do vocábulo “prostituição” invocando o original grego como “porneia”  ou relações sexuais ilícitas.

O cérebro humano funciona como uma antena de captação de mensagem; de sensualidade, erotismo e pornografia. Essas mensagens estão sobre nossas cabeças como nuvens de chuva fazendo o seu trabalho.

Conforme a carga de captação dessas mensagens, temos pessoas envolvidas com todo tipo de sexo ilícito que vai da prostituição a infidelidade conjugal, da pedofilia ao sexo nojento com animais, chamado de zoofilia.



2.2 A disciplina em casos de prostituição.

O autor trata da disciplina na igreja de Corinto.

Nos dias apostólicos, a disciplina era dura e tudo quanto foi feito e escrito, foi para servir de exemplo para nós. Se todo crente morresse por mentir, as igrejas estariam “quase” vazias e muitos púlpitos também.

Ananias e Safira por mentir na contribuição. Atos 5:1.

O jovem citado na lição que mantinha relações com a madrasta ICo.5:1.

E como deveriam ser tratados os que agissem de maneira contrária a sã doutrina.  IIJo. 1:10. Não deveriam saudá-los nem recebe-los em casa.

O pastor de cada igreja responde como anjo da igreja diante de Deus por qualquer negligência nesta parte.

Verdade que se não houver disciplina e isto deve ser exercido com amor e cautela, sem expor publicamente o faltoso por dois motivos:

O faltoso pode levar a igreja a juízo por danos morais; não dá para se descuidar.

O nosso povo ainda não aprendeu a perdoar; em todo o tempo, lançam em rosto.

Via de regra o faltoso conta para a metade da igreja e isso fica sério. A razão é simples: O faltoso só conta para a amiga ou amigo de confiança e logo cai no domínio público, pois na igreja, cada um tem a sua pessoa de confiança.


2.3 A glutonaria e seus males.

Falar em glutonaria talvez não seja o caso, pois somente os jovens em fase de crescimento e que trabalham pesado, comem demasiadamente.

Reeducação alimentar é a palavra de ordem.

A maioria das pessoas obesas  não são por conta de glutonaria com algumas exceções. Nos EUA a luta é para tirar o lanche e o refrigerante; combinação perfeita para a obesidade.

Há muito que abri mão de refrigerantes.

Abri mão de manteiga, margarina e pão, suprindo com, frutas, raízes como: Mandioca, cará, inhame, cuscuz de vapor com ovo mexido, tapioca, as vezes um pão de queijo. Tudo moderadamente e a noite, não mais, feijão, arroz e carne e o custo da alimentação caiu.


Sabemos que a glutonaria quebra a regra do razoável e da temperança.



III – VIVENDO EM SANTIFICAÇÃO E DEIXANDO OS EXCESSOS.

3.1 Agradando a Deus em tudo.

O autor declara que nos nossos dias e por conta do aumento da iniquidade, falta amor genuíno para com o Pai e consequentemente falta  santidade, moderação e bom senso.

Não sei se encontramos a palavra ideal que possa definir como agradar a Deus sem fazer muita força e só encontro como resposta, o amor. Quando amamos a Deus de verdade, recusamos qualquer oferta que nos leve a ofender a Deus.


3.2 Santificação.

A Bíblia declara que sem santificação ninguém verá o Senhor  Hb. 12:14.

Muitos veem santificação como um processo que começa no primeiro degrau da escadaria da penha (365 degraus) e na verdade, quando entramos pela porta do amor incondicional a Cristo, somos agraciados com uma vida justa e irrepreensível.



3.3 Deixando os excessos.

Todo excesso é mau sendo fruto da intemperança; da falta de equilíbrio ou ainda do fanatismo para as coisas espirituais e  falta de sobriedade para as coisas materiais.

Que o Senhor nos guarde.
Reações:

3 comentários:

  1. Ola a paz do Senhor Jesus
    Otimo blog assuntos muito interessantes.
    Sl39.blogspot.com
    Me ajuda no meu blog aceito sugestões.
    Obrigado Deus te abençoe em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Um casamento espetacular, sob as bençãos de Deus.https://www.facebook.com/Orquideafssantos/?fref=ts

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, parabéns. Precisamos desenvolver os frutos do Espírito e fugir das obras da carne.
    Cursos Bíblicos Online

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net