Visite o Pesquisa Gospel

+-

(A+) (A-)

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Posted by Pr. Genivaldo Tavares de Melo on sexta-feira, setembro 08, 2017 with No comments
EBD LÇ. 11  10/09/2017 “A SEGUNDA VINDA DE CRISTO”.

O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical,  lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento.  Eles funcionam como polinizadores;  sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.

Aos Irmãos coordenadores de EBD:  Não torne a lição, um caderno inútil, fazendo valer os seus argumentos, um estudo à parte desta ferramenta. Recebo muitas reclamações de irmãos frustrados por conta disso. Há quem crie argumentos, tão à parte, que neutraliza até o tema proposto para estudo.

PONTOS:
I – OS EVENTOS DO PORVIR.
II – TERMOS BÍBLICOS PARA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO.
III –  OS EVENTOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO.


 Feliz o que tem parte na primeira ressurreição para que não lhes pese o dano da segunda morte que tem caráter eterno. 



I – OS EVENTOS DO PORVIR.

1.1 Fonte de predição.

A Bíblia é a única fonte das predições, porém o maior problema visto em nossos  dias, são as pessoas quererem determinar tempo e hora por conta de fatos recorrentes à vinda do Senhor.

Vamos por em ordem os eventos citados pelo autor  para facilitar sua leitura na exposição:

- (ITs. 4:16-17)  O arrebatamento da igreja.
- (Mt.24:30 e Ap.1:7) A vinda de Jesus em glória.
- (Mt. 24:21) O juízo de Deus sobre a terra no fim dos tempos.
- (Is.62:2-3) O futuro glorioso de Israel.
- (Is.9:7) O reino milenar de Cristo.

Particularmente eu poria o “Futuro glorioso de Israel” logo após a vinda de Jesus em Glória; quando ele voltar com a igreja para reinar sobre o Monte Sião.

(Is. 62:2,3) “E os gentios verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará. E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, e um diadema real na mão do teu Deus.”.


1.2 O destino dos impérios da antiguidade.

Apenas um relato do autor para lembrar como todos os impérios caíram e cada um no seu tempo e vale lembrar o sonho de Nabucodonosor e a sua estátua (Dn.2:31-35) construída com materiais diferentes em cada parte do corpo realçando o poder das nações para terminar com os pés feitos, parte de ferro e parte de barro que sem dúvida trata do Império Romano com os seus dois polos de governo, em Roma e no Oriente, Constantinopla.

Particularmente, aplico esses dois elementos dos pés da estátua da seguinte forma; o ferro representando o poder político e o barro o poder religioso que dele saiu e que foi ferido uma vez, mas resistiu e chegou até nós. O poder religioso que foi ferido será definitivamente destruído na vinda do Senhor em glória.

O fato de Daniel ter visto a pedra cortada e que esmiuçou os pés como as outras partes, retratavam acontecimentos futuros, naquele tempo. Por isso não vou me incomodar se houverem pensamentos diferentes a respeito.

1.3 Sobre as diásporas judaicas.

O autor cita a diáspora e o retorno do cativeiro de Israel nos dias de Daniel, Esdras, Neemias e outros grandes nomes da história de Israel, porém o maior movimento de retorno dos judeus à palestina, se dará no milênio e causará impacto mundial.

(Zc.8:23) “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.”.

II – TERMOS BÍBLICOS PARA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO.


2.1 Vinda.

PAROUSIA – gentilmente o autor escreve a forma de pronunciar; “parussia”  que significa: Chegada, presença, volta, advento e etc.

ÉRCHOMAI – “Ir” e também “vir” segundo o autor, o mesmo termo para ser usado nos dois movimentos, dependendo da referência ou ponto de partida e chegada.

2.2 Manifestação, aparição.

EPIPHANEIA.
O grego em comparação com a língua portuguesa e algumas palavras da língua inglesa só podem ser compreendidas  dentro de um contexto.

No original “Epihaneia” é usado para a primeira aparição de Cristo no seu nascimento e semelhantemente, na sua vinda para o arrebatamento ou ainda em glória. O autor cita vários textos em que se aplica a mesma palavra.
2Tm. 1:10, ITm.6:14 e Tt.2:13.

A forma aportuguesada é “Epifania” que  significa aparição ou manifestação, normalmente relacionado com o contexto espiritual e divino
  
2.3 Revelação.

O termo usado original é “Apokallypsis”

(Ap.1:7) REVELAÇÃO.
Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.”.

O texto acima retrata bem o caráter da revelação e é quando o Senhor se dará a conhecer no mundo inteiro.


III – OS EVENTOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO.

3.1 O arrebatamento da igreja.

O tópico está muito claro com relação a vinda do Senhor e o arrebatamento da igreja que pela sua grandeza, parece utopia, um sonho, mas a realidade é que está bem próximo pelas indicações bíblicas e vai encontrar muita gente desapercebida.

(Mt. 25:8) “E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.”.

Quanto ao fuso horário é algo surpreendente e só diz  respeito a nós que somos pequenos em relação ao universo e menor ainda em relação a Deus.

O nosso mundo gira em torno de si mesmo e em torno do sol proporcionando as quatro estações do ano e em torno de si mesmo, o dia e a noite e assim, podemos afirmar que:

Para Deus, não há dia nem noite, nem as quatro estações; tudo é a mesma coisa e já para nós, enquanto o oriente dorme, nós trabalhamos o que justifica:

(Lc. 17:34) “Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado.”.

 3.2 A vinda de Cristo em glória.
                                                                                             
A segunda vinda de Cristo ocorrerá em duas fases ou tempos:

1 – Sua vinda para o arrebatamento. Ninguém verá por conta da rapidez, todavia o desaparecimento de milhares de pessoas, causará pânico principalmente nos crentes que ficarem aqui.

2 – Ele volta com a sua igreja para reinar e todo o olho o verá.
Isto ocorre após a “grande tribulação” razão pela qual, os fieis e conhecedores da bíblia sabem que nada  pegará aqueles que estão aguardando a vinda do Senhor, no tocante a uma próxima guerra mundial com todas as consequências decorrentes.

Será estabelecido o milênio de paz quando Satanás e os demais que causaram perturbação na terra, estarão presos.



3.3 A grande tribulação.

O tópico 3.3 da lição é muito rico em referências bíblicas quando na forma da exposição dos fatos e para facilitar o ensino, quero por em ordem detalhada dos fatos.

1 – Toda essa movimentação em torno dos sistemas políticos, econômicos e religiosos, formaram a plataforma sobre a qual o anticristo vai reinar a partir de Jerusalém, porquanto, assentar-se-á no trono de Deus, querendo parecer Deus para enganar os judeus.

2 – Jesus vem e leva a Igreja para as bodas do Cordeiro que representa as núpcias (simbólica) de Cristo com a sua igreja.

3 – Cristo com a igreja em cima no céu e na terra, o Anticristo se dá a conhecer, fazendo um pacto com Israel, dizendo ser o Messias que tanto esperam.

4 – O tempo revelado está no livro de Daniel e suas setenta semanas.
Semanas representados por dias e na metade da semana, (três dias e meio) O Senhor despertará Israel que rompe os laços com o Anticristo e arrasta para si, uma grande tribulação, conhecida na Bíblia como “dias de angústia para Jacó”.

5 -  Jesus volta e livra Israel abreviando os dias do seu sofrimento ou angustia.

6 – Até o final do milênio, Jesus reina e a igreja ainda se mantém como igreja. No término do milênio, o Senhor entrega o reino ao Pai e vem o julgamento final quando a igreja deixa de ser igreja para que sejamos tratados de forma individual no julgamento final, quando não haverá condenação para os salvos em Cristo.

Novos céus e nova terra e aí, tudo estará concluso; todo o plano de Deus está devidamente concluído. Os mansos herdarão a terra.

Deixo de citar as sequências bíblicas por serem do conhecimento dos professores e parte delas, está no comentário da lição.

3.4 O tribunal de Cristo e as bodas.

1 – O  julgamento das obras de cada um e a entrega do galardão.

Há quem ensine (erroneamente) que este julgamento será a separação dos bodes e das ovelhas.

Não tem a ver com isso porquanto essa separação só diz respeito ao julgamento das nações, sobre aquelas que foram ou não, benevolentes com o povo de Israel e que serão tratadas no governo de Cristo, da maneira como trataram Israel.

Mateus 25:32-36;

E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Reações:

0 Comentários:

Postar um comentário

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs

Postagens populares nos últimos 7 dias

Postagens mais acessadas

Conexão de amizades

Google+ Followers

Categorias

abaixo-assinado Aborto ação coletiva Aconselhamento Pastoral Acordo Ortográfico Adoração Africa alerta Altair Germano ANAJURE ansiedade Antonio Flávio Pierucci Apologética Arminismo e Calvinimo Arrecadação de Impostos artte assuntos atuais Ateísmo atitudes audio-books barbárie Belverede Bíblia Bíblia de Estudo Bibliotecas virtuais biografia Blog do Momento Blogagem Coletiva blogagem profética Blogger Blogosfera Cristã blogueiros Boicote Brasil Cadastro Campanhas Caramuru Afonso Francisco Carla Ribas Carlos Eduardo B. Calvani Carlos Nejar Carlos Roberto Silva Carnaval cartunista cristão casamento cenas da vida CGADB charge Charles Péguy cidadania Cinema Cintia Kaneshigue clamor Como criar e editar um blog? comportamento Comunicados Concurso no blog Concursos conectados em oração Consciência Cristã conscientização Contribuição conversão copa 2014 corporativismo corrupção cosmovisão cristã CPAD CPAD News Creative Commons crianças crianças desaparecidas crime criminalidade Cristofobia Culto de Missões debate Denúncias dependência de Deus Desafiando Limites Desaparecidos Desarmamento Desastres Naturais Descriminalização da maconha Deus. devocional Dia da Bíblia dia da mulher Dia das Mães Dia de Missões Dia dos Namorados Dia dos Pais Dicas dinheiro direitos humanos discurso Divulgação Domingo da Igreja Perseguida dons espirituais Dr. Luis Pianowski Drogas DVD e-book EBD Ecologia e Natureza Editorial educação Eleições Eleições 2014 Eliseu Antonio Gomes ENBLOGUE Enquete ensino Entrevistas Escatologia Escola Dominical Escrita Esdras Costa Bentho Esperança Esportes estatísticas Estudos Etica Etica no Blogar Evangelho Evangelismo Evento exegese bíblica Facebook Família família Cristã Felipe M Nascimento Fidelidade e Infidelidade conjugal filhos filme Filosofia fim do mundo formação de opinião frases e citações Frida Vingren futebol Game Geisa Iwamoto Genivaldo Tavares de Melo George Soros Geremias do Couto Geziel Gomes gif Google Friend Connect Google Plus (G+) governo Graça Guerra Cultural Gutierres Siqueira Haiti Hinários História Holocausto homilética HQ Humor idosos igreja Igreja Perseguida Imagens Cristãs inspiração Integridade Moral e Espiritual Intelectualidade Interatividade intercessão internet Internet Evangélica intolerância Islamofobia Izaldil Tavares de Castro J.T.Parreira Jairo de Oliveira Japão jejum Jesus: O Homem Perfeito Jesus. João Cruzué jogos eletrônicos Johann Sebastian Bach José Wellington Bezerra da Costa Judeus judiciário Júlio Severo Jurgen Moltmann justiça juventude Kelem Gaspar legislação LGBTS liberdade de expressão liberdade de imprensa lição de vida Lições Bíblicas Adulto Lições Bíblicas Jovens liderança literatura livro digital Livros Louvor Lucas Santos Luis Ribeiro Luiz Sayão maconha Magno Malta manifestações copa manisfestação Mantenedores UBE Blogs Manual da UBE Marco Feliciano maridos Marina Silva Mark Carpenter Marl Virkler Marta Suplicy Martinho Lutero mártires Maya Felix Meios de comunicação mensagem mentira Missão Missão Integral missiologia missões morte Motivação mulheres música namoro Natal Nazismo Nietzsche Notícias objetivos opinião oração orientação Orkut ortodoxia Pablo Massolar papel de parede parábola páscoa passatempos pastores Paul Tripp Paul Washer pecado pecaminosidade pena de morte perdão Perseguição política Perseguição religiosa Pinterest PL 122/2006 Plágio planejamento planejar PNDH - 3 poder de Deus Poesia polêmicas Política Pornografia portas abertas Português pregação e pregadores Primavera de Sara profecia profecias maias profeta Promoção Protestantes protesto Rankings Recursos Redes Sociais Reflexão Reforma Protestante remissão Repúdio ressurreição Retrospectiva Revista Cristã REVISTA FORBES Robin Willians Ronaldo Côrrea Sammis Reachers Saúde Pública SBB Selos Senado Federal SENAMI Sentido da vida Sidnei Moura Silas Daniel Silas Malafaia sociologia Sorteios STF suborno super-crente Teatro Tecnologias Televisão Templates teologia Teologia Brasileira teologia da prosperidade testemunho Tim Keller trabalho escravo tradução Tráfico Humano tráfico sexual tragédias tribulações triunfalismo tutoriais Twitter UBE UBE 2007 UBE 2008 UBE 2009 UBE 2010 UBE 2011 UBE 2012 UBE 2013 UBE 2014 UBE 2015 UBE 2016 UBE 2017 UBE NA MÍDIA UBEbooks UOL utilidade pública Uziel Santana vaidade Valmir Nascimento Milomen viagem missionária vício Victor Leonardo Vida Cristã vida eterna vida real vídeo Viktor Frankl VINACC Vinicius Pimentel voto voto evangélico Wagner Santos Wallace Sousa wallpaper Wellykem Marinho Wesleianismo Wilma Rejane Wordpress Yosef Nadarkhani Zip Net